SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 novembro 2015

Em Defesa da Águia Vitória

05 novembro 2015 12 Comentários
SERÁ QUE O DEPUTADO DO PARTIDO PAN JÁ VIU AO VIVO O VOO DA ÁGUIA VITÓRIA?


O deputado André Lourenço e Silva eleito pelo partido PAN (Pessoas, Animais e Natureza) tem toda a legitimidade em expressar a sua opinião. Portugal é um país livre. Se pensa pode (e deve) dizer o que pensa. Ainda com a vantagem de ser eleito. Em termos de cidadania ninguém tem mais direito a expressar o que pensa que um deputado que é um cidadão eleito, ou seja escolhido, pelos outros cidadãos, neste caso um par eleito entre pares. Pensou e disse o seguinte (clicar).


Mas eu como cidadão também tenho legitimidade para escrever o que penso. E como nunca me abstenho, ou raramente o fiz - desde que atingi a maioridade - e votei nas últimas eleições (4 de Outubro de 2015) tenho "legitimidade acrescida" ou seja, até obrigação - se o desejar - de criticar o que dizem os deputados. Porque contribuí para a eleição, participando no acto eleitoral.

Não acredito que o deputado tenha visto no Estádio o voo da águia
Pelas declarações dá a ideia que a águia é tratada como se fosse usada para puro divertimento (e entretenimento) dos espectadores. Não é! Os espectadores não vão ao estádio para verem o voo da nossa águia. Vão para ver os futebolistas. O voo serve para mostrar a quem está no estádio (em casa pela televisão não se tem essa ideia) que o Benfica tem como símbolo um animal excelso com elevado significado heráldico que encima o escudo e eleva para o céu a flâmula com a divisa "Todos Por Um". Percebe-se ao vê-la voar em liberdade como a Águia é um animal garboso, inteligente, eficaz, empolgante, sagaz e digno. Principalmente digno. 

Dignidade animal
Também não gosto de ver animais a terem comportamentos humanos. A serem amestrados para mimetizarem os seres humanos. As chamadas "macacadas" que são feitas por muitos outros animais para além dos primatas. Mas gosto de ver animais selvagens ao vivo. Gosto dos Jardins Zoológicos (desde que tenham condições dignas para que os animais que lá vivam possam mostrar como são dignos). Os "Zoos" fizeram muito pelos animais. Para que a Humanidade os respeitasse. "Fizeram muito" no sentido de terem uma função pedagógica de mostrar aos seres humanos quão diferentes são os seres vivos e que todos têm as suas particularidades que devem ser respeitadas. 

Apego
O facto dos seres humanos verem, nos "zoos", que os animais tinham muita vida, vida biológica, igual a cada um de nós fez de muitos dos seres humanos seus admiradores e defensores. Muito mais do que quando apenas viam imagens, fotografias, pinturas ou desenhos. Aí o que ressaltava era o exotismo.  

Fundamentalismo
Tão grave quando o desprezo pelos animais (ou pessoas) é o fundamentalismo pelos animais (ou pessoas). São igualmente graves apesar de estarem em lados opostos. Porque não são comportamentos naturais. A Águia como símbolo do clube é respeitada. A águia Vitória é tratada com dignidade, não por pena ou necessidade de tê-la preparada para voar antes do início do próximo jogo. É tratada com dignidade porque ela mostra quão digna é para que assim seja. Ela "faz-se" respeitar, porque as pessoas percebem que ela dá-se ao respeito.

Voa o tempo que quer, dá as voltas que quer 
Só não decide (ao contrário das suas congéneres selvagens) quando o faz. Porque o faz para se alimentar, tal como as águias selvagens. Voam quando se querem alimentar. Esta tem hora marcada para se alimentar, ao contrário das selvagens que voam quando têm fome. A águia Vitória tem muitas desvantagens, em relação às que vivem na natureza, integradas em cadeias alimentares de complexos ecossistemas, mas também tem duas vantagens: quando tem fome "sabe" que deixará de a ter e quando está doente terá alguém a cuidar da sua saúde.

Acredite. A Águia sendo selvagem é respeitada. Porque também se faz respeitar. Passe por um jogo na "Catedral" para perceber isso!

Alberto Miguéns


NOTA FINAL (apesar de cautelosa sem querer meter-me em assuntos que não domino)
Animais selvagens versus animais domesticados ou de companhia
Consta que os gatos e cães só há bem pouco tempo passaram a ser animais de companhia. Durante anos foram utilizados pelo ser humano para seu benefício material. Agora até se gasta, a nível Mundial, mais dinheiro com alimentação dessa panóplia de animais, para além de cães e gatos, que vivem em casa das pessoas do que de crianças com menos de cinco anos! 
Os gatos foram domesticados pelos egípcios para lhes guardarem os cereais dos roedores. Os cães como auxiliares do ser humano enquanto caçador. Tal como os falcões. As aves de rapina chegaram a ter, nalgumas regiões da Europa, tanta importância (ou mais) para a sobrevivência do Homem que os cães. Com o desenvolvimento da pecuária os falcões deixaram de ser necessários enquanto os cães passaram a animais de companhia e auxiliares na pastorícia.

Viva a Águia Vitória!
12 comentários
  1. E quando entrou um leão enjaulado numa apresentação aos sócios do Sporting?

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,

    Não me meto em discussões políticas na internet.

    Ainda assim, mal vi um cartaz deste partido cujo slogan era "Somos todos animais", para mim ficou logo tudo dito e arrumado.

    O mais engraçado é que houve gente suficiente a votar para lhes eleger um deputado, que não souberam ler o que lá estava. Cada um lê conforme quer e nem sempre como lá está.

    Suponho que se o slogan fosse "Somos todos burros" já prestariam atenção e se calhar pensavam duas vezes antes de assinalar o X ali. Apesar de o burro ser um animal, simpático até, já mais específico, é uma identificação que se calhar não colhe as maiores simpatias junto das pessoas. No entanto, chamar "animais" aos "burros" que neles votaram já é suficiente, já está tudo bem - é tudo uma questão de marketing, de como se vende o produto!

    Penso que este partido devia tomar medidas jurídicas contra o Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3), pois lá têm escrito: "Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, a cabra Amalteia" - por muito que se discorde ou considere ridículas as suas ideias, nunca se deve insultar a mãe das pessoas, mesmo que esta seja mesmo uma cabra!

    Enfim... para ridículo, ridículo e meio.

    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto,

      Acrescentando ao assunto, agora num tom mais sério, tome nota desta notícia no Expresso:

      http://expresso.sapo.pt/actualidade/os-passaros-estao-mais-perigosos=f533487

      Pois então e estas aves de rapina que, por um lado, são domesticadas, mas por outro é pelo seu comportamento natural que são úteis ao Homem e à civilização.

      E quanto às outras aves que são afastadas pelas de rapina? Será que passamos a proibir a circulação de aviões para evitar acidentes?

      Ridículo no próprio princípio apresentado, quanto mais no detalhe deste caso.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  3. Fabuloso texto, Obrigado.
    Não é necessário ser fundamentalista... falaram na àguia Vitória porque o jornalista forçou, e o individuo iria dizer o quê? Seria pior... O PAN tem preocupações bem mais sérias que a nossa Àguia...

    ResponderEliminar
  4. ...SR DR ALBERTO......O SR DR uma vez mais com classe e sem ruído, responde (é minha opinião )a um PARASITA DEPUTADO, que sem qualquer relevo nas bancadas parlamentares VIU NA GLORIOSA ÁGUIA VITÓRIA, a possibilidade de SER ALGUEM.......como o DR ALBERTO MIGUÉNS, deixa aqui neste seu GENIAL TEXTO (resposta),tudo o que há para dizer ao SR DEPUTADO, de minha responsabilidade(se me permitir)direi que ,(salvo erro)na campanha eleitoral, não ouvi da boca do SR DEPUTADO, uma única palavra em relação á GLORIOSA ÁGUIA VITÓRIA, sendo assim até prova em contrario , para mim O SR DEPUTADO ,É UM OPORTUNISTA HIPÓCRITA ,E COBARDE.....abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um comentário idiota. Este tipo de comentrários nunca deveriam ser publicados...

      Eliminar
    2. ...SR DR ALBERTO......(.se me permitir).....caro sr VALCO.....se está com dor de dentes, provavelmente perto do local onde habita, se procurar encontrará um DENTISTA.....passe bem

      Eliminar
  5. Já não bastava as marradas do porcodacosta e do trinca bolotas, agora, até o partido do PANeleiro marra no Vermelho! CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. A bem da verdade o PAN já veio desmentir a noticia como foi dada. Em Portugal quando alguém se quer fazer notar fala do Glorioso, é Bruno de Carvalho, é JJ, é o presidente do União, é o do Braga, é o de Guimarães, enfim toda uma mole de invejosos com dor de cotovelo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  7. Já agora, um excelente texto (mais um) num blog sobre este assunto

    http://hugogil.pt/como-criar-uma-polemica-modus-operandi-da-imprensa/

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto! Muito bem explanado!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: