SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 julho 2016

As Mentiras da Benfica TV (Parte I)

25 julho 2016 27 Comentários
JÁ ESTOU FARTO DE OUVIR MENTIRAS NA BENFICA TV. 



E COMO NÃO DENUNCIO NESTE BLOGUE AINDA TENHO QUE SER ENXOVALHADO POR LEITORES  QUE DIZEM (E COM RAZÃO) QUE SOU RÁPIDO A DENUNCIAR QUEM MENTE POR FORA MAS QUE "PROTEJO" QUEM ESTÁ "DENTRO".

Quem me conhece sabe que evito ver a Benfica TV exactamente pelas aldrabices históricas que são veiculadas e que só não alteram a História porque não há hipótese de a enganar. Não vejo, assim evito irritar-me que tenho mais que fazer. São mentiras facilmente desmistificadas. Mas induzem em erro os telespectadores. Uma vergonha o Clube ser conivente com tudo isto. O Clube entenda-se como os "ir(responsáveis)" que mandam.

Ontem "ameaçaram-me" - leitores deste blogue - que estava a ser conivente pois a seguir ao jogo do Benfica, em Altach, em meia dúzia de minutos foram ditas duas mentiras graves. E eu nada disse neste blogue. 

1. Que o acidente resultou do avião que transportava o AC Torino ter embatido na cúpula da Basílica de Superga. MENTIRA.

O memorial foi construído no preciso local em que o avião embateu e explodiu, carbonizando os 31 ocupantes, incluindo os 18 futebolistas do AC Torino

Devido a uma forte tempestade, que fez desequilibrar o avião, uma asa bateu já próximo do topo da colina que devido à velocidade da aeronave fez de rampa para este se esfrangalhar e explodir no torreão do "estrado de pedra" (muralha sul) que foi colocado para nivelar o cimo da colina afim de construir a Basílica. O chamado torreão sul. Deixem a cúpula em paz. Ia dizer outra coisa, mas fico-me por aqui!

2. Que os dois clubes nunca mais voltaram a encontrar-se. MENTIRA.


Em 1964, a assinalar o 15.º aniversário da tragédia o Benfica deslocou-se a Turim para defrontar o Torino FC vencendo por 4-1 com dois golos de Eusébio. Ou seja Eusébio também defrontou - e marcou dois golos - ao clube que vem discutir a posse do IX troféu com o seu nome. Já falei deste jogo neste blogue (clicar).

O "problema" é que quem manda em muitos dos assuntos do  actual Benfica não é do Clube ou é, mas não é Benfiquista (colocar os interesses do Clube acima dos seus) daí mentiras, trafulhices, inverdades ou aldrabices serem um pormenor sem importância. Para esses tudo isto não passa de pormenores sem importância. Para os Benfiquistas são porMAIORES. Só que quem manda são "eles", não somos nós! 

Parem de dizer tantas aldrabices num canal oficial do Clube. Há dias que chega a ser massacrante! Pelo que me dizem e depois confirmo nas gravações Meo. Por muito que tentem (mesmo por negligência ou ignorância) nunca vão conseguir enganar todos os Benfiquistas! Muito menos a Gloriosa História! CHEGA! Respeitem-na pelo menos!

Alberto Miguéns 

(associado do SL Benfica n.º 7 700 e adepto do Torino FC desde 1979)
27 comentários
  1. A ignorância é embaraçosa mas tem sempre remédio. Exibi-la a milhões de pessoas sem ter o cuidado prévio de verificar a verdade histórica é uma desgraça.
    Quando se tratam de profissionais há que ter cuidado especial. A importância da Eusébio Cup e a delicadeza e o peso do evento histórico que nela vai ser evocado merecia outro cuidado. Um estudo prévio e a divulgação atempada a todos os profissionais envolvidos. No tempo da internet não é assim tão difícil.

