Este Blogue tem como objectivo a defesa intransigente do Sport Lisboa e Benfica e da sua Gloriosa História.
Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor Alberto Miguéns. António Melo foi quem teve a ideia deste blogue.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31/12/2015

A Fobia da Passagem do Ano

31/12/2015 + 2 Comentários
COMO HÁ UM BENFIQUISTA - PELO MENOS UM - EM CADA PAÍS DO MUNDO.

Muitos deles vão começar a passar de 2015 para 2016 logo pelas dez horas da matina em Lisboa. Kiribati, quando foi da passagem de ano de 1999 para 2000 até perdeu um dia. Estava para cá (Este) do semi-meridiano de mudança do dia, passou a estar para lá (Oeste)! Passou do dia 29 para o dia 31 só para ser o primeiro país a começar o ano. Neste caso o século. E até o milénio! Em 1 de Janeiro de 2000, embora matematicamente apenas tivesse ocorrido um ano depois! Em 1 de Janeiro de 2001. Perdeu um dia para sempre...Pressas! 



O Hawai (157º 47' Oeste) que está numa longitude semelhante a Kiribati (168º 44/ Oeste) tem 25 horas menos. Quando for meia-noite  de 31 para 1 em Kiribati, passarão as 23 horas do dia 30 no Hawai! Adak (última ilha habitada das Aleutas do Alaska) ainda está para Oeste (cerca de 18 graus) de Kiribati (tem precisamente menos 24 horas). Quando passar o ano no Kiribati, em Adak (176º 39') está-se à meia-noite de 30 para 31 de Dezembro. Geografia, política e oportunismo de "mãos dadas.


A cada 24 horas muitos desejos Benfiquistas traduzidos quase num só. Acho eu! 

Alberto Miguéns
Ler Mais ►

Assim Não!

+ 2 Comentários
ACOMPANHO A TAÇA DA LIGA DESDE O PRIMEIRO JOGO DA PRIMEIRA EDIÇÃO.


Desde o primeiro jogo que vou fazendo a estatística. Não fazia sentido andar a vasculhar no passado competições como o Campeonato de Portugal/Taça de Portugal, Campeonato da I/II Liga, Campeonatos Nacionais da I, II e II Divisão, mais Supertaças e não ir acompanhando o presente. Mas para facilidade (rapidez e eficiência) vou juntando a papelada e anotações/apontamentos, aproveitando as semanas entre antes do Natal e até depois do Ano Novo para actualizar. Este ano (época 2015/16) até pensava que iria ter a tarefa facilitada pois a Fase 1 (9 jogos/20 golos) e a Fase 2 (12 jogos/27 golos) são muito mais curtas que as anteriores. Só no ano passado 8.º troféu/época 2014/15) a Fase 1 teve (32 jogos/70 golos) e a Fase 2 (16/41 golos), Estas duas fases - desde a segunda edição - antecedem a entrada "em jogo" do "Glorioso". Faço o "apanhado" anterior e depois vou acompanhando jornada-a-jornada até à final. 

Estreia da Taça da Liga (pelas 17 horas, em 4 de Agosto de 2007)

Duas "borlas" para a Liga (adicionei os treinadores dessas duas equipas, nesse dia)
Já não há sossego!
Eis que descubro verdadeiras aberrações - falta de correspondência - principalmente entre o portal zerozero e o portal da LPFP (que organiza a competição). A LPFP é soberana e as suas indicações têm de ser tidas em conta a menos que existam erros graves (e há) que tenham possibilidade de rebater a informação oficial. A não ser assim a informação oficial é sempre a que conta. Mesmo que não se "goste". É a vida.

Vejamos exemplos (três para não ser aborrecido):
NOTA: As fichas da esquerda são da LPFP e as da direita são do zerozero


Nem com um leitor a reclamar perceberam que o jogador foi titular!



Desvirtuam os marcadores e o número de golos marcados. O golo do Atlético CP foi de Mbemba não de Vouho. 


O primeiro golo do FC Penafiel foi de João Pedro (ficha da LPFP) e não de Guedes (desinformação do zerozero).

Não contentes até alteram os autogolos passando-os a golos. Quem é o zerozero para definir o que é ou não autogolo?

Depois temos aquelas situações que são pormenores mas que num portal de estatísticas são SEMPRE porMAIORES, como são os minutos das substituições, admoestação com cartões e principalmente os minutos dos golos. O zerozero não tem critério. é o que lhes apetece. Ou a quem apetece. Veja-se o exemplo do último jogo do Benfica. Não há qualquer dúvida o golo foi escassos segundos antes dos 89 minutos. Aos 88:51 ou 88:52. Nunca poderá ser atribuído ao minuto 90! Ainda nem ao minuto 89 chegou! Transformam um portal de estatísticas num amontoado de letras e números que permitem sempre desconfiar do correcto!


Há informações erradas na LPFP? Há? Mas aí a culpa também é dos clubes. Eu bem aviso o Benfica quando detecto erros. Mas fazem "orelhas moucas". Para muitos no Benfica, património são as pedras e calhaus. Agora dar a César o que é de César está quieto. Veja-se este exemplo que publico por poder mostrar que existe um erro. Mas há mais erros. Este é fácil de perceber porque há vídeo. Não se percebe porque se recusam os dirigentes responsáveis no Clube a chamar à atenção os organismos oficiais!!!




Como é evidente o golo aos 36 minutos não é de João Cancelo mas de André Gomes. O zerozero copia e desvirtua o rigor de muita informação da Liga. Desta vez alertado por um leitor/consultor alterou para o que está certo. A maior parte das vezes altera para ficar mal! Foram um bom par de meses, mas antes tarde do que nunca! O golo foi de André Gomes SEM MARGEM PARA DÚVIDAS! (clicar)


Por isso eu há muito tempo (desde Janeiro de 1979) que passei a apontar no reverso dos bilhetes os marcadores de golos do "Glorioso". E de 1986/87 até hoje faço eu a estatística. Quando tenho dúvidas vou ver as gravações das imagens. Logo passado pouco tempo antes que se percam.








Já o tenho dito e escrito. O portal zerozero é óptimo para informação em bruto. Vale muito. Para esmiuçar e fazer trabalhos rigorosos vale ZERO! Quem fizer arrisca-se a ser enganado. E se os tornar públicos enganar terceiros. Sem margem. É mesmo assim. A cada cem recolhas há, em média, no mínimo um erro!

Estatística terá de ser feita com coerência, pois só assim tem valor. Só assim será estatística. A não ser assim não passa de um amontoado de letras e números. Parto sempre de princípios:

A informação oficiosa é superior à particular; Mas... a informação oficial suplanta a oficiosa; Acima de tudo (muito mais importante)...a informação real/verdadeira suplanta a oficial! Daí a recolha directa (corrigida se houver dúvidas) é a mais fidedigna!

Alberto Miguéns

Ler Mais ►
30/12/2015

Foi Conseguido o Principal

30/12/2015 + 0 Comentários




A VITÓRIA QUE ABRE AS PORTAS PARA A PRESENÇA NA MEIA-FINAL DA COMPETIÇÃO.

1-0           por Raúl (Golo-rioso n.º 12 820)


NOTA: Um erro de agendamento só descoberto pela 01:13 minutos impediu tornar visível logo pela habitual meia-noite a "posta" de hoje!

Após o sorteio percebeu-se que a presença na final da IX Taça da Liga vai depender - como é hábito nas últimas edições da Taça da Liga - do último encontro frente ao Moreirense FC, pois em princípio depois de conquistarem os três pontos na primeira jornada, vão vencer (e conquistar mais três pontos) na 2.ª jornada: o Benfica em casa do COL/Oriental e o Moreirense FC, em Moreira de Cónegos, o CD Nacional.


Jogo capicua n.º 5115. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Samaris, Talisca, Cristante, Mitroglou, Éderson e Lisandro; Sílvio (capitão), Carcela, Eliseu, Pizzi e Lindelöf. Fotografia gentilmente cedida por Isabel Cutileiro
Segundo jogo de estreia para Éderson
No primeiro jogo a titular (frente ao Red Bulls Nova Iorque) houve cinco "companheiros de estreia": Lisandro, Sílvio, Samaris, Pizzi e Carcela. Dos restantes cinco há situações diversas: dois já nem estão no plantel (Ola John e Johathan), dois estão lesionados (Nélson Semedo e Luisão) e um está na equipa B (Taarabt). Foram utilizados nesse jogo da pré-época mais sete futebolistas que iniciaram o encontro no banco de suplentes: ontem dois foram também utilizados (Talisca e Jonas, respectivamente, a titular e como suplente utilizado), Guedes (suplente não utilizado) e quatro nem estavam convocados para ontem: João Teixeira (equipa B), Gaitán (lesionado), Marçal (emprestado) e Djuricic (processo disciplinar).  

NOTAS FINAIS ACERCA DESTE ASSUNTO:
2.º jogo com o "Manto Sagrado" a titular: Éderson (2015/16);
4.º jogo com o "Manto Sagrado" a titular: Lindelöf (2013/14; 2, em 2014/15; 1 e em 2015/16; 1);
4.º jogo com o "Manto Sagrado" a titular: Carcela (2015/16);
11.º jogo com o "Manto Sagrado" a titular: Cristante (2014/15; 10 e 2015/16; 1).

Raúl entra para o Glorioso Panteão
No total da competição foi o 1241.º em nove edições (ainda incompleta), o 79.º nesta 9.ª edição (2015/16) e o 26.º na primeira jornada, altamente produtiva com apenas sete jogos. E ainda falta um jogo, a realizar hoje! O FC Famalicão - CD Feirense para a 1.ª jornada do grupo A quando até já se jogou um encontro da 2.ª jornada: em 15 de Novembro de 2015, na vitória em Vila da Feira, por 4-2, do CS Marítimo frente ao CD Feirense.


(clicar na imagem se quiser aumentar a visualização)

 Foi o 38.º com o "Manto Sagrado" a marcar o golo 76.º na Taça da Liga. 

MARCADORES DO SL BENFICA NA TAÇA DA LIGA
N.º
Golos
(76)
Futebolistas
(38)
NO
Adversários
7
Cardozo
15.º
Sporting CP (2)/ FC Porto (1 + 1)/ Vitória SC Guimarães (2)/ Moreirense FC
6
Rodrigo
22.º
Vitória SC Guimarães/ CS Marítimo (2)/ Gil Vicente FC /SC Olhanense/ Rio Ave FC
5
Jonas
32.º
CD Nacional/ FC Arouca/ Moreirense FC/ Vitória FC Setúbal/ CS Marítimo
4
Javi Garcia
18.º
SC Olhanense/ CD Aves/ Sporting CP/ FC Paços Ferreira
3
Fredy Adu
1.º
Vitória FC Setúbal (2)/ CF Estrela Amadora
3
Carlos Martins
3.º
Vitória SC Guimarães/ Rio Ave FC/ FC Porto
3
Saviola
10.º
CD Nacional/ CS Marítimo/ Gil Vicente FC
3
Jara
19.º
SC Olhanense/ CD Aves/ FC Paços Ferreira
3
Lima
26.º
SC Olhanense/ As. Ac. Coimbra (2)
3
Salvio
17.º
CS Marítimo/ SC Olhanense/ FC Arouca
2
Katsouranis
2.º
Vitória SC Guimarães/ CF "Os Belenenses"
2
Nuno Gomes
4.º
SC Olhanense/ CD Aves
2
Di María
7.º
SC Olhanense/ Rio Ave FC
2
Witsel
21.º
Vitória SC Guimarães/ CD Santa Clara
2
Nélson Oliveira
23.º
CD Santa Clara/ CS Marítimo
2
Luisão
14.º
Sporting CP/ Rio Ave FC
2
Pizzi
33.º
FC Arouca/ Vitória FC Setúbal
1
Jorge Ribeiro
5.º
SC Olhanense
1
Sidnei
6.º
SC Olhanense
1
Aimar
8.º
Vitória SC Guimarães
1
Reyes
9.º
Sporting CP
1
Fábio Coentrão
11.º
Vitória SC Guimarães
1
David Luiz
12.º
Sporting CP
1
Ramires
13.º
Sporting CP
1
Ruben Amorim
16.º
FC Porto
1
Filipe Menezes
20.º
CD Aves
1
Maxi Pereira
24.º
FC Porto
1
Nolito
25.º
FC Porto
1
Kardec
27.º
As. Ac. Coimbra
1
Gaitán
28.º
CD Nacional
1
Djuricic
29.º
Leixões SC
1
Ivan Cavaleiro
30.º
Leixões SC
1
Sulejmani
31.º
Gil Vicente FC
1
Cristante
34.º
FC Arouca
1
Derley
35.º
Moreirense FC
1
Talisca
36.º
Vitória FC Setúbal
1
Ola John
37.º
CS Marítimo
1
Raúl
38.º
CD Nacional
1
Autogolo
--
Vitória SC Guimarães

NOTA: A vermelho golos em finais

Benfica pouco dinâmico
Típico jogo do pós-Natal. Resultado melhor que a exibição. Antes assim que o contrário.

Rui Vitória arriscou muito
Felizmente correu bem numa equipa sem entrosamento de futebol "repelão"

Adversário aguerrido
Que acreditou, principalmente no início da segunda parte, que podia tentar jogar para a vitória reservando para a ida a Moreira de Cónegos a passagem às meias-finais para procurar receber no jogo das meias-finais o SC Braga.

O treinador Manuel Machado
Justificou a existência de um dicionário.



Arbitragem trapalhona
Muito rigorosa disciplinarmente com o “Glorioso” e depois poupou a expulsão ao nosso Lisandro. Trapalhadas que podem ser evitadas se os árbitros forem criteriosos assinalando o que vêm e não o que pensam ter acontecido.

Talvez seja bom saber
Que esta edição em 2015/16 a competição sofreu ligeiras modificações. Os três adversários do "Glorioso" não se estreiam nesta edição da Taça da Liga durante esta Fase 3. O Oriental (COL) vem da Fase 1 (a eliminar), ou seja, realizou dois jogos para conseguir o apuramento para a fase de grupos. O CD Nacional e o Moreirense FC entraram na Fase 2 (também a eliminar) para conseguirem jogar a fase de grupos.

(clicar na imagem se quiser aumentar a visualização)


Deve e Haver (IX Taça da Liga)
O grupo que deve estar "resolvido" é o grupo A. Com a segunda vitória (ambas em terreno alheio) o CS Marítimo (receberá o FC Famalicão no Funchal) dificilmente não estará nas meias-finais para receber, no estádio dos Barreiros, o vencedor do grupo C (no qual o Sporting CP foi cabeça-de-série).


Deve e Haver (112.ª Gloriosa Época)
Iniciou-se o última competição da temporada, a Taça da Liga. Faltam quatro jogos - duas jornadas, as meias-finais e a final - para ser mais uma Gloriosa Conquista!

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
29 (26)
15
4
10
51
30
Primeira Liga
14 (20)
10
1
3
34
10
Liga dos Campeões
6 (2)
3
1
2
10
8
Taça da Liga
1 (4)
1
-
-
1
0
Taça de Portugal
2
1
-
1
3
3
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1

Depois do aperitivo, o prato principal
Servido em Guimarães. Aí sim estaremos a dar um passo decisivo para o TRI!


CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2016
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(+ 5 p)
Sporting CP
(+ 4 p)
D
TER
29
TL1
C
V 1-0
C
D 1-3
C
V 3-1

J
A
N
E
I
R
O
SÁB
2
CN15
F
 Vitória SC Gui.
F
  Sporting CP
C
  FC Porto
QUA
6
CN16
C
 CS Marítimo
C
Rio Ave FC
F
Vitória FC Set.
DOM
10
CN17
F
CD Nacional
F
Boavista FC
C
SC Braga
QUA
13
TP 1/4
Eliminado
?
?
  Eliminado
DOM
17
CN18
F
GD Est. Praia
F
Vitória SC Gui.
C
CD Tondela
QUA
20
TL2
F
Oriental/COL
F
FC Famalicão
F
Portimonense SC
DOM
24
CN19
C
FC Arouca
C
 CS Marítimo
F
FC P. Ferreira
QUA
27
TL3
F
Moreirense FC
F
CD Feirense
F
FC Arouca
DOM
31
CN20
F
Moreirense FC
F
GD Est. Praia
C
As. Ac. Coimbra
F
E
V
E
R
E
I
R
O
QUA
3
TP ½.1
Eliminado
?
?
  Eliminado
DOM
7
CN21
F
CF “Os Belenenses”
C
FC Arouca
C
Rio Ave FC
QUA
10
TL1/2
C
SC Braga (?)
C
Eliminado (?)
F
CS Marítimo (?)
DOM
14
CN22
C
FC PORTO
F
SL BENFICA
F
CD Nacional
TER
16
LC1/8.1
C
FC Zenit
--
------------
--
------------
QUI
18
LE1/16.1
--
------------
F
BVB Dortmund
C
Bayer 04 Leverkusen
DOM
21
CN23
F
FC P. Ferreira
C
Moreirense FC
C
Boavista FC
QUI
25
LE1/16.2
--
------------
C
BVB Dortmund
F
Bayer 04 Leverkusen
DOM
28
CN24
C
CF União Mad.
F
CF “Os Belenenses”
F
Vitória SC Gui.


M
A
R
Ç
O
QUA
2
TP ½.2
Eliminado
?
?
  Eliminado
DOM
6
CN25
F
SPORTING CP
F
SC Braga
C
SL BENFICA
QUA
9
LC1/8.2
F
FC Zenit
--
------------
--
------------
QUI
10
LE1/8.1
--
------------
?
?
?
?
DOM
13
CN26
C
CD Tondela
C
CF União Mad.
F
GD Est. Praia
QUI
17
LE1/8.2
--
------------
?
?
?
?
DOM
20
CN27
F
Boavista FC
(F)
Vitória FC Set.
C
FC Arouca
QUA
23
---

Jogos das selecções nacionais
DOM
27
---
QUA
30
---
A
DOM
3
CN28
C
SC Braga
C
 CD Tondela
F
CF “Os Belenenses”

Avante Benfica!

Alberto Miguéns
Ler Mais ►