SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 outubro 2017

Viver é Melhor Que Sonhar

12 outubro 2017 0 Comentários
INICIA-SE HOJE A PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES DO PRIMEIRO ESCALÃO NA 95.ª TAÇA DE PORTUGAL.


E será destes 18 clubes que sairá o vencedor do troféu. Sempre foi assim, nas 81 edições já concluídas em que coexistiram as duas competições, ou seja, desde 1934/35 o Campeonato Nacional (então com a designação de Campeonato da I Liga, clicar para o portal da FPF) e a Taça de Portugal (então designada Campeonato de Portugal, clicar para o portal da FPF)

Entre os finalistas poucas surpresas
Nunca nenhum clube do segundo escalão conquistou qualquer troféu e apenas por seis vezes, quatro clubes do segundo escalão e um do terceiro (!) foram finalistas, com o Vitória FC (Setúbal) a ser repetente em 1961/62 (frente ao "Glorioso" Bicampeão Europeu) depois de estar na final em 1942/43 (a primeira "dobradinha" do Benfica). O GD Estoril Praia em 1943/44 para sofrer o recorde de goleada em finais (derrota por 0-8, frente ao "Glorioso" que conquistou, pela primeira vez, o segundo troféu consecutivo). E em 1989/90 na final mais atípica que alguma vez houve em Portugal. O CF Estrela da Amadora (13.º classificado, entre 18 emblemas) derrotou o terceiro classificado (vencedor da zona sul) da fase final do campeonato nacional da II Divisão (SC Farense). Em 2001/2002 o Leixões SC - 2.º classificado na zona Norte da II Divisão B (terceiro escalão) - perdeu (0-1) com o Sporting CP e em 2009/10 foi o GD Chaves - despromovido em 15.º lugar da Liga Vitalis à II Divisão B (série Norte) - a sair derrotado (1-2) no confronto com o FC Porto.

Hoje há o retomar das competições para clubes
Duas semanas depois do último jogo (para os campeonatos a pontuar) e há clubes (as equipas B a competir na Segunda Liga) que vão ter ainda mais esta semana de paragem. São espertos em colocarem a Taça de Portugal depois das selecções em vez de retomarem os campeonatos e a "Taça" no fim-de-semana seguinte. Os que pensam que é melhor assim, por ser mais fácil - clubes da I e II Liga - para alguns em vez de "Sonho" será "Pesadelo"! Calendário de jogos disponível no portal da FPF (clicar).

CALENDÁRIO DE JOGOS EM OUTUBRO DE 2017
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local



O
U
T
U
B
R
O
01
DOM
E 1-1
Primeira Liga.08
Funchal/ Fora
04
QUA
Jogos das Selecções Nacionais
08
DOM
Jogos das Selecções Nacionais
11
QUA
14
SÁB
SC Olhanense
Taça Portugal. 1/32
Est. Algarve / Fora
18
QUA
Manchester United FC
Liga Campeões.03
SLB/ Casa
22
DOM
CD Aves
Primeira Liga.09
Vila Aves/ Fora
25
QUA
Portimonense SC
Taça da Liga.2
SLB/ Casa
27
SEX
CD Feirense
Primeira Liga.10
SLB/ Casa
31
TER
Manchester United FC
Liga Campeões.04
Manchester/ Fora

Há claramente jogos de "risco" para os clubes de escalões superiores
Embora no global - devido a este modelo competitivo - vá ser uma "degola dos inocentes". Os 18 clubes do primeiro escalão não se podendo "cruzar" vão ser tantos ou mais que o número dos jogos da próxima eliminatória: dezasseis! Como viver é melhor que sonhar há quem vá viver (aposto em 16 da Primeira Liga, cinco da Segunda Liga e onze do campeonato de Portugal) e os restantes a sonhar.

       TAÇA DE PORTUGAL PLACARD*
          * Apurar 32 clubes para a eliminatória seguinte

Aguenta Benfica

Alberto Miguéns

NOTA FINAL COM A CRONOLOGIA DOS JOGOS PARA OS 32-AVOS-DE-FINAL








Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: