SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31 outubro 2017

Manchester Vai Ver o Que é o Benfica! Tem de Ver

31 outubro 2017 0 Comentários
DOS 23 DISPONÍVEIS SÓ JOÃO CARVALHO FICOU EM TERRA!


São 22 os Gloriosos Futebolistas que hoje terão uma Missão Possível em "Terras de Sua Majestade". O clube treinado por Mourinho é resultadista. Vai jogar na táctica do FFF: faz-de-conta, ferrolho e fuga. Apesar do plantel valiosíssimo vai tentar fazer passar o tempo. O Benfica que tenha engenho e arte para saber aproveitar o zero-a-zero para desferir o golpe final nem que seja no tempo de compensação. 




Tudo ou nada
Só a vitória garante a possibilidade de continuar a sonhar com os oitavos-de-final na Liga dos Campeões. Conseguindo três pontos ficam a jogar-se mais seis. O SLB pode fazer nove pontos. Mesmo assim ainda depende dos resultados do Manchester United FC (pode chegar a 15 pontos) e do FC Basileia (pode chegar a 12 pontos) perdendo os jogos com o "Glorioso". Quanto a empatar e perder é ficar afastado...até da Liga Europa, embora tudo se encaminhe - se o clube russo perder com o FC Basileia - para poder "discutir-se" o terceiro lugar em Moscovo no jogo das cinco da tarde, com o Benfica, em 22 de Novembro. Esperamos que o Benfica chegue lá com os três pontos conquistados, hoje, em Manchester.  


A ter em atenção
Embora resultados destes aconteçam quando não se espera. A lógica no Futebol é não haver lógica. Se o Manchester United FC venceu, por 3-0, o FC Basileia e por 4-1, em Moscovo, o PFC C.S.K.A. e estes conseguiram os resultados que todos conhecemos frente ao SLB então só conseguiu vencer, por 1-0 (e do modo que foi) o "Glorioso" na "Catedral"!? É Futebol. Por isso, hoje, é possível.

A equipa (11 + 7 + 4) não é fácil adivinhar
Tal a quantidade de futebolistas convocados. Apesar de Rui Vitória ser previsível (jogam sempre os mesmos), face às ausências dos suspensos - André Almeida e o capitão Luisão - tudo se torna mais complexo. Aposto no seguinte plantel repartido por três lugares: titulares (11), banco de suplentes (7) e bancada (4).


A quem se pede transpiração e inspiração
Como se percebe há um «núcleo duro» que soma minutos em detrimento do restante plantel. Luisão com 1543 minutos tem mais do dobro (771 minutos) do tempo de utilização do...14.º mais utilizado (Eliseu com 693 minutos). Para que servirá um plantel gigantesco - tendo Equipa B no segundo escalão - de 29 futebolistas? E não conto com Pedro Pereira, Hermes e Ola John! Seriam 32! Três equipas de futebol são 33!

ASSIM VAI O PLANTEL DE 29 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; F – Férias; NC - Não Convocado; S - Suspenso (processo disciplinar); A – Assistências para goloG – Golos; NI – Não inscrito na Liga dos Campeões

Do Benfica. Da esquerda para a direita: Cruz, Jacinto, Coluna e José Torres

Viajar ao passado do "Clássico Europeu Vermelho-e-Branco"
É percorrer uma das páginas mais fantásticas do futebol mundial. Desde aquela guarda-de-honra, aos Bicampeões Europeus, em 25 de Setembro de 1962 à final de 29 de Maio de 1968 da Taça dos Clubes Campeões Europeus, praticamente "em casa": estádio de Wembley, em Londres! E muito mais como a festa de homenagem ao guarda-redes Stepney, em 9 de Fevereiro de 1977. Além da Gloriosa Vitória, por Iúran, logo no início da época de 1993/94 mais três encontros para a fase de grupos da Liga dos Campeões já neste século XXI.


Depois do jogo de hoje
Em relação aos adversários estrangeiros apenas três clubes terão mais encontros: Real Madrid CF (23 jogos), Clube Atlético de Madrid (21 jogos) e FC Barcelona (20 jogos). O RSC Anderlecht (15 jogos) ficará a um jogo de igualar o histórico clube de Manchester. Dos 93 jogos frente aos clubes ingleses o Manchester United FC comanda o "pelotão" de 34 emblemas com 15 jogos. Passará para dezasseis em 94 jogos! A seis do Centenário ser «very english»! E os jogos com os mestres ingleses do Cabo Submarino de Carcavelos, entre 1905 e 1915, não contam!

Após sete jogos em Manchester
Com uma vitória, dois empates e quatro derrotas, dez golos marcados e treze sofridos. São 55 anos deste "Clássico Europeu" com 16 jogos, entre a primeira visita (25 de Setembro de 1962) e o encontro de hoje.

OS 15 JOGOS COM O MANCHESTER UNITED FC
Época
Competição
Res.
Cidade
 Estádio
S
Marcadores
1962/
63
Particular
E 2-2
Manchester
 Old Trafford
F
Eusébio (37') (79')

1965/
66
Taça dos Clubes Campeões Europeus
(quartos-de-final)
D 2-3
Manchester
 Old Trafford
F
José Augusto (29')/
José Torres (71')
D 1-5
Lisboa
 Luz
C
 Autogolo (52')
1966/
67
Particular
V 3-1
Los Angeles
Memorial Coliseum
N
 Eusébio (16') (64')/
 Jorge Calado (90')

1967/
68
Taça dos Clubes Campeões Europeus
(FINAL)

D 1-4

Londres

Wembley

N

 Jaime Graça (79')
1976/
77
Particular
D 1-2
Manchester
 Old Trafford
F
 Chalana (74')
1992/
93
Particular
V 1-0
Lisboa
 Luz
C
 Rui Costa (81')
1993/
94
Particular
V 1-0
Manchester
 Old Trafford
F
 Iúran (55')
2005/
06
Liga dos Campeões
(FG)
D 1-2
Manchester
 Old Trafford
F
 Simão (59')
V 2-1
Lisboa
 SLB
C
 Geovanni (16') /
 Beto (34')
2006/
07
Liga dos Campeões
(FG)
D 0-1
Lisboa
 SLB
C
--------
D 1-2
Manchester
 Old Trafford
F
 Nélson (27')
2011/
12
Liga dos Campeões
(FG)
E 1-1
Lisboa
 SLB
C
 Cardozo (24')
E 2-2
Manchester
 Old Trafford
F
 Autogolo (04')/
 Aimar (60')
2017/
18
Liga dos Campeões
(FG)
V 1-0
Lisboa
 SLB
C
--------
?
Manchester
 Old Trafford
F
?


1962/63: Em empate arrancado pelo Benfica
A estreia de um dos jogos mais vezes repetidos na Europa entre clubes de países distintos. O Bicampeão Europeu foi solicitado para uma mini-digressão, entre Inglaterra e a Alemanha Ocidental (RFA) que começou em Manchester e terminou em Francforte, com passagem por Hamburgo. De registo o guarda-redes Barroca que foi convocado para os 16 jogos (9 + 7) do Bicampeonato Europeu mas nunca jogou pois Costa Pereira nunca se lesionou! O clube da casa chegou ao intervalo a vencer por 2-1. Mas o Benfica não se deixava abater com facilidade...  

O primeiro de muitos...pela eternidade do Futebol Mundial

1965/66: Um resultado que deixava esperança para jogar a meia-final
Como foi possível depois deste resultado o Benfica soçobrar, na "Saudosa Catedral", por 1-5!? E para perder pela margem mínima exigiu um esforço gigantesco: 1-0 por José Augusto até 1-3 aos 58 minutos, com 1-2 ao intervalo. Ler a crónica deste jogo em qualquer jornal é ficar impressionado com o poder do Benfica nos anos 60. Clicar para o Diário de Lisboa. Um enorme jogo com cinco golos e duas grandes equipas de dois Clubes Míticos. 

Eusébio era isto! Ao contrário do que se pensa não era apenas um goleador. Marcava os pontapés-de-canto e muitos golos foram obtidos por Gloriosos Futebolistas depois de recargas a remates violentos do Imperador Eusébio
De cima para baixo. Da esquerda para a direita: Adolfo, Humberto Fernandes, Jaime Graça, Jacinto, Cruz e José Henrique; José Augusto, José Torres, Eusébio, Coluna e Simões

1967/68: A final que não foi em Old Trafford mas quase...
Aquele remate de Eusébio - depois de um fenomenal passe de Simões - a escassos minutos do final do jogo poderia ter chegado, com 2-1, para conquistar a terceira "Orelhuda". Mas não foi assim e no prolongamento o Benfica foi-se "abaixo" (0-3) depois de 1-1 aos 90 minutos.



1976/77: Convidado de luxo para a festa de Stepney
O tal guarda-redes que defendeu o remate falhado de Eusébio em...1968, despediu-se do Manchester United FC tendo o Benfica como clube para homenageá-lo. Uma derrota por 1-2 com 0-2 aos...12 minutos! O que parecia ser um descalabro terminou com a diferença mínima no resultado. 


O último plantel valioso dos anos 90 (antes de Artur Jorge começar a desfazê-lo) no mítico estádio de Old Trafford. De cima para baixo. Da esquerda para a direita: Rui Costa, Mozer, Abel Xavier, Neno, William e Rui Águas; Isaías, Veloso (cap.), João Pinto, Vítor Paneira e Hélder  

1993/94: Primeiro jogo da temporada
Um encontro para assinalar os 25 anos da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1968, em Londres (estádio de Wembley). O "Glorioso" estreou-se em Manchester depois de um Verão "quentinho" com a traição - mais do que ao Benfica ao presidente Jorge Brito - do badameco Paulo Sousa e de outro cretino. Seria uma época inolvidável com a consagração do 30.º título de campeão nacional na edição 60 da competição. E tudo começou com uma vitória - a única até hoje - no mítico estádio de Old Trafford.


2005/06: A segunda jornada de uma campanha europeia notável
Nesta segunda jornada do grupo D a derrota não passou de um percalço. O Benfica classificou-se em 2.º lugar, afastando nos oitavos-de-final o campeão europeu (Liverpul FC) e depois acabou o "sonho" do terceiro título de campeão europeu nos quartos-de-final frente ao futuro vencedor da competição (FC Barcelona). 


2006/07: Segundo ano, sexta jornada
Um sorteio traiçoeiro colocou pela segunda edição consecutiva o colosso do futebol inglês no mesmo grupo do "Glorioso". O 3.º lugar no grupo F relegou o Benfica para a Taça UEFA que em 2009/10 passaria a designar-se Liga Europa. Na 6.ª jornada o Benfica deslocou-se ao recinto do adversário perdendo, por 1-3, com empate a um golo ao intervalo.


2011/12: Esta inesquecível temporada com a liderança do grupo e mais uns quartos-de-final
Na 5.ª jornada do grupo C o "Glorioso" assegurou com este empate em Manchester a liderança do grupo com o FC Basileia em 2.º lugar e o Manchester United FC relegado para a Liga Europa. Foi uma temporada europeia de grande nível com o Benfica a ceder nos quartos-de-final perante o futuro campeão europeu (Chelsea FC). O curioso é que os clubes ingleses são os únicos que nunca têm como acrescento a localidade! Finórios. Em Inglaterra, para a Imprensa, o Benfica é cada vez mais SL Benfica (Lisbon). Mas, em Portugal, o Chelsea não é Chelsea FC (Londres)!


Benfica/ Eusébio
Se há país onde o Benfica é admirado é o Reino Unido. Desde Londres a Belfast respeitam o modo como um clube de um pequeno e obscuro País se impôs duas vezes a dois dos maiores colossos do futebol mundial (FC Barcelona e Real Madrid CF, no dealbar dos anos 60) muito antes dos clubes britânicos o conseguirem. E depois há as duas finais, 1963 e 1968, com o Benfica a enfrentar mais dois clubes míticos, no estádio londrino de Wembley, frente ao AC Milan e Manchester United FC, com este a jogar na capital do Reino Unido como se estivesse em Old Trafford, perante cem mil apoiantes. E, claro, a participação da selecção portuguesa no Mundial de 1966, com destaque para o enorme Eusébio, uma Lenda do Futebol, para os britânicos. O "Glorioso" deve ser o clube continental que foi mais vezes aplaudido nos estádios das duas grandes Ilhas Britânicas, mesmo como adversário.

Carrega Benfica

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: