SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 junho 2015

Obrigado Maxi

30 junho 2015 13 Comentários
NO PREVISÍVEL ÚLTIMO DIA DO FUTEBOLISTA NO CLUBE.


Considero o nosso Maxi Pereira um dos doze melhores defesas-direito de sempre do "Glorioso". O que é sempre subjectivo tendo em conta que são 111 temporadas em actividade. Mas é, sem dúvida, um dos melhores que vi desde (Janeiro de 1979) que sou associado do Clube. E o melhor desde meados dos anos 80. Continua a ser subjectivo mas é menos porque é uma opinião vivida, enquanto que a anterior, antes de 1979, é lida!

Para mim há cinco tipos de saídas (de atletas) do Clube
A melhor: por veterania, "esgotamento e saturação competitiva" ou lesão grave que impedem um rendimento condizente com a grandeza do Benfica. E esta pode ter duas variantes: absoluta (despedida da modalidade) ou relativa (continuação num clube com menor exigência). Os dois últimos exemplos, são respectivamente, Rui Costa e Nuno Gomes;
Outra ainda positiva: necessidade do Benfica transferir os atletas para realizar "mais-valias";
Outra já negativa (mas compreensível): um atleta chega ao final do contrato e não há acordo de renovação, apesar do interesse do Benfica, por diferença de verbas decidindo continuar a carreira noutro clube. Agrava-se se for para um clube rival;
Outra ainda mais negativa (no limite do compreensível): o atleta tem contrato válido para mais temporadas mas força a saída mostrando-se descontente porque tem a perspectiva de fazer um contrato, muito mais avultado, com outro emblema;
Odiosa: Invocar mentiras, pretextos e subterfúgios para abandonar o Clube. Caso de Paulo Sousa, um imbecil que teve que pagar uma indemnização ao "Glorioso" por ser aldrabão!

Eu nunca faria o que Maxi fez, mas...
Eu não sou profissional de futebol. Por isso até posso dizer: "Eu pagava para jogar no Benfica". Mas também digo: "Ainda bem que o Benfica não me quer (quis) mesmo a pagar, a não ser quotas, bilhetes e mais algumas coisas..."

POSIÇÃO 2: DEFESA-DIREITO

Titulares

Futebolistas titulares
N.º
Épocas
Sequ-
ência
Épocas
Primeira
Última
CRUZ VIEGAS, José
2
=
04/05
05/06
HENRIQUE COSTA
9
1+8
06/07
15/16
MOCHO, Leopoldo
1
=
07/08
BASTOS, José Maria
4
2+2
16/17
21/22
PINHO, António
4
2+2
18/19
29/30
HERCULANO Santos
1
=
22/23
ADÃO, António
1
=
23/24
LUIZ COSTA
1
=
24/25
BAILÃO, Ralf
5
3+2
25/26
31/32
GERMANO CAMPOS
1
=
32/33
GUSTAVO TEIXEIRA
1
=
33/34
GATINHO
2
=
34/35
35/36
VIEIRA, António
3
=
36/37
38/39
GASPAR PINTO
7
=
39/40
45/46
JACINTO Marques
8
5+3
46/47
56/57
ARTUR Santos
3
=
51/52
53/54
CALADO, Francisco
1
=
57/58
SERRA, Manuel
3
=
58/59
60/61
MÁRIO JOÃO
1
=
61/62
ÂNGELO
1
=
62/63
CAVÉM
5
=
63/64
67/68
JACINTO Santos
1
=
68/69
MALTA DA SILVA
5
=
69/70
73/74
ARTUR Correia
3
=
74/75
76/77
BASTOS LOPES, António
5
=
77/78
81/82
PIETRA
3
=
82/83
84/85
VELOSO
5
4+1
85/86
94/95
JOSÉ CARLOS
4
=
89/90
92/93
ABEL XAVIER
1
=
93/94
MARINHO
1
=
95/96
CALADO, José
1
=
96/97
SOUSA
1
=
97/98
TAHAR
1
=
98/99
ROJAS
1
=
99/00
DUDIC
1
=
00/01
CABRAL
1
=
01/02
MIGUEL
3
=
02/03
04/05
NÉLSON
3
=
05/06
07/08
MAXI PEREIRA
7
=
08/09
14/15
?
1
=
15/16
?
NOTA: Futebolistas com mais minutos jogados por época na posição de defesa-direito tendo iniciado os jogos nessa posição

Adeus benfiquista
Sei que fora do Uruguai (onde deve simpatizar com o Defensor Sporting, clube onde se formou e tornou profissional) será sempre Benfiquista. Só pode ser.

Para ti (e família) toda a sorte do Mundo. Para o teu futuro clube um milhão e meio de milhões de azares.

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Maxi fez o que muitos fizeram ou tentaram fazer (antes de 1975 não era permitido em Portugal devido à chamada "Lei da Opção). E feito por alguns que agora são idolatrados pelos adeptos e pelos media. Se soubessem o que muitos disseram acerca do Benfica e tentaram fazer! (e só falo dos anos 40 para a frente pois antes os jornais não se interessavam em fazer perguntas a jogadores quando mudavam de clube, a não ser que fossem considerados os melhores, as vedetas das equipas) Se fossem publicadas as ameaças e chantagens ao Clube até por campeões europeus? Se soubessem - e o tempo muito faz esquecer até porque a renovação de gerações abafa o passado - alguns considerariam, por comparação, Maxi um "anjinho"! Anos-e-anos a ler declarações "obtusas para com o Benfica" de impolutos na minha infância e adolescência deram-me imunidade para o resto da minha existência! Por isso estou vacinado! Maxi é um entre cinco ou seis dezenas! Que considero Glórias! Maxi também!

NOTA (MESMO FINAL): O texto principal foi feito e a fotografia foi escolhida em 13 de Junho. Excepto a fase inicial "No previsível último dia do futebolista no Clube" que foi escrita ontem pelas 22:25. A NOTA FINAL anterior foi feita em 28 de Junho. 
Esta nota está a ser feita agora (22:35). Estou a estranhar o modo como nos últimos tempos os futebolistas (e o treinador há um mês atrás) saem do Clube! Dá a ideia que se esgotam os prazos e eles deixam o Benfica pendurado. Mas antes disso vão saindo notícias a conta-gotas nos media culpando-os de serem ingratos. Parece-me estranho haver um padrão para personalidades tão diferenciadas. Espero que não sejam plantadas por alguém ligado ao Clube. Muito menos dentro do Clube. Seria gravíssimo porque essa não é a Cultura Benfiquista. Nunca foi e não acredito que os Benfiquistas queiram que seja! Que alguma vez seja!
13 comentários
  1. O Matic recusou-se a jogar contra o porto, forçando a estrutura, nomeadamente o ex-treinador, a ir a sua caso convencê-lo a jogar, isto dias antes de um jogo do título, e relatado por várias fontes. O Benfica nunca usou isso contra ele, o que seria extremamente fácil. Não vejo base nenhuma para essa teoria.

    Em relação ao Maxi estamos a falar de 8 (!!!) anos de casa! Se ir directamente para o Sporting já é mau, ir directamente para o porto é inqualificável. Nos anos 60 não ganhavam milhões como ganha o Maxi. O dinheiro a mais que vai ganhar, se de facto for para lá, não irá alterar nada na sua vida ou na vida da sua família.

    Acho que ninguém pede aos jogadores que sejam todos Nenés, agora o mínimo que podem fazer é respeitar a razão da sua existência, que são os adeptos. O Maxi há semanas que anda a gozar com os benfiquistas. Dentro de campo foi glória, já fora dele, se se confirmar esta mudança, é pouco melhor que um Paulo Sousa. Apesar de já ter perdido quase todo o crédito acumulado aos olhos de muitos benfiquistas espero que renove, pois ainda tem muito para dar ao clube.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Eu no futebol gosto pouco de conversa fiada e caciquismo.

      Dá um exemplo e eu acrescento-lhe outro: Enzo Perez. O SLB não os estigmatizou porque desesperava por transferi-los para equilibrar as contas. Penso que entende isso. O SLB queria fazer dinheiro com eles desesperadamente, repito.

      Falo, nos últimos tempos, de Oblak, Siqueira, Javi Garcia, etc.

      Depois se é pouco melhor ou muito melhor que Paulo Sousa isso é pura opinião. Cada um toma a que quiser.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Eu só falo por mim, pelas minhas opiniões. Como são minhas são pessoais. Não sou egocentrista para afirmar que "aos olhos de muitos benfiquistas". Não faço sondagens nem tenho capacidade visionária. Apenas tenho e dou a minha, só minha, opinião.

      Eliminar
  2. Subscrevo e até vou além do futebol.

    Talvez não me tenha expressado correctamente pois era isso que queria dizer: o clube não procurou estigmatizar os jogadores, como era colocado em forma de teoria no texto. Na minha opinião, claro.

    Tenho alguma noção do que é dito e escrito por outros benfiquistas, como qualquer pessoa que se interesse em conhecer outras opiniões. Foi apenas a isso que me referi, opiniões concretas que foram expressadas por terceiros. Não apresentei qualquer tipo de sondagem, nem nada que se pareça, mas se consegue ver nisto algum tipo de egocentrismo então mais uma vez não me expressei da melhor forma, mas espero que tenha ficado claro que, tal como o Alberto Miguéns, falo única e exclusivamente por mim. Aliás, é uma das razões que me faz voltar a este espaço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto Miguéns,

    Penso que há um aspecto, específico ao caso do Maxi, que terá de ser levado em conta também quando se analisa esta questão: Paco Casal.

    Este homem não é "só" um agente de futebol, longe disso. Para além de um empresário de muitos lucros (até pouco claros) extra-futebol, é uma pessoa extremamente influente no Uruguai e na Améirca Latina, pertencente a um círculo de trocas de favores a que me atrevo de chamar de mafioso.

    O Maxi, a meu ver, pode bem estar refém da vontade de Paco Casal. Sim, dirão muitos que o Maxi é um adulto, que decide por si, etc. Contudo, Maxi não está a lidar com um agente, repito, está a lidar com quem detém, na sua mão, a sua vida. Casal pode destruir, num instante, tudo o que Maxi construíu na sua carreira.

    Pela parte que me toca, sempre que o Maxi falou, senti o seu carinho pelo Benfica, o que é natural. Aquelas declarações à A Bola, durante a Copa América (como se fosse normal dar entrevistas durante uma competição internacional deste calibre, arriscando desconcentração) pareceram-me encomenda para pressionar - e Maxi alinhou pois está refém, pela sua carreira e grande parte da sua família, que vive no Uruguai, de uma das figuras com mais influência naquele país, até política.

    Se o Maxi for para o Porto, como se supõe, apesar de não estar seguro ainda, veremos na sua postura, nas suas emoções (e o Maxi não consegue escondê-las) o quão escolha sua terá sido tal mudança - apesar do seu profissionalismo.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Isaías,

      Ainda bem que fez este texto. Porquê?

      Sabe qual o primeiro título que escolhi (e só abandonei porque não funcionava, a não ser que o explicasse e isso era contrasenso, pois um título é um indicativo para o conteúdo que estará no texto que se segue e não o contrário)?


      Obrigado Maxi! Obrigado Maxi?

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Isaias: Penso que o Maxi disse recentemente: "No importa el dinero, para mi, si mi familia está bien, yo estoy bien" e ainda "Voy a falar con mi familia. Es lo que tendrá mas peso en mi decision"
      Estas frases, num contexto de intimidação que julgo haver da parte de Paco Casal fazem todo o sentido. Dá a sensação de não ser dono e senhor da sua vontade. Espero um dia que se esclareça como é que um indivíduo que, pelas contas do Alberto é "apenas" o 3ª lateral direito com mais épocas de Benfica, podendo ficar na história como o número um deste glorioso clube, recusa tal hipotese.
      Não dá pra compreender, a não ser por algo muito sinistro.

      Eliminar
    3. Caro Rukka

      Penso que entedeu o sentido do quadro, mas para que não fiquem dúvidas "é o terceiro lateral direito com mais épocas a titular, pois houve outros com mais épocas mas em que não foram titulares, ou seja, não foram nessas épocas os mais utilizados pelos treinadores nessa posição. Por exemplo Mário João em 4 temporadas a defesa direito apenas numa foi titular e em 1960/61 jogou a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus fazendo dois jogos. Serra fez 3 (lesionou-se gravemente a um mês de terminar a temporada) e Ângelo os outros 4 mais 4 a defesa esquerdo em nove jogos da competição.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    4. Exactamente, caro Rukka.

      Eliminar
  4. O Maxi fica na história do Benfica. Enquanto cá esteve, honrou a camisola. Já fora do campo, é que deixou a desejar no fim! Por mim, não regressa!

    ResponderEliminar
  5. Caro Alberto,

    Na minha perspectiva, não necessitaria de explicação esse título, mas isso seria para mim, pessoalmente.

    Eu gosto de títulos enigmáticos e de bons entendedores: é para mim também claro que, para além da questão Paco Casal e Maxi, há também responsabilidade dentro do clube em relação a como isto aparentemente se concluirá.

    Se calhar é por haver agora Benfica TV e também um tipo de jornalismo desportivo (e não só desportivo) demasiado leviano e pouco sério, mas não me recordo de assistir tantas vezes a um Presidente do Benfica necessitar de realçar e enfatizar o seu trabalho feito em prol do Benfica...

    :-)

    Consideradamente,
    Isaías

    ResponderEliminar
  6. Não , lhe digo obrigado.
    Para atletas como ele, sem, Amor a nada, a não ser o dinheiro,
    Ele como pessoa deixa muito a desejar. Caracter nem vê-lo.
    São todos parecidos.
    Basta ver o judas anterior!
    mf

    c

    ResponderEliminar
  7. Lamento muito caso se concretize esta muito provável saída.
    Maxi tem garra e talento. Será ainda muito útil ao clube para onde for jogar. A menos que não lhe dêem condições para o fazer... Mas isso será problema dele.

    Em relação à sua tabela dos defesas laterais direitos, estão aí muitos que eu considerava defesas centrais. Mas claro o 2-3-5 clássico poderá ter essa interpretação: defesa à direita e defesa à esquerda. Já outros jogadores mais recentes estranho não os ver salientados por Alberto. São critérios e estou certo que esses seus destaques se devem a um conjunto bem definido e bem ponderado de critérios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro VictorJ

      Quem são os defesas centrais (a não ser com titularidade episódica, uma época, como Jacinto Santos ou Tahar? Foram laterais direitos em 4.4.3 (JS) e 4.4.2 (T). Artur Santos começou a lateral direito, só com a "expulsão" de Félix "Pantufas" foi para defesa central.

      Outros mais recentes titulares? Tem ideia de algum nome para poder dar-lhe indicações acerca deles?

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: