SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 setembro 2016

Quem de 46 Tira Um

25 setembro 2016 6 Comentários
ESTÃO DEFINIDOS OS 46 ADVERSÁRIOS DO “GLORIOSO” PARA A TAÇA DE PORTUGAL.


Pelo regulamento, o SL Benfica não poderá enfrentar outro clube do primeiro escalão tendo de disputar a 3.ª eliminatória (32-avos-de-final e estreia para os emblemas do primeiro escalão) em terreno alheio. Será no campo de um clube da Segunda Liga (restam 15 dos 17), do terceiro escalão (30 clubes) ou dos Distritais (um clube de Santa Iria da Azóia, nos arredores norte de Lisboa) que o Benfica iniciará a Taça de Portugal, em 15/16 de Outubro.

Dois tomba-gigantes
Dois dos 17 emblemas do segundo escalão foram eliminados, o Portimonense SC (1.º) e AD Fafe (13.º). O líder da Liga Ledman Pro e o clube de Fafe tombaram perante dois clubes do Campeonato de Portugal Prio (terceiro escalão). O clube de Portimão perdeu no terreno do UD Leiria e o AD Fafe foi eliminado pelo «eliminado-na-primeira-eliminatória-depois-repescado», a equipa da Associação Naval 1.º de Maio, no terreno deste clube, na Figueira da Foz!

PROVÁVEIS 46 ADVERSÁRIOS DO “GLORIOSO”
2.º escalão (15)
3.º escalão (30)
4.º escalão (1)
Clube
Cl
Clube
Cl
Clube
Cl
CD Santa Clara
2.º




FC Penafiel
4.º




FC Vizela
5.º




CD Cova Piedade
6.º




CD Aves
8.º




CF União Madeira
9.º




As Ac. Coimbra
11.º




Varzim SC
12.º




Gil Vicente FC
15.º




FC Famalicão
16.º




Leixões SC
17.º




SC Freamunde
18.º




CF Acad. Viseu
19.º




SC Covilhã
21.º




SC Olhanense
22.º






UD Leiria





As. Naval 1.º Maio





Sertanense FC





Caldas SC





Merelinense FC





CD Fátima





Casa Pia AC





Lusitano FC VRSA





AD Oliveirense





COL/Oriental





GD Gafanha





AD “Os Limianos”





CD Cinfães





FC Barreirense





Amarante FC





AD Sanjoanense





CD Estarreja





SC Farense





SCU Torreense





SC Praiense





UD Vilafranquense





AC Alcanenense





CD Trofense





SCM Aljustrelense





RD Águeda





Real SC Massamá





SU 1.º Dezembro





GD Vitória Sernache





Mortágua FC





S Benfica C. Branco







CF Santa Iria

NOTA: No 2.º escalão (Equipas B): SLB (3.º), FC Porto (7.º), SC Braga (10.º), Vitória SC Guimarães (14.º) e Sporting CP (20.º)

E os repescados?
Entre os 15 "sortudos" que desvirtuam uma competição a eliminar - mas a responsabilidade é dos dirigentes da FPF não é dos clubes, "manda quem pode, obedece quem deve" - apenas três seguiram em frente: a Associação Naval 1.º de Maio, que depois de "levar" 8-0 em Castelo Branco afastou o AD Fafe; o Casa Pia AC que depois de eliminado pelo GD Fabril "despachou" outro clube da AF Setúbal, o CD Pinhalnovense; e o UD Vilafranquense que "afastado" pelo GS Loures eliminou o Vilaverdense FC. Dos três emblemas que "afastaram temporariamente" estes três emblemas "sortudos", apenas a nossa filial de Castelo Branco seguiu para a terceira eliminatória. O GS Loures foi eliminado, em Loures, pelo Oriental/COL e o GD Fabril foi afastado em Vila Real de Santo António, pela Delegação do "Glorioso", Lusitano FC! Doze foram eliminados pela segunda vez consecutiva. Duplo afastamento na primeira e segunda eliminatória! Desta vez acabou-se mesmo! Para o ano há mais!



Há ainda o “caso” dos duplos sortudos
Esta inovação portuguesa – repescar por sorteio clubes eliminados - tem duas épocas: 2015/16 e 2016/17. E há dois emblemas a ter sorte duas vezes consecutivas, pois o Casa Pia AC e o GD São Roque (Açores) na temporada passada também foram dois dos 14 repescados (menos um que em 2016/17). O clube açoriano de Ponta Delgada foi eliminado, logo ao segundo jogo, tal como há um ano: em 2015/16 pelo Amarante FC. O Casa Pia AC seguiu em frente como…há um ano! Em 2015/16 depois de eliminado pelo UD Vilafranquense (D 1-3, em Lisboa, no estádio Pina Manique), ultrapassou o GC Alcobaça, em Alcobaça (V 5-0), ainda ultrapassou os 32-avos-de-final (V 3-1 frente ao Oriental/COL) sendo eliminado pela “segunda e definitiva vez” nos 16-avos-de-final, D 0-1, em Lisboa, frente ao Vitória FC Setúbal. Ter tido com futebolista Rui Vitória não é para qualquer um!

Agradeço ao Casa Pia AC (na pessoa do inigualável "arquivista" e profundo conhecedor do futebol, Helder Tavares) ter enviado para este blogue a "fotografia que nos une" mas não só! Agora um desejo, que haja uma final SLB - Casa Pia AC no Jamor. Dois clubes unidos por divergências (em 1920) e amor traduzido em várias iniciativas - foi o SLB que inaugurou o estádio Pina Manique, em 29 de Agosto de 1954, na estreia de Otto Glória como treinador - e futebolistas, entre eles a Glória do Benfica, Gustavo Teixeira, um dos melhores futebolistas portugueses de sempre! Injustamente esquecido! Ainda na actualidade o 13.º futebolista com mais jogos como capitão da selecção nacional (entre eles, nove encontros consecutivos como jogador do "Glorioso")



Carrega Benfica

Alberto Miguéns
6 comentários
  1. B.C.Branco não estå no distrital. Podíamos tratar melhor uma filial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já coloquei uma nota acerca da cronologia em que foram feitas alterações numa digitalização retirada do portal da FPF

      AM

      Eliminar
  2. Caro Sartago

    Não está, mas a FPF indicava que estava. Tinha um D de Distrital. Essas digitalizações foram retiradas do portal da FPF. Já as tinha usado em 22 de Setembro de 2016.

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/09/taca-de-sorteio.html

    Se eu fosse decorar todos os campeonatos onde jogam filiais e delegações...

    Será emendado quando for possível.

    Saudações Filiais

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  3. Barreirense ou Lusitano VRSA. Era bonito.

    ResponderEliminar
  4. Sr.Alberto,no dia 29 de Agosto o BENFICA não jogou com o Belenenses?
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Correcto. Talvez a redacção permita entender que o Benfica jogou com o Casa Pia AC na inauguração do seu estádio mas houve três jogos no festival da inauguração:

      Casa Pia AC - Atlético CP;
      FC Porto - Vitória FC Setúbal;
      SL BENFICA - CF "Os Belenenses"

      http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06522.060.14178#!9

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: