A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11/08/2017

A Gloriosa História é Fabulosa (e Surpreendente)

11/08/2017 + 1 Comentários
E NO PÓLO AQUÁTICO ENCONTRAM-SE PRECIOSIDADES.



Em 2016 aquando da comemoração do Centenário da modalidade neste blogue descobri que Henrique Galvão jogou primeiro Pólo Aquático no "Glorioso" e uns "quantos dias mais tarde lembrou-se" de assaltar e desviar a jóia marítima do Estado Novo, o paquete Santa Maria. Foi em 2 de Julho de 2017 (clicar).





Em 2017 para assinalar um dia triste que fez regredir a modalidade no Clube o texto que lhe deu origem, no passado 6 de Agosto (clicar) permitiu conhecer uma outra personalidade que jogando Pólo Aquático no Benfica, o guarda-redes António Soares tornou-se um dos principais mestres do Modernismo na pintura portuguesa embora depois não tenha continuado inovador tornando-se académico. Ao contrário, por exemplo, de Almada Negreiros. Mas nos anos 10 equivaliam-se o que para António Soares é extraordinário comparar-se a um português ímpar a nível da Arte. 

Um dos grandes portugueses do século XX, Mestre Cândido de Oliveira sabia conjugar na perfeição Desporto com Arte, ou não fosse o Futebol (bem jogado) o desporto que mais próximo está do fenómeno artístico no seu sentido mais sólido - procurar o belo inovando. Por isso, foi "dando" as capas dos seus livros a grandes mestres da pintura, desenho e caricatura. Nos três livros, da esquerda para a direita a, Pargana, António Soares e José David

Mestre António Soares chegou a ilustrar uma obra magnífica de Cândido de Oliveira. Aliás "fez a capa" do seu primeiro grande livro, em 1935, «Football - Técnica e Tática». Como reconheceu no seu interior o antigo capitão do "Glorioso" em Futebol e na Luta. 




António Soares (1894 - 1978) foi figura gigante do início do modernismo em Portugal e como aluno do Asilo D. Maria Pia esteve ligado à nobre Casa Pia de Lisboa e a Cândido de Oliveira. Quando saiu fundou o Maria Pia Sport Clube, no bairro da Graça, onde curiosamente joguei basquetebol pela primeira vez, tinha para aí uns 9 ou 10 anos pois o clube ficava a 100 metros do local onde residia.




NOTA: A foto que abre o texto e as informações referentes a António Soares enquanto casapiano foram retiradas da página 67 dessa extraordinário enciclopédia casapiana escrita por Viriato Camilo: «Casa Pia  Atlético Clube - Ateneu Casapiano 1920/1970 - Meio Século de Desporto Entre Sonhos e Tormentas», publicado pela Biblioteca - Museu Luz Soriano; Agosto de 1995; Lisboa

O Benfica sem piscina
Mas com muita vontade de praticar o maior número de modalidades possível para satisfazer os associados, ou não fosse o Benfica os seus associados, alugou as instalações precisamente no Asilo D. Maria Pia, em Xabregas! Ou é o Mundo que é pequeno ou o Benfica que é gigante. Ou as duas em simultâneo!


História do SL Benfica 1904 - 1954; II Volume; página 158; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; 1956; Lisboa; edição dos autores 

A Gloriosa História é surpreendente. Quanto mais se «escava» mais preciosidades encontramos!


Alberto Miguéns

DUAS NOTAS FINAIS: 

1. Obrigado aos Benfiquistas (e até sportinguistas) que encontram em mim um fiel depositário de alguns dos seus livros e documentação - eu não sou coleccionador - e os oferecem quando se sentem no ocaso da sua existência;

2. Sem a informação do intrépido e inexcedível «ganso» Hélder Tavares jamais o texto de hoje seria possível. Espero que as informações que escrevi estejam ao nível do préstimo dele para o conhecimento destes casapianos que também estiveram ligados ao Benfica. Glorioso Agradecimento.
1 comentários
comentários
  1. Entre as coisas que mais gosto na Gloriosa História estão estes cruzamentos da História do País e das suas maiores Figuras com o Sport Lisboa e Benfica. Fascinante. Este é um belo exemplo. Excelente. Obrigado.

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail