A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01/11/2016

Só a Vitória Interessa

01/11/2016 + 0 Comentários
EM TERCEIRO LUGAR NO GRUPO INTERESSA AO “GLORIOSO” SOMAR TRÊS PONTOS E ESPERAR…


Vencendo hoje, será nos dois jogos finais – em Istambul (Besiktas JK) e na “Catedral” (SSC Nápoles) – que será possível garantir a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Mesmo o primeiro lugar é possível, ainda que dependa do resultado do clube napolitano hoje em Istambul. Uma vitória (nove pontos) e receber o campeão ucraniano em Nápoles (12 pontos) permitirá ao “Glorioso” - com duas vitórias (dez pontos) - "levar" para a última jornada a discussão do primeiro lugar. O SLB o máximo de pontuação que poderá ter são 13 pontos (três vitórias nos três jogos em falta). Seria óptimo o SLB (dez pontos) receber o SSC Nápoles (mesmo com 12 pontos). Mas...para isso é necessário vencer hoje! Só depois de hoje se poderá pensar em «amanhã» (23 de Novembro) e «depois-de-amanhã» (6 de Dezembro). O certo é que o "Glorioso" para poder decidir o primeiro lugar do grupo tem de manter-se SEMPRE, pelo menos, a dois pontos da liderança. É o mínimo. O máximo é passar para a liderança: igualar hoje ou ficar muito próximo e ultrapassar na próxima jornada!


Um plantel à espera de continuar a recuperar "pontos perdidos"
Os futebolistas são mais do que suficientes para derrotarem pela segunda vez o FC Dínamo Kiev. Marcar dois golos - ao marcar o primeiro não esperar pelo segundo que foi o erro frente ao Besiktas JK - e obrigar o adversário a correr. O campeão ucraniano (um ponto) joga a sobrevivência nas competições europeias, via Liga Europa. Será terceiro ou quarto classificado. O SLB vai colocá-los onde mostram ter futebol. Em 4.º lugar. No fundo. Os outros dois clubes do grupo que os tirem de lá! 

Previsão pessoal (tendo em conta o que penso ser o critério de Rui Vitória):
Titulares; Suplentes; Convocados não utilizados
(clicar sobre a imagem para conseguir melhor visualização)
NOTA: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente utilizado substituído; Titular substituído que reentrou; Suplente não utilizado; Convocado não utilizado; L - Lesionado; F – Férias; NC – Não convocado; NI – Não inscrito; SN – Convocado para selecções nacionais; A – Assistências para golo; G – Golos

Que o plantel do Benfica é superior ninguém tem dúvidas
Mas também ninguém tem dúvidas que é em campo, durante os 90 minutos, que isso tem de ser provado. É assim no desporto. Temos confiança neles. Eles sabem que nós confiamos. Nós estamos lá para os apoiar. Eles sabem o que fazer para estilhaçar a linha de golo da baliza do campeão ucraniano. Estão reunidas as condições para o "Glorioso" somar mais três pontos.

O Benfica já teve dois percalços na "Catedral"
Perdendo com dois clubes ucranianos (ambas por 0-1). No único confronto entre o Benfica e o clube mais popular da Ucrânia ainda na "Saudosa Catedral" o Benfica, numa noite perfeita, derrotou o FC Dínamo Kiev, por 5-0. Em cinco jogos, três vitórias e duas derrotas, com dez golos marcados e dois sofridos. Ou seja, o Benfica sempre que venceu não sofreu golos (três jogos) e sempre que perdeu (dois jogos) não marcou golos!

JOGOS DO BENFICA COM ADVERSÁRIOS DA UCRÂNIA*
* Incluindo quando o território estava integrado na URSS
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D
80/81
Tor
Santiago
Bernabéu
Madrid
N
FC Dínamo Kiev
1-2
89/90
TCE
(1/4)
Luz
Lisboa
C
FC Dnipro
Dnipropetrovsk
1-0


Meteor
Dneprop.
F
3-0


91/92
LC *
(FG)
Central
Kiev
F
FC Dínamo Kiev
0-1
Luz
Lisboa
C
5-0
06/07
Par
Municipal
Yverdon
N
FC Shakhtar 
2-0


07/08
LC
(FG)
SLB
Lisboa
C
FC Shakhtar 


0-1
Olímpico
Donetsk
F
2-1


08/09
LE
(FG)
SLB
Lisboa
C
  FC Metalist
   Carcóvia


0-1
09/10
Par
T. Chenes
Genebra
N
FC Shakhtar 
2-0


LE
(P-E)
SLB
Lisboa
C
FC Vorskla
4-0


Butovsky
Poltava
F


1-2
16/17
LC
(FG)
Olímpico
Kiev
F
FC Dínamo Kiev
2-0


Luz
Lisboa
C
?


TOTAIS
13 J - 8 V - 0 E - 5 D (23/8)
NOTA: * Taça dos Clubes Campeões Europeus exactamente com o mesmo modelo da Liga dos Campeões em 1992/93. Jogava-se até aos oitavos-de-final a eliminar. Apuravam-se os oito clubes que eram divididos em dois grupos – A e B - (com quatro emblemas cada um) que a pontuar, a duas voltas, disputavam seis jogos, apurando o vencedor de cada grupo para a final. A UEFA não considera a temporada de 1991/92 como Liga dos Campeões. Mistério!

Carrega Benfica

Alberto Miguéns
0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail