A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14/11/2015

Dia de Estreia (III)

14/11/2015 + 1 Comentários
HÁ 116 ANOS, EM 1909, O FUTEBOL ESTREOU-SE A JOGAR NO DIA 14 DE NOVEMBRO.


NOTA (IGUAL À DE ONTEM E ANTEONTEM):O facto de ter de me ausentar durante três dias – 12, 13, 14 - para longe do blogue (o local para onde vou nem telemóvel “aceita” com regularidade) e não querer perder o hábito de fazer um texto diário, abrindo uma excepção que depois – por preguiça – poderá começar a ser regra, “obrigou-me” a inventar o que poderia programar para não estar a fazer uma “posta” diária que afinal tivesse letra(s) e fotografia(s) mas que, mesmo assim, não tivesse mais significado que “vazio”. Ou seja, estar lá ou não estar, seria o mesmo. Com a agravante de me ter ocupado tempo.

Olhei para o Glorioso Diário e optei pelas estreias do Futebol
Aproveitando, assim, para evocar uma efeméride com significado e honrar os ases que nos honraram o passado. Vai ser assim, em 12, 13 e 14 de Novembro. “Novidades” apenas pela meia-noite de 15 de Novembro.

Para um Clube fundado em 1904 e a estrear o Futebol em 1905
Não foi necessário esperar muito. Apenas quatro anos para que a equipa de futebol se estreasse em 14 de Novembro de 1909, há 116 anos. Num jogo com história, como na Gloriosa História todos têm. E este foi o n.º 91.

NOTA: O jogo foi em 14 de Novembro, pois 15 de Novembro de 1909 foi segunda-feira, talvez surja esta data (tal como 22) como indicação do dia da escrita da crónica!


Revista "Tiro e Sport" n.º 433; Páginas 8 e 9; 30 de Novembro de 1909

Carrega Benfica


Alberto Miguéns
1 comentários
comentários
  1. Bela evocação.
    Foi uma lástima que o Dr. Januário Barreto tenha falecido tão cedo.
    A Liga Portugueza de Futebol foi muito criticada mas que eu saiba o seu presidente foi sempre preservado.
    Foi sempre visto como um homem de bem e de grande inteligência.
    Ter homens da estatura do Dr. Barreto e de Cosme Damião era algo notável mas infelizmente era tempos difíceis.

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail