SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 outubro 2017

A Natureza e o Ser Humano Fizeram Tantas Cores

02 outubro 2017 9 Comentários
MAS HÁ ALGUMAS DISPENSÁVEIS COMO SÍMBOLOS DO "GLORIOSO": O CASTANHO E O CINZENTO.



Para o Benfica também será de rejeitar os tons em azulado e esverdeado. Mesmo assim sobram dezenas.



O "Glorioso" devia ter sempre apenas um equipamento:



E depois dois quando não fosse possível utilizar O equipamento.

2. Um branco (camisola)/branco ou vermelho (calções)/brancas ou vermelhas (meias).

3. Outro com todas as possibilidades que a Natureza criou e o Homem reinventou (dentro do Bom Senso e circunstâncias provenientes de rivalidades centenárias). A alterar as cores todas as temporadas.

A simplicidade desde 1905 mas com uma escolha criteriosa, sem ser...por acaso:



A alternativa lógica desde 1943/44 (subida do SC Salgueiros ao primeiro escalão do futebol português - primeiro clube a jogar de camisola vermelha no campeonato nacional da I Divisão). Em baixo numa composição branco/branco/vermelho (meias) do jogo com o clube de Turim (3 de Maio de 1949) na véspera da Tragédia de Superga.


Mas deixo para logo, pela "hora habitual", mais opinião acerca deste assunto, com digitalizações da evolução deste conceito nos Estatutos (desde 1912 até aos actuais) e do Regulamento Geral do clube aprovado pelos associados em 1968.

Alberto Miguéns

9 comentários
  1. CONCORDO EM ABSOLUTO. Aquele equipamento é duma mau gosto inacreditável

    ResponderEliminar
  2. Para o momento que a equipa atravessa, não poderia ser escolhido melhor!
    E a verdade é que a equipa fez juz à côr utilizada!
    E porque não se usou ontem o equipamento principal?
    Marketing?
    Bem que o podem pôr num sítio que eu cá sei!

    ResponderEliminar
  3. Plenamente de acordo! O equipamento alternativo não nos representa. E já paravam com a violação dos estatutos com símbolos monocromáticos.

    ResponderEliminar
  4. não concordo com essas opiniões, novos tempos levam a novas iniciativas de marketing, se gosto ou não isso é irrelevante, para mim o branco é sempre a segunda escolha e logo a seguir o Negro, mas temos de perceber que os tempos são outros, agora não é uma camisola para toda a época, estamos na era do desperdício, na era do marketing e isso leva a estas escolhas, por acaso até gosto deste cinzento, melhor que muitas outras coisas que já fizeram.
    O Benfica não é isto que querem impor, nunca foi e nem nunca será!
    Não abolimos cores porque representam os rivais, não impomos cores de carros, roupas, luvas e chuteiras a jogadores, Bento adorava jogar de Azul, Silvino era o verde e que mal teve isso?
    Uma das coisas que sempre me orgulhei de ser do Benfica, foi que nunca nos foi incutido ódio contra ninguém, apoiamos o Benfica, queremos que o Benfica ganhe sempre e assim o espero durante muitos anos, de secundário, cinzento, amarelo, violeta, laranja berrante, com o símbolo todo a vermelho, todo a preto todo à Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pinheirinho.

      São dois níveis diferentes de análise

      1. Há assuntos que são os pilares do Benfica e do Benfiquismo por isso os associados do Clube são chamados a pronunciarem (e apresentar propostas) nas assembleias gerais para aprovar Estatutos e Regulamentos Gerais. O que os sócios decidem para o seu Clube é «pedra basilar» que os dirigentes eleitos têm de respeitar. São os fundamentos que nos identificam- Um clube é um grupo de pessoas (sócios) organizados tendo direitos, deveres e orgânica definidos nos Estatutos e Regulamento Geral. É isso que unifica num o que é de todos;

      2. Nunca ninguém questionou o gosto pessoal de qualquer funcionário ou associado. Os objectos pessoais - cor dos automóveis, chuteiras, luvas, roupa interior - são da responsabilidade de quem os usa, sejam atletas do Clube ou até associados. Isso é liberdade individual que se sobrepõe ao colectivo. Os atletas que aceitam participar no "Glorioso" sabem quais são as regras em termos de símbolos: nome/sigla, emblema e equipamento. Mesmo que não gostem têm de aceitar. Já o que usam, a nível pessoal, só a eles diz respeito.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Compreendo isso grande Alberto Miguéns e não digo o contrário, mas temos de ver que clube e SAD hoje são entidades distintas em que uma se rege por estatutos e assembleias, mas as decisões base são tomadas pelos administradores da SAD, a SAD hoje está acima do clube associação em muitos dos assuntos, apesar do clube ser o accionista maioritário da SAD, é a SAD entidade que analisando vários factores e tendências escolhe o equipamento secundário.
      Trabalhei na adidas e em tempos em conversa com um antigo colega em que lhe falava do porquê do Benfica não ter, como outros clubes que usam camisolas sem riscas, 3 equipamentos, em que o primário e o secundário são inalterados em termos de cores e apenas o 3º é escolha do patrocinador, a resposta foi a mais espontânea de todas e que fez toda a lógica, apesar de tudo, o Benfica ainda não tem mercado suficiente para 3 Kits, quando tiver, então sim, o secundário será sempre branco, sendo o terceiro escolhido pelo patrocinador a 50% como acontece com outros clubes.
      PS: caso não saibam, mas clubes com padrões de duas cores (riscas, xadrez, faixa) são sempre obrigados a ter 3 kits tenham ou não mercado.

      Eliminar
    3. As minhas desculpas porque não posso editar,
      Onde se lês é sempre obrigado a ter 3 Kits, deve ler-se
      é obrigado a ter 3 kits sempre que o secundário utiliza uma das cores do equipamento principal. no caso de sporting o porto por exemplo o secundário era branco, logo tinham obrigatoriamente de ter um terceiro kit.

      Eliminar
  5. Caro Pinheirinho

    Aí está um excelente ponto de discussão.

    1. A SAD tem que ter autonomia para questões financeiras, mas tem um limite dentro da ética e regras do Clube da qual emana. É tudo uma questão de negociação. Se os negociadores da SAD tiverem em conta o Benfiquismo e levarem para as negociações essa sensibilidade acredito que seja possível que os patrocinadores aceitem at´e porque os Benfiquistas não os tomam por impostores e agiotas.

    2. Não sabia essa "regra" dos equipamentos bicolores, mas então que seja dito aos associados quanto é que é necessário ter de quota no mercado para o SLB almejar a ter três equipamentos. se é que os Benfiquistas estão interessados nisso. Primeiro há que rever os Estatutos e renovar o Regulamento Geral que vai vincular todos - associados, dirigentes e responsáveis da Benfica Futebol SAD - a essas decisões. A SAD existe porque existe SLB. E o Clube existe porque existem sócios dispostos a fazê-lo existir e funcionar. Não pode é ser tudo ou algumas decisões importantes porque têm a ver com a essência intemporal do Benfica/Benfiquismo serem tomadas sem que se saiba o porquê e para quê. Até posso dar um exemplo estapafúrdio. Se a Adidas/SAD entenderem queo emblema é complexo ou que as camisolas às riscas vendem mais, vai-se passar a usar riscas vermelho-e-brancas?

    Saudações Gloriosíssimas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  6. Não, já por mais do que uma vez a direção do Benfica conseguiu travar as riscas, há dois anos se não me falha a memória, a adidas queria riscas nas camisolas, o Bayern munique (como exemplo maior, vive uma ditadura de equipamentos, tanto que as suas camisolas épicas azuis e vermelhas em riscas verticais desapareceram) nesse ano a adidas impingiu 3 riscas brancas verticais e tinham ideia de o fazer no Benfica também, segundo me disseram, prontamente recusado.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: