SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 novembro 2017

Organizem-se, Porra! Por Favor!

03 novembro 2017 4 Comentários
PODE SER DIFÍCIL OU QUASE IMPOSSÍVEL MAS AINDA É POSSÍVEL.



Tem de haver capacidade no Clube para criar condições de confiança entre futebolistas e adeptos para continuar com possibilidades de ser campeão nacional e poder ficar em segundo lugar no grupo da Liga dos Campeões e passar à fase a eliminar.

Sabe-se que o Benfica precisa de jogar mais. Para ganhar um jogo pode-se não jogar bem, mas conquistar uma maratona de jornadas a praticar um futebol "desgarrado" já é mais complicado. Quando se pratica melhor futebol controla-se o jogo, as suas ocorrências ficando mais perto de o vencer, dando confiança a futebolistas e adeptos. Os adeptos que actualmente passam os jogos com o "coração nas mãos".

Os dirigentes e os altos funcionários do Clube (mais da SAD) têm de dar o exemplo e tomar as medidas adequadas que nos façam acreditar que é possível.

Quem faz parte do grupo que está incumbido de fazer o Glorioso Futebol ter sucesso em 2017/18 tem de concentrar-se no essencial (comportamento e postura desportiva) e ignorar o acessório (ruído e criação de factos) mas quem tem a responsabilidade para tal - não deixar enxovalhar o nome do Clube - tem de saber responder atempadamente para não criar um efeito de funil que vai entupindo e depois entorna o que não deve ser entornado.

No campeonato nacional o FC Porto pode ter capacidade para fazer um onze superior ao do "Glorioso" mas tem, claramente, um plantel inferior. E os plantéis é que ganham campeonatos e épocas. O General Inverno vai tratar-lhes da saúde. O Benfica não pode apenas ser reactivo, tem de agir, ser capaz de aproveitar o facto do FCP estar "intervencionado" pela UEFA.

O Sporting CP organiza "onzes" semelhantes aos do Benfica, mas inferiores, embora tenha um plantel que é equivalente. Mas parece-me mesmo assim ligeiramente inferior. Podem ser os meus óculos vermelhos a distorcerem a realidade mas é o que me parece. Vão ser os dois treinadores a fazer a diferença. E em 2015/16 e 2016/17 a vantagem foi de Rui Vitória. Principalmente em 2015/16 em que o plantel do SCP era praticamente da mesma valia do nosso.

Este final da primeira volta vai ser fundamental. O Benfica tem de chegar ao recinto do FC Porto (1 de Dezembro; 13.ª jornada) para reduzir a desvantagem de cinco para dois pontos e depois igualar ou ultrapassar o Sporting CP em 20 de Dezembro (16.ª jornada) na "Catedral".

É fundamental chegar ao final da primeira volta (Janeiro de 2018) encostado aos actuais dois primeiros classificados. Reduzir distâncias até lá é obrigatório.

Na Liga dos Campeões a tarefa é praticamente impossível mas enquanto matematicamente for possível têm de contar com o Benfica. O jogo em Moscovo é decisivo. A vitória por dois ou mais golos de diferença coloca o Benfica com três pontos mas em vantagem perante os russos. Depois é contar que o Manchester United FC trate deles em Manchester! E o Benfica vença o FC Basileia na "Catedral". Asseguramos a presença na Liga Europa. A ida aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões já dependerá do resultado dos suíços, em Basileia, frente ao Mourinho FC! Jogo que será pelas 19:45 horas, depois do nosso, na Rússia, pelas 17:00 horas. Sonhar em golear o FC Basileia na "Catedral", na última jornada - nesta "altura do campeonato" com a 5.ª jornada por disputar - nem vale a pena gastar tempo.

O Benfica até pode perder o P3N7A. Em rigor, mais que "perder" é sim não conseguir conquistar o quinto título consecutivo. Não o pode é oferecer numa bandeja dourada ao FC Porto ou ao Sporting CP. Perder faz parte das competições. Oferecer é simplesmente estúpido!

Por Favor! Organizem-se!

Alberto Miguéns
4 comentários
  1. Dos artigos de opinião mais fundamentados, objectivos e serenos (porque a serenidade é NECESSÁRIA, mas a proactividade uma urgência), relativamente ao actual momento da equipa de futebol que representa o GLORIOSO Sport Lisboa e Benfica de Cosme Damião. "Honrai agora os ases que nos honraram no passado". E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  2. Confesso que estou perplexo e preocupado com este regresso do FC Porto ao topo da hierarquia do futebol português. Como é que o FC Porto, com um plantel inferior, sem reforços e financeiramente asfixiado, pode estar a praticar um futebol de enorme qualidade e o Benfica, com um plantel melhor, não joga nada? Eu já nem falo a nível europeu, mesmo a nível interno e contra equipas medíocres, o Benfica vê-se à rasca para ganhar, quando ganha. Como foi possível isto ter acontecido, 6 meses depois da conquista do tetra? Na sua opinião, qual é o principal fator que explica isto?

    ResponderEliminar
  3. Discordo, o Glorioso tem melhor plantel e 11 que os rivais.e desde Rui Vitória que os tem tido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Figueiredo

      Então é um enigma Rui Vitória nesta fase - três meses iniciais - ser claramente inferior a Sérgio Conceição e Jorge Jesus. Nem é preciso fazer as contas à quanto tempo está a olhar para cima no campeonato nacional. Basta olhar para os pontos conquistados nas quatro jornadas da Liga dos Campeões. Num grupo que tem adversários mais acessíveis que os dos rivais ou não fosse o SLB um clube do pote 1 que perde em casa com um do pote 4 e é goleado, fora, por um do pote 3.

      Continuo a pensar que é possível começar a ter melhores onzes que os rivais quando estes forem dizimados por lesões (e obrigados a perder pontos). Aí sim o melhor plantel pode fazer a diferença. Há muita qualidade em jogadores que (ainda) nem convocados são como João Carvalho. E outros pouco utilizados e mal aproveitados: Jardel, Eliseu, Zivkovic, Cervi, Rafa, Raúl, Krovinovic, Chrien, Willock, por exemplo. Já para nem entrar peor ser um plantel excessivo pis há futebolistas da equipa B que poderiam ser chamados pontualmente a jogos menos exigentes como os da Taça da Liga e estas eliminatórias iniciais da Taça de Portugal. Mas jogam sempre os mesmos...mesmo jogando mal.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: