SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 setembro 2015

Lágrimas Nos Olhos

17 setembro 2015 8 Comentários
HÁ MUITO QUE SABIA TUDO O QUE SUCEDEU AO ANTIGO CAMPO DAS AMOREIRAS. IMAGINAVA. MAS NUNCA TINHA VISTO!


Dilacerado. Aquele que foi anunciado em 10 de Abril de 1921 na reunião de Direcção, proposto aos associados em 10 de Setembro de 1921 numa assembleia geral, autorizado pelos associados em assembleia geral realizada em 4 de Fevereiro de 1923, construído em ritmo “mais acelerado” a partir de 22 de Julho de 1924 e inaugurado em 13 de Dezembro de 1925, como o local definitivo onde o SL Benfica passaria a jogar não durou mais de 15 anos! Até 23 de Junho de 1940, data do último jogo da categoria Honra do “Glorioso”! Afinal nada é definitivo. Tudo transitório, precário. Apenas o Benfica será Eterno. Se continuarem a existir Benfiquistas que o sirvam em vez dele se servirem!


Para que não existam dúvidas
A fotografia datada de Maio de 1945 é elucidativa quanto à localização do espaço desportivo (campo de jogos: futebol, râguebi e hóquei em campo), dois campos de ténis e um campo para o Basquetebol. Mostra que a expropriação teve consequências quase imediatas com a construção da estrada de acesso ao viaduto de Monsanto (actual Duarte Pacheco) onde teria início a primeira auto-estrada portuguesa para servir o Estádio Nacional, inaugurado em 10 de Junho de 1944.


Entre a actualidade (2015) e a primeira representação cartográfica (1910)
Tudo mudou menos o sítio. Continua o mesmo, ocupado pelos seres humanos de modo diferente, mas adaptando-o às necessidades. Como estará em 2025 (centenário da inauguração do campo)? Em 2125, 2225, ... Ninguém sabe! Daqui a dez anos deve ter poucas diferenças. O Liceu Francês está para durar! 



Localização do… Portão
O célebre portão de entrada para o peão (maior bancada de madeira do campo) tornou-se um ícone do recinto que foi crescendo no imaginário dos Benfiquistas à medida que o tempo afastava o Benfica da realidade, do período 1925/1940, ou seja, da existência real daquele espaço desportivo. Onde ficaria? Quando foi demolido? O que está na actualidade no seu lugar? A fotografia de Maio de 1945, não deixa margem para dúvidas. Aquele portão que abria e fechava uma alameda larga para fazer entrar e sair os cerca de dez mil espectadores do peão ficava ali. Ali mesmo!  




O “Poço da Morte”
Outro aspecto que sempre me intrigou foi ouvir dizer que a bancada do peão, nas Amoreiras, não era contínua. E que no topo havia o…Poço da Morte. Nunca percebi. Quando tentava perceber julgava ser a designação da última bancada do peão que por ser muito elevada, de madeira, perigosa fazia perceber quem olhava dela para o exterior do recinto estar a pairar sobre um abismo. Com a fotografia de 1945 percebe-se. Houve um triângulo murado num terreno que o Benfica, provavelmente, nunca conseguiu adquirir, alugar, etc., que obrigou a que os últimos degraus das bancadas mais afastadas do campo onde se jogava não fossem contínuos! Como o Mundo era diferente há 90 anos. Hoje seria impensável.


Será que ficou tudo dito acerca do campo das Amoreiras? Talvez não. Talvez ainda se descubra algo mais…

Alberto Miguéns

PARA CONSEGUIR RESPONDER AO SEGUINTE COMENTÁRIO (colocado às 15:20 de 18 de Setembro de 2015)
Sabe a 'direcção' para a qual o peão ficava voltado? pelas fotos aparenta ficar voltado para o Monsanto, embora não se perceba bem. Se o meu sentido de orientação não falha o peão seria a bancada nascente?



PLANO PARA AS EDIÇÕES DURANTE  SETEMBRO/OUTUBRO
(provisório como é evidente)
De 18 de Setembro a 2 de Outubro de 2015 (Sempre pela meia-noite)
Sexta-feira (de 17 para 18): Uma modalidade por semana: Pólo Aquático;
Sábado (de 18 para 19): O Benfica e o FC Porto;
Domingo (de 19 para 20): O “Clássico de Portugal”;
Segunda-feira (de 20 para 21): E depois de Contumil?;
Terça-feira (de 21 para 22): Mentiras Oficiais Made in SLB;
Quarta-feira (de 22 para 23): Os treinos com Otto Glória;
Quinta-feira (de 23 para 24): Cuidado com eles;
Sexta-feira (de 24 para 25): E o "Glorioso" na 6.ª jornada?;
Sábado (de 25 para 26): O Benfica e o FC Paços de Ferreira;
Domingo (de 26 para 27): E depois da Quinta?;
Segunda-feira (de 27 para 28): José Augusto dixit;
Terça-feira (de 28 para 29): O Benfica esmiúça Madrid;
Quarta-feira (de 29 para 30): O “Glorioso” e o CAM;
Quinta-feira (de 30 para 1): E depois de Madrid?;
Sexta-feira (de 1 para 2): Benfica tão brilhante que se vê no escuro


8 comentários
  1. Mais um belo pedaço da nossa GLORIOSA história !!!

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente fascinante.
    Essa fotografia é uma pérola fascinante da história breve mas gloriosa e também trágica do nosso Estádio das Amoreiras.
    Para Cosme e seus companheiros deve ter sido devastador ver essa destruição.
    Parabéns por ter encontrado essa pérola e muito obrigado por a ter artilhado com os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Excelente Alberto.

    Mais uma vez os meus agradecimentos. mais uma vez vou utilizar este seu artigo, ou por outras palavras, vou "linká-lo" a um artigo meu pois não há melhor complemento do que estes seus artigos.

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  4. ...SR DR ALBERTO....Muito obrigado por mais uma lição da História do nosso GLORIOSO BENFICA....SR DR permita-me fazer-lhe um pedido....Numa altura em que se destaca a importância da nossa formação, e, também com o enquadramento dos jovens jogadores que já fazem parte efetiva do nosso Principal Plantel, se fosse possível o DR ALBERTO MIGUÉNS, apresentar aqui na Sua Página, um trabalho referente a jovens que na casa dos 17/ 20 anos em épocas dos MONSTROS SAGRADOS, tambem tiverem as suas oportunidades e se tornaram grandes jogadores...talvez o maior exemplo O NOSSO CHALANA que aos 17 anos, já era um talento e principalmente era um indiscutível nas opções do treinador....Lembro-me de um celebre campeonato em que CHALANA foi o marcador de golos que nos garantiram pontos decisivos para a conquista do campeonato....SR DR, desculpe-me o atrevimento do meu pedido mas um trabalho feito pelo DR ALBERTO, ajudaria muitos BENFIQUISTAS que se mostram pouca confiantes nos miúdos de agora a PERCEBEREM que temos de os acarinhar e apoiar, ...muito obrigado.....ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Vou tentar arranjar tempo para isso.

      Esperemos pelas respostas dos "miúdos" no Porto e em Madrid. Pelo meio só terão de prestar contas aos adeptos frente ao FC Paços de Ferreira.

      Vai ver que depois - se conseguirem bons desempenhos (individuais e fortalecendo o colectivo) as dúvidas e desconfianças vão diminuir.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Obrigado Alberto!

    Saudações Vermelhas!!! (como Salazar não gostava)

    ResponderEliminar
  6. Que bom seria, recuperar aquela entrada/portão, e transladar a mesma para o exterior do Estádio da Luz!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Alberto:
    sempre imensamente grato, hoje tenho duas perguntas para si.
    sabe de que ano é a fotografia onde identifica o poço da morte com a letra 'a'?
    e sabe a 'diracção' para a qual o peão ficava voltado? pelas fotos aparenta ficar voltado para o monsanto, embora não se perceba bem. se o meu sentido de orientação não falha o peão seria a bancada nascente?

    abraço,
    pedro paiva

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: