SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 março 2017

Lágrimas e Suspiros

11 março 2017 0 Comentários
A JORNADA SÓ FICARÁ COMPLETA QUANDO TERMINAR O 9.º JOGO DESTA 25.ª RONDA: "GLORIOSO" versus CF "OS BELENENSES". O BENFICA VAI DESCOLAR PARA O TETRA.


Até lá o Benfica é líder pois perdeu 12 pontos (três empates e duas derrotas). O FC Porto perdeu 13 pontos (cinco empates e uma derrota). O FC Porto tendo mais um jogo (três pontos) está com 62 e o SLB tem 60. Mas as contas fazem-se no final. Do campeonato e de cada jornada. Por enquanto vejo os "vermelhos" com mais pontos para as 24 jornadas. Quem avançou na 25.ª chegou-se à frente. Se for sempre assim - o FCP e o SLB a somarem sempre três pontos - o SLB será TETRAcampeão (mesmo empatando) o Clássico de Portugal, na 27.ª jornada. 


NOTA: Gostava mais de ter um portista figura humana a chorar. Mas só encontrei este boneco na internet!
O FC Porto não lidera o campeonato. Está à frente da classificação provisória da 25.ª jornada. Só na segunda-feira - depois do último encontro realizado - se saberá se lidera ou não! O Benfica ser TETRAcampeão significará que liderou desde a 5.ª jornada. E não se vai dizer que esteve 15 minutos em 3.º lugar na jornada X,  20 horas em 2.º lugar na jornada Y e em 2.º lugar três dias na jornada 25!

O Benfica é favoritíssimo frente ao próximo adversário
O Benfica é TRIcampeão (será TETRA com justiça), joga na "Catedral" e o CF "Os Belenenses" disputa a manutenção. Acho alguma graça ao facto de se dizer que os jogos são todos difíceis,  são dez finais, etecetra, quanto todos sabem que não é assim. Quem diz, escreve e ouve. Quando não se diz há quem diga e escreva que devia ser dito.Ora bolas. Então assim ficamos a saber que são apenas palavras. Palavras leva-os o vento... 

A minha visão em termos e grau de dificuldade. Preparados com igual cuidado têm de ser todos.

Os jogos não serão todos difíceis (não vão ter todos o mesmo grau de dificuldade)
Há jogos mais fáceis que outros. O Benfica tem é que se preparar convenientemente conforme os adversários para explorar as fragilidades e minimizar as virtudes contrárias. Tem de os jogar TODOS como se fosse o último. Porque os dez para o 83.º campeonato nacional vão valer três pontos (30 pontos) - embora um tenha mais significado do que isso - outro apura para uma final, a 40.ª na competição nacional mais antiga (e acredito) o último encontro da temporada permitirá ao "Glorioso" conquistar a 29.ª Taça de Portugal (as três iniciais com a designação de Campeonato de Portugal). Quando vejo/oiço falar nessas dificuldades extremas depois ouço dizer: deve-se dizer SEMPRE isso para não mostrar sobranceria! Mas o importante não é o que os adeptos, comentadeiros ou dirigentes, até treinadores dizem e/ou escrevem. O fundamental é que os futebolistas pensem que não podem ser sobranceiros frente a qualquer adversário, esteja em 18.º lugar ou seja 2.º classificado! É necessário vencer qualquer deles, de uma forma ou de outra. Mais pela esquerda, pela direita ou pelo centro. Pressionando aqui ou ali. Ou seja, é serem profissionais! E têm mostrado que são. São TRIcampeões e lideram o quarto campeonato consecutivo.

O SL Benfica frente ao FC Porto
Será para mim o jogo "chave" (27.ª jornada) e o Dérbi (30.ª jornada) será o jogo do "título" para o da recepção ao Vitória SC Guimarães (33.ª jornada) ser o da "sagração". Isto porque o clube que sair na frente do campeonato, no final da 27.ª jornada, dificilmente perderá a liderança. Estamos em Portugal. De uma maneira ou de outra SLB ou FCP vencerão os restantes sete jogos, embora - em teoria - o calendário do FC Porto tenha deslocações mais complexas. Ainda é demasiado cedo falar/escrever acerca deste jogo porque o Benfica tem seis pontos para conquistar (na "Catedral" frente ao CF "Os Belenenses") e em Paços de Ferreira! Só passando segunda-feira para 63 e depois (sábado) para 66 pontos faz sentido pensar no FC Porto para chegar aos 69 pontos.

SUSPIROS

O Benfica não pode justificar derrotas/eliminações, por 0-4, com um ou dois erros (mesmo com 0-1, 1-1 no agregado da eliminatória) do árbitro, em Dortmund
Estou a pensar em mostrarmos capacidade para integrar um Superliga Europeia. Já falei nisso neste blogue (clicar). Não acredito que o Benfica seja convidado se essa tal Liga vier a existir. É uma questão capitalista. Mas há sempre uma esperança de podermos estar lá - prestígio europeu e mundial, dimensão demográfica e sociabilidade (como os Benfiquistas demonstraram em Dortmund) e potencialidade de crescimento - não podemos é fazer de "coitadinhos". Devemos, temos obrigação, de mostrar a indignação perante erros que nos prejudiquem. Mostrar que não somos tolos nem podem fazer passar-nos por tal. Mas acaba aí. Para além dos programas (des)desportivos (clicar) desprestigiantes continuarem a enlamear. Depois de sermos prejudicados, justificar que, por sermos "pobres" somos sistematicamente prejudicados não leva a lado algum. Então é melhor nem querer entrar na tal Superliga. Se forem 22 clubes (42 jornadas) do mais rico que existe na Europa vamos passar 42 jogos a lamentar-nos? É o melhor caminho para não nos quererem lá. A fazer choradinho como os adeptos - e os comentadores que lhes "tomam as dores" - que os "pequenos clubes" em Portugal  fazem connosco quando levam três ou quatro?

Acredita Benfica

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: