A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10/02/2017

Venham Mais Três!

10/02/2017 + 3 Comentários
ESTA SEXTA-FEIRA INICIA-SE UMA SEMANA EXIGENTE. HOJE, TERÇA-FEIRA (LIGA DOS CAMPEÕES) E DOMINGO (EM BRAGA).


É o "Glorioso" a iniciar a jornada que tem como expectativa a deslocação do FC Porto a Guimarães. Depois do Benfica vencer o FC Arouca colocando o FCP a quatro pontos vou contar quantas vezes se vai dizer/escrever a palavra "pressão". Essa sim real para o FCP.  


O SLB tem a confiança QB (depois da última vitória)
Para derrotar o FC Arouca e colocar o principal adversário na disputa da conquista do título a necessitar de vencer o Vitória SC. Ficar a três pontos (empate) ou a quatro (derrota) é começar a escorregar na pontuação. O FC Porto ficar a quatro pontos é, até, voltar a depender de "terceiros".


Estas jornadas - 21.ª até 26.ª - vão ter emoção redobrada até à realização do "Clássico de Portugal"
Na 27.ª jornada, logo no início de Abril. Vamos «andar no elástico» ou um dos clubes fica a depender dos outros. Que seja o FC Porto!


26 GLORIOSOS DO PLANTEL 2016/17
Previsão pessoal (tendo em conta o que penso ser o critério de Rui Vitória):
TitularesSuplentesConvocados não utilizados

(clicar em cima da imagem para obter melhor visualização)
NOTA: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente não utilizado;Convocado não utilizado; L - Lesionado; NC – Não convocado; AA – Suspenso por amostragem de cartão vermelho (duplo amarelo)/expulsão; A – Assistências para goloG – Golos; Pedro Pereira e Filipe Augusto têm vários jogos efectuados em 2016/17 nos clubes de onde foram transferidos para o “Glorioso”; Jogadores não inscritos na Liga dos Campeões




Nove jogos: sete vitórias, um empate e aquela derrota
Entre a estreia na Taça de Portugal (V 5-1) e o último encontro no Campeonato Nacional (V 2-1) mais cinco vitórias. Um empate e uma derrota terão de ser sempre excepções num Benfica frente ao FC Arouca. Apesar da qualidade sustentada que este clube revela desde que chegou ao topo do futebol português: 2013/14 (12.º), 2014/15 (16.º), 2015/16 (5.º) e 2016/17 (9.º no final da primeira volta)

                 JOGOS TOTAIS
POR COMPETIÇÃO com FC Arouca
Competição
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
9
7
1
1
25
7
Campeonato Nacional
7
7
1
1
16
6
Taça de Portugal
   1
1
-
-
5
  1
Taça da Liga
   1
1
-
-
4
0

Qualquer resultado que não seja a vitória é impensável
Pela pequena história de jogos entre os dois clubes mas decisivamente pela importância dos três pontos nesta edição do campeonato nacional só a vitória é resultado aceitável.

                 JOGOS TOTAIS na “CATEDRAL”
POR COMPETIÇÃO com FC Arouca
Competição
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
5
4
1
-
18
4
Campeonato Nacional
3
2
1
-
9
3
Taça de Portugal
1
1
-
-
5
  1
Taça da Liga
1
1
-
-
4
0

Invicto em casa cedendo apenas um empate (em cinco jogos)
Três de goleada (5-1/TP, 4-0/CN e 4-0/TL) e um com 3-1. Que o “Glorioso” mantenha a invencibilidade mas passando a somar cinco vitórias mantendo-se aquele empate, em 2013/14 como uma “Ilha”.

    TODOS OS 9 SLBENFICA vs FC Arouca
Jogo
N.º
Época
Comp
Sit
V
E
D
Marcadores


01


10/11


TP


C


5-1


(23) Kardec
(31) Saviola
(44) Kardec
(65) Luisão
(85) Gaitán
02
13/14
CN
C
2-2

(39) Rodrigo
(83) Lima
03
CN
F
2-0


(45) Rodrigo
(54) Gaitán

04

14/15

CN


C

4-0


(74) Talisca
(80) Derley
(83) Salvio
(88) Jonas

05

TL


C

4-0


(30) Pizzi
(41) Cristante
(82) Salvio
(83) Jonas

06

CN

F
3-1


(50) Jonas
(55) Lima
(76) Lima
07
15/16
CN
F


0-1
--------------

08
CN
C
3-1


(02) Pizzi
(18) Mitroglou
(67) Jonas
09
16/17
CN
F
2-1


(15) N. Semedo
(51) Lisandro
10
CN
C




TOTAIS
9 J – 7 V 1 E1 D (25/6)

Jonas (com quatro golos) lidera
Uma lista com 13 Gloriosos para 25 Golo-riosos: Jonas (4), Lima (3), Kardec (2), Rodrigo (2), Gaitán (2), Salvio (2)Pizzi (2), Saviola, Luisão, Talisca, Derley, Cristante,  Mitroglou, Nélson SemedoLisandro. Temos sete futebolistas no plantel - cinco convocados - para elevarem a contagem. E muitos mais para se estrearem.

Carrega Benfica!


Alberto Miguéns
3 comentários
comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    Depois de hoje "ouler" o ex Vice Silva, ou o nº2 Lisandro Silva, temo pelo futuro do seu Clube neste campeonato (e acredite que o respeito muito como Benfiquista puro, ontem por exemplo li o seu post, com extraordinarios nacos de antanho, como li outro anterior, sobre o Mestre Candido como protagonista, mas, continuo intrigado com a relação estranha CO/Benfica), mas vou "aspar" a coisa editada na Bolha na SGPS do Delgado&Guerra (o Mestre Candido, deve dar voltas, e voltas...) ;

    "Pobres sportinguistas! Até chego a ter pena deles. Porque, a partir de agora, e embora a nós, nos faltem, em teoria (espero que na prática, também) 20 jogos (14+3+7) para acabar a época, a eles faltam 14...
    Ou melhor, falta um.
    O que vão jogar contra nós, porque esse é o único que querem ganhar. De facto... ao que chegaram. E para isso... pagam oito milhões/ano a um treinador.
    Pobre Sporting!!!"

    Enfim, creio que ninguem precisa de legenda, e recordo que o Benfica vai a Alvalade na Jornada 30, e por favor escreva, o FC Porto será Campeão em Maio (em Maio de 2016, por respeito ao seu Benfiquismo, deixei-lhe aqui os meus sinceros parabéns).

    Confesso, mas também lamento, pobre Sport Lisboa e Bieira, dos Silvas, dos Guerras, dos Benturas e quejandos... Algures numa primavera num Domingo quente de 1973, conheci ainda criança num marcante FC Porto 2 Benfica 2 no Estádio das Antas (foi o Heredia que me marcou, e não o Senhor Eusébio, e ambos marcaram), mas como dizia, conheci o Dr Borges Coutinho, será que esse Senhor, e o outrora respeitado Benfica merecem esses Silvas? O Sporting, independentemente dos Brunos e Jesus desta vida, não merecerá ser respeitado? Consta que boas práticas, e lealdade será, ver o nosso adversário KO, e não o humilhar nem subjugar, mas sim respeitar....

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Representante dos Portistas do Bairro da Graça

      1. Hipóteses em relação a Cândido de Oliveira só entendo duas: 1.1 De facto António Ribeiro dos Reis não quis que ele voltasse porque se quisesse houve muitas oportunidades entre 1926 e 1954; 1.2 Não se proporcionou. Quando ele quis (se é que queria) o Benfica não aceitou. Quando o Benfica queria (se é que queria) Mestre Cândido estava ocupado com outros assuntos ou a vinculado a outros clubes como treinador.

      2. Certezas quanto a Cândido de Oliveira: 2.1 No final da temporada de 1919/20 os Benfiquistas, de futebolistas a dirigentes e associados, ficaram indignados com o capitão da 1.ª categoria (de Honra) ter virado costas ao seu clube de sempre e levado consigo duas mãos cheias de futebolistas das quatro categorias para fundar o Casa Pia AC, em 3 de Julho de 1920; 2.2 Acredito em Mário Wilson que me disse (pelo menos duas vezes) que Cândido de Oliveira não era do Benfica nem tinha simpatia por nenhum outro clube. O clube dele chamava-se Futebol.

      3. Eu também penso que todos esses de que fala se estão a preocupar sem razão e a dar importância a mais ao Sporting CP. São feitios. Quando alguns deles até diziam que o treinador que agora está no SCP era um dos três melhores de sempre do Benfica!

      4. Se o FC Porto for campeão (espero bem que não!) esses que andam a dar importância ao Sporting CP, a dez pontos, também contribuem (nem que seja com 0.01 por cento) para fazer do FCP campeão nacional.

      Saudações do TRIcampeão para este leitor portista que é um prazer ter como leitor assíduo deste blogue do Benfica. E que sabe que eu distingo o portismo (que respeito) do porteirismo (que abomino).

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Na temporada 10/11 para a T Portugal, o FC Arouca pela primeira vez defrontou o Benfica, recordo-me bem dessa partida, e li uma tarja na Luz via Sport TV: "O Arouca, nunca perdeu aqui"!

    Certo é que o FC Arouca do Afonso Pinto de Magalhaes, na 2ª visita à Luz empatou a dois golos, três anos mais tarde dessa primeira vez!

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail