SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 novembro 2017

A Treta de Vencer Desde 1893

09 novembro 2017 16 Comentários
A PEDIDO DE UM LEITOR NA SEQUÊNCIA DE OUTRO PEDIDO.



O primeiro pedido foi respondido em 29 de Outubro de 2017 (clicar) e está relacionado com a seguinte questão: 



Depois o leitor voltou a fazer um pedido que até foi mesmo um desafio porque nunca me tinha apercebido da sequência de resultados do FC Porto visto ser necessário esmiuçar os primeiros anos desse clube.



Ora como se sabe a tal invenção de 1893 com um suposto jogo, em 2 de Março de 1894, não conta pois a Imprensa descreveu o jogo como um seleccionado do Porto frente a outro de Lisboa. 


Diario Illustrado (Lisboa); 5 de Março de 1894


Aliás se há clube que tem a fundação bem documentada é o FC Porto, são é ingratos para com os fundadores.


Jornal "O Porto" n.º 1; última página; 24 de Maio de 1949; Semanário (terças-feiras)

Utilizando as duas Histórias do clube, a de 1933 depois ampliada e revista para os 50 anos do FC Porto (1956) temos:




NOTA: Os RD - Resultados Desconhecidos - são jogos anunciados - para publicitarem o horário e atraírem espectadores e interesse na Imprensa -  mas que depois não têm crónica, ou seja, podem não se ter realizado ou realizaram-se mas não mereceram atenção de cronistas para os registar. Há mesmo cinco que não são colocados para haver quase a certeza que não se realizaram. Restam estes:

?? de Dezembro de 1906 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Boavista FC --- RD

15 de Dezembro de 1907 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Real Fortuna FC (Vigo) - RD

22 de Dezembro de 1907 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Boavista FC - D 1-5

12 de Janeiro de 1908 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Real Fortuna FC (Vigo) - RD

31 de Janeiro de 1908 - Campo Sport/Vigo/Fora - Real Fortuna FC (Vigo) - RD

1 de Fevereiro de 1909 - Campo Sport/Vigo/Fora - Real Fortuna FC (Vigo) - D 0-4

2 de Fevereiro de 1909 - Campo Sport/Vigo/Fora - Vigo FC - D 0-2

18 de Abril de 1909 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Leixões SC - E 2-2

16 de Maio de 1909 - Campo Santana/Matosinhos/Fora - Leixões SC - D 1-2

06 de Janeiro de 1910 - Campo Alegre/Porto/Fora - Oporto Cricket Club - E 3-3

19 de Março de 1910 - Lumiar/Lisboa/Neutro - Internacional/CIF - D 1-2

03 de Abril de 1910 - Rua da Rainha/Porto/Casa - Real Fortuna FC (Vigo) - V 2-1


História do FC Porto; António Rodrigues Teles; Volume I; 1.º Fascículo; página 19; Porto; Maio de 1954 NOTA: Os resultados podem ser encontrados até à página 64 (última do 2.º Fascículo) ou entre as páginas 235 a 239 da Fotobiografia do FC Porto; Rui Guedes; Publicações D. Quixote; Lisboa; Maio de 1987 

Ao 12.º jogo finalmente a primeira vitória, com a curiosidade de o FC Porto ter ido "buscar" dez ingleses a vários clubes do Porto pois só jogou um português...o "herói" Ivo Lemos!

Afinal...A vencer desde 1910...com uma carrada de ingleses na equipa

Alberto Miguéns


NOTA1: Para perceber a orgânica dos clubes de Vigo clicar para um texto acerca dos jogos do "Glorioso" com esses clubes publicado em 31 de Agosto de 2016;

NOTA2: Como se fazem estatísticas de tudo e por tudo e nada então vamos lá comparar o FC Porto com 8 J - 1 V - 2 E - 5 D e 10/21 em golos havendo 4 resultados desconhecidos (RD's), com o SL Benfica (sem RD's pois havia sempre alguém interessado em registar na Imprensa os encontros do Clube):
1. Em 3 de Abril de 1910 (Glorioso jogo mais próximo em 27 de Março de 1910) o Benfica tinha 50 J - 28 V - 4 E - 18 D e 93/62 em golos. Ai "não gostam" pelo facto do SLB ser mais antigo - 28 de Fevereiro de 1904 para 2 de Agosto de 1906 - e por isso, ser normal, ter mais jogos? 
2.  Então vamos fazer a estatística do Glorioso desde 2 de Agosto de 1906 até 3 de Abril de 1910/27 de Março de 1910: 40 J - 21 V - 4 E - 15 D e 75/50 em golos. Ai também não gostam por em Lisboa haver mais adversários?
3.  Então vamos fazer a estatística ao mesmo número de encontros: 8 J - 7 V - 0 E - 1 D  e 18/4 em golos ou 12 J - 7 V - 0 E - 5 D e 19/16 em golos.
E em 10 de Fevereiro de 1907 o Benfica já tinha quebrado a invencibilidade de nove anos (desde 22 de Janeiro de 1898) dos ingleses de Carcavelos, com 2-1, no seu campo da Quinta Nova e em 23 de Janeiro de 1910 por 1-0, no nosso campo da Quinta da Feiteira. 
Para os Benfiquistas (incluindo os portuenses simpatizantes do SLB) esta superioridade deve-se à grandeza incomparável do "Glorioso". 
Para os portistas esta esmagadora diferença resulta do Benfica ser o Clube do Regime!
16 comentários
  1. Um dia destes ainda arranjam forma de dizer que os 12-2 com que foram derrotados no Campo Grande em Fevereiro de 1943, foram uma gralha colectiva dos jornais da época.

    E com tanto Inglês naquela equipa um dia destes ainda aparece uma notícia de um jornal Inglês (datada de 1863 ou perto) de que um desses bifes fundou lá por Inglaterra um Club chamado Foot-Ball Clube of Porto? Um bife nascido algures entre Southampton e Stratford-Upon-Avon que terá encomendado umas pipas de Port-Wine e na volta enviou um Club novinho para competir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria realmente algo de estranhar, pois como se sabe o futebol nasceu em Alcantara ou Belem muito perto do ano de 1775 por portugueses de gema.... Estranho é serem ingleses que nos paises onde viviam, tivessem promovido o futebol. Isso é mesmo muito estranho! O que não se aprende num blogue benfiquista!

      Eliminar
  2. Caro Manuel Ferreira

    O que não aprendemos (toda a Humanidade) com um portista!

    Especialistas em desconversar e desviar atenções.

    Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto Miguens,

      Certamente por distracçao confundiu-me com um "portista". Está errado. Eu sou socio do clube que rotulou de "mamão" mesmo sem que nunca tenha recebido nenhuma oferta de mais de 300 mil metros de terrenos da CM Lisboa. Esse clube chama-se Sporting Clube de Braga, como lhe disse, o clube Portugues que a par do Porto conquistou titulos UEFA, validos, neste século, neste milénio.

      É verdade que se aprende com gente de todos os quadrantes, porque a vida é um processo de aprendizagem permanente. Pobres dos que acreditam serem donos da sabedoria, que perdem a humildade porque se julgam sentados no cadeirão do saber.

      Não sei a que proposito vem esse "desviar de atençoes" que menciona, porque o comentario que fiz versava precisamente a origem do futebol e o papel que os ingleses poderiam relamente ter feito, que pelos vistos o comentador inicial lhe pareceu descabido.
      Não tenho por habito desviar-me de nada. Nem muito menos falar de outros esquecendo os telhados de vidro que todos temos. Mas mesmo todos.

      Cumprimentos
      Manuel

      Eliminar
    2. Caro Manuel Ferreira

      Ai tomou as dores dos portistas que viciaram a própria história? Isto está bonito, está!

      O FCP se fundado em 1893,em 1910 já tinha tempo de ter crescido e aparecido sem "camones"!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    3. Caro Alberto Miguens,

      Não tomei dores de quem quer que seja porque apenas me pareceu que um comentario que pelos vistos achava que o facto de ingleses, terra onde nasceu o futebol, que usaram o Porto e o Norte do Pais (nao apenas o Porto) para trazer a semente do futebol, o tivessem feito em 1880, 1890 ou em 1900. Isso parece-me perfeitamente normal.
      Se criaram um clube em 1893 ou nao, cada um que pense por si.
      Alias, o mesmo se aplica ao seu clube onde se acredita em contas da corochinha sobre a data de fundação de 1904 quem quer. Mas estão no vosso direito!

      Outra coisa que me parece relevante no seu texto é ter utilizado o termo "camones". Sejam ingleses, portugueses, franceses ou chineses, os povos que ao longo da Historia utilizaram outros territorios como sua casa, naturalmente deixavam as suas marcas culturais. E isso não apenas no futebol.

      A titulo de curiosidade, na Foz do Douro, os ingleses tinham a sua propria praia privativa que ainda hoje é conhecida como "Praia dos Ingleses". Portanto, o facto de termos nichos de cultura de "camones" ingleses é muito normal na época em causa no Porto e Norte do Pais.

      Cumprimentos
      Manuel

      Eliminar
    4. Caro Manuel Ferreira

      infelizmente o ser humano é muito previsível encaixando em nichos comportamentais.

      Pelos "vistos" ou visa à inglesa o caro leitor é daqueles que fala de tudo sem saber de nada. Até sabe as «contas da corochinha (penso que deveria querer dizer carochinha) sobre a data de fundação de 1904 do "Glorioso". Sabe muito do Benfica. Até mais que os Benfiquistas

      Já se percebeu «do que são feitos os manéis braguistas-portista» ou seja "salvadoristas": azul avermelhado a fugir fungando. Talvez não fosse má ideia ler um pouco mais e falar um pouco menos acerca de assuntos há muito investigados e documentados por terceiros. Embora o SCB tenha poucos desses. Terceiros lugares, entenda-se. Receito-lhe no topo do blogue o tema «Ano Fundação SLB».

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    5. Caro Manuel Ferreira,
      usei da ironia para comentar a data de fundação do "primeiro FCP", coisa que estou no meu direito.

      Eu até faço os meus estudos. Aliás, se estiver interessado num desses estudo até foquei um interessante cruzamento entre as histórias do SCB e do SLB. Talvez goste de ler (com a licença do gentil autor deste blogue), aqui: https://serbenfiquista.com/forum/memorias/decifrando-imagens-do-passado/675/

      Cumprimentos
      VC

      Eliminar
    6. Caro Alberto Miguens,

      Não sei porque razão, mas vejo que tem uma necessidade profunda de falar no Porto, quando se dirige à minha pessoa. Não sei se é trauma, mas quer dizer, parece quase patologico!
      Se não se recorda, o nosso Presidente Salvador e a sua empresa, foram responsaveis pela construçao do Centro de Estagio do Seixal, utilizando a sua terminologia, no terreno "que os mamões" do seu clube receberam de oferta da CM Seixal e que foi incorporado no activo da SAD por uns simpaticos 2 milhoes de Euros. Por isso, tão amigos que nós eramos!
      Se calhar, aquela contratação à "Benfica" do Jorge Jesus é capaz de ter feito entornar o caldo nas relaçoes entre os 2 clubes mas sabe como é Alberto, quem com ferros mata com ferros morre.

      Relativamente à data da fundação do Benfica, agradeço-lhe o conselho e o enaltecer do "conselho de sabios" do seu clube que estuda tão complexo problema. Mas a resolução da quadratura do circulo é coisa que nao tem grande futuro. De Valença do Minho a Vila Real de Santo Antonio já se percebeu que o fruto da junção de 2 entidades diferentes, em 1908, só pode ter por data de fundação esse ano e não qualquer outra, seja anterior ou posterior. Por isso, aprecio sempre os contorcionismos que os ditos "sabios na materia", pois pela minha parte assumo ser um pouco leigo na materia, tentar exibir para no seu sonho psicadelico fazer regredir o tempo. Mas cada um tem os seus sonhos, por mim podem assim continuar.

      E como não fujo aos temas, gostaria que fizesse uso de esse seu habito de responder a questoes de forma directa e que explique porque razão rotulou o Sporting Clube de Braga de "mamões" quando comparado com as benesses monstruosas obtidas pelo Benfica desde a passagem do Campo das Amoreiras para o Campo Grande, passando pelo Estadio de Carnide e acabando no actual Estadio, tal só pode ser comparavel a uma gota no oceano. Afinal, quem será mesmo o "mamão", Sr Alberto Miguens?

      E permita-me que faça uma correcçao ao seu texto: indica que só ao 12º jogo a equipa do Porto terá obtido a primeira vitoria.
      Pergunto-lhe como pode dizer tal coisa, quando é o proprio a dizer que dos jogos que menciona entre 1906-1908 apenas conhece um resultado em 5 jogos possiveis.
      Não sei se o "Conselho de Sabios" terá mais uma qualquer justificacao para isso, mas tenho curiosidade.

      Bom Fim de Semana

      Cumprimentos
      Manuel

      Eliminar
    7. Caro Manuel Ferreira

      Já vi que gosta é de comentar temas do FCP. É da linha "braguista-salvador-enho" embora tenha consideração por quem comenta com urbanidade, mas um picantezinho é sempre saudável.

      1. Quem decidiu construir um Centro de Estágios no Seixal foi o presidente Vale Azevedo. O SC Braga ainda agora andou no "mamanço" na CM Braga como já mostrei neste blogue a propósito da requalificação daquela miséria-carota que é a Pedreira. Ver em 26 de Outubro de 2017:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/10/o-maior-mamao-do-futeluso.html

      2. Quem faz contorcionismo são os nãoBenfiquistas que querem fazer revisionismo histórico. Em 13 de Setembro de 1908 foi decidido que a data de fundação do "Gloriosíssimo" seria em 28 de Fevereiro de 1904. E assim será para cumprir o que foi decidido, faz em 2018...110 anos!

      3. Era o que mais havia de faltar o Estado expropriar o melhor campo de Portugal, o do Benfica nas Amoreiras, e não indemnizar o "Glorioso"! Quanto aos terrenos do actual estádio está equivocado. Foi uma troca da Sede (onde está agora a Junta de Freguesia de Benfica) por esses terrenos. E contra a vontade dos associados. O dirigente Rui Guedes - do Partido Comunista - que fez a troca teve que se demitir. Um dia que venha a Lisboa vá visitar o local. Tinha salão de bilhar, de ténis de mesa, cinema, teatro (ainda tem), um campo de Futebol, o rinque de hóquei em patins (ainda tem), e dois campos de ténis (agora é uma piscina). Realmente foi bem demitido, esse Rui Guedes! Mau negócio. Devia de ter sido pelo dobro em terrenos de pasto (as vacas do sr. Salvador - veja como o Mundo é pequeno - pois consta que o sr. Salvador continua a ter vacas em Braga!), mato e oliveiras;

      4. Não sou eu que não sei os resultados. É o FC Porto. Mesmo que se tivessem realizado alguma vez aqueles coxos ganhavam aqueles jogos. Só com "O-Pito Dourado" podia ter árbitros para viciar jogos frente ao Boavista FC e ao Real Fortuna FC (Vigo). E não consta que já houvesse Calor da Noite. Só o Pérola Negra!

      Bom fim-de-semana

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    8. Bom dia

      Deixando em branco a sua introdução na resposta que como sempre demonstra um trauma para com o Porto, vamos então rebater o que diz.

      Diz no seu ponto 1 que quem decidiu construir o Centro de Estagio no Seixal foi Vale e Azevedo. E ? Houve ou nao um "mamanço" de um terreno avaliado e integrado nas contas por 2 milhoes de euros completamente de borla?
      Voltando então ao "mamanço" da Pedreira como diz, obra arquitectonica de valor reconhecido mas que pelos vistos em Lisboa ainda não chegou esse reconhecimento. Como pode falar em "mamança" na Pedreira quando e já que tem algum problema em questão, os terrenos cedidos pela CM Lisboa ao Benfica a preços de hoje atingiria verbas superios a 350 milhoes de euros? Que chamar então a essa cedencia de valor superior ao passivo actual da SAD do Benfica? Hiper Maxi Ultra "Mamanço"?
      Fala nos terrenos do Estadio construido em 2004. Não fuja ao assunto Alberto! A EPUL recebeu e pagou por conta de mais valias futuras valor muitissimo mais elevado do que o viria a realizar anos depois. E uma vez mais em terrenos oferecidos pela CM Lisboa, desta vez por Krus Abecassis.
      Sobra a saida das Amoreiras não está em causa uma compensaçao, o que parece fazer de conta que nao percebe é a desproporcionalidade entre o que o Benfica cedeu e recebeu. Seria interessante, nao fugindo ao assunto que o "conselho de sabios" exibisse o valor do patrimonio cedido e o valor recebido por essa cedencia e passagem para o Campo Grande. Isso é outro "colossal mamanço" em que qualquer Pedreira não passa de amendoins. Como tal, em vez de denegrir a imagem do Sp Braga e do seu presidente talvez não fosse má ideia ter memoria, rigor e verdade. É que esquecimentos selectivos em pouco abonam essa "sabedoria de capital".

      Cumprimentos

      Manuel





      Eliminar
  3. O Manuel Ferreira está cheio de razão. Apenas errou em 20 anos.

    Em 31 de Outubro de 1755 ficou concluído no campo das cebolas, um estádio que segundo reza a história, era o melhor do mundo.
    A inauguração estava marcada para as 3 da tarde do dia seguinte. As equipas que se defrontavam era um misto de Lisboa/Almada/Carcavelos e Cascais, contra o poderosíssimo o Futebol Clube do Porto que ostentava o galardão de Campeão Europeu, já que tinha vencido a final jogada em Roma, contra a Crimeia.

    Na época, o Foculporto de gema, era presidido pelo quincalhavô do Padre das Antas e fez-se acompanhar à mourama por 10 seguranças de gema, capitaneadas pelo quincalhavô do Guarda Abel.

    Ao que parece, o Sebastião José de Carvalho e Melo não ia muito à bola com o Foculporto. Mesmo El-Rei D. José estava relutante em presidir à inauguração, com receio de uma copiosa goleada.

    Só que, aquele maldito terramoto que veio pelas nove da manhã, veio estragar tudo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Viriato, agora pôs-me a pensar. É que Sebastião José de Carvalho e Melo expulsou os Jesuítas. Não ia à bola com "Jesuítices" mas era Carvalho...

      Eliminar
    2. Bom Dia

      Agradece o seu texto muito engraçado, pensei mesmo que teria sido escrito pelas Produções Ficticias. Tem jeito.

      Na realidade, quando citei 1775 referia-me ao marmoto que permitiu que muitos terrenos fossem terraplanados e aproveitando tal facto, tivesse colocado duas balizas e criado algum Clube Sport que depois em 1904, em junção com um outro desse origem ao Sport Lisboa, que depois em junção com outro criado em 1906, em 1908 desse origem ao Sport Lisboa e Benfica. A ideia era mais essa.

      É que quando temos telhados de vidro mas atiramos pedras aos do vizinho, a coisa não fica lá muito bem.
      E para provar ao Alberto Miguens que não gosto de me desviar de conversa, pela terceira vez, vou dizer: nao sei se em 1775 os 300 Mil Metros quadrados de terrenos que a Camara Municipal de Lisboa cedeu ao Benfica em 1970, não começaram a ser planeados por Cancella de Abreu nessa época tal foi o papel preponderante que esse Ex-Ministro de Oliveira Salazar teve nessa monumental oferta.
      É que só mesmo com um marmoto, provavelmente seria possivel distribuir por um qualquer clube portugues, semelhante vantagem patrimonial. Fica aqui a nota, sem desvio de conversas.

      Cumprimentos
      Manuel

      Eliminar
    3. Caro Viriato,

      Ninguem colocou em causa o seu direito em usar a ironia, pelo contrario, até lhe foi reconhecido arte nessa materia. No entanto, a ironia pode ser usada por qualquer um de nós, apenas isso. Foi o que fiz.

      Agradeço-lhe a referencia relativamente aos estudos sobre o Sporting Clube de Braga, historia que conhece bastante bem, por motivos até familiares. Diria mesmo que tomara que 90% dos Benfiquistas tivessem conhecimento da Historia do seu clube como eu tenho do clube do qual sou socio, com muito orgulho. Fico-lhe agradecido pela gentileza.

      Votos de Bom Fim de Semana

      Cumprimentos
      Manuel

      Eliminar
  4. O que posso dizer é que segundo a crónica da época se pode dizer, a "ROUBAR desde 1893", pois roubaram um golo ao seleccionado de Lisboa.
    PS: e mesmo assim perderam!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: