SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 março 2017

Verde Que Te Quero Verde

06 março 2017 12 Comentários
O Sporting CP Quer Ver a Luz Ao Fundo do Túnel.


O «PROBLEMA» É QUE DEVE SER MAIS UM COMBOIO DO BENFICA EM SENTIDO CONTRÁRIO!


Óh pá! Se Pinheiro de Azevedo (tio-avô materno do presidente do Conselho Directivo do Sporting CP) não gostava de ser sequestrado eu não gosto de ser insultado, mesmo que levianamente e generalizadaMENTE.

Fazer a História Comparada dos Dois Colossos Desportivos Portugueses
Dava para criar um blogue em exclusivo e mesmo fazendo uma postadela diária (correspondente a um mês) levaria anos a completar os 1330 meses em que se confrontam desde 8 de Maio de 1906. Mas seria possível ver o porquê de um clube ter mais sucesso que outro em determinados períodos. Consegue-se saber à posteriori pois quando se tomaram as decisões, como é óbvio, não se sabe o efeito real delas. Apenas o desejo de serem as certas.

O Benfica sempre confiou nos seus associados para desenvolverem o Clube
Elegendo os seus Órgãos Sociais em eleições periódicas que só em 1966 deixaram de ser com mandatos anuais, algo que teve início em 1906 (22 de Novembro) quando foi eleita a primeira Direcção que substituiu a Comissão Administrativa escolhida em 28 de Fevereiro de 1904. O SCP caminhou noutro sentido. Os dirigentes propunham novos dirigentes tendo por centro o Conselho Leonino (onde havia lugares reservados por inerência). Isto não impediu o Sporting CP de se tornar um clube com simpatia popular a nível nacional – embora geralmente entre a população mais culta, muito por “culpa” dos nomes que apresentavam como dirigentes, geralmente figuras com “patente” militar ou social – mas também pelos excelentes plantéis de futebol que conseguiu reunir, além de um variado leque de modalidades, com destaque para o Ciclismo em que disputava quilómetro-a-quilómetro, com o SLB, a popularidade no Portugal profundo e longínquo ao futeboleiro litoral, onde o "jogo da bola" só chegava em forma de letra impressa.

Forças armadas, presidentes dos clubes
A comparação entre os presidentes do SLB e SCP por patentes militares é avassaladora revelando como os clubes são tão diferentes e o modo como se tornaram referências da sociedade civil. O Benfica teve um Brigadeiro, um Capitão e um Capitão-de-Mar-e-Guerra. O Sporting CP esmaga com um General, um Contra-Almirante, um Comodoro e um Brigadeiro. Além do Comandante Góis Mota da Legião Portuguesa.

Se o Sporting CP vai conquistar dois títulos de campeão nacional em quatro épocas
Isso quer dizer que o SL Benfica vai perder nessas duas épocas a possibilidade de chegar às quatro dezenas de títulos antes de terminar a segunda década do século XXI. O padrão do SCP nas últimas 43 temporadas até tem sido esse. Conquistar dois títulos em três épocas e depois ficar década-e-meia a ver os outros conquistar títulos. Uma espécie de “leão-golfinho”. Faz umas habilidades à superfície por pouco tempo e depois hiberna longas temporadas…

CONQUISTAS DE 18/83
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17

35
36
37
38
39
40
1











42
43
2















45
46
3
4
5













50
6
7
8
9













55
56
57
10














59
60
61
11














63
64
65
12














67
68
69
13














71
72
73
14














75
76
77
78
79
15












81
16
















83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
17
01
18
















03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17



1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17


Pode ser que a tradição ainda seja o que foi
Era costume dizer-se, entre os Benfiquistas, que título para o Sporting CP não era problema, era solução. É que a uma conquista do SCP o Benfica respondia a seguir com uma ou mais conquistas. Tirando as duas "secas" do TRI e do TETRA do SCP (sete campeonatos em oito temporadas) o Benfica respondeu de imediato nas outras onze conquistas "isoladas". Após 13 conquistas do Sporting CP o Benfica sagrou-se campeão na temporada seguinte em...dez! Ou seja, as excepções que confirmam a regra foram 1958/59 e 2002/03 (FC Porto) e 2000/2001 (Boavista FC). Se Bruno de Carvalho cumprir a promessa de saltear dois títulos a teoria das probabilidades dará a seguir mais dois ao SLB!


Os Clubes fizeram um percurso (História)
Em que tiveram de tomar muitas decisões. E foram tomadas de modo diferente. Isso fez dos clubes entidades com cultura própria. A cultura clubística é, no fundo, o modo como perante determinadas situações resolvem os problemas. Isso acaba por dar (ou dava) uma matriz que individualizava os clubes e objectivamente, o modo como os seus adeptos reagiam e conduziam os clubes. Actualmente há uma tendência para isso desaparecer. Uma formatação da generalidade dos simpatizantes. São todos cada vez mais iguais, mantendo-se (por vezes nem isso) a diferença das cores. Só se distinguem pelas cores dos equipamentos.  

O Sporting CP sempre teve uma matriz que se foi distanciando do Benfica
Enquanto o "Glorioso" se tornou um clube popular, aceitando a vontade da maioria, o Sporting CP primava por valorizar o elitismo, com uma minoria a impor as suas ideias. Tenho para aí uns papéis que davam para fazer um mini-dicionário das expressões, que nos anos 30/40, eram utilizadas nas bancadas e mostravam como os dois clubes se afastaram. Os Benfiquistas pensavam em eufemismos mas da boca saía vernáculo. Os sportinguistas pensavam em calão mas expressavam-se por eufemismos. Entre uma vintena de expressões há três sub-grupos: as relacionadas com jogadores/dirigentes do próprio clube (minoritárias), jogadores/dirigentes do adversário e árbitros (maioritárias). Nesta a mais comum era entre os adeptos do Benfica gritar-se «Olha-me este cornudo». Já os do Sporting CP com parque de jogos no Campo Grande gritavam: «Olha! A testa dele vem do Campo Pequeno»! De todos os eufemismos sportinguistas a tirada que mais gosto é: «Apre gaitinha».


(clicar em cima da imagem para visualizar com mais qualidade)


É só fumaça! É só fumaça!

Alberto Miguéns

NOTA: Os Benfiquistas foram insultados. Já várias vezes. Não gosto de ser insultado. É uma coisa que me chateia. E já agora vou dormir! Pá!
12 comentários
  1. Lamentável como o presidente do sporting soube desprestigiar uma vez mais o seu cargo.
    Pinheiro de Azevedo tinha graça apesar de ter sido um primeiro ministro numa época em que era impossível governar com qualquer lógica ou razoabilidade democrática.
    O seu sobrinho neto não tem graça nenhuma. Para este mandato, eventualmente de 4 anos, mais do mesmo em dose igual ou mais do mesmo em dose reforçada?

    ResponderEliminar
  2. É só fumaça. O Glorioso é sereno !!!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite meus caros,
    O que me preocupa mais é que numa altura em que o sistema bancário está pelas ruas da amargura, deixando lesados milhares de contribuintes que pouparam durante toda uma vida, esses mesmos bancos estão a dar a palmada para o scp não afundar, nomeadamente o BCP e o Novo Banco. O ano transato só em vmoc foram 200 milhões, este ano já estão preparados mais 50, tudo com a complacência de quem nos governa e de quem explora até mais não o mesmo de sempre, o Zé Povinho.

    Para bruno carvalho assenta bem o ditado "com as calças do meu pai também eu sou homem", ou seja, com ajuda de bancos, Álvaro Sobrinho, que desapareceu com 4000 milhões do BESA, qualquer pobre diabo consegue governar.

    Até quando?????

    Abraço
    João B.
    Peniche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Barreto

      Infelizmente nesta questão temos telhados de vidro. O nosso clube +e um dos maiores caloteiros. Se é que o jornal Expresso está correcto!

      http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES

      107 080 000 milhões de vergonha em euros! Enquanto isto não for pago até ao último cêntimo não atiro pedras ao telhado do vizinho. Ensinou-me o meu querido pai!

      TRIsaudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Gostava de saber onde e que o SLBenfica e caloteiro?E que e melhor nao confundir LFV com o clube e que eu saiba nos pagamos os juros a tempo e horas,juros esses altissimos.Alem de que nos ultimos anos nos finaciamos com emprestimos obrigacionistas.Pode nao concordar com esta gestao,o que nao pode dizer e que somos caloteiros.E Pluribus Unum.PS:Insulto era se me chamem-se sportiguista.

      Eliminar
    3. Expressou-se mal ou não leu a notícia com atenção, são as únicas explicações que consigo encontrar para apelidar o Benfica de "caloteiro", o que é uma falsidade e até um insulto.

      Se há clube que não é "caloteiro" é o Sport Lisboa e Benfica, que tem pago tudo até ao último cêntimo, daí despender uma verba substancial com o pagamento de juros e não ter processos a correr em tribunal por dívidas que não teve capacidade (ou vontade) de pagar.

      E presumo que antes de falar de finanças tenha passado os olhos pelo mais recente relatório e contas, especificamente pela página 58, onde se pode constatar que nos últimos seis meses o Sport Lisboa e Benfica liquidou 10,546 milhões ao Novo Banco. Não me parece que isto seja uma "vergonha".

      Nem sequer percebeu a notícia que partilhou onde é publicada uma "lista dos 50 maiores clientes empresariais do Banco Espírito Santo". Sobre o Benfica não existe lá nada mais que isto, portanto caracterizar uma dívida (sobre o qual incidem juros que sempre foram pagos) como o acto de um "caloteiro" nada mais é que a sua opinião, e a ela tem direito, apesar de neste caso ser uma falsidade.

      Portanto não, o Sport Lisboa e Benfica nem é "caloteiro" nem uma "vergonha", a não ser que milhões de famílias e empresas em Portugal também o sejam, pois também devem dinheiro a instituições bancárias.

      Foi uma afirmação extremamente infeliz, mas que neste espaço é a excepção e não a regra.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    4. Caross

      Deixem de estar em fase de negação.

      Parte dessa dívida foi colocada por Amílcar Morais no "Banco Mau". Eu não vou colocar mais ligações até porque o tema de hoje é outro não é este. Este foi para responder a um comentário que falava de dívidas de outros. Procurem-nas. Que é fácil encontrá-las.

      Sausações TRIgloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Alberto Miguéns, uma coisa é ser devedor pagante, outra é ser devedor não pagante, eu explico, todos nós que compramos carro, casa, ou outro pedimos um valor ao banco que depois vamos pagando com juros por um determinado tempo, logo somos devedores pagantes, outra coisa é eu pedir dinheiro ao banco, ficar 10 anos sem pagar juros, caso não consiga pagar reverto isso em ações da minha SAD, mas chegado essa altura de pagar alargo por mais 10 anos sem juros, isso é ser um devedor não pagador.
    Por isso olhem para o relatório e contas do Benfica e vejam o quanto paga aos bancos todos os anos por ser um devedor pagador!
    Não confundam as coisas, porque dever todos devemos, aqui a questão é se pagamos ou não!

    ResponderEliminar
  5. Caro Pinheirinho

    É o último comentário acerca deste não assunto que publico. O tema do texto que publiquei pela meia-noite de ontem ou de hoje (conforme os gostos horários de cada um)não é este.

    Há uma tendência nos blogues feitos por Benfiquistas - todos diferentes mas depois todos iguais - que procuro sempre evitar.

    Seja que tema for vai dar sempre ao mesmo:

    1. O Benfica é sempre roubado pelos árbitros e os outro que estiver mais perto pontualmente do Benfica sempre beneficiado;

    2. No Benfica não há nada a melhorar (para uns) ou tem que ser tudo melhorada (para outros);

    Eu procuro (nem sempre consigo) sair deste »rangue-rangue» que se torna cansativo porque um diz 20, o outro diz 21, a seguir 19, depois outro afirma que afinal é 91, etecetra.

    O tema do texto de hoje é "a preocupação que o SCP pensa criar no Benfiquismo" não são as dívidas do SCP ou do Benfica nem quem paga ou não paga, nem quem sabe "mexer-se" melhor entre banqueiros que, na generalidade, roubam mais que os assaltantes de bancos. Estes por 500 euros (chega uma nota) de roubo num assalto a um balcão são presos de imediato se apanhados;

    5. Como não vou escrever mais acerca deste tema quem quiser saber mais no google basta colocar "Luís Filipe Vieira + Amílcar Morais" e encontra material para se entreter a tarde toda.

    TRIgloriosas Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  6. A questão é que nós temos dívida sim, bem como milhares de instituições cumpridoras, que tal como nós também pagam juros da mesma.
    Agora o sporting?????
    O que se tem visto é precisamente o contrário, vmoc atrás de vmoc e quando chega o momento do acerto, chuta para a frente mais 10 anos. Desculpem mas não acho isto normal...
    Mas claro que tudo tem nexo quando andam o ricciardi e o bettencourt a mexer as palhinhas para que tal aconteça.
    Se há coisa inadmissível é que nos comparem com essas gentes, porque somos um clube com dívida sim, mas cumprimos escrupulosamente com as nossas obrigações, ao contrário de outros.
    Recordo ainda que bruno carvalho, aquele que sempre foi contra fundos de jogadores, é o mesmo que trabalha com dinheiros obscuros de investidores que ninguém sabe quem são....uma pista...BESA!

    João B.
    Peniche.

    ResponderEliminar
  7. Caro João Barreto

    (Que saudades daquela boa petiscada em Peniche há uns anos)

    Publico o comentário acerca de um assunto que não está abordado no texto de hoje porque foi o Benfiquista que iniciou o comboio acerca das dívidas e eu ainda elevei (indevidamente) a parada.

    Última: Eu não "culpo" o SCP lá com as Veimoques e Cia ou como se designa aquela chicoespertice. Cada clube, empresa, entidade, família ou pessoa mexe-se na Banca conforme pode e deixam abancar. Negoceiam. O SCP fez um grande negócio? Pelo pouco que sei - pois não consigo andar com muito papel-moeda no bolso - digo SIM. Mas a "culpa" é do Sporting CP?! Não! É dos banqueiros que aceitaram! Se aceitaram por isto ou por aquilo o certo é que aceitaram. A maior parte dos banqueiros portugueses são as pessoas menos recomendáveis para mexerem em dinheiro. Vêm-se rodeados de tanta nota e devem pensar que é deles. Mentira. É de quem lhes emprestou para fazerem negócio com esse dinheiro e depois pagarem um juro abaixo do que cobrem. Agiotagem legalizada.

    É preciso ter cuidado com essa gente. Têm demasiados vícios para o muito dinheiro que têm à sua guarda. E dinheiro próprio muito curto para o que gostariam de poder ter. Gente vulgar a evitar.

    Vamos ao que interessa. O SCP não mete medo algum ao SLB. Cortina de fumo! Podem querer galgar muito, mas não podem dar um passo maior que a curta perna que têm. Entre o 7.º lugar e serem 2.ºs classificados o futuro próximo parece não ter astros alinhados para chegarem ao primeiro lugar. O único que outorga o título de campeão. Vice-campeão (primeiro dos derrotados) é falácia para quem não chega a campeão. É ser campeão dos últimos!

    TRIgloriosas Saudações (a caminho do 18 + 18 = 36)

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto Miguéns,
      Pensava que já não se lembrava eheheheh...Já tenho falado com o meu pai desse grande dia de quão gratificante foi falar do nosso Benfica com quatro grandes e ilustres benfiquistas, o Sr Viriato, o Sr Melo, o Sr do blogue anti-tripa(peço desculpa não recordo o nome) e consigo em especial, que considero ser património do nosso glorioso clube.
      É e será sempre um prazer ouvi-lo falar da gloriosa história do nosso querido clube.
      Ainda voltando à nossa conversa e só para terminar, considero que o que se está a fazer com o scp de bruno de carvalho é vergonhoso e deveria ser repudiado, não só por nós benfiquistas, como por todos os contribuintes cumpridores.
      Ao invés a nossa comunicação social e paineleiros deste país, preferem dignificar tais atos de quem os pratica, elogiando a forma "acrobática" como bruno de carvalho, com a ajuda dos seus infiltrados viscondes(ricciardi e bettencourt), tem conseguido ludibriar a banca.
      Recordo que o scp recentemente até retirou uma queixa que tinha em tribunal contra este último, vá-se lá saber porquê...
      Fosse connosco e cairia o Carmo e a trindade, mas eu até os compreendo ou não fosse a Cofina(Álvaro sobrinho) dona da maior parte da imprensa deste país.

      PS: eu e o meu pai teremos todo o gosto em recebê-los novamente e saborear um bom peixinho de Peniche, não temos é o vosso contacto, caso contrário, já os teríamos convidado.

      Abraço,
      João B.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: