SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 janeiro 2017

2017? Quero Ser Tetracampeão

01 janeiro 2017 9 Comentários
NÃO HÁ VOLTA A DAR!

SER TETRA! TETRA! TETRATETRA!  


Para lá de Gloriosas Efemérides Centenárias importantes (como se houvesse alguma data no Benfica que não seja importante!) o facto do "Glorioso" há cem anos já ter a bonita idade de 13 anos permite ter acontecimentos dignos de registo. Há pelo menos um para todos os meses de 1917. Em breve haverá para todos os dias de cada ano.


1917: Ano importante no Clube por que:

NOTA INICIAL: Não tenho - ainda não tenho, mas quero acreditar que um dia terei... - acontecimentos para os 365 dias mas apenas para 204. Destes, destaco doze, os que considero mais importantes, um para cada mês do ano. Por isso não são os 12 melhores momentos de 1917, visto existirem vários acontecimentos importantes concentrados em alguns meses. O Benfica manteve-se em actividade no Ciclismo, Ginástica, Natação, Pólo Aquático, bem como no Atletismo (destaque em Março) e iniciou-se no Hóquei em Patins (destaque em Agosto) e na Patinagem (destaque em Setembro). Em Julho e Agosto – se o critério não fosse uma efeméride mensal – todas as outras quatro modalidades poderiam merecer destaque.

JANEIRO (mês 155 após a fundação)

14: Em Futebol, na 2.ª jornada (adiada) do campeonato regional vitória, por 5-0, frente ao Lisboa FC, no campo da Amadora. No final da 1.ª volta o "Glorioso" seguia isolado com 6 pontos, invicto, com três vitórias e 10/1 em golos.



FEVEREIRO (mês 156)

10: Em Futebol, a 1.ª categoria desloca-se à cidade do Porto, derrotando por 9-1, o FC Porto, no seu Campo da Constituição.



MARÇO (mês 157)

18: Em Atletismo, a equipa de corta-mato conquista a “Taça Amadora”.



ABRIL (mês 158)

01: Em Futebol, a 1.ª categoria conquista o Bicampeonato Regional após empatar sem golos com o Sporting CP na última jornada, em que foi inaugurado o novo campo do SCP, no topo do Campo Grande. Espaço anteriormente -desde 1912 - ocupado pelo Lisboa FC. E que em 5 de Outubro de 1941 seria o campo com bancadas ao seu redor: a "Quinta Catedral".



MAIO (mês 159)

27: Em Futebol, na Taça de Honra de Lisboa, o "Glorioso" perde, por 1-4, com o Sporting CP na despedida do Campo de Sete Rios.



JUNHO (mês 160)

01: No Clube, tenta resolver-se a situação financeira delicada contraindo empréstimos. A acção de Cosme Damião, depois coadjuvado por Bento Mântua vai ser decisiva para não deixar alastrar o problema.



JULHO (mês 161)

22: No Clube, realizam-se as eleições com mandatos anuais. É eleito pela primeira vez o presidente da Direcção, Bento Mântua. Ficaria, ininterruptamente no cargo, com sucessivas reeleições anuais até 1926.




AGOSTO (mês 162)

19: Em Hóquei em Patins, a 1.ª categoria estreia-se a representar o Clube num jogo, com uma vitória por 5-0 frente ao Hockey Club de Carcavelos. No dia anterior (18) a 2.ª categoria empata sem golos frente ao mesmo adversário.


SETEMBRO (mês 163)

02: Em Patinagem, realiza-se um grandioso Festival com o rinque iluminado majestosamente e com dezenas de patinadores de ambos os sexos.



OUTUBRO (mês 164)

28: Em Futebol, a 2.ª categoria inicia a época derrotando o Sporting CP, por 3-1, no Campo Grande. No final da temporada de 1917/18 sagrou-se campeã regional.


NOVEMBRO (mês 165)

11: Em Futebol, é inaugurado o campo de Benfica (Quinta de Marrocos) com uma derrota, por 0-1, frente ao Sporting CP para disputar a “Taça Cosme Damião”.



DEZEMBRO (mês 166)

16: Em Futebol, tem início o campeonato regional com uma vitória, por 2-0, frente ao Império LC. A 1.ª jornada que iria trazer o segundo TRIcampeonato para o Benfica. O sétimo título em nove temporadas.




Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Infelizmente, tal como desde 1914, o enorme conflito bélico da Grande Guerra concentrava praticamente a totalidade da Imprensa, quer nos assuntos escritos, quer nas imagens. Restou pouco para o desporto e ainda muito menos para o futebol. Ao longo do ano assim que se assinalarem os centenários de cada efeméride hei-de tentar conseguir imagens dos acontecimentos que se realizaram há cem anos. Prometo procurar, não prometo encontrar. As imagens que estão publicadas são de acontecimentos semelhantes não correspondendo à efeméride citada. As restrições provocadas pela I Guerra Mundial inviabilizavam a publicação de fotografias de acontecimentos desportivos em número aceitável e habitual até 1916.

O que domina graficamente jornais e revistas quando se pesquisa o Benfica durante 1917 - ano da Revolução Russa (Novembro) e de Sidónio Pais (Dezembro) - são imagens como estas (para evitar os gaseados das trincheiras):


9 comentários
  1. Um grande ano de 2017 para si, desejo que estendo a todos os Benfiquistas.
    Que seja o ano histórico do nosso tetra.
    Mais um ano de harmonia e de crescimento do Clube.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Feliz Ano Novo! O TETRA é o sonho de todos os Benfiquistas!...

    Jorge Gomes

    ResponderEliminar
  3. Boa noite e um bom ano, Alberto!

    Queria só passar por aqui para deixar o link de um vídeo que anda a correr os facebooks e afins do Sporting com a teoria dos 22 campeonatos, deixando inclusivemente algumas citações e referências deste grande blog.

    https://www.youtube.com/watch?v=X46ckkTVNyY

    Mesmo depois da confirmação da FPF, querem criar novos mitos e viver na ilusão.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado

      Não vou ver, mas certamente que as referências serão positivas. Este blogue sempre se bateu e baterá pela verdade e honra a quem no passado soube ser digno no presente!

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Boa tarde Alberto Miguéns.

    Começo este novo ano por lhe fazer um pedido. Há algum tempo atrás tinha prometido que publicava neste blog um documento que provava que o o processo que havia juntando o Sport Lisboa com o Grup Sport Benfica, em 1906, tinha sido de aglutinação e não de "fusão" como os sportinguistas afirmam.

    Pergunto-lhe se já publicou esse documento, e eu não notei?

    Muitíssimo obrigado e votos de um feliz ano novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Eu penso que já lhe respondi numa "resposta" deste tipo, mas ao que parece - nem eu tenho a certeza - não encaixou.

      Tenho de fazer brevemente um texto, daqueles editados pela meia-noite, do tipo "É Mesmo Só Acerca de Uma Resposta Perdida".

      Neste momento não tenho acesso ao documento original - a acta em que foi decidido que os clubes se juntavam e cada um não perdia a sua identidade - cujo livro de actas original está exposto (dentro de uma vitrina) no Museu. O que vou fazer é publicar uma acta "menor" em que se escreveu junção. Junção não é fusão. Por exemplo quando duas pessoas casam não há uma fusão, há uma junção. Continuam a ser dois seres diferentes embora depois os filhos sejam "a fusão". Publicarei essa "acta" menor". Menor porque não é a acta específica. Essa está no Museu (como escrevi atrás) e não tenho acesso a ela. E como sabe o Benfica (dirigentes) actuais até tentaram passar os fundadores de 24 para 10 e não considerar Cosme Damião fundador. Aliás Júlio Cosme Damião como lhe chamaram à época (2011/12). E considerar que o Clube não foi fundado em 28 de Fevereiro de 1904...foi-se fundando estando como tal em condições de ser considerado um clube em Agosto de 1904. Dessas pessoas - quem queria fazer isso - só Ricardo Serrado não está já no SLB. Actualmente - se ainda não foi demitido - é o director do Museu do Sporting CP. Mas foi o mentor e todos os seus apaniguados continuam no Benfica. Também explicarei isso, como publicarei digitalizações de excertos da História do SLB 1904 - 1954, onde se escreve acerca da tal acta a que não tenho acesso porque no Benfica não querem que se toque no assunto. Se eu soubesse que um dia seria assim tinha digitalizado essa acta quando os documentos andavam por lá em caixotes de papelão tendo eu a preocupação de os colocar em armários fechados à chave, mas não tardava muito voltavam aos caixotes de papelão. E eu teimoso voltava a fechá-los à chave para não se perderem. Vidas.

      Em breve farei esse texto mas não espere muito diferente do teor desta resposta porque, de momento, só lhe posso dar pouco.

      TRIgloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Pedindo desculpa e permissão ao autor do blog...deixo S ó mais uma "achega" na questão dos 18... Com base numa capa do recor de 1994, nasceu a teoria que o Benfica (e toda gente...) tinha passado a contabilizar as ligas de 1934 a 28 apenas no princípio deste século. De facto, o record contabilizava apenas 27 títulos em 1994, mas era o record... Pq a insuapeitissima Gazeta dos desportos, como o jornal do Bemfica, como a bola, e podia continuar... Contavam os 30. 30 campeonatos em 1994, 31 em 2005 e por aí em diante. Chega deste "peditório"...aqui fica a capa da Gazeta que encontrei num blog. Abraco, mtc https://1.bp.blogspot.com/-e4co-Pd9GMw/V0RqIX4Ej3I/AAAAAAAADc4/b87wpS-zA4Mcl_Pk17TZZz5rGukMsC-gACKgB/s1600/19940527-gazeta.jpg

    ResponderEliminar
  6. Boa noite caro Alberto Miguéns,

    Efectivamente já me tinha respondido a esta questão, mas como já se passou algum tempo decidi voltar a insistir, nem que fosse para ficar a saber se já tinha ou não sido publicada a resposta neste blog fantástico.

    Agradeço desde já a informação que me apresenta na sua resposta, alguma da qual já tinha conhecimento pela leitura assídua que faço do seu blog. É de lamentar que a história do nosso clube seja tão mal tratada por quem trabalha no Benfica, quem sabe no futuro estas pessoas não estejam mais presentes e possamos finalmente ter acesso à documentação.

    Sendo assim aguardo ansiosamente pela "acta menor" que me descreve na sua resposta. A verdade sobre a história do Benfica agradece. Causa-me bastante repudio a forma como os adeptos verdes escrevem sobre a data de fundação do nosso clube sem apresentarem quaisquer documentos de registo da sua fundação em datas posteriores à de Fevereiro de 1904.

    Saudações gloriosas
    Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Diogo

      Mesmo que nos coloquem dificuldades...nós avançamos sempre. À Benfica! Salvaguardados pelo rigor e verdade não temos de olhar para trás. Ter receio!

      1. Podia ser um texto inequívoco com a tal acta. Assim resta reproduzir uma outra acta que "aflora" o assunto - pois a reunião que regista - não tinha por objectivo definir os parâmetros da junção, mas apenas os conceitos básicos;

      2. Depois coloco a opinião de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva acerca da "tal acta" que infelizmente não reproduziram na História do Clube, apenas a comentam e descrevem;

      3. Depois eu dou a minha opinião e...

      ...ficamos em suspenso por um dia, uma semana, um mês, um ano, dez anos ou mais? Não sabemos. Mas um dia este blogue, se ainda existir, publicará essa acta que alicerça desde 13 de Setembro de 1908 que a fundação do SLB deve reportar a 28 de Fevereiro de 1904!

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: