SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 abril 2017

O Que Falta a Pinto da Costa?

26 abril 2017 0 Comentários
PARA CONQUISTAR O SEU 21.º TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL COMO PRESIDENTE DO FC PORTO? OU 23.º COMO DIRIGENTE!


Entretanto entretém-se a apadrinhar nomes para os campeonatos que perde. Mas os que ganhou têm todos muito que contar. Até antes de ser presidente do FC Porto, em Março de 1982 com tomada de posse em Abril. Há 35 anos! Comemorados em 23 de Abril de 2017 com mais um apadrinhamento, a Liga Salazar (clicar).

Ainda ele era Chefe do Departamento de Futebol portista
Na presidência do ilustre Américo de Sá quando impediu o Tetra do Benfica (em 1977/78) e o também provável Penta (em 1978/79) porque o Benfica foi o clube que mais beneficiou com o 25 de Abril de 1974 - conquistando logo um TRI (1974/75, 1975/76 e 1976/77) - visto manter os dirigentes enquanto no SCP quase todos os elementos do Conselho Leonino fugiram do País e mesmo no FC Porto muitos tremeram tal como o principal mecenas, o banqueiro Pinto de Magalhães.

Não vou pôr-me a apadrinhar todos os 22 campeonatos ligados a Pinto da Costa
Chegam-me os dois primeiros:
Em 1977/78* podia ser o Campeonato do Compadrio, pois para o jogo decisivo no estádio do FC Porto - 28.ª jornada (em 30) foi nomeado o árbitro Manuel Vicente, da Associação de Futebol de Vila Real, compadre do treinador do FCP, o também transmontano José Maria Pedroto;
* O SLB terminou em igualdade pontual com o FCP



Em 1978/79** podia ser o Campeonato da Dudada, pois o golo do FC Porto na "Saudosa Catedral" foi obtido com um fora-de-jogo escandaloso que todo o Estádio viu, incluindo quem estava no relvado, com destaque para o árbitro Porém Luís, apadrinhado por António Garrido, também de Leiria, e depois "famoso" funcionário do FC Porto!
** O SLB terminou a um ponto do FCP

O que faz falta a Pinto da Costa (além de ter menos 10/30 anos)? Portistas já "fora de prazo" ou entretanto falecidos como como Pôncio Monteiro, Sardoeira Pinto, Teles Roxo, Hernâni Gonçalves, Reinaldo Teles ou Luís César, por exemplo.

Dirigentes como
Adriano Pinto, Lourenço Pinto, Laureano Gonçalves, Romão Martins (do SLB), Silva Resende (do SCP) e Valentim Loureiro, por exemplo.

Árbitros como
Augusto Duarte, Francisco Silva, Donato Ramos, Guímaro "quinhentinhos", Isidoro Rodrigues, António Costa, António Garrido, Carlos Calheiros ou José Amorim, Fortunato Azevedo, Rosa Santos ou Pedro Proença, por exemplo. Entre dezenas de outros!

Futebolistas como
João Pinto, Jorge Costa, Jaime Magalhães, Domingos, Kostadinov, André, Bruno Alves, Raul Meireles ou Paulinho Santos, por exemplo. Entre dezenas de outros!

Treinadores como
Pedroto, Artur Jorge/Octávio Machado, António Oliveira, Jesualdo Ferreira (tetracamapeão!!!!!!!!!!!), Ivic ou Carlos Alberto Silva, por exemplo.

Políticos como
Fernando Gomes, Luís Filipe Menezes, Ramalho Eanes, mais grande parte do grupo de autarcas dos municípios envolventes ao concelho do Porto, nos anos 80 e 90, entre centenas de outros, alguns de vereadores a deputados...até ministros.

Empresários como
Joaquim Oliveira, "Amorins" ou Clã Revigrés, por exemplo. Entre centenas de outros.

Adeus ao passado. Foi-se! O futuro é outro!

Alberto Miguéns

NOTA1: Seria rasteiro, vil, traiçoeiro e ignóbil afastar da presidência do FC Porto o dirigente portista mais importante da história do FCP desde que José Monteiro da Costa e os seus amigos do «Grupo do Destino» decidiram fundar o clube em 2 de Agosto de 1906.

NOTA2: Que prazer vou ter de escrever aqui no blogue, lá para 2037, que o «Glorioso» vai jogar no «Estádio do Dragão Pinto da Costa». Pois é esse o nome previsto para acrescentar ao actual após o seu falecimento daqui a 20 anos, com 100 anos de bonita idade. O estádio só não foi baptizado como «Estádio dos Dragões» – nome mais de acordo com as boas normas da Língua Portuguesa - para permitir o acrescento no tempo certo.


Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: