SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 março 2016

Jonas e a Bota de Ouro

15 março 2016 5 Comentários
AO CONTRÁRIO DO QUE VEJO POR VEZES ESCRITO JONAS TEM TUDO PARA CONQUISTAR A BOTA DE OURO.


Antes uma espécie de "registo de interesses". Que não vou mudar porque Jonas é candidato. E antes ainda referir que Eusébio conquistou duas Botas de Ouro: 1967/68 (43 golos) e 1972/73 (40 golos).


1. Não considero ser rigoroso considerar como um "título" ser melhor marcador dos campeonatos realizados em países cujas federações estão filiadas na UEFA (vulgo Melhor marcador europeu) embora tenha dois países asiáticos: Chipre e Israel e dois países cujas capitais, bem como a maior parte do território, são asiáticas: Turquia e Cazaquistão. Títulos no futebol só os colectivos, pois trata-se de um jogo de equipa. É sim uma proeza, dotado de um prémio ao qual é atribuído um troféu, por um registo de ser o melhor entre todos;

2. Considero que o melhor marcador é o que marcar mais golos, ou, em caso de igualdade, os que marcarem mais golos, mesmo com mais ou menos jogos, mais ou menos minutos jogados. Se houver prémio do regulamento do mesmo constarão os factores de desempate mas para atribuir o troféu a apenas um futebolista, não podem é dizer que quem marca o mesmo número de golos não é o melhor marcador. É. Pode é não ganhar o prémio. E havendo dois prémios instituídos por entidades distintas para o melhor marcador até podem existir dois vencedores diferentes. Basta que o regulamento de desempate não seja igual;

3. Acho ridículo o factor pontual. Entre o 1.º e o 5.º país com melhor coeficiente os golos valem por dois; entre o 6.º e o 21.º os golos valem por 1,5; a partir do 22.º coeficiente os golos nesses países valem por um. Que diferença faz o campeonato português (5.º coeficiente) para o 6.º, o francês? Se fosse ao contrário diria o mesmo. Como já disse, há uns anos atrás neste blogue! Mantenho a coerência;

4. Ao colocarem o prémio a ser conquistado por pontos em vez de golos (embora os pontos sejam em função dos golos) ainda fizeram da proeza (marcar mais golos) ser mais prémio - troféu individual - que qualquer outra coisa, para além disso. 

Posto isto. Espero que Jonas consiga ser o melhor marcador europeu conquistando a Bota de Ouro. Tem amplas possibilidades. Primeiro a qualidade da equipa: O Benfica! Depois a qualidade do jogador: um extraordinário futebolista; Ainda: Os principais adversários têm praticamente o mesmo número de jogos, nesta fase da temporada de 2015/16, para marcarem golos. Em Espanha e Itália apenas mais um: nove. Na Alemanha e Inglaterra os mesmos oito. Ainda mais: Ibrahimovic (PSG FC, França) teria de marcar sempre mais 25 por cento dos golos para igualar os goleadores com factor 2.0. Mais ainda a qualidade acessível dos adversários que restam. 


NOTAS: F - O número de jornadas que faltam disputar até final da temporada; X* - Factor de multiplicação em função dos coeficientes dos países da UEFA: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e Portugal (os cinco melhores) têm factor 2.0


Espero é que a prioridade seja o Benfica conquistar o TRInta e cinco e só depois "dar" golos a Jonas para conquistar a Bota de Ouro!


Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    A UEFA recorrentemente cria discrepâncias várias, com critérios e coeficientes respectivos, nomeadamente nesta questão do melhor marcador Europeu!

    Em contraste, não segue essas práticas protecionistas, no que diz respeito ao Ranking de Clubes, para a UEFA é indiferente um Clube acumular pontos na Champions, ou na Liga Europa, opinião pessoal, os critérios deveriam ser uniformes, quer para marcadores ou Ranking´s!

    Por exemplo, o Vice Campeão da Liga Europa, o Dnipro é 58º do Ranking UEFA, e o Benfica que foi recentemente Bi Vice Campeão da Liga Europa, está apenas no 6º lugar nesse Ranking, naturalmente não se pode, nem deve comparar o Benfica a um Dnipro, ou mesmo a um Nottingham Forest (estes até foram Bi Campeões Europeus, mas nos finais da década de 70)!

    Bom, esta semana, teremos sorteio Champions, e o Benfica como sempre, tem cumprido a tradição, sempre que supera a fase de Grupos, alcance os Quartos Final da Champions (sublinho, nestes moldes, estamos na Edição 24), e pela 4ª vez participará nos Quartos desta prova com este novo formato. Todavia, observando as temporadas em que o Benfica atingiu os Quartos da Champions neste formato com Grupos, e fases seguintes : O Benfica em 1995, 2006 e 2012 nunca foi Campeão Nacional, será que se cumprirá também essa tradição?

    Aliás, os três registos anteriores nos Quartos Final neste novo formato Champions, não são famosos para o Benfica em 6 partidas/eliminatórias (Milão, Barça e Chelsea), com este acumulado: 4 derrotas, e 2 empates, com apenas um golo marcado, foi Javi Garcia em Stamford Bridge!

    Dito isto, na sexta feira o Bayern Munique lá estará, provavelmente a "piscar" o olho ao Benfica, e esse adversario era o mais ajustado para o Benfica e por razões várias, porquê?
    1º Para o Benfica provar a sua verdadeira dimensão Europeia e de Champions!
    2ª Para o Benfica finalmente vencer em Lisboa o Bayern de Munique, estes sempre que visitaram Lisboa, venceram ou empataram (na Luz 3 X, Alvalade 2 X e Restelo 1 X)!
    3º Para o Benfica finalmente vencer uma partida nos Quartos final da Champions, nunca o fizeram!
    4º Para demonstrar que o 6º classificado do Ranking UEFA, pode perfeitamente eliminar, ou vencer o 2º classificado desse Ranking!
    5º Provar que os 25 golos marcados pelo Robert Lewandowski na Liga Alemã, estão equiparados aos 28 golos apontados pelo Jonas na Liga Portufuesa!

    A minha convicção ou prognóstico, é mesmo que o Benfica e Bayern Munique se irão cruzar em Abril, e irão reeditar os Quartos Final da precedente Taça dos Campeões Europeus de 1976. Esse Bayern de Munique de 1976 era fortissimo : Sepp Maier, Beckenbauer, Paul Breitner, Rummenigge, Gerd Müller entre outros. Curiosamente, o Benfica de 1976, tinha então uma dupla demolidora Jordão&Nené, com uma veia goleadora semelhante em termos de média de golos marcados à actual: Jonas&Mitroglou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Teixeira,

      1. O UEFA dá a mesma pontuação nas duas competições mas bonifica mais os clubes que atingem as fases seguintes na Liga Campeões (mais pontos que atingir igual fase da Liga Europa);

      2. Concordo com o critério passado recente (cinco últimas épocas) em detrimento de todo o histórico, pois desvirtuaria o poderio actual. Veja o "caso PSG FC". O clube só começou no início dos anos 70! E apenas nos últimos anos é poderoso!;

      3. Esses cruzamentos que faz mostram que o Benfica é eliminado pelos clubes que depois conquistam os troféus. Esta época tal não vai ocorrer. É uma questão de probabilidades;

      4. O SLB vai defrontar os "Lobos Lá do Burgo" ou o "Cidade do Homem de Chester".

      Sau-da-ções Des-porto-ivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Concordo,

    para quê defrontar os homens da Aliança já nos quartos quando podemos defronar os "Lobos Lá do Burgo" ou o "Cidade do Homem de Chester". Deixemos o Bayern para as meias.

    Jonas está a fazer história. É um jogador fantástico. FORÇA! Rumo ao 35!

    ResponderEliminar
  3. Não é a UEFA que atribui a Bota de Ouro, mas sim um conjunto de publicações desportivas.
    O critério de pontuação dos atletas é bastante discutível, até porque quem tem campeonatos com mais jornadas tem sempre mais hipóteses de ganhar a Bota de Ouro.

    Por isso, creio que este ranking é muito mais justo (atenção que os últimos dados se reportam a 1 de Março):

    http://www.european-football-statistics.co.uk/topscorer/topscorer16.htm

    ResponderEliminar
  4. Se fosse um Bayern desfalcado como aquele que jogou no dragão no ano passado, venha ele. Mesmo assim fortíssimo e eu nem quero menosprezar o bom jogo dos portistas, mas foram muitas abébias numa noite só.

    Dá-me o 35!
    Abraços

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: