SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 setembro 2015

O Prometido é Devido...

13 setembro 2015 3 Comentários
TAL COMO INFORMADO EM 9 DE SETEMBRO  REUNI-ME, HOJE - 13 DE SETEMBRO - COM ROGÉRIO DE CARVALHO.


Terminou há cerca de duas horas, pois durou entre as onze da manhã e a uma-e-meia da tarde numa pastelaria da avenida de Roma. Também como informei (ver aqui) os leitores deste blogue podiam fazer perguntas. Recebi 14 (catorze). Garanti que as iria colocar mas não podia garantir que ele quisesse responder. Respondeu com prazer a todas elas. 

Eu gosto de me encontrar com ele mais para conversar (e perceber como vai de saúde - e vai bem!) mas aproveitei o balanço para também fazer uma. Essa fica desde já aqui publicada. As outras catorze aguardam oportunidade para tentar "ilustrá-las"! Mas não vai demorar muito.

A minha pergunta (a preto) com resposta (a vermelho) do nosso Rogério:

O Rogério tinha um irmão mais velho que também foi futebolista. Embora fosse conhecido por França e o Rogério por...Rogério. Pipi foi alcunha no Benfica, inventada pelo mestre das alcunhas, Francisco Albino. Vocês - os dois irmãos - chegaram a jogar juntos?

Sim. Ainda no Chelas FC antes de eu ingressar no Benfica em 1942 e depois de sair do Benfica em 1954. No Chelas FC o meu irmão já era sénior - tinha mais quatro anos de idade - e eu principiante mas, mesmo com 17 anos (ele com 21!),  eu "jogava como gente grande".
Em 1954/55, já no Oriental (COL), depois de sair do Benfica, voltámos a jogar os dois. Eu como avançado e França como centrocampista. Eu com 32 anos e ele com 36! França morreu em 1960, aos 42 anos. Muito novo! Foi o meu irmão França que pediu ao presidente do Chelas FC (João Rosa) para telefonar ao presidente do Benfica (capitão Júlio Ribeiro da Costa) para me contratar. É que o meu irmão soube (eu disse-lhe) que estava a ser assediado pelo Peyroteo para ir jogar no Sporting CP (estavamos os dois empregados no Grémio das Carnes, no 2.º andar do n.º 45 no Rossio, por cima do café «Chave de Ouro»: o rei dos cromos Peyroteo era chefe de secção e o miúdo coleccionador de cromos, Rogério, era dactilógrafo principiante).

Obrigado, Rogério!

É tão bom despedires-te de mim chamando-me Amigo Alberto! Talvez seja o melhor como Benfiquista que me acontece nestes últimos anos. Sempre me levas 38 anos de avanço! Nem de Fórmula 1 te consigo apanhar, quanto mais a pé!


O "Chave de Ouro". Por cima as janelas do 2.º andar. Por elas andaram Rogério e Peyroteo. Acho eu. Já tenho uma foto para a próxima conversa lá para Abril de 2016. Que ele vai "hibernar" até aos primeiros raios de Sol da Primavera!

Alberto Miguéns




3 comentários
  1. Serviço público e do bom !!!
    Obrigado Miguéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Que honra !

    "Esta é nossa!" As 3 palavras mais famosas e imortais de Rogério "Pipi" Carvalho.

    Muito Obrigado

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: