A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17/01/2017

Não Dar Abébias!

17/01/2017 + 5 Comentários API
É PRECISO TER OS MELHORES FUTEBOLISTAS NAS MELHORES CONDIÇÕES PARA CONQUISTAR O TETRA E SEIS! E ISSO QUER DIZER...TER OS MELHORES DISPONÍVEIS PARA AS JORNADAS DO CAMPEONATO NACIONAL.


Rui Vitória tem cometido pouquíssimos equívocos. O "problema" é que um treinador do Benfica está sujeito a isso! Acredito que continua a ter como prioridade conquistar o campeonato nacional. E como bom treinador, sabe como chegar lá. Eu não sei de certeza! Só de «paleio» e isso é curto. O "Glorioso" tem quatro pontos de vantagem. Não podemos ceder mais pontos enquanto o FC Porto não os ceder primeiro. Para não depender dele...mas sim de nós!

Grande Plantel
O "Glorioso" 2016/17 é talvez o melhor plantel da Gloriosa História. Em 113 temporadas. O que não quer dizer que se consiga fazer o melhor onze. Já houve plantéis menos "ricos" em que se extraíam "melhores onzes". Uns trinta. Mas isso é outro assunto. 


Plantel no "rasganço". Dois exemplos:
1. Já escrevi neste blogue - embora numa resposta a um comentário - que fiquei estupefacto quando vi Pizzi regressar do intervalo, em Guimarães, na última jornada da Taça da Liga, com o SLB a vencer por 2-0 chegando o empate para seguir em frente! Pizzi fez 90 minutos. Era necessário para não sofrer o 2-3 e ser eliminado das meias-finais ou fainal fóre como se diz agora em português moderno? O New Agreement Orthographic é o culpado! O pessoal gosta de falar e respeitar o português correcto! No final do jogo em Guimarães pensei que Pizzi não jogaria frente ao Boavista FC. Quando vi Pizzi no onze inicial do último jogo fiquei incrédulo. Por isso é que sou treinador de bancada! 
2. André Almeida está há dez jogos consecutivos a fazer 90 minutos. Na esquerda e na direita para descansar Nélson Semedo. Mas Lindelöf não pode jogar na equipa principal do SLB como lateral direito em jogos menos exigentes, porque há maior margem de erro, na Taça da Liga e na Taça de Portugal? Frente ao FC Vizela nem foi convocado. Antes frente ao FC Paços de Ferreira foi convocado e remetido para a bancada! Uma defesa Lindelöf, Luisão ou Lisandro, Jardel e Yuri Ribeiro não dá para eliminar o Leixões SC na "Catedral"? Desde que esteja uma semana a treinar e entrosar? E Danilo ou André Horta não chegam como médio-centro-atacante (no futebolês "a oito") para a equipa de um clube que perdeu no Caixa Futebol Campus com a Gloriosa Equipa B? Pelos vistos não. Por isso é que sou treinador de bancada! E o Futebol uma Ciência Oculta!

                GLORIOSO PLANTEL PARA 2016/17

   (clicar em cima da imagem para obter melhor visualização)

NOTA: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente não utilizado; Convocado não utilizado; L - Lesionado; NC – Não convocado; NI – Não inscrito; AA – Suspenso por amostragem de cartão vermelho (duplo amarelo)/expulsão; A – Assistências para golo; G – Golos

Fundamental saber gerir os futebolistas em função das competições
O campeonato nacional é sempre prioritário porque é a competição que depende menos das "circunstâncias" por ser uma maratona futebolística. Não faz sentido tornar o jogo com o CD Tondela mais complicado para proteger o plantel frente a um dos últimos classificados da Segunda Liga. Tal como depois colocar o jogo em Setúbal como secundário para conquistar a Taça da Liga. É que não faz sentido. Porque o Benfica tem dois plantéis, embora "manco" devido à dupla lesão - Grimaldo e Eliseu - na lateral esquerda.

CALENDÁRIO DE JOGOS ENTRE JANEIRO E MAIO.2017)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
18
QUA
Leixões SC
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
CD Tondela
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
Moreirense FC
Taça  da L iga/MF
Neutro/Algarve
28
SÁB
Vitória SC Setúbal
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
29
DOM
(?) Ven. SCB/VFC
Taça  da Liga/FINAL
Neutro/Algarve
F
E
V
E
R
E
I
R
O
01
QUA
Vitória SC Setúbal
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB
08
QUA



10
SEX
FC Arouca
Primeira Liga.21
Casa/ SLB
14
TER
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Casa/ SLB
19
DOM
SC Braga
Primeira Liga.22
Fora/ Braga
22
QUA



26
DOM
GD Chaves
Primeira Liga.23
Casa/ SLB
M
A
R
Ç
O
01
QUA
(?) Venc. GDEP/AAC
Taça Portugal.MF- 1.ª
Fora/ ?
05
DOM
CD Feirense
Primeira Liga.24
Fora/ Feira
08
QUA
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Fora/ Dortmund
11
SÁB
CF “Os Belenenses”
Primeira Liga.25
Casa/ SLB
15
QUA



19
DOM
FC Paços de Ferreira
Primeira Liga.26
Fora/ P. Ferreira
22
QUA

Jogos das Selecções
26
DOM
29
QUA
A
B
R
I
L
02
DOM
 FC Porto
Primeira Liga.27
  Casa/ SLB
05
QUA
(?) Venc. GDEP/AAC
Taça Portugal. MF- 2.ª
Casa/ ?
09
DOM
 Moreirense FC
Primeira Liga.28
 Fora/ M. Cónegos
12
QUA
?
Liga Campeões.1/4 – 1
?
15
SÁB
 CS Marítimo
Primeira Liga.29
 Casa/ SLB
19
QUA
?
Liga Campeões.1/4 – 2
?
23
DOM
 Sporting CP
Primeira Liga.30
 Fora/ José Alvalade
26
QUA



30
DOM
 GD Estoril Praia
Primeira Liga.31
 Casa/ SLB
M
A
I
O
03
QUA
?
Liga Campeões. MF – 1
?
07
DOM
 Rio Ave FC
Primeira Liga.32
 Fora/ Vila Conde
10
QUA
?
Liga Campeões. MF – 2
?
14
DOM
 Vitória SC Guimarães
Primeira Liga.33
 Casa/ SLB
17
QUA



21
DOM
 Boavista FC
Primeira Liga.34
 Fora/ Porto
24
QUA



28
DOM
?
Taça Portugal. FINAL
 Neutro/ Jamor
31
QUA



JUN
03
SÁB
?
Liga Campeões.FINAL
 Neutro/ Cardiff
NOTAS: 1. Se o SL Benfica e/ou Vitória FC Setúbal forem finalistas na Taça da Liga a 19.ª jornada disputa-se em 1 de Fevereiro de 2017

Acorda Benfica! Atirar o Leixões SC para fora da Taça e somar três pontos frente ao CD Tondela!

Alberto Miguéns



NOTA: As cinco próximas jornadas – 18.ª à 22.ª - vão definir muito. Que clube – SLB ou FCP - tem ou não tem estofo de campeão. Se o Benfica estiver na liderança, mesmo com quatro pontos e a receber o FC Porto (na 27.ª jornada) em desespero de quatro épocas “em branco” é campeão!

18.ª: 
SLB - CD Tondela
FCP - Rio Ave FC

19.ª:
GD Estoril Praia - FCP (28 de Janeiro)
VFC Setúbal - SLB (dia 1 de Fevereiro)

20.ª:
SLB - CD Nacional
FCP - Sporting CP

21.ª:
SLB - FC Arouca
VSC Guimarães - FCP

22.ª:
SC Braga - SLB
FCP - CD Tondela
5 comentários
comentários
  1. De acordo em tudo!
    Como sabe que o Setúbal-Benfica é a 01 de Fevereiro? Oficialmente se o SLB chegar à final da Taça da Liga esse desafio poderá antes ser a 02 Fevereiro, ou não?

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário Sá

    Pode. Está calendarizado para esse dia desde Julho de 2016 (tal como todas as jornadas para as 16:00 de domingo) mas os clubes e a LPFP podem chegar a acordo.

    TRIsaudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  3. Não acho que este seja o melhor plantel de sempre, aliás, não é preciso recuar muitos anos, mas acho que este ano temos um treinador que consegue potenciar qualquer jogador que tenha, uns mais rápido que outros. Basta ver a ondas de lesões e contar o número de jogos que JJ ganhou no último ano sempre que não teve Gaitán. Você que adora estatísticas aí está uma boa pesquisa.
    Acho até que este plantel é algo desequilibrado, ainda talvez culpa do estilo de jogo do treinador anterior, pois jogadores como o Salvio só olha(va)m para a frente.
    Mas para responder á questão do Pizzi, neste plantel não há ninguém que consiga dar o que Pizzi dá, e na minha opinião, mais que Renato Sanches, foi a passagem do Pizzi para a ala que nos deu o campeonato anterior, Jonas, mas Jonas joga mais à frente. Por isso joga e por isso vai cometer erros devido a cansaço, se o Fejsa é o pulmão desta equipa, o Jonas a chuteira, o Pizzi é o cérebro.
    Por isso me dano ler por esses blogs benfiquistas adeptos que ainda não valorizam o trabalho de RV, e ainda mais a detestar o Pizzi, citando o nosso pm, "é poucochinho", mas é o melhor que temos.
    Leio este e outros blogs que me aparecem no feed, e sei que neste o tom não é igual ao ngb, onde sempre que não se ganha aparecem alguns idiotas a criticar tudo o que se faz, no final é um jogo de futebol, e no futebol há mais variáveis e mais incerteza no resultado do que noutro desporto, talvez por isso a beleza, mas não podemos ganhar sempre, haverá alturas que até nem seremos a melhor equipa e vamos ganhar ou o contrário. Não fosse assim e as casas de apostas não faziam lucro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim são os 26 melhores jogadores de sempre reunidos numa temporada. Mas há muitas outras épocas com 15/16 melhores jogadores que os 15/16 melhores jogadores de 2016/17, embora isso seja sempre subjectivo.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Caro Dr Alberto,

    Observando apenas as proximas 5 jornadas que deixou em cima, temos de considerar que o Benfica tem um calendário bem mais simpático versus o do FC Porto, mas, há sempre um mas... Vejamos, entre 21/22 de Janeiro, e 18/19 de Fevereiro, cerca de 30 dias, ou um mês, o Benfica disputará as tais 5 jornadas do Campeonato, e ainda, uma eliminatória da T Portugal, duas partidas na final four no Algarve, e um jogo da Champions com o B Dortmund na Luz, isto é, 9 partidas oficiais, 4 delas a meio da semana. Inversamente, o FC Porto em igual período, disputará apenas as 5 partidas/jornadas para o Campeonato (Sporting, e VSC em Guimaraes, ambas de elevado grau de dificuldade), mas sem competição a meio da semana, e todos sabemos as sequelas que ficam quando há uma grande densidade competitiva!

    Isto é, até à Jornada 22, se o Benfica teóricamente tem uma sequencia de jogos para o Campeonato bem simpática, o FC Porto não poderá afirmar o mesmo. Mas, em contraste, nos proximos 30 dias, o Benfica disputará 9 partidas oficiais (4 delas a meio da semana), já o FC Porto jogará apenas as 5 Jornadas do Campeonato, semana a semana, podendo naturalmente preparar as partidas do Campeonato com regulares unidades de treino, sem ter interrupções com competição. Se eventualmente o FC Porto vencer a jornada dupla: 20 e 21 com Sporting e VSC em Guimaraes, o FC Porto embala, isto se, até lá, não "tropeçar" no históricamente/tradicionalmente sempre complicado Coimbra da Mota (Pedroto que o diga)!

    Saudações des_portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail