SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 novembro 2017

O Elogio da Insensatez

04 novembro 2017 2 Comentários
CONFESSO QUE ELOGIAR OS ADEPTOS DO VITÓRIA VIMARANENSE FAZ-ME CONFUSÃO!


NOTA: Como as generalizações são falaciosas quando escrevo "adeptos vimaranenses" deve ler-se "seita fanática de uma minoria dos adeptos vimaranenses" que não vou escrever para não fazer cacofonia no texto.

Não são adeptos que gostem só do Vitória SC. São, primeiro, adeptos que odeiam o Benfica por ser o Maior Clube de Portugal.

Se quisermos comparações
Um modelo de adeptos são os dos clubes escoceses e alemães. Isto para estabelecer comparações com países com tradição e onde existem clubes que já foram Campeões Europeus. São fiéis aos seus clubes mas não transformam esse amor em ódio aos adversários.

Os adeptos do VSC são bipolares
O que prova que têm uma estratégia. Quando vão aos estádios dos adversários até passam despercebidos, incrivelmente mais, que alguns de outros clubes que até têm menos "fama". Porquê? Porque sabem que são poucos e isso faz que sejam comedidos. Como agem em grupo - rebanho a fazer de matilha a ladrar - percebem que rapidamente ficavam isolados. Parecem cordeirinhos. Na "Catedral" é assim! Nos outros estádios deve ser o mesmo.

No seu estádio (re)transformam-se
Como são minoritários entre a população - no próprio concelho e concelhos limítrofes (Póvoa de Lanhoso, Fafe, Felgueiras, Vizela, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Braga) a maior parte são Benfiquistas - pretendem dar a ideia que são muitos e por isso transfiguram-se como naquela história em que um grupo de Lusitanos estava cercado pelos Romanos. Então como os Lusitanos ocupavam o cimo de um monte, Viriato colocou-os em fila indiana mas em circulo e mandou-os movimentar-se nunca abrindo o círculo. Como uma parte do circulo ficava na parte escondida do campo de visão dos Romanos estes pensaram que afinal não eram dezenas mas centenas, provavelmente milhares e abandonaram a ideia de os dizimar quando o dia clareasse. Desmontaram o cerco e foram pensar noutra estratégia. Os adeptos do VSC fazem o mesmo usando as armas da sociedade portuguesa actual - são agressivos para lá do aceitável - e contam com a conivência dos agentes policiais locais, bem como das autoridades autárquicas.  

Só Benfiquistas que nunca foram a Guimarães nos últimos 15 anos
Podem elogiar os adeptos vimaranenses (os da tal seita fanática). Ouvem e lêem elogios nos media e vão atrás da conversa. Se concordam que os adeptos do Vitória vimaranense mostram ser tão "fervorosos no apoio ao seu clube" façam um exercício. Cheguem cedo à cidade, equipem-se à Benfica - basta um simples cachecol e boné - estacionem o automóvel perto do estádio e deixem dentro do veículo algo que o identifique como pertencente a um Benfiquista. Circulem em pequenos grupos familiares, três/quatro pessoas, com uma ou duas crianças ou idosos. Junto do estádio, sejam idosos ou crianças, vão ser atacados cobardemente por hordas de vitorio-vimaranenses que também vão assistir ao jogo que vão roubar-vos selvaticamente os adereços do "Glorioso" e os que não vão ao jogo, ficando fora do estádio, vão andar pela cidade a identificar os carros dos Benfiquistas para vandalizá-los.  Os adeptos do Benfica que elogiam os do VSC e nunca foram ver o SLB a Guimarães são hipócritas. Falam do que não conhecem!

Tudo isto porque
Sentem-se uma seita protegida pelos media. Do tipo: «Estes sim, como os braguistas, gostam do seu clube e não são do Benfica. Gostam do clube da sua terra. Apoiam-no incansavelmente». Aldrabice. Face à dimensão demográfica das duas cidades - Guimarães e Braga - em termos percentuais equivalem-se aos de Paços de Ferreira, Vila do Conde, Tondela ou Vila das Aves. Têm é mais fama e apoio entre os jornalecos anti-Benfica. Ou jornalecos do Benfica, mas ingénuos. Que também existem que nem chusma. Esses adeptos minoritários dentro do conjunto de simpatizantes do Vitória SC não são exemplo de adeptos para ninguém. Muito menos "adeptos-modelo". São simplesmente escumalha!

Esses adeptos fanatizados do Vitória SC não passam de cobardes escondidos dentro de uma "cápsula mediática"

Alberto Miguéns

NOTA1: Isto também ocorre em Guimarães (como em Braga) porque os responsáveis do Benfica (ou da Benfica Futebol SAD) desprezam os adeptos do Benfica que vão a esses dois estádios. Desprezam porque nada fazem para mudar a situação, exigindo respeito ou interdição desses recintos, tal como no do Bessa onde os Benfiquistas são despojados dos adereços atirados para caixotes do lixo, mas os supostos grandes rivais do «pseudo-Derbi» - os portistas - convivem nas bancadas, como ainda há pouco se assistiu. Pudera os dirigentes do "Glorioso" estacionam o seu carro dentro do estádio ou vão em conjunto de autocarro e depois sobem pelos elevadores de "gente fina", os VIP! Falo do que sei porque vi!


NOTA2: Espero que os dirigentes do "Glorioso" se mexam para que no próximo Recenseamento Geral da População (Censo de 2021) seja feita a seguinte pergunta nos questionários individuais onde até se pergunta - e bem - que rendimento aufere ou se tem automóvel, mota ou bicicleta. Uma pergunta para arrumar de vez com números atirados ao acaso, ao gosto de cada um!


2 comentários
  1. Onde é que assino esta grande postadela?

    Sempre foram escumalhosos. Está-lhes no ADN.

    Ainda me lembro das cenas vergonhosas que estes fanáticos faziam na cidade de Viriato, quando o Guimarães vagueava na 2ª. divisão...de onde nunca deviam ter saído!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: