SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 março 2016

Quarta-Feira Perfeita

17 março 2016 9 Comentários
QUATRO JOGOS. QUATRO VITÓRIAS. UMA ESTRONDOSA A NÍVEL INTERNACIONAL. OUTRA SABOROSA NA CIDADE DO PORTO!


NOTA INICIAL: Não era este o texto que estava prevista para hoje. Era o “Para os Benfiquistas” (colocar nove pdf´s com o projecto para a História do Clube e do Futebol ao dispor dos leitores deste blogue) que ficará para uma próxima oportunidade. Por ser assunto que considero importante terá de estar 24 horas como primeira página. Como se pode ver pela imagem está tudo pronto:



O Benfica é, essencialmente desporto, e ontem foi um dia histórico. Por isso tive de suspender o que estava programado e criar este texto depois das 23:30. Hora a que cheguei da Gloriosa Piscina onde assisti ao jogo de Pólo Aquático. Vou ter uma horita de trabalho pela frente para o terminar. Mas vai dar tanto prazer!



A quarta-feira começou bem com o Futebol a fazer o que tinha de ser feito
A Equipa B está com a "corda ao pescoço" caindo para a zona de despromoção onde se joga pontinho-a-pontinho. Restam dez jornadas (30 pontos) onde vai ser necessário dar tudo. Ontem o jogo era do "nosso campeonato" e foi vencido. Por isso puxámos o adversário para a zona de despromoção. Vai ser uma luta titânica para evitar uma humilhação. Esta sim é humilhação. Um plantel de Futebol do Benfica ser despromovido. Uma goleada nunca é humilhante. Faz parte do jogo! Humilhante é ter um adversário a não tentar marcar mais golos desprezando o adversário. Humilhante é num clube como o Benfica ter uma equipa de Futebol despromovida a um escalão inferior. Isto é impensável. Que diria Cosme Damião de nós? Que futuro para os jovens formados na Fábrica de Craques do Seixal?





Depois, em Itália, fez-se História no desporto em Portugal
Um plantel de um clube de  voleibol português derrotar uma dos dez melhores plantéis de voleibol da Europa? E dos melhores do Mundo? A Itália, a par da Rússia, tem o melhor campeonato nacional da Europa. O Calzedonia Verona está na luta pelo título em Itália. Derrotar uma potência do Voleibol Mundial em Itália! Sabendo que na segunda mão uma vitória, por 3-0 ou 3-1, coloca o "Glorioso" na final pela segunda temporada consecutiva? Mesmo com 2-2 a passagem será sempre resolvida com um quinto parcial dourado em que o Benfica tem junto dos seus adeptos TUDO para chegar à final? Nem nos melhores sonhos!





Na cidade do Porto aconteceu o que ninguém previa. O todo poderoso heptacampeão nacional de Andebol foi derrotado.
Desde 2007/08, ou seja, desde o último título conquistado pelo Benfica, o FC Porto somou sete conquistas consecutivas: 2008/09 a 2014/15.



Um jogo épico. Resolvido ao segundo prolongamento. Agora é no nosso pavilhão que poderá ser dado um "grande passo" rumo à passagem para a final do campeonato nacional. Será à melhor de três (em cinco): 2.º jogo e 4.º (se necessário) no nosso pavilhão; 3.º e 5.º (se necessário) no pavilhão do FC Porto. Carrega Benfica!



Na nossa “piscininha” (reservo uma NOTA FINAL para este assunto) a Glorioso Pólo aquático venceu para o Regional
Com jogo para o campeonato nacional no sábado houve muito tempo de jogo dado às jogadoras menos utilizadas. Os parciais não enganam: 4-4 (=); 4-2 (+ 2); 5-0 (+ 5); e 2-1 (+ 1). No final uma reconfortante vitória por 15-7 (oito golos de diferença). Infelizmente o próximo jogo terá que ser na piscina da Reboleira visto a nossa não ter a profundidade mínima regulamentar para competições nacionais e internacionais (1,8 metros para senhoras e 2,0 metros para homens). O Benfica deve ser o único grande clube com natação que tem uma piscina de 25 metros para aprendizagem (1,5 metros) em vez de ter uma piscina para competição! Quando tem um tanque ao lado para se aprender a nadar! Sábado vai ser a "doer"!




TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ 16-21.Março.2016
Dia SLB
N.º
MAR
Dia
Acontecimento




40 926




16
FUT
16:00
Jg ESmBFt; V 2-0; SC Farense; Segunda Liga; 36.ª Jornada; Caixa Futebol Campus (Seixal); C
VOL
19:30
20:30
Jg 1935 ESmV; V 3-2 (18-25; 26-24; 25-16; 21-25; 15-12); Calzedonia Verona; Taça Challenge; Meias-finais; 1.ª mão;  PalaOlimpia (Verona/Itália); F
AND
21:00
Jg 3025 ESmA; V 32-31; FC Porto; Campeonato nacional da I Divisão; Bota-fora; meias-finais; 1.º jogo; Pav. Dragão Caixa (Porto); F
PA
21:45
Jg 26 ESfPA; V 15-7; Sport Algés e Dafundo; Campeonato Regional Absoluto; 2.ª jornada; Piscina do SLB (Lisboa); C
40 927
17
BAS
21:00
Jg 3937 ESmBQ; V 100-54; Illiabum Club; 67.ª Taça de Portugal; Quartos-de-final; Pav. Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis); N
40 928
18
FUT
11:00
12:00
Sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões; Nyon; Suíça










40 929










19
FTS
14:30

Jg 928 ESmFs; O 0-0; Sporting CP; Campeonato Nacional I Divisão/ Liga Sport Zone; 20.ª jornada; Pav. Multiusos (Odivelas); F
BAS
14:30
Jg ESfBQ; O 00-00; Olivais FC Coimbra; Liga Feminina; 20.ª jornada; Pav. SLB 1 (Lisboa); C; 21.ª jornada em 9 de Abril
BAS
16:00
Jg 3938 ESmBQ; O 00-00; Vitória SC Guimarães; 67.ª Taça de Portugal; Meia-final; Pav. Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis); N
PA
16:00
Jg 27 ESfPA; O 0-0; ADDCE Gondomar; Campeonato Nacional da I Divisão; 12.ª jornada; Piscina da Reboleira (Amadora); C
HP
18.00
Jg 4226 ESmHP; O 0-0; AED Física Torres Vedras; Campeonato nacional da I Divisão; 19.ª jornada; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
AND
19:00
Jg 3026 ESmA; O 00-00; Sampetersburgo HC; Taça Challenge; Quartos-de-final; 1.ª mão; Pav. SLB 2  (Lisboa); C
HP
20.15
Jg 150 ESfHP; O 0-0; A. Juventude Salesiana; Campeonato Nacional da I Divisão; 5.ª jornada; Pav. Salesianos (Estoril); F





40 930





20
FUT
11.15
Jg ESmBFt; O 0-0; Portimonense SC; Segunda Liga; 37.ª Jornada; Est. Portimonense SC (Portimão); F
VOL
15:00
Jg 1936 ESmV; O 0-0 (00-00; 00-00; 00-00); Calzedonia Verona; Taça Challenge; Meias-finais; 2.ª mão; Pav. SLB 2 (Lisboa); C
BAS
16:00
Jg 3939 ESmBQ; O 00-00; (à condição) FC Porto; 67.ª Taça de Portugal; Final; Pav. Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis); N
FUT
18.15
Jg 5132 ESmFt; O 0-0; Boavista FC; Liga NOS Portugal; 27.ª Jornada; Est. Bessa (Porto); F
40 931
21
RÂG
20:30
Jg 1961 ESmRag; O 00-00; CR São Miguel; Campeonato Nacional I Divisão (2.º escalão); 16.ª jornada; Est. 1.º de Maio/Inatel (artificial) (Lisboa); F


Venham mais dias assim!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Uma «piscinhinha» em vez de uma piscina desportiva! Como é que foi possível construir uma piscina com profundidade de 1,5 metros?! Só de patos-bravos! A nossa piscina foi construída como se fosse uma daquelas piscinas que os construtores civis - mesmo que não saibam nadar - mandam fazer para embelezar o jardim da vivenda ou a quinta nos arredores, para impressionar os amigos e "valorizar" o preço quando quiserem fazer negócio. O BENFICA É UM CLUBE DESPORTIVO. Tem de ter equipamentos com categoria para receberem eventos desportivos. A nossa piscina tem e sofrer obras de requalificação. E a BTV - a 200 metros - aproveitar estes jogos para os transmitir. O Glorioso Plantel é o vencedor da Taça de Portugal. O Pólo Aquático em Portugal é das poucas modalidades, no sector feminino, que está presente (por apuramento) em fases finais de campeonatos da Europa. O Benfica tem duas internacionais - Ana Ismael (GR) e Rute Estorninho (pivô) que estiveram no último europeu, em Belgrado, e até podia ter mais duas (Marta Martins - central - e Daniela Santos - lateral/ponta) que o seleccionador não nos fazia favor nenhum. A não ser a Portugal!



Se o complexo tem um tanque de aprendizagem para que é que necessita de ter uma piscina de 25 metros com profundidade de metro-e-meio? Incompreensível! Ou talvez não. Percebendo quem esteve como responsável pela construção dos equipamentos desportivos!

9 comentários
  1. Quarta-feira perfeita.
    A vitória do voleibol foi mais uma página de ouro de uma modalidade que à semelhança do anos passado assume proporções históricas. Muitos parabéns aos jogadores, ao Professor, restante equipa técnica e pessoal da secção.
    Parabéns às nossas nadadoras de pólo aquático que merecem palavras de estímulo e agradecimento pela sua graciosidade e garra. Uma vit+oria por números esclarecedrores.
    Parabéns também aos nossos andebolistas que nem sempre tem sido felizes e que pelo que se percebe dos números devem ter tido uma noite cheia de intensidade competitiva. Só uma grande quipa pode ganhar nesses ambientes. Agora é continuar.
    Parabéns e um incentivo forte aos nosso futebolistas da "B" para que se afastem nas próximas jornadas desses lugares incómodos e nada condizentes com o Clube que representam.

    ResponderEliminar
  2. Foi um erro, e como tal é indesculpável, pois tem custos, mas não é uma tragédia. Portugal não tem e creio que nunca teve nível europeu neste desporto. Nem sequer existia um histórico relevante na modalidade dentro do clube. Mais importante que adaptar a piscina no imediato, embora isso fosse óptimo, é implementar um projecto com pés e cabeça que permita à secção criar raízes fortes. Mas concordo totalmente que a BTV devia transmitir este e outros desportos, joguem onde jogarem. Todos são Benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em parte com o seu comentário, mas não é por o desporto em portugal não ter o nivel de outros que quer dizer que o Benfica possa não dar melhores condições aos seus atletas. Quanto à transmissão dos jogos, a partir da proxima época desportiva e tendo o canal do nosso clube perdido direitos de transmissão da liga inglesa, esperemos que haja mais atenção a outras modalidades.

      Eliminar
  3. Foi uma grande quarta feira, as modalidades mostraram que mesmo contra opositores superiores (no papel) foram melhores onde mais conta, no campo!
    Parabéns a todas as equipas, e a quem faz faz e a quem transcreve a história do Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Alberto.
    Sou um seguidor do seu blog apesar de não deixar aqui muitos comentários.
    Ler os seus textos é aprender e conhecer muito da história do GLORIOSO BENFICA em todas as suas modalidades (Benfica não é só futebol).

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Bom dia caro Alberto Miguéns,

    penso que somos dos poucos clubes com conquistas europeias em 4 modalidades (futebol, futsal, hóquei e atletismo) - corrija-me se estiver enganado -, portanto (e oxalá que sim!) imaginando uma possível conquista do voleibol faríamos um penta. O Alberto sabe quantos (ou se algum) clubes estarão nesse restrito clube (5 modalidades campeãs europeias) ?

    Que eu saiba só o Barcelona (hóquei, andebol, basquetebol, futsal e futebol).

    P.S. - sempre tem previsto o post (ou melhor, a segunda parte do post) que compara o nosso Museu Cosme Damião com o do Banco Minas Gerais ?

    Abraço e Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      1. A par do SCP (futebol, andebol, hóquei e atletismo) somos os únicos com quatro conquistas. O FC Barcelona tem essas cinco - todas com Liga dos Campeões, entre quase todos os outros troféus;

      2. O SL Benfica tem possibilidades nesta temporada ou nas próximas ter conquistas em seis, juntando as duas Challenges que são possíveis: Voleibol e Andebol (os clubes Alemães e espanhóis) não participam. Em teoria a de Voleibol até é mais complicada pois conta com os clubes dos dois principais campeonatos: Itália e Rússia;

      3. Há cidades com mais troféus, mas não são do mesmo clube. Por vezes há quem faça confusão, por isso é que eu gosto de escrever sempre as siglas. O Verona do Voleibol não é o mesmo Verona do futebol, por exemplo;

      4. Estou a pensar, mas como perdeu sequência, tenho de voltar ao Museu do FCP, tirar umas fotos, refazer o que foi publicado e publicar os dois que estão prometidos.

      Abraço e Viva o Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Boa noite caros benfiquistas,

      Permitam-me discordar com essa lista de clubes restritos com 4 ou 5 desportos com conquistas europeias. Tenho listas de finalistas da principal competição em dezenas de desportos, repito, apenas investigo sobre a principal competição; a lista é maior.

      Há uns tempos publiquei no meu blogue o email que enviei ao Sporting CP por causa de mentiras que publicam oficialmente:

      http://farmacia-franco.blogspot.pt/2011/11/email-enviado-ao-sporting-cp.html

      Isto percorrendo os meus ficheiros com pouca pesquisa.

      Daqui a não muito tempo hei-de publicar tudo o que tenho num site para que esteja acessível a todos. Mas como podem calcular, vou ter muito trabalho.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  6. Pelos vistos não ganhamos só ao carcavelinhos em Voleibol, como uma espécie de presidente grunhiu à pouco tempo.
    Abraço glorioso

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: