Este Blogue tem como objectivo a defesa intransigente do Sport Lisboa e Benfica e da sua Gloriosa História.
Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor Alberto Miguéns. António Melo foi quem teve a ideia deste blogue.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31/01/2017

Por Um Fio...

31/01/2017 + 10 Comentários
DUAS DERROTAS CONSECUTIVAS PARA DUAS COMPETIÇÕES DIFERENTES.


Um Benfica “pesado”, sem alegria, nem confiança e muito menos soluções. É preciso dar a volta para regressar às vitórias. Os adeptos não podem deixar os futebolistas sozinhos. Nem a equipa técnica.

Visão do treinador de bancada (ontem de sofá-com-inácio)
Esta táctica (4.4.2) com dois avançados frente ao "Futeluso"  (4.5.1 ou 5.4.1) exige muito do jogador que em futebolês moderno se chama "oito" e no antigo se chamava "médio ofensivo", ou seja, que transporta a bola entre a nossa grande-área e a do adversário. Exige muito tecnicamente (falhar poucos passes e capacidade de controlar a bola em progressão), tacticamente (principalmente a nível defensivo para não deixar os cinco médios adversários terem vantagem para os quatro do Benfica) e fisicamente (pela exigência técnica e táctica atrás apontada). Além disso jogando com dois avançados estes têm de ser eficazes. Que é mais fácil (por serem dois) que por um. Ora...o Benfica esta temporada exige muito de um bom jogador (Pizzi que é um excelente médio-ala-direito) mas que não tem a capacidade física do Renato Sanches (por exemplo). Pensei que  isso fosse compensado com uma gestão de Pizzi mais criteriosa nalguns jogos resolvidos, por exemplo, na "Catedral" ao intervalo ou no início do segundo tempo. Mas Pizzi ficava sempre até ao seu final. Provavelmente sou eu que "me meto em assuntos dos quais não percebo nada"! E não! Por isso como treinador não passo da bancada ou do sofá. Além do desgaste precoce de Pizzi, o fantástico Jonas esteve muito tempo lesionado e é muito menos eficiente que há um ano. Mitroglou também! Têm de regressar à eficácia para não desbaratar o jogo criado pela equipa. Que até tem mais dificuldade em criar pela opinião que atrás deixei!  

O sucesso da gestão do plantel tem de ser visto (constatado)
No final deste “mini-ciclo”! São quatro (e deviam ser cinco) jogos em 15 dias. Com o aliciante de na 20.ª jornada - 4 de Fevereiro - haverá, em Contumil, uma recepção do FC Porto (2.º classificado) ao Sporting CP (4.º classificado).

CALENDÁRIO DE JOGOS ENTRE 22 DE JANEIRO E 5 DE FEVEREIRO
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N

22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
02
QUA



05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB

Primeira parte: Um erro, um golo sofrido
Benfica entra bem com duas excelentes oportunidades - Mitroglou e Cervi - mas depois fez um futebol previsível. O “motor táctico” (Pizzi) não consegue desenvolver o futebol que já se viu esta temporada.

Segundo tempo: Incapacidade em criar desequilíbrios
A equipa dominou o jogo mas criou poucas oportunidades - e mesmo que escassas desaproveitou-as todas! - para desfeitear o guarda-redes adversário.  

Vitória FC Setúbal
Fez um remate à baliza e marcou um golo. De resto defendeu-se o jogo todo. Defendeu-se bem com entrega, disponibilidade e inteligência. Jogou em 40 metros. Entregou o futebol ao Benfica, passaram a correr entre as linhas laterais e a fazer faltas no limite da violência. Têm um "especialista" nisso: Nuno Pinto (o inimputável 21). Enquanto o tempo ia escoando a equipa do Vitória FC, sem expulsões registadas, foi tecendo uma teia que tolhia o Benfica.

Arbitragem
Eram grandes penalidades senhor árbitro! Já em tempo de compensação no final do encontro. Um corte com os braços a um remate do Mitroglou e pouco depois a que está na imagem...É preciso ser-se competente! Para que o campeão depois das 34 jornadas realizadas seja o melhor! E não o menos prejudicado/mais beneficiado!



Quando o futebol não é sustentado na leveza, capacidade física, prazer de jogar e alegria dadas pela confiança sem limites
Não se conseguem ultrapassar erros graves da arbitragem. Os árbitros também avaliam e interpretam conforme o "estado de espírito" dos adeptos. Se sentem que estes se viram contra os seus futebolistas e treinadores, aproveitam a "onda" e folgam em tomar decisões à vontade contra a verdade em campo. 


As estatísticas mostram o que se passou
Muita posse de bola consentida. Quase 80 por cento! Mas apenas seis remates em direcção à baliza.




Vamos Benfica! O TETRA e seis é já ali…e a “dobradinha” no Jamor também!
Mais onze vitórias (26) que os 15 insucessos (8 + 7) e mais 55 golos marcados (89) em relação aos que já se sofreram (34). Era bom que faltassem 25 de jogos para terminar a temporada!

TEMPORADA 2016/17
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
41 (25)
26
8
7
89
34
Primeira Liga
19 (15)
14
3
2
41
12
Liga dos Campeões
6 (7)
2
2
2
10
10
Taça de Portugal
4 (3)
4
-
-
17
3
Taça da Liga
4
3
-
1
8
3
Supertaça
1
1
-
-
3
0
Torneios
2
1
1
-
4
0
Troféus
1
-
1
-
1
1
Particulares
4
1
1
2
5
5
NOTA: Entre parêntesis a previsão de jogos que faltam disputar em 2016/17

Toca a reunir. Ir buscar força e solidariedade para ter sucesso
Esgotou-se a margem de erro. Um ponto é a margem mínima. Três encontros consecutivos "em casa". Dois jogos na "Catedral" (seis pontos) para o campeonato nacional mais o da Liga dos Campeões para três vitórias. O calendário favorece a recuperação anímica. Queremos novamente uma equipa com leveza para tornar simples o que pode ser (ou tornar-se) complexo!

CALENDÁRIO DE JOGOS EM JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO.2017
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
03
TER
V 4-0
Taça da Liga. 02
Casa/ SLB
07
SÁB
V 2-0
Primeira Liga.16
Fora/ Guimarães
10
TER
V 2-0
Taça da Liga. 03
Fora/ Guimarães
14
SÁB
E 3-3
Primeira Liga.17
Casa/ SLB
18
QUA
V 6-2
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
E
R
E
I
R
O
01
QUA



05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB
08
QUA



10
SEX
FC Arouca
Primeira Liga.21
Casa/ SLB
14
TER
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Casa/ SLB
19
DOM
SC Braga
Primeira Liga.22
Fora/ Braga
22
QUA



24
SEX
GD Chaves
Primeira Liga.23
Casa/ SLB
M
A
R
Ç
O
01
QUA
GD Estoril Praia
Taça Portugal. ½- 1.ª
Fora/ Estoril
04
SÁB
CD Feirense
Primeira Liga.24
Fora/ Feira
08
QUA
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Fora/ Dortmund
13
SEG
CF “Os Belenenses”
Primeira Liga.25
Casa/ SLB
15
QUA



18
SÁB
FC Paços de Ferreira
Primeira Liga.26
Fora/ P. Ferreira
22
QUA

Jogos das Selecções
26
DOM
29
QUA
NOTA: A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, na "Catedral", realiza-se em 5 de Abril de 2017

Acredita Benfica!

Alberto Miguéns
Ler Mais ►