    ResponderEliminar
  2. por acaso não percebo, são erros de memória e não inverdades, estive a ouvir a BTV depois do jogo, reparei nisso, mas nem liguei, sei que são erros de memória e não históricos, verdade que quem lá está devia de corrigir, mas por vezes a memória é traiçoeira, por acaso hoje conheço a história da tragédia de Superga, mas durante muito tempo achei que tivesse embatido na copula da Basilica de Superga.
    a história é traiçoeira e a memória é mais ainda, assim como o Benfica nunca mais ter defrontado o Torino, também sei que é falso, mas sei que o Torino nunca mais jogou contra o Benfica em Lisboa, o único jogo foi em Itália! e isso pode induzir em erro memórias velhas como a minha!
    Existem muitos erros na BTV mas 80% dos mesmos são erros de memória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta dos "erros de memória e não inverdades" é hilariante. O que se diz e inventa para justificar o injustificável. Incompetência esta fora de hipótese, pois claro.
      jfm

      Eliminar
    2. Concordo com o pinheirinho em que se esteja talvez a fazer uma tempestade num copo de água com isto tudo. Serão estes erros assim tão graves e atentatórias da memória e identidade do clube (ou clubes)? Acompanho de perto este blogue fantástico de um fantástico Benfiquista, mas há que distinguir o fundamental do acessório, o erro inócuo da mentira despudorada, a irritação justificada da pura paranóia.

      Eliminar
  3. Impressionante a falta de preparaçao de algumas pessoas que trabalham num orgao oficial do clube... sim, porque quero crer que se trata de incompetencia, e nao de um proposito mais ou menos delineado.

    Resta-nos o Alberto, que nos apresenta sempre a verdade dos factos!

    PS: No que toca à tragedia, o proprio memorial explica e refere que foi ali que se deu, naquele preciso local.

    ResponderEliminar
  4. Com o devido respeito não creio que sejam mentiras propositadas mas antes incompetência de quem prepara as notícias.
    o que é bastante diferente, não?

    ResponderEliminar
  5. Mais uma tempestade num copo de água?
    Começa a parecer dor de cotovelo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro Anónimo

      São como os ratos de esgoto que não têm nome. Só sabemos onde vivem. Volte para lá.

      Caciques de outros são Idiotas Úteis. Eu sou um Benfiquista. Um homem livre. Dou o meu nome às criticas que faço. Não sou cobarde. Aprendi com os grandes do Benfica. Com o seu exemplo.

      Alberto Miguéns

      Eu tenho cotovelos. Um rato sabe o que é isso. Ou só percebe da parte da dor?

      Eliminar
  6. Alberto Rodrigues25 julho, 2016 19:25

    Há gente no Benfica ou a trabalhar para o clube, que não sendo Benfiquista deve.se estar marimbando para a história do Glorioso e, mais mentira, menos mentira a eles passa-lhes ao lado. Todos os Benfiquistas sabem ou DEVERIAM SABER que o Sr. Alberto Miguéis é o Sócio do clube que mais profundamente conhece a história do Benfica. Compreendo o desespero do Sr. Alberto por esta situação de analfabetismo benfiquista se manter ao longo de anos. O Senhor deveria escarrapachar o nome destes deturpadores da nossa gloriosa história, para o Benfiquistas ficarem a saber com quem contam.
    E mais, Benfiquista que se digne e com acesso à internet deveria obrigatoriamente consultar com regularidade este blog.

    ResponderEliminar
  7. O Afonso Melo disse claramente que "...embateu contra a Basílica de Superga". Que é exactamente o que está no site do Torino: "...the plane crashed into the Basilica of Superga".
    Não estou a ver a mentira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreveu em "O Benfica" e disse que foi contra a cúpula.E que o Benfica nunca mais tinha defrontado o Torino FC. Até Andrea Ragusa me escreveu a queixar-se. Deixe de inventar para proteger mentiras. Fica-lhe mal.

      Não é mosquito. Os ratos é que são anónimos. Volte para de onde saiu. Para o esgoto.

      Alberto Miguéns

      NOTA: Se Andrea Ragusa autorizar publico a crítica que ele me enviou. Vou ficar à espera!

      Eliminar
    2. A Basilica nao significa a cupula. Nesse caso é ir ao proprio site da Basilica onde esta escrito:

      "About Football…

      On May 4th 1949 the Grande Torino football team’s airplane crashed on the hill behind the Basilica of Superga’s convent."

      Parece-me claro....

      Eliminar
  8. Querem ver que estamos a chegar a um Benfica em que quem sabe o que está correcto (e sabe dos assuntos) seja eu ou qualquer outro Benfiquista ainda tem de pedir desculpa por corrigir quem mente (por negligência ou ignorância, pois nunca escrevi que foi por má fé)?

    Querem ver que estamos a chegar a um Benfica em que temos de pedir desculpa a quem pretendemos esclarecer pois o que outros disseram não estava correcto mas há que desculpá-los e culpar quem se preocupa em que os Benfiquistas sejam adeptos bem informados acerca de assuntos que estão ligados ao seu Clube?

    Estamos a ir por um bom caminho, estamos!

    Eu lembro-me disto noutro clube durante os anos 90. Mais a Norte!

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  9. Este blogue servirá sempre para denunciar quem se aproveita do Clube, incluindo desmistificar ideia ou desmentir mentiras repondo a verdade. Não queria voltar ao tema para não estar a "moer" quem enganou a História (mesmo que por negligência ou ignorância) e quem visita o blogue, mas está visto que lá terá de ser. E o que tem de ser... Vamos deixar passar o jogo, a homenagem a Eusébio/Torino que é o mais importante. Depois será tudo reposto. Sem abébias para quem quer que seja.

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  10. Sr.Alberto,obrigado por lembrar que o Benfica somos nos.

    ResponderEliminar
  11. Não que valha de muito, pelo menos para o Alberto, mas fique sabendo que eu quando necessito de descobrir um pouco mais do passado do meu clube do coração é aqui que me documento e aprendo, é muito triste de facto ainda existirem as pessoas com o ocnhecimento do que é e foi e continuara a ser o nosso gloriosso clube, quando essas mesmas pessoas nos deixarem e a herança ficar orfã de factor humano, não é o Alberto que nos deixou mas sim a verdadeira história do Benfica.

    Muito grato por tudo o que tem feito, não só por si, pelo clube mas por todos os Benfiquistas que terão neste blogue sempre a verdade nua e crua por muito que possa custar a muita boa gente.

    O meu registo anónimo é simplesmente porque ao contrário de muitos não lido bem com a exposição das respectivas redes sociais.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de inadvertidamente ter eliminado o conteúdo de um comentário às 11:34 foi ainda possível recuperá-lo

      Caro Alberto Miguéns,

      A forma agastada e despeitada do teor deste artigo no "Em Defesa do Benfica" revela, para lá do profundo e inquestionável conhecimento do autor sobre História do Benfica e da tragédia de Superga em particular, um ressaibiamento injustificável e pouco urbano, postura que, já de há algum tempo a esta parte tem vindo a ser uma constante em diversos artigos publicados pelo Caro Alberto Miguéns, cujo Benfiquismo é intocável.

      Creio que uma atitude mais pró-activa, mais construtiva e muito menos "revanchista" por parte do Alberto, contribuiria positivamente para uma menor crispação e uma muito maior clarificação e alerta para com aqueles que dispensam o rigor histórico a que a História do Benfica deve sempre obrigar.

      É demasiado evidente a forma azeda e recalcada das respostas do Alberto a todos aqueles que de uma forma correcta lhe tentam fazer ver que tudo isto não passa de "uma tempestade num copo de água". Noutros artigos anteriores e recentemente publicados este sentimento é evidente. É uma situação que tem vindo a agravar-se neste espaço, o que me entristece. Considero o Alberto Miguéns superior a tudo isto e espero que continue a manter essa postura no futuro. Ficar-lhe-á sempre bem e valorizá-lo-á sempre como a Maior Enciclopédia Viva do Benfica.
      Em vez das críticas tão acerbas aos visados, fazendo o jogo de muitos que na blogosfera têm tentado destruir o Benfica (esses sim, uns autênticos pulhas com agenda própria) seria excepcionalmente melhor CORRIGIR E SENSIBILIZAR todos ignorantes e incompetentes que falam do Benfica com pouco conhecimento.

      A pedagogia a funcionar e o Alberto a subir ainda mais. E o Alberto, no âmbito da sua profissão sabe bem que assim é.

      Os leitores não são nem nunca foram responsáveis por situações de conflitualidade entre si e outros, sejam Benfiquistas ou não, e é lamentável que alguns energúmenos se aproveitem disso em blogues onde de uma forma soez e por sistema, achincalham e vilipendiam o Benfica e os seus responsáveis quase todos os dias.

      Saudações Gloriosas.
      Cordialmente,
      GV

      Eliminar
    2. Caro Grão Vasco (anónimo)

      Eu escrevo sempre assinando os meus textos com o meu nome assumindo a responsabilidade. Nunca me refugio em pseudónimos ou heterónimos.

      Essa história "de há algum tempo a esta parte" é uma cortina de fumo para esconder o que sempre se fez neste blogue desde o seu início. Entre muitos textos que já não recordo as datas há um que me lembro e que ilustra como este blogue tem sido coerente desmentindo o que diz "de há algum tempo a esta parte". Sempre foi assim e sempre será assim. Veja em:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2011/10/e-sempre-bom-saber-ouvir-os-outros.html

      Apesar deste texto em 28 de Outubro de 2011 em que mostrava como responsáveis do Clube desprezavam o próprio Clube e como ignoravam/achincalhavam ideias ainda fui convidado – embora contrariado como é evidente – para a Comissão Instaladora do Museu porque “tinham de inaugurá-lo até 16 de Outubro de 2012 e tal só era possível comigo” (palavas do presidente, pois gravei esse almoço em 6 de Junho de 2012) e em que descrevo os motivos neste blogue em 30 de Janeiro de 2016:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/01/somos-todos-bons-empregados.html

      Como vê aquilo que escreve não passa de um preconceito “perigoso” em termos de Benfica pois parece que o Clube se transformou num monólito anti-democrático à semelhança de outros clubes.

      O Benfica sempre foi “liberdade com responsabilidade” por isso já houve presidentes que se propunham a ser reeleitos e não o foram. O Benfica é (tem sido) muito mais isto que o seu “cala o bico” que estás a prejudicar o Clube mesmo que saibas que quem está no Clube se está a servir dele em vez de o servir.


      Continuará a ser sempre assim. Sempre. Independentemente de quem esteja no Clube. Como dizia o presidente Bogalho " é mais fácil por a culpa dos outros para o nosso insucesso, embora muitas vezes o problema está em nós, no modo como não sabemos resolver os problemas".

      Este blogue nunca será cacique de ninguém ou "domesticado". Empenha-se em defender o Clube quer dos "ataques" do exterior quer da incompetência no interior". À Bogalho!

      TRIgloriosíssimas Saudações

      Viva o Benfica

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  13. Alberto Miguéns,

    Antes de mais, tem toda a razão a exigir-se rigor e diria, profissionalismo, para que a história correcta passe por entre as gerações. Quanto a isso estamos os dois perfeitamente claros.

    Agora, parece-me que o tom da crítica está a ser muito dura. E, não sei até que ponto a sua defesa não acaba por ser um ataque quando escreve:

    «Uma vergonha o Clube ser conivente com tudo isto. O Clube entenda-se como os "ir(responsáveis)" que mandam.»

    A minha pergunta, é como podemos resolver diferendos se tratamos-nos uns aos outros desta maneira? Outra questão que tenho, e talvez porque não o conheço muito bem, nem tão pouco a sua história, é saber se houve alguma coisa que esta direcção do Benfica lhe fez, para ser tão corrosivo?

    Sinceramente, estou farto de ouvir críticas a tudo e todos. Acho que a nossa sociedade está cheia de pessoas que só sabem criticar e apontar dedos, mas ajudar... Eu quero acreditar que pelo seu trabalho na defesa do Benfica já quis ajudar a própria instituição Benfica a clarificar muitas coisas, mas que talvez eles não tenham aceitado. Custa-me acreditar no entanto, que o tenham feito de forma bruta. Por isso, gostava de saber o que realmente se passou.

    Acho que devemos ser muito mais unidos, por isso este comentário interrogativo e sem segundas intenções.

    Grande abraço e continuação de artigos sobre a história do meu Glorioso, muitas delas que desconhecia e que me faz apaixonar-me ainda mais por ele.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro PP (anónimo)

      Já expliquei isso (embora como leitor não tenha que ler todos os textos como e evidente). Nunca aceitaram que eu não tivesse deixado (com mais dois Benfiquistas) alterar a História da Fundação do Clube. Já não me lembro a data em que expliquei ao pormenor essa história dentro da história mas pode ler o texto que se preparava para alterar o início da Gloriosa História em (ler a parte final desse texto de 15 de Outubro de 2015):

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2015/10/o-equivoco-de-julio-serrado.html

      Até hoje não aceitam que este texto fosse recusado e retirado. Repare que apenas Ricardo Serrado saiu do Clube. Todos os outros que são coniventes com esta trapaça continuam como responsáveis no Clube. Ou seja, são “obrigados” a aceitar – para poderem receber ordenado no final de cada mês – uma situação (ou seja, factos) que quiseram alterar (e que chegou a ser a versão oficial da Fundação do Benfica!)

      TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  14. Nada escapa ao olho de lince do Alberto Miguéns, na defesa da verdade da nossa gloriosa história!!!

    ResponderEliminar
  15. Caro Alberto Miguéns,

    Sabe bem qual é o meu blogue e sabe também através de alguns dos seus "amigos da onça" (sim, porque mais tarde ou mais cedo vai saber que alguns boçais e ignaros que o bajulam nalgumas tertúlias em que participou e aqui no blogue, são dos piores "amigos da onça" que existem...) que aqui vêm escrever ao seu blogue e aos quais nunca fez referência a "pseudónimos" ou "heterónimos", quem eu sou.

    Assino Grão Vasco, um mero pseudónimo, e no seu profundo espírito democrático acredito que respeita isso, não havendo necessidade de fazer inicialmente alusão irónica (anónimo) que como imagina dispenso em absoluto. Fernando Pessoa tinha uma série deles e não é por isso que não deixa de ser um dos expoentes da nossa língua. Eu, com um “unzinho”, reduzo-me à expressão mais simples, mas caramba!, também tenho direito a ter um!

    Como tem direito também à crítica, por vezes com sentimentos muito abespinhados, perdendo por ora muito da possível razão que lhe assista em outros diferendos que não estes, mas que vão sendo reflectidos amargamente nos seus escritos mais recentes, também eu tenho direito a escrever aquilo que quero. Pode não ser do seu agrado, mas paciência. Não há necessidade de me responder com tanta azia e com pressupostos que obviamente devolvo à procedência.

    Não há "cortinas de fumo", não há "preconceitos". Há ùnicamente no meu primeiro comentário, um alerta para colocar de lado questiúnculas com diversos que revelam em si uma azia que não tem necessidade de padecer.

    Já não se lembrará, mas por diversas vezes falei telefònicamente consigo quando o Alberto ainda estava no jornal "O Benfica". Aí, como é óbvio, identifiquei-me com o meu nome e apelido e o meu número de sócio. Não tenho interesses de espécie alguma, nem agendas tão pouco. Gosto de aqui vir e acima de tudo respeito-o. Se não o fizesse, escrevendo aquilo que lhe escrevo, não estaria a ser honesto nem comigo nem consigo.

    Só isso.
    Saudações Gloriosas.
    GV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Grão Vasco (que para mim continua a ser anónimo)

      Não sei qual é o seu blogue. Nem sabia que tinha ou faz parte de um blogue.

      Quando ao responder, cito algum pseudónimo e não escrevo anónimo é porque conheço quem é o autor desse pseudónimo que é o que me interessa. Os outros leitores não sabem mas eu sei a quem estou a responder. Assim não sei.

      Claro que tem o direito de o usar e de dizer o que pensa discordando do que eu escrevo. Tanto é verdade que publiquei o que escreveu. E fiquei aflito quando eliminei o comentário. Depois recuperei-o na caixa de correio do blogue. Desde que não insulte terceiros (e não é o caso pois é cordato e sensato, até mais do que eu) - incluindo outros leitores terá sempre os seus comentários publicados.

      Só quis chamar à atenção que neste blogue sempre se tomou posição acerca de qual assunto desde que pense que assim defendo para o Benfica - o que não quer dizer que tenho razão ou sempre razão - mas faço-o sempre sem segundas intenções.

      Trisaudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  16. Já sei qual é o blogue:

    http://pinceladasgloriosas-gv.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Caro Alberto Miguéns,

    Espero agora que já não seja anónimo.

    Saudações Gloriosas.
    GV

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: