SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 junho 2017

Não Dever Haver História Tão Adulterada Como a do Benfica!

24 junho 2017 5 Comentários
RECEBI DE UM LEITOR DO BLOGUE, HÁ MOMENTOS, UM PEDIDO PARA CONFIRMAR SE ESTA INFORMAÇÃO ESTÁ CORRECTA.



Segundo ele esta "ficha de um jogo" surgiu no Portal "Ser Benfiquista".



A ficha contem dois tipos de incorrecções e uma omissão. Além dos marcadores dos golos.
1. O jogo nunca poderia ter-se realizado no Stadium de Lisboa pois este só foi inaugurado quatro anos depois!
2. A linha dos cinco avançados está "destrambelhada". Luís Vieira jogou a avançado centro (um golo) e não a meia-ponta-direita; António Meireles (irmão de um dos 24 fundadores, Abílio Meireles) marcou um golo e jogou a meia-ponta-esquerda e não a avançado-centro; Manuel Lopes jogou a ponta-esquerdo; e Álvaro Corga jogou a meia-ponta-direita, marcou um golo. Artur José Pereira (médio ou meio-defesa esquerdo marcou um golo).
3. Álvaro Corga foi expulso no início do segundo tempo.



Através das fotografias (comparando com a inicial que abre este texto) é fácil perceber que não é o Stadium de Lisboa, mas sim o primeiro campo do SCP, denominado Sítio das Mouras paralelo ao Sanatório D. Carlos I (actual Hospital Pulido Valente). O Stadium de Lisboa foi depois construído a Sul do campo citado e perpendicular ao campo do Sítio das Mouras.



Eis a notícia, referente ao citado jogo, referenciando as duas expulsões.

Como é que uma História tão Gloriosa, transparente e fácil de fazer pode estar tão viciada? E é do Clube a principal responsabilidade. 

A História do Clube é Património Imaterial do "Glorioso"

Alberto Miguéns

NOTA: Devido a não me encontrar durante a tarde e noite junto a um terminal com ligação à internet só pela meia-noite poderei editar comentários (se existirem)!
5 comentários
  1. Como é que uma História tão Gloriosa, transparente e fácil de fazer pode estar tão viciada?

    Desde preguiçosos até mal-intencionados há um pouco de tudo. Aqueles que amam o Sport Lisboa e Benfica e que gostam de queimar as pestanas esses podem corrigir esses disparates e honra os Ases do Passado.

    A pena de Alberto Miguéns acaba de corrigir mais uma palermice e dá-nos a verdade histórica. Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Míguens,

    Infelizmente este tópico não foi bem acolhido no seio da comunidade Serbenfiquista, designadamente da parte daqueles que documentam por carolice a história do Benfica. Não apreciaram que tivesse utilizado os dados deles para atacar a direcção do Benfica.

    Se tiver registado pode consultar neste tópico algumas mensagens e esclarecer os próprios: https://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=61018.22140

    Cordialmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Desconhecido

      Criticar com critério no Benfica sempre foi considerado útil nunca foi entendido como querer atacar directores.

      O Benfica sempre foi um clube democrático e ninguém está acima de criticas sentindo-se atacado.

      Em minha opinião o Serbenfiquista devia era questionar os dirigentes (não quer dizer que sejam da Direcção pois há muitos responsáveis que têm "apenas" cargos na SAD e não são eleitos pelos associados) que permitem que seja publicada documentação que depois enganam os Benfiquistas.

      Para mim a culpa nunca morre solteira. Muito menos no Benfica. E até fiz um comentário bem reservado. Podia ter dito o(s) nome(s) de quem é responsável.

      Não acredito que os Benfiquistas, em particular os frequentadores do Serbenfiquista, gostem de ser enganados em assuntos concretos, objectivos.

      Para evitar isso o melhor é não me questionarem se é verdade ou mentira determinada informação. Porque eu digo se é ou não (se dominar o assunto em questão, como é evidente) e depois lamento o facto de haver erros se tal ocorrer. Não sei estar em sociedade sem ser assim. muito menos no Clube.

      TETRAsaudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      NOTA: É claro que os responsáveis pelos erros não é quem documenta «por carolice a história do Benfica». Esses merecem todo o apreço. Os responsáveis são os "dirigentes" que permitem que sejam publicados erros em "Produtos Oficiais do SLB" e enganem esses Benfiquistas que tentam fazer um serviço aos outros Benfiquistas e acabam por ver o seu trabalho boicotado por negligência de outros. Que não estão no Benfica (alguns nem Benfiquistas são, mas podem ser bons profissionais) por carolice mas porque são pagos!

      Eliminar
  3. Não há piolho que escape, ao pente fino do Miguéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu sou um membro com actividade regular no SB. Procuro fazer divulgação da história do SLB com investigação própria e por isso baseada em factos.

    É certo que o SB tem uma interessante secção de Memórias onde muitos outros elementos contribuem regularmente com o que podem e com o que sabem.

    O próprio fórum optou por ter um repositório de informação histórica que é o que é. Tem muitas insuficiências e erros acredito eu porque contaminada pelas fontes que usam. Presumo que o lamentável Almanaque seja a causa desses erros. É uma opção. Tem os riscos inerentes e acredito que os responsáveis assumam que apesar dessas insuficiências vale a pena ter essa informação.

    Dito isto devo dizer que acredito que a intenção de ter esse repositório é a melhor ou seja aquela que procura dar uma ideia da grandeza e riqueza da História do SLB. Acredito que no futuro será melhorada. Acredito acima de tudo que as contribuições de correcção feitas por Alberto Miguéns, por qualquer outro Benfiquista de boa-fé só poderão e deverão ser acolhidas com alegria. Tudo o resto não contribuiu em nada.

    Já temos tanto com que nos preocupar com os anti-Benfiquistas que entre Benfiquistas só há que fomentar a união e a constante procura pela verdade histórica. Essa verdade apenas mostrará a grandeza e a dignidade dos nossos Ases do Passado.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: