SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 setembro 2015

E Bem Ando Atrás Deles

17 setembro 2015 8 Comentários
Comentário de um leitor (às 16:37, para "Lágrimas nos olhos"): «Que bom seria, recuperar aquela entrada/portão, e transladar a mesma para o exterior do Estádio da Luz!!!»


O "original". O "nosso"! Onde andará ele?!


 O último "verificado"! Na Ameixoeira (arrabalde norte de Lisboa)


Alberto Miguéns
8 comentários
  1. Não custa nada pedir.

    ResponderEliminar
  2. O portão de entrada no recinto de jogos das Amoreiras, situava-se onde agora está o nº 157, da Rua Prof. Sousa da Câmara, um prédio com aspeto de ter sido feito no início dos anos 60.

    Como arquiteto sei que quando se constrói um prédio sobre pré-existências, todo é destruído e usado com enchimento para fazer ensoleiramentos.

    Julgo que ainda será possivel descobrir alguém que tenha participado na construção do referido prédio, para tal deverá ser consultado o processo de Obra que se encontra na Câmara Municipal de Lisboa e anotar o nome de projetistas, promotor, empreiteiro, etc. e depois tentar chegar à fala com alguém. Por este caminho poder-se-ão até, com sorte, obter alguns elementos valiosos, como fotos do existente, dos trabalhos das obras, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Não seria possível alguém ter comprado o pórtico visto ser um trabalho notável em cantaria? Para levá-lo para uma quinta?

      AM

      Eliminar
    2. É possível que possa ter acontecido isso, depende da forma como estava construído.

      Um exemplo dessa possibilidade é o arco que se encontra na Praça de Espanha, que durante anos não passou de um amontoado de pedras, provenientes do arco original que existia ao fundo da Rua de São Bento, e que foi demolido aquando de umas obras na Assembleia.

      Sei que gosta de seguir pistas, tente consultar o processo na CM Lisboa e veja se ainda é possível falar com alguém envolvido na construção do prédio.

      Eliminar
    3. Como disse depende muito da forma como estaria construido, se fosse só pedras pousadas, seria muito simples o desmonte e montar tudo novamente em qualquer sítio.

      Mas se as pedras tiverem sido fixas umas as outras com algum tipo de ferragem ou outro sistema de união, para uma maior resistência do conjunto, ai já a desmontagem seria mais complicada.

      Cumprimentos,

      Pedro Freire

      Eliminar
    4. http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70861

      Não sei se este ainda existe.

      Eliminar
  3. Mas em relação à possibilidade de transladar alguma coisa para o atual Estádio, seria muito pouco provável tal acontecer. Do antigo Estádio da Luz, um dos mais míticos estádios do mundo, restou alguma memória física ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Nem me fale nisso.

      Eu bem pedi para deixar um pequeno Memorial. Até marcar com empedrado no alcatrão as marcas do campo onde estava o relvado.

      Foi-me dito. Vai tudo abaixo.

      AM

      NOTA: Existe um portão (numa escadaria) no enfiamento daquela passagem pedonal por cima da avenida perpendicular ao Estádio, entre as duas rotundas.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: