SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 novembro 2016

15 Minutos à Benfica

12 novembro 2016 5 Comentários
HÁ UNS DIAS PROMETI ESCREVER ACERCA DOS "QUINZE MINUTOS À BENFICA". CHEGOU O DIA. HOJE.


Manuel Gourlade é tido como o criador desse termo. Mais que um nome, uma ideia!

A questão foi colocada em 25 de Outubro
Está aqui digitalizada mas pode ser encontrada em (clicar).



Tudo o que se sabe acerca do assunto deve-se a Mário de Oliveira e a Rebelo da Silva 
Quando publicaram a magistral História do Clube nas Bodas de Ouro (50 anos), em 1954. Para a tornar possível falaram com alguns dos fundadores, entre eles Cosme Damião e Daniel Santos Brito. Este era colega de Manuel Gourlade na Farmácia Franco. Acompanhou-o toda a vida e consta que foi ele que o internou no asilo onde viria a falecer. Além disso os dois eram jogadores do grupo de miúdos Belém FC que depois quando atraiu casapianos de uma geração mais velha deu origem, em 28 de Fevereiro de 1904, ao Sport Lisboa que em 13 de Setembro de 1908 passou a designar-se Sport Lisboa e Benfica. Mais do que ser eu a escrever acerca do assunto vou dar a palavra a quem sabe do tema e reservar comentários.

O Belém FC em 1903. Em pé, o primeiro a contar da direita, é Manuel Gourlade. Daniel dos Santos Brito está na fila do meio, o primeiro a contar da direita. Respectivamente, defesa à esquerda (Back) e Médio ou Meio-defesa à esquerda (Half-Back) 

Daniel dos Santos Brito foi o primeiro a referir o quarto-de-hora
E era o último do jogo. Mas os 15 minutos finais nem sempre correspondiam ao tempo de agora, entre os 75 e os 90 minutos.

Comecemos pelo...princípio
Em Belém funda-se um Clube, depois de um treino matinal, com dez presenças registadas pelo metódico Manuel Gourlade num dos postais do estabelecimento onde trabalhava, a Farmácia Franco. Depois do almoço (o treino terminou pelas 12:30 horas) reuniram-se na Farmácia Franco além desses dez, mais catorze. Entre os dirigentes escolhidos estavam os dois que já foram referidos: Daniel Santos Brito (secretário) e Manuel Gourlade (tesoureiro).


História do SL Benfica 1904-1954; Volume I: páginas 13 e 14; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; 1954; Lisboa 


Manuel Gourlade
Foi muito importante antes de haver Clube e nos primeiros tempos do Clube. Nasceu em 25 de Outubro de 1872. Tinha pouco mais de 31 anos quando o "Glorioso" foi fundado.  Em 25 de Outubro de 2003 foi inaugurada a "Catedral". Seria para homenagear o nascimento de Gourlade no dia em que faria...131 anos?!

História do SL Benfica 1904-1954; Volume I: páginas 17 e 18; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; 1954; Lisboa 

O que nos contam é inequívoco
Reservar energias para os minutos finais dos jogos. Não sabemos se era uma estratégia se uma forma de protecção durante o jogo. É que era vulgar na época os futebolistas, sem preparação adequada, não saberem dosear o esforço soçobrando à medida que o tempo se ia escoando. Seria só uma forma de ter um jogo ritmado e ainda conseguir, quando necessário, dar o golpe final nos adversários ou Manuel Gourlade também conseguia que os "seus" futebolistas não andassem em "correrias loucas" logo no início do jogo e no reinício do mesmo após o intervalo? Talvez as duas situações. Até porque em caso de vantagem desde cedo (muito vulgar nos jogos do Clube mesmo em 1905, 1906, 1907 ou 1908) ter energia no final também possibilitava conseguir manter com mais segurança a vantagem.

Raros jogos tinham...90 minutos
Ao contrário do que se pensa poucos jogos até ao início dos anos 10 do século XX tinham 90 minutos (45 + 45). Só jogos entre duas equipas de ingleses a residir em Portugal ousavam jogar tanto tempo. Os jogos entre ingleses e portugueses ou entre portugueses tinham 70 (35 + 35) minutos ou 80 (40 + 40) minutos! Como se pode ver nestas duas digitalizações ou ir ao original (clicar para 1906) (clicar para 1907). Por isso os 15 minutos finais tanto podiam ser entre os 55 e os 70, como entre os 65 e os 80 minutos.



A dedicação de Manuel Gourlade foi...muito dedicada
Como nos contaram Mário de Oliveira, Rebelo da Silva e Daniel Santos Brito.

 (clicar em cima para obter melhor leitura)

História do SL Benfica 1904-1954; Volume I: página 21; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; 1954; Lisboa 
Ecos de Belém; 28 de Outubro de 1950; página 2; Coluna de Daniel dos Santos Brito

Sempre houve enorme respeito por Gourlade
Talvez pelo que dele disseram os nossos pioneiros (no Clube) e os dois pioneiros a contar a História do Clube.


Faleceu em 1 de Janeiro de 1944
Aos 71 anos. Infelizmente antes de Mário de Oliveira ter entrevistado Cosme Damião (início de Março de 1945) e de ter falado com Daniel Santos Brito (entre finais dos anos 40 e início da década de 50). Que grande entrevista Manuel Gourlade poderia ter dado! Envelhecimento precoce, sem família e filhos (que se saiba) nem meios de subsistência morreu num asilo junto ao Aqueduto das Águas Livres! 


Mais tarde é um facto, com Béla Guttmann, a rapidez com que se passou a marcar golos
Transformou o quarto-de-hora final em quarto-de-hora inicial. Mas isto porque havia essa memória. Essa tradição. Essa Ideia original que foi passando de geração em geração. Gloriosa. Havia uma referência histórica cujo conceito se foi diluindo no tempo mas permanecia o termo. O quarto-de-hora! E este foi ideia de um homem. Um Glorioso. Aqui por baixo, mas sempre aí por cima. Maior do que ele só o Benfica. Que consegue ser maior que todos nós, os que cá estiveram antes de nós e os que hão-de vir por aí, depois e muito depois de nós. Lá no "Quarto Anel" Manuel Gourlade é aquela estrela, por cima dos estádios que quando o Benfica marca um golo depois dos 75 minutos cintila que nem um desvario. Quando olharmos para o Céu depois desse golo é facílimo ela "piscar-nos o olho". É essa a estrela de Manuel Gourlade!  


Um quarto-de-hora À Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA: O facto de não estar junto de um local com ligação cibernética impede-me de editar comentários (se os houver). Só pelas 20.00 ou 21.00 horas deste sábado será possível fazê-lo! Obrigado. 
5 comentários
  1. Tanto lhe devemos.

    Gourlade é um homem fundamental na História do SLB. Poucos como ele poderão ser associados a uma ideia de homem determinante para a vida do Clube. Fico muito feliz que nos últimos anos mais e mais Benfiquistas entre os quais me incluo têm despertado para esse facto. Nada mais justo.

    Mais do que o entusiasmo na prática e na organização do futebol, mais do que os registos do Clube, mais do que os milagres das débeis finanças do Clube, mais do que as compras de material desportivo a Inglaterra (dominando o Inglês, facto raro da época), mais do que tudo isso, Gourlade distingui-se porque teve acções fundamentais em momentos críticos para o nosso Clube. Comprometeu as suas finanças pessoais, facto que foi gravoso para os seus últimos dias.

    Gourlade foi um dos poucos homens que verdadeiramente evitaram a morte do nosso Clube. Gourlade ainda, terá sido o homem que promoveu a integração de antigos jogadores Casapianos no já forte grupo do (Belém) Football Club. Essa ideia foi decisiva para que o nosso Clube fosse ganhador logo desde o início. Depois a subscrição pública que organizou que permitiu salvar o Clube. Sempre generoso, sempre decisivo.

    Manuel Gourlade, Cosme Damião e Félix Bermudes são três dos homens de um núcleo restrito de homens que pelas suas acções se elevaram para lá dos restantes Benfiquistas. As suas ideias e acções em tempos delicados permitiram que o SLB sobrevivesse. Quiçá não fosse a acção destes homens hoje talvez tivéssemos apenas dois grandes clubes em Portugal: fcp e scp... Conseguem imaginar isso?

    Tanto lhes devemos!!

    Que descansem em Paz lá no 4º anel.

    Ao Alberto deixou uma palavra de agradecimento por mais uma bela evocação e por mais uma lição de História Benfiquista. Obrigado.


    ps: estou convencido que a data de inauguração do novo Estádio da Luz não foi marcada em homenagem à data de nascimento de Gourlade. Mas foi uma muito feliz coincidência.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico artigo! O que eu aprendo consigo! Bem haja caro Alberto Miguéns.
    Até me vieram as lágrimas aos olhos da humanidade desta história.
    Somos mesmo grandes! O Benfica é grande !

    ResponderEliminar
  3. António Madeira12 novembro, 2016 16:42

    Caro Alberto, este é um daqueles textos que nos deixam de peito cheio, com a honra e o orgulho que se sente perante tão glorioso passado.
    Quando descobri este seu blogue e o acompanhei na Benfica TV, tornei-me muito melhor Benfiquista do que julgava, pois passei a conhecer a nossa história.
    Esta é uma daquelas histórias que certamente só 1 em cada 100 benfiquistas conhece, além de nos ensinar quem foi Manuel Goularde e o seu papel preponderante (e, quiçá, crucial) para o nascimento e perpetuação do nosso amado Clube.

    Um grande bem-haja e que nunca o espírito se lhe esmoreça.

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde Alberto,

    Tenho 1 amigo lagarto que volta e meia vem com a lengalenga da idade do glorioso, que para ele deveria ser 2 anos mais novo com base neste evento, que copiei do texto do post:

    "em 28 de Fevereiro de 1904, ao Sport Lisboa que em 13 de Setembro de 1908 passou a designar-se Sport Lisboa e Benfica"

    Como ele é colaborador da NOS, gosta de comparar a idade do Benfica com a idade da NOS, que resultou da fusão da Optimus com a ZON em 2013, para referir que a idade da NOS conta a partir de 2013 e não de 1998, que é a idade da empresa mais velha das 2 fusionadas: Optimus. Assim sendo, como o poderei esclarecer de forma fundamentada sobre a idade do Benfica, nomeadamente, que não poder ser comparada e calculada como a da NOS?
    Obrigado
    Saudações Gloriosas
    Sérgio Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio Pinto,

      Simples. Porque foi decidido (e está escrito numa acta que está no Museu) em 4 de Setembro de 1908 que seria assim! Se quem fez a junção dos dois clubes assim decidiu...está decidido!

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: