SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 novembro 2015

Tristeza

22 novembro 2015 22 Comentários
DEPOIS DE 45 MINUTOS À BENFICA AQUELE GOLO NOS DESCONTOS... 


1-0 por Mitroglou (Golo-rioso n.º 12 804)


Num jogo equilibrado venceu quem teve mais sorte. Com um golo nos descontos da primeira parte e com o árbitro.

Benfica excelente até aos 45 minutos
O Benfica foi dominado na Supertaça (clicar) e no jogo do campeonato nacional (clicar). O Sporting CP mereceu vencer. Disse-o aqui neste blogue. Dou sempre a minha opinião, o mais justa que posso e penso, mesmo sendo do Benfica. Reconheço quando os outros são superiores. Desta vez o Sporting CP só foi superior no resultado. Entre a bola ao poste na Gloriosa Baliza e o minuto 45, o Benfica dominou o jogo. Teve duas jogadas na grande-área com Mitroglou a chegar atrasado numa e a ver a bola bater-lhe na cabeça (que seguia para Guedes) noutra. Do Sporting CP só vi Slimani safar-se de ser expulso depois de decidir jogar o joelho esquerdo de Júlio César em vez da bola! Após uma bola perdida no ar, com Luisão e Slimani, sem perceber onde ela estava surgiu o golo do Sporting CP aos 45' + 1':14". Caído do céu azulado pro-cinzento. Injusto.  


Imagem "desviada" do blogue NGB às 03:48 da matina. Esta noite vai ser difícil dormir. A "sorte" é que "amanhã de hoje" é domingo!

Adversário valoroso
O Sporting CP com essa vitamina - um golo a terminar a primeira parte dá "suplemento energético" a qualquer equipa e com cinco médios encaixados nos cinco centro-campistas do "Glorioso", pois entrou um «Peyroteo» médio por troca com um «Peytoreo» avançado, ao intervalo - dominou na segunda parte. Mereceu empatar, ou seja, só justificou o golo depois de o ter marcado. No prolongamento houve equilíbrio. Até surgir Jorge Sousa a esquecer-se das Leis do Jogo. Esteve bem em validar o golo a Slimani, esteve mal na dualidade do critério disciplinar (prejudicando o Benfica) e depois houve a "vergonha" da grande penalidade sobre o Glorioso Capitão.  

Luisão não merecia
Foi gigante. Comandou, correu, incentivou, corrigiu e deu o exemplo. Mesmo com dez futebolistas (depois da expulsão de Samaris) foi para a frente. Foi rasteirado, empurrado, achincalhado e ficaram a rir-se dele não ter acabado o jogo.    



Fotos gentilmente cedidas pelo jornal "O Benfica"
Má arbitragem
Voltou o Jorge Sousa, a nível disciplinar, da final da Taça da Liga frente ao FC Porto (2009/10) e da final da Taça de Portugal frente ao Vitória SC Guimarães (2012/13), a nível técnico.



Abre a pestana Jorge Sousa. Ou talvez não
Para seres o melhor árbitro português. Caceteiro...com o cotovelo! E o Samaris é que acabou expulso!

Estatísticas retiradas do portal www.record.pt

Ainda me apeteceu culpar Gaitán
Pela infantilidade de ter simulado a grande penalidade depois de ter conseguido colocar a bola fora do alcance de Rui Patrício. O melhor futebolista a jogar em Portugal, mesmo que dominasse a bola a escassos metros da linha final, com a sua qualidade, teria conseguido rematá-la para a baliza deserta. Sabia-se que o SCP teria pilhas (pelo golo marcado aos 45 + 01) até cerca dos 55/60 minutos. Depois o Benfica teria uma oportunidade gerada pela sofreguidão do adversário. É um clássico do futebol ocorrer uma situação destas. Gaitán aos 62 minutos teve A Oportunidade. Desperdiçou-a daquela forma. Só não o "culpo" porque, ainda na primeira parte, foi vítima de uma carga pelas costas de um brutamontes que o deixou inanimado. O árbitro nem falta assinalou. Para Jorge Sousa o Gaitán não tem os ombros nos ombros, tem os ombros nas costas e as costas nos ombros. Só um fora-de-série aguentou e quis continuar a jogar. Por isso aceito aquela má "decisão" da segunda parte!


Mais respeito! Está bem!

Sem Taça de Portugal
A época ficou mais curta. Faltam 25 jornadas, acredito (pelo menos...) jogar os oitavos-de-final na Liga dos Campeões (pelo menos mais quatro jogos) e os cinco jogos (chegar à final da Taça da Liga). Faltam 34 jogos (ou mais...). O Benfica precisa de se unir em torno dos futebolistas que têm honrado o "Manto Sagrado". Eu como adepto desde que me conheço, associado desde 1979 e com 100 acções da Benfica SAD (comprei-as por 500 euros penso que agora valem 83 euros) nada tenho a apontar aos futebolistas. Repito: futebolistas. Vão à luta. Não se encolhem. Sofrem com isso!

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
21 (34)
10
2
9
35
23
Primeira Liga
9 (25)
6
-
3
22
7
Liga dos Campeões
4 (4)
3
-
1
7
4
Taça de Portugal
1
-
1
3
3
Taça da Liga
(5)
-
-
-
-
-
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1

Dois próximos jogos
Fundamentais para assegurar, em Astana, a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e em Braga, para  manter as possibilidades de chegar ao primeiro lugar. A questão do treinador não pode ser motivo de divisão, enfraquecendo o grupo de trabalho que é sinónimo de dificultar o que os futebolistas têm para fazer em campo. E têm muito que fazer. E têm de o fazer bem. Já chegam os outros. Depois, sim, há que fazer um balanço. Esta é a minha opinião. 

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(+ 3 p)
Sporting CP
(+ 8 p)
+ 1 jogo

A
G
O
S
T
O
DOM
9
ST
N
D 0-1
Afastado
N
V 1-0

QUA
12
---
Sem jogos

DOM
16
CN1
C
V 4-0
C
V 3-0
F
V 2-1

TER
18
LC/PE
Isentos
C
V 2-1

DOM
23
CN2
F
D 0-1
F
E 1-1
C
E 1-1

QUA
26
LC/PE
Isentos
F
D 1-3

SÁB
29
CN3
C
V 3-2
C
V 2-0
F
V 3-1

S
E
T
E
M
B
R
O
QUA
2
---

Jogos das selecções nacionais

DOM
6
---

QUA
9
---

SÁB
11
CN4
C
V 6-0
F
V 3-1
F
V 2-1

TER
15
LC1
C
           V 2-0
F
E 2-2
C
D 1-3

DOM
20
CN5
F
D 0-1
C
V 1-0
C
V 1-0

QUA
23
---
Sem jogos

SÁB
26
CN6
C
V 3-0
F
E 2-2
F
E 0-0

QUA
30
LC2
F
V 2-1
C
V 2-1
F
E 1-1

O
U
T
U
B
R
O
DOM
4
CN7
F
 CF União Mad
C
V 4-0
C
V 5-1

QUA
7
---

Jogos das selecções nacionais

DOM
11
---

QUA
14
---

SEX
16
TP1/32
F
V 2-1
F
V 2-0
F
V 4-0

QUA
21
LC3
F
D 1-2
C
V 2-0
C
V 5-1

DOM
25
CN8
C
D 0-3
C
E 0-0
F
V 3-0

QUA
28
---
Sem jogos

SEX
30
CN9
F
V 4-0
ADIADO (02.Dez)
C
V 1-0

N
O
V
E
M
B
R
O
TER
3
LC4
C
V 2-1
F
V 3-1
F
D 0-3

DOM
8
CN10
C
           V 2-0
C
V 2-0
F
V 1-0

QUA
11
---

Jogos das selecções nacionais

DOM
15
---

QUA
18
---

SÁB
21
TP1/16
F
D 1-2
F
V 2-0
C
V 2-1

TER
24
LC
-
------
C
  FK DínamoKiev
-
------

QUA
25
LC5
F
 FC Astana
-
------
-
------

QUI
26
LE
-
------
-
------
F
 FK Lokomotiv

SÁB
28
CN11
-
------
F
 CD Tondela
-
------


SEG
30
CN11
F
 SC Braga
-
------
C
 CF “Os Belenenses”


D
E
Z
E
M
B
R
O
QUA
2
---
------
F
 CF União Mad
------


SEX
4
CN12
C
  As. Ac. Coimbra
-
------
-
------

SÁB
5
CN12
-
------
C
  FC Paços Ferreira
F
 CS Marítimo


TER
8
LC6
C
  C. Atlético Madrid
-
------
-
------


QUA
9
LC
-
------
F
 Chelsea FC
-
------


QUI
10
LE
-
------
-
------
C
 Besiktas JK


DOM
13
CN13
F
  Vitória FC Set.
F
 CD Nacional
C
 Moreirense FC


QUA
16
TP1/8
Eliminado
?
?
?
?


DOM
20
CN14
C
  Rio Ave FC
C
  As. Ac. Coimbra
F
 CF União Madeira


QUA
23
---
Previsão para o jogo do SL BENFICA adiado da 7.ª jornada


DOM
27
---
NATAL


QUA
30
TL1
C
 CD Nacional
F
 GD Estoril Praia
C
 As. Ac. Coimbra



Noite triste

Alberto Miguéns

22 comentários
  1. patriarca disse:


    EU TAMBÉM VOTEI NO L.F.VIEIRA !!!!!!

    Mas...meu Caro Alberto Miguéns, o que se vê é isto.

    O Resultado do SILÊNCIO TENEBROSO do Presidente do Benfica L.F.Vieira !!!!

    ROUBADOS e CALADOS !!!!!

    Será que desta vez o Presidente VIEIRA VEM FALAR, ou Mantêm-se em SILÊNCIO Continuado até à DERROTA Final ????!!!!
    Quem não se sente não é filho de boa gente e somos ROUBADOS CONTINUAMENTE e a Direcção do Benfica nada faz para ACABAR com isto!!!!

    Jogamos mal, mas os OUTROS não são melhores que NÒS, mas TÊM AS ARBITRAGENS PARA AJUDAR e mais uma vez isso hoje aconteceu e o jorge sousa Desonesto mais uma vez nos fez a folha, tendo durante o Jogo UMA DUALIDADE DE CRITÉRIO ABERRANTE, sempre contra os Jogadores do Benfica e será que o VIEIRA vai ficar mais uma vez INERTE, MUDO, CALADO, em SILÊNCIO ???!!!
    O que haverá que VIEIRA tem MEDO de FALAR ?????!!!!
    Se Nada houver, porque não FALA ???!!!
    Se o arbiporco tivesse a mesmo critério que teve para jogadores do Benfica, pelo menos DOIS JOGADORES do Smerding tinham sido expulsos muito antes dos Nossos e porque não agiu ele de igual modo ???!!!!
    Aí está a funcionar o apito verde/azulado ou seja o Sistema roquete, em funcionamento.
    ABRAM OS OLHOS BENFIQUISTAS, aquela Corja não são melhores que NÓS, mas SÂO GRANDISSIMAMENTE E SUBTILMENTE AJUDADOS E NÓS Prejudicados, as imagens TV, embora depois ESCONDIDAS e de quem vê no estádio, são como o algodão, aliás da cor das notas do Euros, aí está o efeito e se o jorge não marca Penalti CLARISSIMO, que VIU, ELE lá muito bem sabe porquê.

    NÃO CONCORCO, ALIÁS NUNCA CONCORDEI, COM O SILÊNCIO, da Direcção do Benfica na Pessoa do Seu Presidente.
    Porque será que ELE não Fala perante roubos ABERRANTES ao Benfica e OUTROS factos muito relevantes de que tem conhecimento de facto???!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguem consegue a imagem da agressão à tibia do GG pelo Adrien no final da 1ª parte, que o arbitro SD nem amarelo mostrou? Era importante.

      Eliminar
  2. Sr. Alberto, em primeiro lugar deixe-me congratulá-lo pela sua dedicação e trabalho em prol do nosso querido clube. Muita pena tenho que o seu vasto conhecimento não seja mais valorizado e aproveitado pela actual direcção, em concreto no nosso museu e televisão. Em segundo, permita me partilhar consigo o meu desabafo:

    "Por favor salvem o meu Benfica do incompetente do Rui Vitória!

    Será que durante a semana há treino ou são só palestras motivacionais? Acho que perdemos um psicólogo interessante para termos um treinador mais do que medíocre!
    Este Benfica é miserável! Não sabe defender, não sabe pressionar, não sabe organizar ofensivamente... Transições defensivas e ofensivas horríveis! Um belo exemplo de como com bons jogadores se consegue ter um colectivo fraco!!!
    Imagino o que irá na cabeça de jogadores como o Nico ou Jonas, que dominam e percebem o jogo, ao sentir que esta forma de jogar está condenada ao fracasso com adversários do mesmo valor ou superiores!

    A super estrutura, farta de ganhar porque já tinha sido bicampeã e tem o extraordinário registo de 4 campeonatos em 14 anos, despachou o seu treinador e substituiu-o por um incompetente!
    E assim oferece de bandeja a possível salvação ao rival!
    Agora, para esconder o erro histórico, começam as desculpas da aposta na formação e dos erros de arbitragem, quando nem sequer defende eficazmente o Benfica dos constantes ataques do rival!

    Nas próximas eleições farei a minha avaliação!"
    E pluribus unum!
    Ricardo Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo Costa,

      São 03:22 da manhã e não consigo dormir. Nem sono tenho.

      Conta amanhã fazer um texto intitulado Ressaca.

      Vou abordar, ou seja, dar a minha modesta opinião, acerca de quatro assuntos:

      1. Farto de enganos (estava previsto independentemente do resultado do Dérbi;
      2. Farto do novo Proença;
      3. Rui Vitória ou talvez seja mais "Que fazer?";
      4. Luís Filipe Vieira ou talvez seja mais "Eleições".

      Gloriosas Saudações

      E Pluribus Unum (pelo Benfica)

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Foi uma noite infeliz.

    Infeliz para a arbitragem mas não infeliz para um árbitro que se mostrou refinado e selectivo nos seus critérios.

    Infeliz para os jogadores do Benfica cuja vontade merecia outra organização e orientação.

    Infeliz para Luisão, para Gaitan, para Júlio César e para Samaris cujas mazelas traduzem o jogo brutal - permitido pelo árbitro - do adversário.

    Infeliz para o treinador do SL Benfica que para além da infelicidade colectiva se mostrou uma vez mais incapaz de assumir o desafio que tem pela frente. Incapaz. Absolutamente incapaz.

    Infeliz para o presidente do SL Benfica que uma vez mais se confrontou com o erro monumental que cometeu no final da época passada.

    Não nos podemos esquecer da época passada mas é justamente por causa disso que temos de perceber o que está a ser esta época.

    Não se pode pedir responsabilidades se não começamos nós por não assumir as nossas.

    Somos campeões porque merecemos na época passada.

    Temos perdido os jogos nesta época porque merecemos.

    Estou certo que as coisas irão mudar. De uma forma ou de outra. Isto não pode ser o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Olha, se quiseres discutir o jogo e a arbitragem aconselho-te a ir a www.3grandesnaliga.blogspot.pt

    Pores aqui que foram roubados só porque o vosso treinador foi obrigado a dize-lo é triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno Ope

      Tenho mais que fazer.

      Até conhecer melhor a História do Sporting CP tem mais interesse que fazer ruído. Dou a minha opinião neste blogue e chega!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Como o compreendo caro Sr. Alberto... São neste momento 9:01 e ainda não consegui pregar olho nesta noite que já despertou manhã e que me manteve em claro. Será com certeza normal esta dor na alma que me atormenta sempre que vemos o nosso querido Benfica a sofrer... é assim este grande Amor!

    Para mim tem sido uma noite de reflexão sobre o passado mais recente e o presente do Benfica. Hoje com 35 anos, recordo a primeira vez que chorei pelo Benfica, logo após a defesa do penálti rematado pelo nosso capitão Veloso na final de 88 e que ditou a nossa derrota. Despertei tarde, aos 7 ou 8 anos, para o futebol e para o Benfica, mas recordo-me desse jogo como se tivesse sido hoje. Longe vão esses anos dourados em que o Benfica era dominador em Portugal e na Europa! Recheado dos melhores talentos nacionais e complementado por alguns dos melhores jogadores mundiais da altura, tivemos o privilégio de possuir algumas das equipas mais talentosas da nossa história! Faltou-nos conquistar o título Europeu para selar condignamente esse período, mágoa que ainda hoje carregamos.

    O Erro Histórico 1.0
    Muito sofri ao assistir, nos anos que se seguiram, ao gradual declínio desportivo e degradação financeira do clube, que para mim teve o seu momento chave com a eleição de Manuel Damásio e a sua catastrófica gestão desportiva. O despedimento de Toni e desmantelamento do plantel campeão, aliado à contratação de Artur Jorge (Ainda hoje suspeito que foi um agente infiltrado) serviram numa bandeja o domínio do futebol nacional ao FCP. De 1994 a 2013 assistimos, incapacitados, por uma simbiose entre a incompetência própria e a manipulação maliciosa, aos anos mais vitoriosos do rival nortenho, durante os quais infamemente conseguiram vitórias suficientes para se aproximarem do palmarés do Glorioso.

    ResponderEliminar
  6. A reabilitação do Clube
    Depois de anos conturbados que tiveram o seu auge com a presidência do infame Vale e Azevedo, acompanhei esperançoso a eleição de Manuel Vilarinho, que teve o mérito de por um ponto final na gestão ruinosa que o antecedeu e paulaticamente iniciar a recuperação do clube e a reconquista da sua credibilidade. Curiosamente, o actual presidente deu continuidade a este trabalho e, ao contrário do que hoje oiço e leio frequentemente, não foi Vieira que iniciou a reabilitação do Clube mas sim Manuel Vilarinho.
    De facto é inegável o trabalho que foi feito nos últimos 14 anos na recuperaçãoo do clube. Do ponto de vista empresarial, o Benfica é hoje uma organização impar, recheada de excelentes profissionais e equipado com as melhores infra-estruturas, proporcionando todas as condições às suas equipas. Foi capaz de implementar projectos inovadores e ambiciosos como a Benfica TV que desbravam novoss caminhos ao Clube e permitem captar receitas preciosas.
    Ao nível desportivo julgo que é exemplar o trabalho feito na reabilitação das modalidades, no desenvolvimento das respectivas formações e também, na aposta realizado no desporto feminino. Tudo isto começa a fazer justiça ao património genético do nosso Benfica, Ecletismo e Universalidade.

    Infelizmente na vertente financeira não faço uma avaliação positiva dos mandatos desta Direcção. Sou da opinião que o Benfica foi sobre-endividado, sendo vitima por um lado do crédito fácil que existiu no pais durante anos recentes e que potenciaram comportamentos de risco, e também de má gestão dos escassos recursos que possuímos. A facilidade de endividamento não criou uma cultura de gestão criteriosa dos nossos investimentos mais arriscados: os passes de jogadores. São dezenas e dezenas os exemplos de jogadores contratados sem qualquer valor suficiente para o Benfica e que somados a todos os custos associados dariam para abater a quase totalidade do nosso passivo! A lista é exaustiva mas basta analisar as contratações deste ano, que nem para o banco tem sido selecionados, para fundamentar o que afirmo: Taarabt, Bilal, Djuricic, Cristante, etc. Os milhões “investidos” em passes e respectivos ordenados, bastariam para a contratação e salários de um jogador de classe Mundial. Curiosamente este foi anunciado como um ano de menor investimento, onde se torna ainda mais vital fazer de cada euro investido uma bala certeira! Ao invés, apostámos em jogadores de risco e em potenciais promessas que não podem trazer nada à equipa no imediato. É este critério rigoroso que falta no Benfica. Saber que 1 euro vale muito mais do que isso, que antes de contratar um jogador tem de ser realizado todo um processo de “Due Diligence” para minimizar os riscos de o investimento ser um FLOP! É preciso conhecer todos os pormenores técnicos, tácticos, físicos, comportamentais e culturais do atleta antes de alocar preciosos recursos! Os erros deste género têm-se acumulado ao longo dos últimos 14 anos. Seria de esperar que com o desenvolvimento do tão publicitado departamento de scouting, a percentagem de contratações falhadas diminuísse drasticamente ao longo do tempo. No entanto os erros persistem e os milhões continuam a voar...insistindo em imitar a nossa querida águia Vitória. Com as crescentes dificuldades de financiamento, o impacto destes erros agrava-se exponencialmente. Dizem os Americanos que para se conseguir compreender algo que não compreendemos de imediato, basta seguir o rasto do dinheiro: “Follow de Money”! Se neste caso os erros persistem e o Clube é prejudicado por este contexto, resta-me concluir que são outras as entidades envolvidas que realmente beneficiam com este Status Quo... e é portanto ao serviço dos seus interesses que muitas decisões são tomadas. Mais não posso afirmar ou concretizar porque faltam-me as provas!

    ResponderEliminar
  7. É neste ponto que reside a hemorragia que urge estancar. O Benfica é um motor económico inacreditável, capaz de gerar enormes receitas no contexto do futebol moderno, alicerçado na sua incrível massa associativa, base de adeptos e seguidores em todo o mundo. Este “prato da balança económica” tem sido bem trabalhado pela direcção que tem procurado incessantemente desenvolver as fontes de receita do clube. Agora temos também a Academia que surge como mais uma fonte, produzindo jogadores que podem ser vendidos no imediato a preços interessantes e outros com valor suficiente para a vingar na equipa principal e que devem ser primeiramente potenciados desportivamente durante alguns anos até que surja a oferta irrecusável que se traduza em verdadeiras receitas extraordinárias para o Clube. Infelizmente, a falta de rigor e acerto do lado dos investimentos e algum descontrolo na gestão da estrutura de custos, (já ouvi rumores de salários incríveis nas equipas administrativas intermédias e falta de rigor e favores nas contratações de pessoal) está a impedir o Benfica de atingir o seu verdadeiro potencial.
    Neste contecto, acredito convictamente que o Benfica como maior motor económico em Portugal, tem obrigação de ter os melhores jogadores e a melhor equipa técnica. E no futebol moderno, quem tem os melhores jogadores e equipa técnica, vence mais vezes. E vencer mais vezes é o destino do BENFICA! Esporadicamente poderá não vencer, mas um Benfica bem gerido tem a obrigação de ganhar a maioria das vezes! Se isto não acontece regularmente é a gestão que não está adequada ao Clube!
    Nos últimos anos lutámos com o FCP pelo melhor plantel nacional. Em 6 anos tivemos um equipa técnica competente, claramente superior aos rivais em 2009/2010 e nas 2 ultimas épocas. Vilas Boas e Vitor Pereira são e foram competentes nos anos em que tiveram sucesso, tal como Jorge Jesus. Nos 3 anos em que JJ não foi campeão, o FCP, na minha humilde opinião, tinha o melhor plantel, e foi isso que fez a principal diferença. (Hulk, James, Falcao, Fernando, Otamendi, Danilo, Jackson, Alecsandro são jogadores TOP e aliados a bons técnicos e com a “estrelinha de campeão” conquistaram o título).

    ResponderEliminar
  8. Chego finalmente ao que considero o erro histórico 2.0:
    A substituição da equipa técnica bicampeã, com provas dadas, por uma nova equipa técnica à qual não se vislumbrou, anteriormente, trabalho com qualidade suficiente para merecer a honra de treinar o Benfica. O Vitória de Rui, nunca foi uma equipa que jogasse um bom futebol, e que demonstrasse princípios de equipa grande. Era uma equipa com má organização defensiva, incapaz de pressionar ou manter a posse de bola, rezando por um momento de genialidade individual ou um contra ataque/ bola parada que resolvesse a partida. Exactamente o que acontece hoje com o Benfica. Em 14 anos de gestão desportiva do Futebol, na minha opinião, tivemos 2 treinadores de topo: Trapatoni e Jorge Jesus. Todas as outras escolhas foram erradas e provaram-se fracassos desportivos para a realidade do Benfica. Fica para mim factualmente confirmado que Vieira não tem conhecimentos para assumir a responsabilidade de eleger uma equipa técnica de futebol profissional. Infelizmente não tem também a capacidade nem a humildade de reconhecer esse facto. Teve o seu momento de génio com a aposta em Jorge Jesus, que é um dos melhores técnicos nacionais (talvez mesmo o melhor da actualidade), e teve a sorte de Veiga ter sugerido Trapatoni. um histórico mundial. Curiosamente estes foram os únicos que fizeram do Benfica, gerido por Vieira, Campeão Nacional...
    Assim, em nome de uma estratégia de risco que ainda não compreendi, consegue a proeza de amputar o clube de um técnico de qualidade (embora tenha os seus defeitos de comportamento) para o substituir por um inferior (embora provavelmente mais fácil de controlar e manipular). Ao mesmo tempo, arrisca ao desinvestir no plantel, enfraquecendo a equipa, assistindo a um “all in” de ambos os rivais. Ficou assim preparado o cocktail para o descalabro desportivo. Ao arriscar simultaneamente nos dois factores críticos de sucesso de uma equipa de futebol: Plantel e Equipa Técnica. Para apimentar ainda mais, numa jogada que não foi antecipada, um dos rivais contrata o técnico “dispensado” e reforça a sua qualidade inesperadamente. (mais uma falta de visão estratégica e capacidade de antecipação da reação de um Jorge Jesus humilhado por ser “dispensado”).

    Dita o bom senso que, depois de conquistado sucesso desportivo (apenas nas duas últimas épocas), em caso de necessidade de mudança (ninguém muda uma receita vencedora sem ser por necessidade), para se conseguir minimizar o risco de insucesso, jamais se altera em simultâneo dois factores críticos de sucesso! A estratégia e julgamento do presidente Vieira ditou o contrário. O meu julgamento sobre a sua gestão está feito e aguarda ansiosamente por alternativas credíveis nas próximas eleições! PS: Mesmo que sejamos abençoados pelos deuses do futebol com uma mais do que improvável vitória neste campeonato nacional...

    Obrigado caro Sr. Alberto por me permitir a ousadia de partilhar estas minhas reflexões consigo. Verter as minhas inquietações neste texto foi uma autentica catarse para mim. Vou agora tentar repousar um pouco...talvez sonhando com melhores momentos e novas conquistas do nosso Benfica!
    E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
  9. ...SR DR ALBERTO.....tenho um imenso RESPEITO pelo SR DR.....tenho 58 anos,(já aqui o escrevi) vivo no DOURO,(REGUA/LAMEGO),mas nasci em LISBOA,(e tenho família que vive em LISBOA)....sou um BENFIQUISTA nascido em FAMILIA sportinguista,.........tenho OPINIÃO PRÓPRIA, sempre aqui COM O MAIOR RESPEITO,PELA PÁGINA DO SR DR, tenho partilhado a minha opinião nos diversos temas que aqui nos apresenta.....TENHO AQUI DEFENFIDO AS INJUSTIÇAS QUE OS HOMENS,(de passagem pelo NOSSO GLORIOSO BENFICA) têm cometido com o SR DR...estará recordado , ou tem certamente em arquivo, as opiniões que aqui dei(SEMPRE COM O CONSENTIMENTO DO SR DR,A QUEM MUITO AGRADEÇO) no inicio da época....escrevi que por muitos anos de BENFIQUISMO, DE MUITAS ALEGRIAS E ALGUMAS TRISTESAS, esta época seria de MUITO SOFRIMENTO....(expliquei o porquê(em minha opinião)...infelizmente, o caminho segue o meu pensamento.....tenho a minha opinião, no que se refere ao pensamento de quem dirige (eleitos democraticamente o nosso BENFICA)....já aqui escrevi EM DEFESA DOS DIRIGENTES,E CONTRA OS DIRIGENTES......MAS JAMAIS ESCREVEREI CONTRA O GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA......SR DR ALBERTO MIGUÉNS,GRANDE VULTO ,HISTORIADOR E GRANDE BENFIQUISTA, a quem os BENFIQUISTAS SÓ LHE PODEM ESTAR GRATOS,PELOS MOMENTOS QUE DEDICA A ENSINAR-NOS BENFIQUISMO, permita-me humildemente,(porque tenho nestas últimas horas, tenho lido tristemente tanta ESTUPIDEZ contra o BENFICA(dirigentes/treinador),EM NOME DO BENFIQUISMO,) aqui deixar um momento de MARTIN LHUTER KING......".A VERDADEIRA MEDIDA DE UM HOMEM NÃO É COMO ELE SE COMPORTA EM MOMENTOS DE CONFORTO E CONVENIÊNCIA, MAS COMO ELE SE MANTEM EM TEMPOS DE CONTROVERSIA E DESAFIO ".....abraço.....

    ResponderEliminar
  10. Sr Aberto Miguéns

    Tem a certeza que quer falar da arbitragem?
    Diz-se imparcial mas ignora a entrada assassina de Jardel ao tornozelo de Slimani, ainda na 1ª parte! Era CLARAMENTE vermelho directo!
    Nem vou falar da agressão de Jonas nem das agressões de Eliseu!
    Se quer falar de penaltys estou á vontade para falar disso!
    Eu sei que custa como me iria custar a mim se fosse ao contrário mas a realidade dura e crua é que o SLB não joga rigorosamente nada!
    O que vos deveria preocupar era o facto de á 2 anos atrás terem uma super equipa e agora não terem quase nada! Vendas milionárias e o passivo mal foi reduzido. Mas isso é um problema vosso!
    A verdade é que o SCP tem melhor plantel! Melhores jogadores, melhor equipa e MUITO MELHOR treinador!
    Do actual plantel do SLB no meu SCP só queria Nelson Semedo e Gaitan! Têm mais 2 ou 3 bons jogadores como Samaris (inferior a William Carvalho), Jonas ( já trintão) e Salvio ( veremos se volta a ser o jogador que era) e de resto que mais têm??
    Não vim aqui para provocar, vim aqui para debater com um adepto de um clube rival da qual tenho o máximo respeito tanto que, já por algumas vezes aqui vim comentar!
    Espero que não me leve a mal.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João das Verdades22 novembro, 2015 21:34

      Sr. Fernando Reis,

      É um espectáculo sem nome, observar os delírios que vão na mente de um Sportinguista:

      O clube cujo vice-presidente depositou soma de dinheiro na conta de Cardinal ( às escondidas de todos ) e que semanalmente faz coação arbitral, ameaçando os árbitros dos seus jogos, do Benfica e do Porto, apenas e só foi:

      Beneficiado no jogo do campeonato com 2 penaltys roubados e 2 duas expulsões perdoadas. E ontem conseguiu roubar mais um pequeno penalty ( afinal o que é partir um braço ) deixar um jogador inconsciente e manter em campo Adrien e multi-agressões Slimani ( até os sumaríssimos fugiram. Enzo Pérez foi suspenso por vários jogos por fazer um gesto com a mão de roubo para a bancada. Slimani tenta à três jogos arrancar cabeças e nada ).

      Depois, os meninos do Sporting ganharam em Tondela com um golo no fim do prolongamento do prolongamento de 5 minutos que derivou em 9 minutos ( nove minutos ). E numa situação que segundo as regra não existe ( prolongamento do prolongamento). O tal golo aparece na sequência de um lançamento lateral de João Pereira com os 2 pés dentro de campo e com Jorge Jesus junto à linha da grande área!!!

      Em Arouca, mais um roubo e com o Estoril mais um outro roubo escandaloso.

      Ora para tirar dúvidas, surge a Europa onde o Benfica está dar cartas, ganhando em Madrid e preparando-se para se qualificar em primeiro. Aqui e sem árbitros portugueses, Proenças sócios do sporting ou Xistremas a coisa fica clara e demonstra que o rei da tal boa equipa vai totalmente nu e me pelota...

      Corridos da Champions onde nem cheiraram a entrada, E na liga europa, prestes a ser corridos depois de serem humilhados pela piores equipas da europa. Até o Rebeubeu lhes deu uma goleada das antigas...

      Enfim, se dúvidas houve-se a Europa serve de Juiz. Sem a conivência arbitral... o rei vai nu e a mostrar a todos as suas indecências!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Essa antufada no Slimani, é lamentável, mas foi merecida; antes tinha tentado lesionar o LC!, a equipa do SCP joga fora das 4 linhas; de futebol é só pólvora seca, como se verifica na europa. Tenham é vergonha na cara!

      Eliminar
  11. Olá Miguéns
    Gostei de o ler como sempre, mas desta vez não posso concordar completamente consigo. É que eu não acho que o Benfica tenha feito grande jogo, sequer, nos 1os 45 minutos. Vi em diferido porque tive uma avaria e só consegui ver o jogo quando ele já havia acabado.O que eu vi , e perdoe-me a minha falta de conhecimento futebolístico, foi um conjunto de jogadores em campo sem grande noção de ocupamento de espaços, sem rapidez,sem alma, no fundo, sem saberem muito bem o que fazer com a bola. O nº de remates feitos comprova isso mesmo,na minha humilde opinião.Não há quem pense o jogo, o meio campo é fraco e o treinador não é brilhante. Direi mesmo que é limitado para comandar técnicamente o Benfica. Foi um enorme erro de casting. Não quero com isto dizer que se deve despedir o treinador, mas o Sr. LFV terá de ser responsabilizado pela escolha, e aqui vou ser dura, idiota que fez e que tanto me tem feito sofrer. Este não é o meu Benfica. Não me revejo em nada deste Benfica, meu amado SLB,e é obvio que , dentro do direito que tenho enquanto sócia e com lugar cativo no Estádio, tudo farei para combater a situação, tudo mesmo!
    Não vou esquecer as arbitragens que tanto nos têm penitenciado.Ontem foi mais um roubo de igreja que só um cego ou um muito mal intencionado não quer ver. Já estamos habituados. No ano passado com o cérebro no comando da equipa técnica do Benfica, só ganhámos o campeonato porque tivémos colinho dos árbitros, nos outros anos foi o fenómeno "túnel" etc. Nunca foi por mérito nosso. Pois bem, nem nos melhores anos de colinho, túnel etc...tivémos um décimo da ajuda que o Sporting tem tido este ano desde a 1ª jornada. Tem sido UMA VERGONHA!!! E podem os sportinguistas vir para aqui dizer o que quiserem porque não conseguem limpar as imagens que já são mostradas por toda a NET, felizmente! Para memória futura. É que agora tudo fica registado. Não jogamos peva é verdade, mas eles também não jogam lá grande coisa. Só jogam contra nós porque o cérebro conhece a equipa do Benfica do direito e do avesso e conhece os jogadores e como eles reagem. Com as outras equipas temos visto como têm ganho aflitinhos e...COM MUITAS AJUDAS INADMISSÍVEIS. Já nem falo na Europa. Miséria franciscana! Portanto, tenho dúvidas que o Benfica, se não der uma volta de 180 graus, fique sequer nos 3 primeiros lugares, mas também tenho 99% de certeza que este Sporting, com o cérebro a comandá-lo, SEM A AJUDA DOS ÁRBITROS, com uma equipa muito mais fraca do que aquela que o Benfica tinha no ano transacto, não vai ser campeã. Veremos na 2ª parte do campeonato que é aquela em que o jj consegue esfrangalhar completamente os seus jogadores. Foi sempre assim, no Braga, no Benfica. Ganhámos os campeonatos sempre à justa e sempre pelo mesmo motivo. Já nem falo daqueles que perdemos nos últimos dias!
    Já me alonguei muito e vou acabar com um VIVA O BENFICA, não à direcão do Benfica! Essa é, para mim, a maior decepção dos últimos tempos.
    Grande abraço para si meu amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marley,

      Sempre um prazer ler os seus comentários.

      Concordo. Eu também não acho que o Benfica fizesse uma grande primeira parte. Estabeleci foi uma comparação com os 90' da Supertaça e os 90' da jornada do campeonato nacional.

      Tem todo o direito de expor as suas opiniões tão válidas quanto as minhas pois são opiniões de Coração Glorioso que diz o que pensa porque ama do Benfica.

      Mesmo que sejam completamente diferente das minhas serão sempre bem-vindas.

      Obrigado pelo comentário.

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  12. Do SCP so queria o Jorge Sousa! (Ou talvez nao - futebol e desporto e prefiro nao ganhar com Honra que ganhar desta forma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo. Do Sporting... eu não queria absolutamente ninguém, nem o homem que cuida da relva, sem menosprezo para o mesmo, que, provavelmente, não tem culpa de que ela tenha tão má qualidade!!!
      SLB SEMPRE COM HONRA E DIGNIDADE.

      Eliminar
    2. Calculo entao que nao tenha festejado o ultimo titulo...

      Eliminar
  13. Não é ocupamento dos espaços e sim ocupação... como é obvio.
    Grande abraço.
    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: