SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 janeiro 2018

P3N7A? Claro que é Possível! Mas...

05 janeiro 2018 1 Comentários
NA RESSACA DO DÉRBI DE LISBOA FICA A CERTEZA QUE O "GLORIOSO" TEM MAIS CONDIÇÕES QUE O SPORTING CP PARA SER CAMPEÃO.


Resta saber se é superior ao FC Porto! Este é azul como o Adamastor. Não deve ser por acaso! Adamastor para Camões, Mostrengo para Fernando Pessoa. Sexto sentido o dos poetas!


A preocupação do FC Porto chama-se desespero
Qualquer expulsão que suspenda por um ou dois jogos e uma lesão mediana em futebolistas do FCP causam o pânico entre os portistas com especial destaque para o seu treinador (Sérgio Conceição). O problema está mais num plantel curto em qualidade para 34 jornadas quanto mais para cerca de 60 (se o FC Porto chegar às finais da Taça de Portugal e da Liga)! 

Está nas duas próximas jornadas muito do nosso destino
A passagem desta primeira para a segunda volta, em 2017/18, faz lembrar o modo como os portugueses liderados por Vasco da Gama (e cantados por Luís de Camões em "Os Lusíadas") domaram o Cabo das Tormentas/Adamastor transformando-o em cabo da Boa Esperança. Creio que a conquista deste 37.º campeonato nacional vai ser tão épico como foi ultrapassar o que se pensava impossível. Mudar do Oceano Atlântico para o Índico transpondo um esporão rochoso onde há mais dias de temporal que de bonança.


Despachado o Sporting CP
Seguem-se dois jogos com igual grau de dificuldade. O primeiro em Moreira de Cónegos e o segundo em Braga, frente a um adversário que consegue apresentar em campo onze futebolistas com qualidade similar aos que apresentou o adversário de quarta-feira mas vai jogar na "Pedreira". O SC Braga está a três pontos do "Glorioso" e nada leva a crer que perca algum no próximo jogo: recebe o Rio Ave FC. Se o Benfica «sair vivo» destes dois jogos - conseguir seis pontos - ou pelo menos não deixar aumentar distâncias - cinco pontos para o FC Porto e três para o Sporting CP - tem 16 jogos na segunda volta em que, se for competente, fica mais perto de ser campeão do que deixar de o ser.

CAMPEONATO NACIONAL 2017/18
Jorn
RES
Sit
Adversário
FCP
SCP
01
V 3-1
C
SC Braga
=
=
02
V 1-0
F
GD Chaves
=
=
03
V 4-0
C
CF “Os Belenenses”
=
=
04
E 1-1
F
Rio Ave FC
- 2
- 2
05
V 2-1
C
Portimonense SC
- 2
- 2
06
D 1-2
F
Boavista FC
- 5
- 5
07
V 2-0
C
FC Paços de Ferreira
- 5
- 3
08
E 1-1
F
CS Marítimo
- 5
- 3
09
V 3-1
F
CD Aves
- 5
- 3
10
V 1-0
C
CD Feirense
- 5
- 3
11
V 3-1
F
Vitória SC Guimarães
- 5
- 1
12
V 6-0
C
Vitória FC Setúbal
- 3
- 1
13
E 0-0
F
FC Porto
- 3
- 3
14
V 3-1
C
GD Estoril Praia
- 3
- 3
15
V 5-1
F
CD Tondela
- 3
- 3
16
E 1-1
C
Sporting CP
- 5
- 3
17
F
Moreirense FC
18
F
SC Braga
19
C
GD Chaves
20
F
CF “Os Belenenses”
21
C
Rio Ave FC
22
F
Portimonense SC
23
C
Boavista FC
24
F
FC Paços de Ferreira
25
C
CS Marítimo
26
C
CD Aves
27
F
CD Feirense
28
C
Vitória SC Guimarães
29
F
Vitória FC Setúbal
30
C
FC Porto
31
F
GD Estoril Praia
32
C
CD Tondela
33
F
Sporting CP
34
C
Moreirense FC
NOTA: As diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos

A Geografia do P3N7A
A segunda volta - ultrapassado o SC Braga, em Braga - é francamente favorável ao Benfica: nove jogos na "Catedral" e sete em terreno alheio em séries de 2 + 2 + 2 + 1. Dois jogos no Sul (Lisboa/Restelo e Portimão), dois jogos a Norte (Paços de Ferreira e Feira), dois jogos nos arredores de Lisboa (Setúbal e Estoril) - entre estas duas saídas a recepção ao FC Porto - e a ida ao recinto do Sporting CP. Um Benfica competente será campeão. A menos que o FC Porto consiga chegar à 30.ª jornada com quatro ou cinco pontos de vantagem.


A pressão é dos clubes que estão atrás
Sempre tive essa opinião e não vou mudar porque o FC Porto tem cinco pontos de vantagem e o SCP ainda tem três de avanço. O Benfica é que não pode ceder mais pois está no "elástico". Os que estão à frente restam-lhes ter "Estofo de Campeão", ou seja, não ter medo de liderar e fazer de todos os jogos...encontros decisivos. Este comportamento é tão velho como velhos são os campeonatos de futebol a pontuar. De um modo ou de outro compete-lhes vencer daí as expressões "candeia que vai à frente alumia duas vezes" e "estrelinha de campeão". Tudo isto resume-se a uma palavra ATITUDE. Saber estar na liderança e aproveitar esse factos como motivação.

Um Tetracampeão assume e corrige
O Benfica deixou-se atrasar e não o devia ter feito. Já se escreveu acerca disso. Pelo menos foi dada a opinião que como todos não passa de ter ideia dos porquês! o que não quer dizer que assim seja mas quando se opina é sempre com voluntariado e preocupação. O Benfica tem Janeiro para acabar o diagnóstico que foi fazendo desde o início da pré-temporada e decidir o que quer. Quer ter mais garantias (1), quer arriscar (2) ou sabe que o que há é suficiente (3). Os responsáveis (incluindo Rui Vitória) têm a palavra e a capacidade para decidir.
(1) Contratando futebolistas para lugares de contratações que não se revelaram "reforços" mas apenas "fazer número": Svilar (NOTA FINAL), Douglas, Filipe Augusto, Gabriel e Seferovic;
(2) A eliminação de todas as competições permite fazer jogos intervalados uma semana e menos intensos (já hão há competições europeias) prevendo-se menos lesões musculares;
(3) acreditam que os futebolistas ainda podem ressurgir e mostrar nos 16 jogos que restam o que não têm mostrado.

Vamos Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Svilar parece-me um guarda-redes com um potencial de excelência para, em 3/4 épocas, poder ser dos melhores do Mundo. O que não me parece é que esta esteja a ser a melhor forma de o fazer evoluir! Por agora prefiro Bruno Varela.
1 comentários
  1. Antes demais, desejos de um bom ano!

    Vou começar pelo fim: O Svilar devia ter a hipótese de jogar na B sempre que não é opção para titular na A. Ele precisa de jogar e muito... Oblak e Ederson estiveram emprestados e foram titulares onde estavam... o mesmo com Varela, mesmo este não estando ao nível dos anteriores.

    Quanto ao Benfica: para ser campeão tem de ganhar os seus jogos e os outros perder. Percebo que os próximos dois jogos são decisivos para nós e muito difíceis e que depois temos um calendário simpático. Mas toda a teoria perde força quando se luta com adversários que claramente jogam para além das 4 linhas.

    De qualquer forma, agora tem o Porto a palavra: vão na frente e são eles que vão ditar o ritmo do campeonato e a exigência de ganhar pontos. E concordo que a pressão é sempre de quem vai atrás (apesar de na comunicação social a pressão estar sempre do lado do Benfica).

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: