SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 novembro 2016

A Batalha de Istambul

23 novembro 2016 8 Comentários
O “GLORIOSO” ESTÁ NA TURQUIA PELA SÉTIMA VEZ. COM 21 FUTEBOLISTAS DE ELEVADO QUILATE! UM DOS MELHORES PLANTÉIS, EM VERSATILIDADE, A NÍVEL DA UEFA.


Isto é muita qualidade para o terceiro clube da Turquia. Sem um Talisca "raivoso", com o Benfica a jogar o que sabe e pode só não são “favas contadas” porque o futebol é imprevisível. Cautelas e concentração nunca fizeram mal a nenhum futebolista.

     O GLORIOSO PLANTEL EM 2016/17
     Previsão pessoal (tendo em conta o que penso ser o critério
     de Rui Vitória):
     Titulares; Suplentes; Convocados não utilizados
 (clicar em cima da imagem para obter melhor visualização)
NOTA: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente utilizado substituídoTitular substituído que reentrou; Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; F – Férias; NC – Não convocado; NI – Não inscrito; SN – Convocado para selecções nacionais; A – Assistências para goloG – Golos

Contas fáceis de fazer
1. Se o Benfica vencer (resultado mais provável) com quatro pontos de vantagem para 3.º classificado fica desde logo apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A sexta jornada servirá para definir o primeiro lugar (cabeça-de-série) nesse sorteio;
X. Se o Benfica empatar, com um ponto de avanço, terá na sexta jornada, na "Catedral", de fazer o mesmo resultado que o Besiktas JK, em Kiev;
2. Se o Benfica não fizer qualquer ponto (com menos dois pontos que os turcos) ficará dependente do resultado do adversário na capital da Ucrânia. Por isso, hoje, não tem nada que saber. Ganhar!
NOTA (às 15:23): Entretanto o comentário de um Benfiquista - Álvaro pelas 15:05 e publicado - mostra que o que escrevi não descreve todas as possibilidades) 


Estreia no estádio do Besiktas JK
Com tantas idas a Istambul o certo é que já não vai ser possível o “Glorioso” jogar no histórico “Ninho de Águia”. E eu que ficava todos os sorteios da UEFA, "anos-a-fio", a “torcer” para que o “Glorioso” emparelhasse com o clube que jogava nesse estádio. O mais bonito do Mundo (tipo o do Restelo mas para melhor: "normal" por dentro mas com boas vistas para o exterior). No do Besiktas JK estava-se na Europa e via-se a Ásia do lado de fora, na realidade a um quilómetro, mas  em ilusão de óptica quase ali ao alcance de um braço. Resta hoje estrear “em grande” o novo Arena Vodafone. CARREGA BENFICA! Que se "lixe a paisagem”! Que já nem isso tem este novo.


Os clubes turcos são como os portugueses
Baseiam-se no eclectismo. Não deve haver modalidade olímpica que os "Três Grandes" de Istambul não pratiquem. O Derbi de Istambul é o «Gala-Fener», mas o «Besi» tem sempre que “meter a colher”. E andam constantemente a fazer sondagens de popularidade. Até em alguns Censos da população – a cada dez anos - fazem a pergunta acerca de qual clube é o da simpatia do recenseado. Os responsáveis do Benfica que por vezes primam por iniciativas que parecem acessórias e primárias talvez não fosse má ideia pressionarem o INE para no próximo Censo (2021) colocar essa pergunta a todos os residentes em Portugal! Acabavam-se as dúvidas após a existência de valores certificados por uma entidade oficial.



Homenagem aos «Miúdos Sem Nome»
Uma história pessoal de Istambul. Anos 80. Concretamente no Verão de 1983. Em Istambul deparo-me com um miúdo que por força queria engraxar-me as botas. Pergunto-lhe o clube. Disse-me o nome de um dos três clubes de Istambul (que já não me recordo de qual). Puxo do meu cartão de associado do Benfica e mostro-lhe perguntando se conhecia (tudo gestual que nem eu sabia turco nem ele português ou inglês). Gritou: BENFICA. E aos gritos de Benfica, Benfica chamou outros miúdos. Em breve chegaram mais garotos. Quatro miúdos, três clubes diferentes. Já não sei qual era o clube "a dobrar". Mas todos clubes de Istambul. Parecia de propósito. Em comum eram todos do Benfica ou admiravam o Benfica. Ri-me e disse-lhes Anderlecht (pois o Benfica perdera a final da Taça UEFA em Maio desse ano!) Abanaram a cabeça. Que não. Como turcos genuínos (emotivos e expansivos até à exaustão) mesmo jovens batiam com a mão no peito do lado do coração e diziam: BENFICA, BENFICA. Resultado. Engraxaram-me as botas de graça e eu em troca dei-lhes o que sobrava do que estava a comer - atum ou sardinha enlatada - que restava dos mantimentos trazidos numa mochila desde Lisboa. Deve ter-lhes sabido bem pois nunca tinham  - pelo que me apercebi - comido tal "iguaria". Nunca soube o nome deles, nem os vi mais de meia-hora. Mas nunca se sabe...Se eles hoje forem ver o Benfica, à Arena Vodafone, que no final estejam contentes - o(s) que não era(m) do Besiktas JK. Que no final do encontro estejam felizes, como eu fui nesse dia, em 1983 e voltei a ser, agora, ao recordar esta história com mais de 33 anos!

Algo que depressa aprendi nas dezenas de viagens que fiz entre finais da década de 70 e outro tanto nos anos 80. O cartão de sócio do Benfica era mais importante (desbloqueava) o que por vezes o passaporte de Portugal bloqueava. Por isso era obrigatório viajar com ele. Com o cartão de associado. Com o passsaporte era obrigação legal. Veja-se a Turquia. Quando vêem o passaporte portugês até parece que gozam connosco: Portéquíquésse (é assim a pronúncia de Portugal/Portekiz em turco). Benfica em turco é...Benfica! Na Turquia e em todo o lado! Orgulho!




O “Glorioso” na Turquia tem dificuldades mas com pouco significado
Isto não está fácil. Depois de uma estreia com vitória, o Benfica não voltou a vencer na Turquia. Umas vezes por ter a eliminatória resolvida na primeira mão, outras por não conseguir. Mas, em eliminatórias, a duas mãos, o Benfica nunca foi eliminado por um clube turco. E foram quatro temporadas: 1975/76, 1980/81, 2011/12 e 2012/13.

JOGOS DO BENFICA NA TURQUIA
Época
Comp
Clube
Cidade
Estádio
V
E
D
61/62
Par
Fenerbahçe SK
Istambul
Sukru Saracoglu
3-1


75/76
TCE
Fenerbahçe SK
Esmirna
Ataturk


0-1
80/81
TVT
Altay SK
Esmirna
Ataturk

0-0

11/12*
TCE
Trabzonspor AS
Istambul
Olímpico

1-1

12/13
LE
Fenerbahçe SK
Istambul
Sukru Saracoglu


0-1
15/16
LC
Galatasaray AS
Istambul
Ali Sami Yen


1-2
16/17
LC
Besiktas JK
Istambul
Vodafone Arena
?
?
?
         TOTAIS
6 J – 1 V2 E3 D    (5/6)
NOTA: * O clube de Trabzon (Turquia asiática) jogou em Istambul (europeia) pelo facto do seu estádio estar a sofrer obras de remodelação


Mais quatro e mais 16
Contabilizando todos os jogos frente a clubes da Turquia a vantagem é gloriosa. Mais quatro vitórias (oito sucessos para quatro derrotas) e a “esmagar” em golos: mais 16 marcados – 28 a favor e 12 contra!

JOGOS DO BENFICA COM CLUBES DA TURQUIA
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D
61/62
Par
Saracoglu
1994
Istambul
F
Fenerbahçe SK
3-1


75/76
TC
1/16
Luz
2746
Lisboa
C

Fenerbahçe SK
7-0


Ataturk
2749
Esmirna
F


0-1
80/81
TT
PE
Ataturk
3004
Esmirna
F

Altay SK

0-0

Luz
3008
Lisboa
C
4-0


00/01
Par
Sportplatz
4199
Leogang
N
Adanaspor K

1-1

01/02
Par
Fontenette
4259
Genebra
N
Galatasaray SK
1-0


08/09
TU
2.ª J
SLB
 4669
Lisboa
C
Galatasaray SK


0-2

11/12
LC
PE
SLB
4841
Lisboa
C

Trabzonspor KB
2-0


Olímpico
4842
Istambul
F

1-1

Par
La Praille
4861
Genebra
N
Galatasaray SK
2-0


12/13
LE
1/2
Saracoglu
4954
Istambul
F

Fenerbahçe SK


0-1
SLB
4956
Lisboa
C
3-1


15/16
LC
fg
Ali Sami Yen
5102
Istambul
F

Galatasaray SK


1-2
SLB
5105
Lisboa
C
2-1


16/17
LC
fg
SLB
5155
Lisboa
C

Besiktas JK

1-1

Vodafone
5168
Istambul
F
?
?
?
         TOTAIS ………

16 J - 8 V - 4 E - 4 D   (28/12)

Em Istambul para o quinto jogo
Nos três jogos iniciais os três resultados possíveis num jogo de futebol (1X2). Actualmente registam-se duas derrotas consecutivas mas há igualdade em golos. Que se regresse a uma igualdade em vitórias/derrotas e a mais golos marcados na maior cidade da Turquia, a admirável Istambul.

JOGOS DO BENFICA EM ISTAMBUL
Época
Com
Clube
Cidade
Estádio
V
E
D
61/62
Par
Fenerbahçe SK
Istambul
Sukru Saracoglu
3-1


11/12
TCE
Trabzonspor AS
Istambul
Olímpico

1-1

12/13
LE
Fenerbahçe SK
Istambul
Sukru Saracoglu


0-1
15/16
LC
Galatasaray AS
Istambul
Ali Sami Yen


1-2
16/17
LC
Besiktas JK
Istambul
Arena Vodafone
?
?
?
         TOTAIS
4 J – 1 V1 E2 D    (5/5)


Os 19 anti-turcos
Com Jordão e Nené a liderar o contingente ao marcarem três golos: Jordão com um “hat-trick” (Fenerbahçe SK), Nené repartindo por dois jogos (dois ao Fenerbahçe SK e um ao Altay SK), há 19 futebolistas que já marcaram a clubes da Turquia. Luisão e Cervi podem repetir golos a clubes turcos e estrearem-se em Istambul. Cidade simpática para facturar.

MARCADORES DE GOLOS (26 + um autogolo)
N.º
Golos
Futebolistas
(19)
Fora *
(5)
Casa
(19)
Neutro
(4)
3
Jordão

3

3
Nené

2 + 1

2
Gaitán
1 (1)
2 (1+1)

2
Nolito
1 (1)
1

2
Cardozo

2

1
Coluna
1 (1)


1
Eusébio
1 (1)


1
José Águas
1 (1)


1
Sheu

1

1
Chalana

1

1
Humberto Coelho

1

1
César

1

1
“Maniche”


1
1
Sokota


1
1
Míguel Vítor


1
1
Saviola


1
1
Jonas

1

1
Luisão

1

1
Cervi

1

1
Autogolo

1

NOTA: * Entre parêntesis golos em Istambul

Como é possível não te amar, Glorioso!?

Alberto Miguéns
8 comentários
  1. Que artigo fantástico Alberto!

    Obrigado pela partilha da experiência vivida na Istambul de outros tempos. Realmente o Benfica é universal!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Que nunca lhe doam os dedos! Fantástico texto e delicioso testemunho. Tenho muitos amigos turcos que estarão também a torcer pelo Glorioso (quase todos adeptos do Fenerbahçe)!

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, tudo pelo BENFICA, e Benfica também é partilhar e o Srº Alberto demonstrou-o e demonstra sempre.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico trabalho, algo que quem visita este blog está habituado, mas que deve ser sempre enaltecido e elogiado.
    Um pequeno reparo, que em nada belisca este texto, mas que serve só de informação complementar.
    Em caso de derrota no jogo de hoje, o Benfica fica sempre dependente dele na ultima jornada, bastando ganhar em casa por 2 a o ao Nápoles, para alcançar a próxima fase. Não nos temos de preocupar com o resultado do Besiktas em Kiev.
    As melhores saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  5. Caro Álvaro,

    Agradeço o elogio. Nada há de melhor que ser elogiado por um nosso igual. Um nosso par. Só pode ser por sinceridade.

    Duplo agradecimento. Desconhecia essa situação, mas tem razão. Mesmo com sete pontos e o SSC Nápoles com dez o SLB pode igualar o clube napolitano e este ficaria sempre atrás do nosso Benfica. Vou colocar uma nota no texto, pois não faz sentido mudar o que já foi feito.

    Este seu oportuno comentário só demonstra o que já tenho escrito. O Benfica vale o somatório de todos os Benfiquistas, por isso este blogue também é feito (e valorizado) por quem o lê.

    TRIsaudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: