A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10/08/2017

A Primeira de Muitas

10/08/2017 + 2 Comentários API
QUANDO SE JOGA À BENFICA AS VITÓRIAS FICAM MAIS PERTO.

1-0: Golo-rioso n.º 13 033 por Seferovic


2-0: Golo-rioso n.º 13 034 por Jonas


3-1: Golo-rioso n.º 13 035 por Salvio


NOTA INICIAL: Umas notinhas para aquecer, comer uma bucha que antes do Benfica jogar há que jejuar e depois, lá pela meia-noite-e-meia deleitar-me com o Benfica. Que escrever acerca do "Glorioso" é como fazer poemas com registo em carta a uma namorada. Está feito (02:20 da matina). Capicua.

Primeira parte (2-1)
Início atabalhoado mas depois voltou o Tetracampeão. Nos primeiros minutos valeu-nos a azelhice dos futebolistas do SC Braga. Frente a adversários mais cotados seria um problema. Assim não passaram de três sustos. Depois o Benfica empurrou o SC Braga para os últimos trinta metros. Jonas acabou com eles. A velhice do Jonas eterno! Até parece que deixou de ser avançado passando a centrocampista goleador. No primeiro fez de extremo-esquerdo ludibriando tudo e todos. Menos Seferovic que percebeu onde a bola iria passar e não a deixou escapar. Depois perceber que no pontapé-livre marcado a meio do meio-campo por Pizzi o defesa iria ter dificuldade e adivinhou, qual médio ofensivo, para estar à entrada da grande-área e toma lá mais um Jonas. Salvio como é costume faz tudo bem e depressa para depois desperdiçar. Nasceu para querer ser ponta-de-lança mas joga a médio-direito. E quando faz o que sabe torna-se o melhor ala a jogar em Portugal.



Segunda parte (1-0)
Começar a gerir cedo de...mais. Valeu mais uma vez Jonas a "rasgar" o lado direito da defesa do adversário, depois o miúdo-saco-de-porrada Cervi fez o resto. Salvio antecipou-se com excelência evitando um auto-golo. Um golo com nome é sempre preferível e desejável. Com este golo, na baliza Sul, Salvio com 14 golos ultrapassou o capitão Luisão (13) e agora vai medir forças com o 6.º melhor marcador na "Sagres", Mitroglou com 15 golos. Depois as habituais substituições tardias para controlar o jogo (os dois golos de vantagem) e fazer passar tempo, como foi a de Cervi por Diogo Gonçalves que falhou por milímetros uma assistência. Dois minutos em campo e ainda teve tempo para fazer uma "rabia" e não acreditar que André Almeida fizesse aquele centro. Diogo Gonçalves tem de ver mais jogos de André Almeida. Ele é mesmo bom!


SC Braga
Atrevido no início, comedido depois do 3-1! Futebol muito conservador bem à portuguesa. Muita táctica, com pouca genialidade e atrevimento. Quem não arrisca não petisca.

Arbitragem
Trapalhona.

Videoárbitro
Parece que hoje sortearam-nos os para-olímpicos com deficiências visuais. E que tal umas consultas em oftalmologia?

Jonas até a guarda-redes
Dava para ganhar jogos!

Seferovic e a "Catedral"
Mais um goleador a saborear a "Coca-cola"! Quando souber como é a "Sagres" vai disparar... Foi o 98.º Glorioso Futebolista a marcar na "Catedral" desde os dois golos de Nuno Gomes (um em cada baliza) na estreia (25 de Outubro de 2003) e o 72.º a marcar na ex-Coca-Cola. O golo n.º 791 na "Catedral" e 356.º na baliza do topo norte! Venham mais em qualquer uma delas que ambas são boas a valer.

 CALENDÁRIO DE JOGOS (JULHO.AGOSTO/2017)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local


J
U
L
H
O
02
DOM
05
QUA
09
DOM
13
QUI
V 2-0
LIII Torneio "Taça Uhren".1
Grenchen/Suíça/N
14
SEX
15
SÁB
D 1-5
LIII Torneio "Taça Uhren".2
Biel/Suíça/N
19
QUA
20
QUI
V 2-1
II Troféu "Futebol Algarve"
Algarve/Neutro
21
SEX
22
SÁB
D 0-1
Jogo particular
Algarve/Neutro
26
QUA
29
SÁB
D 2-5
IX Torneio "Taça Emirados".1
Londres/Fora
30
DOM
D 0-2
IX Torneio "Taça Emirados".2
Londres/Neutro

A
G
O
S
T
O
02
QUA
05
SÁB
V 3-1
39.ª Supertaça "C.O."
Aveiro/Neutro
09
QUA
V 3-1
84.ª Primeira Liga.01
SLB/ Casa
14
SEG
GD Chaves
84.ª Primeira Liga.02
Chaves/ Fora
16
QUA
19
SÁB
CF "Os Belenenses"
84.ª Primeira Liga.03
SLB/ Casa
23
QUA
26
SÁB
Rio Ave FC
84.ª Primeira Liga.04
Vila do Conde/ Fora
30
QUA
Jogos das Selecções Nacionais

Segunda vitória consecutiva
Numa temporada com mais de seis dezenas de jogos em competições oficiais, duas vitórias com 6/2 em golos. Nunca mais é segunda-feira!

TEMPORADA 2017/18
Competições
Clas.
Fase
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
8 (58)
4
-
4
13
16
Primeira Liga
1.º
1 (33)
1
-
-
3
1
Liga dos Campeões
-
- (13)
-
-
-
-
-
Taça de Portugal
-
- (7)
-
-
-
-
-
Taça da Liga
-
- (5)
-
-
-
-
-
Supertaça
7.ª
1
1
-
-
3
1
Torneios
3.º/4.º
4
1
-
3
5
12
Troféus
V
1
1
-
-
2
1
Particulares
--
1
-
-
1
0
1
NOTA: Entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2017/18 contando que o "Glorioso" atinge as finais das competições a eliminar

Vitórias? Venham mais!
                           
Alberto Miguéns
2 comentários
comentários
  1. Desafio à malta do belo cartaz VOLTÁMOS 2017/2018
    FAZER 12 PONTOS CONTRA COBRAS E LAGARTOS!
    Vamos!

    ResponderEliminar
  2. Varela muito nervoso , é normal , mas falta lhe velocidade a sair e muita indecisão em bolas pelo ar , aquele golo com Ederson nao sofriamos , mas é ingrato comparações e Varela precisa de minutos e crescer! Mas precisamos de outro GR de outro nivel e explico porquê:

    Julio César nunca mais vai ser rapido , e estas paragens de agora joga e agora nao joga . nao lhe da competividade nenhuma nem forma , muito menos a um GR com 36 anos, Arriscamos a jogar jogos decisivos com Paulo Lopes na baliza ? se temos so um GR Varela e se ele se lesiona ou ficar castigado, precisamos de um Hradecky.
    Depois porque Jardel ainda não está na melhor forma e é compreensivel (quase um ano parado) e a defesa sem velocidade nao sobe tanto , até para proteger o menino Varela.

    Precisamos de mais um def central porque jardel é o melhor defesa mas se lesiona até porque tem tido ultimamente um historial de lesões , arriscamos a jogar com lisandro e luisao , gosto de Lisandro , mas se luisao pela idade que tem , é normal as lesões poderem acontecer com mais frequencia , vamos ficar so com os miudos e lisandro?

    André Almeida , deixa me descansado e sempre me deixou um dos melhores laterais direitos que vi e não é de agora ,mas o problema é quando os jogos pesarem e as viagens e as lesões . precisamos uma alternativa , não pode jogar os jogos todos , o mesmo para Fejsa e Pizzi.
    Fejsa é ENORME , mas com lesões , viagens e castigos , eu preferia e desculpa Samaris!! vender Samaris e Felipe Augusto e comprar um puro 6 que seja uma real alternativa.

    Depois vender Carrillo e comprar um 8 , porque Pizzi não entendo como é patinho feio ainda para muitos benfiquistas , quando para mim Pizzi já ultrapassou e muito Rui Costa e Aimar no Benfica , Pizzi é pura classe , nao peçam para ser um Adrien , porque nem Rui Costa e Aimar o eram. Mas idolatram estes dois e bem , mas Pizzi ja os passou e muito.
    Ou Krivonovic é o outro 8 que precisamos ou então Pizzi vai , voltar a ser um jogador a ter muitos minutos nas pernas e desgaste , o que é uma pena pois ele precisa descansar e estar a Top na altura decisiva.

    Os extremos , Eu preferia apostar em Salvio que já mostra a todos que Rui Vitória fez bem em o manter e ir apostando nele mesmo quando no terceiro anel desesperavam por ele entrar ou jogar , e hoje Sálvio está numa forma fisica invejável , pena é que ele nao queira muitas vezes jogar simples , porque ele sabe , o problema é que ele também sabe que é bom e as vezes prefere meter-se numa cabine telefónica , mas sabe defender e ataca com enorme profundidade e ainda faz diagonais como ninguém , e aparece facilmente na cara do golo.

    Cervi nao tenho palavras para este jogador é fantástico a forma como defende e ataca.
    por isso eu preferia apostar em Cervi na esquerda , vender Rafa e comprar alguem para alternar com Cervi , e manter a ala direita com Salvio , Zivkovic e ainda Diogo Gonçalves.
    Mas admito que nao seja por aqui a prioridade.

    Os avançados é classe mundial ,apenas uma referencia para cada um deles:

    Mitroglou : o Mortifero
    Jimenez : o Incansável
    Jonas : a velha raposa
    Seferovic : O panzer suiço


    E Eliseu a ser Eliseu :).

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail