A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11/08/2015

Decretado! Acabou a Pré-época!

11/08/2015 + 5 Comentários
AGORA VAI SER A SÉRIO. (RE)COMEÇA NO DOMINGO!


O calendário é fácil até ao jogo frente ao FC Porto. Mas não é! Só será fácil se em quatro jogos forem contabilizados 12 pontos. O Benfica realizará quatro jogos em casa – três na “Catedral” e um em Aveiro – frente a clubes talhados para conseguirem realizar um campeonato entre o 6.º e o 16.º lugar. Pelo menos no orçamento - que na jornada 0 (zero) é o que conta!

CALENDÁRIO DE JOGOS (JULHO / OUTUBRO)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Resultado ou Local
J
U
L
H
O
02
QUI
05
DOM
08
QUA
11
SÁB
12
DOM
15
QUA
19
DOM
Paris S-G FC
Torneio Campeões
D 2-3
22
QUA
25
SÁB
AC Fiorentina
Torneio Campeões
E 0-0 Dgp 4-5
27
SEG
Red Bulls Nova Iorque
Torneio Campeões
D 1-2
29
QUA
CF América México
Torneio Campeões
E 0-0 Vgp 4-3
A
G
O
S
T
O
3
SEG
CF Monterrey
VIII Troféu Eusébio
D 0-3
5
QUA
9
DOM
Sporting CP
Supertaça
D 0-1
12
QUA
16
DOM
GD Estoril Praia
Primeira Liga.01
Casa/ SLB
19
QUA
23
DOM
FC Arouca
Primeira Liga.02
Fora/ Aveiro
26
QUA
29
SÁB
Moreirense FC
Primeira Liga.03
Casa/ SLB
S
E
T
E
M
B
R
O
2
QUA
6
DOM
Jogos das Selecções
9
QUA
Jogos das Selecções
13
DOM
CF "Os Belenenses"
Primeira Liga.04
Casa/ SLB
16
QUA
Liga Campeões.01
20
DOM
FC Porto
Primeira Liga.05
Fora/ Dragão
23
QUA
27
DOM
FC Paços Ferreira
Primeira Liga.06
Casa/ SLB
30
QUA
Liga Campeões.02
O
U
T
U
B
R
O
4
DOM
CF União Madeira
Primeira Liga.07
Fora/ Barreiros
7
QUA
Jogos das Selecções
11
DOM
Jogos das Selecções
14
QUA
18
DOM
Taça de Portugal 1/32
21
QUA
Liga Campeões.03
25
DOM
Sporting CP
Primeira Liga.08
Casa/ SLB
28
QUA
NOV
1
DOM
CD Tondela
Primeira Liga.09
Fora/ Tondela

Glorioso Plantel: curto para tanta exigência
Faltam elementos a este plantel para permitir elaborar convocatórias (18 elementos) e equipas (11 escolhas) com consistência. Em 30 (31 com Salvio) há futebolistas que necessitam competir com regularidade num escalão ou escalões abaixo do grau de exigência do “Glorioso”. Serão sete/oito que deixam vaga para três/quatro. Daqueles que fazem a diferença.

Escolhas do treinador
Não fiquei admirado com os 22 convocados tendo em conta as notícias acerca das dificuldades físicas de Luisão (confirmou-se) e Jardel. Talvez contasse com Djuricic em detrimento de Nuno Santos. Fiquei admirado com os titulares. Contava com Pizzi (em vez de Fejsa), Carcela (em vez de Ola John, sem saber que estava lesionado) e Jonathan (em vez de Jonas).

Disposição em campo
Com o jogo percebi, entre muitas cambiantes, duas situações (que derivam de uma terceira que até devia ser a primeira):
1.     O meio-campo do Benfica (mesmo com cinco médios – dois defensivos e três atacantes) era incapaz de controlar os quatro médios do adversário. Isto fazia com que Jonas lutasse contra o Mundo e a defesa fosse pressionada em demasia;
2.   Fejsa jogava praticamente como terceiro central garantindo quatro para dois na grande-área precavendo a capacidade táctica de colocar a bola junto da baliza contrária por parte dos 4.4.2 de Jorge Jesus;
3.   Muitas vezes o Benfica (2009/10 – 2014/15) era criticado por jogar no meio-campo em inferioridade numérica frente a adversários com cinco futebolistas centrocampistas. Para mim isso só era problemático frente a adversários de clubes que jogavam com equipas mais poderosas por terem futebolistas de maior capacidade. Mas numa temporada quantos jogos (em cerca de 60) obrigam a jogos desses? Dez? Doze? Em Portugal cinco/seis? No campeonato nacional três/quatro vezes (FC Porto, Sporting CP (fora) e SC Braga (fora)? Doze por cento! Vale a pena treinar o 4.4.2 para ser campeão em Portugal!

Valores da responsabilidade da FPF. Ser pressionado entre os 15 e os 60 minutos, em média, ter em 45 minutos, 17 deles (38 %) com posse de bola e em 28 minutos (62 %) cheirá-la é de...mais! É expor-se demasiado!
Adversário
O centro nevrálgico de uma equipa de futebol (o meio-campo) nunca se intimidou com o meio-campo mais povoado do “Glorioso”. Fez o que fazia o Benfica (2009/10 a 2014/15) com “menos um”, ou seja, jogava na disposição táctica para anular a desvantagem numérica. O portador da bola nunca sente falta de apoio nem ansiedade com o que fazer com ela. Sabe que treina ter sempre linhas de passe disponíveis pelos restantes três do meio campo ou outros elementos da equipa. Os espaços livres funcionam como se existisse um quinto médio! O centrocampista nunca sente que está em inferioridade numérica. O Benfica conseguiu (tendo cinco para quatro) dificultar muito o jogo ao Sporting CP. Mas este foi sempre mais ameaçador da Gloriosa Baliza que o Benfica de incomodar o franguício! E quando assim é…

Substituições
É difícil avaliar, desde já, o trabalho de Rui Vitória. A pré-temporada foi-lhe “oferecida” tal como o plantel (que acredito) ainda não estará fechado. Ele faz as omeletes com a manteiga (calendário) e ovos que tem à disposição.
Mas… um treinador de bancada dá sempre a sua infalível opinião.
Titulares: Jonas sem Lima ou outro jogador com estas características (carraceiro) pode ser (e foi!) um lutador abnegado mas inconsequente. Eu preferia Jonathan (protegendo Jonas). Pizzi na ala direita ou no centro (em vez de Fejsa). Os outros Gloriosos Nove… aceito.
Substituições: Talisca ao sair devia ser para entrar Jonathan. Quando Pizzi se preparou para entrar havia 0-0. Mas quando entrou havia…0-1! Depois podia entrar Pizzi para o lugar de Fejsa. Finalmente Mitroglou para tentar o “tudo-por-tudo”. Guedes podia ser protegido num jogo que não estava propício para as características de um jovem inexperiente em jogos desta intensidade que estava a correr mal. Até podia ser que aos 81 minutos (com Jonathan e Pizzi em campo) já estivesse a correr bem. Mitroglou passar à frente de Jonathan? Até na bancada custou!


Arbitragem
A pior equipa em campo. Expulsões por fazer, golos mal anulados, admoestações por fazer, foras-de-jogo, uma grande penalidade, etc. Tantos etecetras. Nem me interessa - nunca me interessa - análises às arbitragens como se fossem as contas de um merceeiro. Este pode enganar-se muitas vezes, mas depois ao final do dia as contas batem certo! Tal como pretensamente um mau árbitro. Mas não é assim! Por exemplo, vários erros que vão penalizando a espaços as duas equipas durante o jogo! Pois é! Mas os jogos têm 90 ou 120 minutos e o seu desenrolar, a cada momento, é condicionado pelos resultado expresso no marcador. Se...Se...Se...Se Jorge Sousa é o melhor árbitro português fazendo trabalhos destes então percebo porque Pedro Proença gozava de tamanha impunidade.

Futuro
Está aí à frente. É só agarrá-lo!

Para a Gloriosa História. A equipa (mais três suplentes utilizados: Pizzi, Mitroglou e Guedes) que sofreu a 25.ª derrota por 0-1 ao 421.º Dérbi de Lisboa. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Júlio César, Talisca, Samaris, Fejsa, Jardel e Lisandro; Gaitán (capitão), Sílvio, Jonas, Nélson Semedo e Ola John. Espero que este onze volte a existir (a titular ou em campo) para redimir-se!

Balancete a ler/ver entre o Deve e o Haver

QUEM CONHECER A JUSTIFICAÇÃO PARA OS TRÊS QUADROS SEGUINTES DISPENSA A LEITURA

Declaração de gostos
Eu não faço qualquer distinção entre jovens formados no Seixal ou em qualquer clube do Mundo do Afeganistão ao Zimbabué. Em caso de dois futebolistas iguais, em teoria claro, prefiro que sejam oriundos do Seixal. Mas só neste aspecto! O que quero é que o Benfica pratique bom futebol porque assim, estará mais perto de vencer e conquistar. Que é para mim o que interessa. Entre jogar "bem" e perder e jogar "mal" e conquistar prefiro a segunda hipótese. O que acontece é que, não se sabendo o que acontece no final da época, ver o Benfica jogar "bem" dá mais garantias, mesmo que de percepção, que estará mais perto do sucesso.

Rejuvenescimento do Glorioso Futebol
O aspecto mais interessante em 2015/16 será ter uma equipa em campo com uma média etária mais baixa, pois o Benfica necessita de rejuvenescer o plantel compensando a necessidade de ter futebolistas com mais épocas: experiência e Mística.

Não faço distinções enquanto decorrem as competições
Prefiro ver a época como um todo e fazer as distinções, entre ases e aselhas, no final. Em 2015/16 devido à expectativa da maior utilização da Gloriosa Formação vou semanalmente fazer o "Deve e o Haver" entre três "categorias" embora todos me mereçam respeito, mas para tornar mais fácil a identificação dei-lhes os seguintes nomes
VELHOS
NOVOS
MIÚDOS
A Ordenação dentro de cada categoria será feita com a média apenas com os que têm pelos menos um minuto de utilização para não desvirtuar os valores. Permitirá perceber no total de cada grupo a percentagem de utilização. Curiosos? Eu estou, também, ansioso!

18 VELHOS
(4708': Média minutos por jogador: 276.980 por cento)
Futebolista
Minutos
Jogos
Titular
Golos
Ass.
Gaitán
443
6
5
-
1
Júlio César
416
5
5
- 5
-
Jonas
385
6
5
1
-
Samaris
374
6
4
-
-
Sílvio
363
6
4
-
-
Talisca
354
6
5
1
-
Luisão
344
5
5
-
-
Jardel
335
4
4
-
-
Fejsa
316
4
4
-
-
Lisandro
301
5
3
-
-
Pizzi
300
6
4
1
-
André Almeida
258
4
3
-
-
Ola John
192
4
2
-
-
Eliseu
167
3
3
-
-
Cristante
70
4
-
-
-
Lima
64
1
1
-
-
Paulo Lopes
26
1
-
- 1
-
Salvio
Lesionado
NOTAS: A vermelho (titulares); a verde (suplentes utilizados); a preto (suplentes não utilizados); a azul (convocados não utilizados como suplentes); a amarelo (não convocados)

Que galeria!
Os melhores futebolistas do 81.º campeonato nacional: Jonas (melhor jogador), Júlio César (melhor guarda-redes) e melhor capitão (Luisão) se houvesse esta categoria.

9 NOVOS
764':Média minutos por jogador: 95.513 por cento)
Futebolista
Minutos
Jogos
Titular
Golos
Ass.
*Jonathan
220
4
3
-
-
Carcela
194
5
2
-
1
Ederson
98
2
1
- 2
-
Marçal
80
3
-
-
-
** N. Oliveira
64
3
-
-
-
Taarabt
45
1
1
-
-
** Djuricic
45
1
-
-
-
Mitroglou
18
1
-
-
-
Guzzo
-
-
-
-
-
NOTA: * Devido a terem jogado (e pouco) no final de 2014/15;
** Regressos depois de empréstimos em 2014/15

Expectativa
Incógnitas.

5 MIÚDOS
(444': Média minutos por jogador: 88.87 por cento)
Futebolista
Minutos
Jogos
Titular
Golos
Ass.
Nélson Semedo
212
3
2
-
-
*João Teixeira
62
3
-
-
-
*Gonçalo Guedes
67
3
-
-
-
Nuno Santos
58
2
-
-
-
*Lindelof
45
2
-
-
-
NOTA: * Devido a terem jogado, em 2014/15, essencialmente na Equipa B

Gente nova com muita classe
O melhor futebolista da Segunda Liga em 2014/15 (Gonçalo Guedes), um campeão europeu de sub-20 (Lindelof) e três promessas de gabarito: João Teixeira, Nelson Semedo e Nuno Santos. Para arrasar!

Balanço: Do 5.º para o 6.º jogo
Aumentou a “importância” dos jogadores mais experientes de 78 para 80 em detrimento das aquisições: de 15 para 13 por cento. Os jogadores mais experientes foram utilizados em 80 por cento do tempo. Os "reforços" em 13 por cento e os jovens "Made in Seixal" em sete por cento.  
  
Acorda Benfica!

Alberto Miguéns

PLANO PARA AS EDIÇÕES DURANTE  AGOSTO
(provisório como é evidente)
De 11 a 18 de Agosto de 2015 (Sempre pela meia-noite)
Terça-feira (de 10 para 11): Sinto-me tão portista;
Quarta-feira (de 11 para 12): Uma modalidade por semana: Atletismo;
Quinta-feira (de 12 para 13): O Mais Belo e Inigualável 138;
Sexta-feira (de 13 para 14): Mentiras Oficiais Made in SLB;
Sábado (de 14 para 15): O "Glorioso" nas Primeiras 82 Jornadas;
Domingo (de 15 para 16): O "Glorioso" frente ao GD Estoril Praia;
Segunda-feira (de 16 para 17): E depois da Primeira?;
Terça-feira (de 17 para 18): Benfica tão brilhante que se vê no escuro
5 comentários
comentários
  1. patriarca disse:


    Quem ainda não acordou e encontra-se em sono profundo é o Presidente do Benfica !!!!
    O que aconteceria se o resultado nos fosse favorável e os LANCES que não foram marcados a nosso favor fossem contra os lagartixas, a comunicação social e possivelmente o Presidente Vieira vinham afirmar, que ganhamos mas fomos beneficiados e desta vez, mais uma, faz um SILÊNCIO ATROZ. Não se entende de maneira nenhuma, nem existe qualquer factor que desculpe tal forma Silenciosa, a não ser que algo de muito grave o atormente.
    Quando têm que ser os próprios jogadores a DEFENDEREM COLEGAS, O BENFICA e os Benfiquistas, das ofensas lagartixas e arbitragem, está tudo dito.
    Assim não vamos longe.
    Domingo lá estarei na Catedral no MEU lugar de Sempre.
    SILÊNCIO NUNCA !!!!
    O que aconteceria se os milhares que vão ao Estádio da Luz estivessem os 90 minutos em SILÊNCIO ???!!!
    A Direcção do Benfica e o Presidente Vieira tem que ACORDAR e ver bem como pode e TEM O DEVER de defender o Benfica e os Benfiquistas e em vez disso faz um TENEBROSO SILÊNCIO.
    A Fala é a VOZ do Homem, dos Benfiquistas, o URRO é a voz dos BURROS e o GRUNHIR é a voz dos PORCOS.
    Viva o Glorioso Benfica!!

    ResponderEliminar
  2. .....SR DR ALBERTO.....(estou de volta, se permitir)....Parei para uma pausa após o 3º jogo do GLORIOSO na caminhada pelas Américas.....SE ESTÁ RECORDADO,DR MIGUÉNS, após o 2º jogo da digressão, COMENTEI EM ANÁLISE ,(aqui na sua página),PRECISAMENTE AS PREOCUPAÇOES,E AS REFERENCIAS QUE O SR DR FAZ HOJE AQUI NESTE SEU TEXTO (se recordar, está lá tudo (repito),após o 2º jogo)....NÃO SOU UM BENFIQUISTA alinhado SEJA A QUE SISTEMA FOR,MAS TAMBEM NÃO SOU NEM NUNCA SEREI UM" BENFIQUISTO"...SOU E SEREI SEMPRE UM BENFIQUISTA NA PUREZA DA PALAVRA.......SR DR, pretendo apenas resumir as minhas ideias, para não me tornar aborrecido, ,REPITO pois o que também escrevi antes, QUE O BENFICA(estrutura)não deveria nunca HIPOTECAR , o mais importante que é o CAMPEONATO NACIONAL(estamos a falar da possibilidade de regressarmos a mais um tri) PARA APOSTAR NUMA TAÇA DO TIPO "GUADIANA"....Claro que quero sempre ganhar, MUITO MAIS QUANDO O ADVERSÁRIO, é um clube de acéfalos complexados e traumatizados desde berço (COMO ALIÁS O SR DR ALBERTO MIGUÉNS AQUI NOS VAI MOSTRANDO ,AO ENSINAR-NOS A HISTÓRIA DO NOSSO GLORIOSO CLUBE)...Claro que, enquanto para esses RASTEJANTES(veja-se o histerismo do BARROSO)ganhar ao BENFICA É A VIDA.....para O GLORIOSO BENFICA SERIA" MAIS" UMA TAÇA.....Permita-me SR DR, dizer ainda que o super-dragão JORGE SOUSA esteve ao nível a que nos habituou....se no golo anulado aos invertebrados,(restam duvidas e interpretações(está um jogador "listado" em fora de jogo a importunar o JULIO CESAR,)JÁ NO PENALTY SOBRE GAITAN E RESPETIVO 2º AMARELO AO "listado" NÃO HÁ MARGEM PARA DUVIDAS....Confirma pois o que também aqui já escrevi...VAI SER UMA ÉPOCA TERRIVEL PARA O BENFICA ,NÃO SÓ DENTRO,MAS TAMBEM FORA DOS CAMPOS.....JÁ TIVEMOS UM CHEIRINHO DAS PROENÇADAS QUE AÍ VÊM....permita-me pois DR MIGUÉNS, apelar A TODA A FAMILIA BENFIQUISTAS,(mesmo com a diferença de opiniões SAUDAVEIS, que temos NUMA FAMILA GRANDIOSA) PAR ESTARMOS ATENTOS E UNIDOS,CONTRA TUDO E TODOS,PORQUE( já desde criança, e já lá vão uns aninhos, sempre ouvia dizer; SÓ HÁ DOIS CLUBES.....O BENFICA,E OS CONTRA O BENFICA)....abraço

    ResponderEliminar
  3. ...SR DR ALBERTO.....Permita-me re(c)tificar no meu comentário das 9:49 h a palavra "listado"...queria escrever "listrado"....abraço

    ResponderEliminar
  4. LeãoIndefectível10A11/8/15 15:56

    Acho que lhe fica muitíssimo mal chamar esse nome impronunciável ao Grande Rui Patrício. E eu aprecio este blog e o seu trabalho.

    Abraço,

    Leão Indefectível 10-A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um Benfiquista não fica muito mal. Acaba por ser de respeito.

      Eu considero o Rui Patrício o melhor guarda-redes português (e o melhor desde Vítor Baía).

      Como vê franguício é para fazer força (sobrenatural) para ele deixar entrar uns Golo-riosos!

      Saudações. Parabéns pela Super.

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail