SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 junho 2015

A Maior Fábrica de Campeões

24 junho 2015 8 Comentários
BRILHAM NO CÉU 107 ESTRELAS.


Mais uma desde a última actualização destas tabelas com Rosário no Quarto Anel, facto que merecerá destaque no final deste quadro.
  
A minha homenagem a todos os futebolistas que tanta felicidade têm trazido aos Benfiquistas desde meados dos anos 30 do século passado até esta segunda década do século XXI. E vão honrado em cada uma dessas Temporadas de Glória os ases que nos honraram o passado. Em 2015 como em 1904. Nesta competição em 34 temporadas. Não querendo fazer destaques entre os que ganharam mais e os que ganharam menos, porque todos quiseram certamente dar o que de melhor tinham, evoco os que já não estão entre nós derrotados pelo Tempo. Prefiro imaginá-los Estrelas do Quarto Anel bem por cima dos Estádios onde jogamos, sempre a velar por nós, pelos golos, pelas vitórias, pelo Benfica.

337 FUTEBOLISTAS CAMPEÕES NACIONAIS COM O MANTO SAGRADO


TREINADORES:
 

Otto Glória                 4      54/55        56/57        67/68 (5*)        68/69
Janos Biri                   3      41/42        42/43       44/45
Fernando Riera        3      62/63       66/67       67/68 (7*)
Jimmy Hagan           3      70/71        71/72        72/73
Sven Eriksson            3    82/83       83/84       90/91
Jorge Jesus                3    09/10       13/14        14/15
Lipo Herczka             2      36/37       37/38
Béla Guttmann         2      59/60       60/61
John Mortimore       2      76/77        86/87
Toni                             2    88/89       93/94
Vítor Gonçalves        1     35/36
Ted Smith                  1     49/50
Lajos Czeizler            1     63/64
Elek Schwartz           1     64/65
Fernando Cabrita     1     67/68 (14*)
Milorad Pavic           1     74/75
Mário Wilson            1     75/76
Lajos Baroti               1     80/81
Giovanni Trapattoni    1     04/05

* Época com três treinadores (n.º jornadas de cada um)

ROSÁRIO


Faleceu em 29 de Maio de 2015, aos 90 anos, o Campeão Latino, José David Rosário Costa nascido a 15 de Agosto de 1924, em Porto de Muge, concelho do Cartaxo/ Santarém.
Iniciou-se no futebol na filial do "Glorioso" no Cartaxo, o SL Cartaxo, clube fundado em 1935, numa localidade onde nasceu e vivia uma das maiores glórias do Benfica, o ciclista José Maria Nicolau (1908-1969).
Rosário estreou-se no "Glorioso" (categoria Honra) aos 21 anos, em 31 de Dezembro de 1945, numa temporada a jogar na categoria Reserva. Em 1946/47 jogou na filial do "Glorioso" em Elvas, o SL Elvas e na temporada seguinte (1947/48) com a fusão dos clubes elvenses, n' "O Elvas" - CAD. Regressou ao Benfica para jogar seis temporadas (1948/49 a 1953/54) na equipa principal, embora na última episodicamente. Contribuiu para cinco conquistas: três Taças de Portugal (1950/51, 1951/52, 1952/53) um campeonato nacional (1949/50) e a Taça Latina (1950), nesta competição jogou a extremo-esquerdo na meia-final e na finalíssima. Aos 29 anos, em 18 de Abril de 1954, fez o último jogo. Com a chegada do treinador Otto Glória e a profissionalização do futebol do Benfica passou a representar o Atlético CP.
Pelo Benfica (equipa de Honra) actuou em 13 118 minutos, num total de 165 jogos (147 a titular), com um a capitão, marcando 39 golos. Jogador rápido que centrava bem a bola para perto da baliza (marcou um golo de canto-directo em Guimarães, para o campeonato nacional em 1949/50) jogava tanto a extremo-esquerdo (94 jogos) como a extremo-direito (51 jogos). Um total de 145 jogos, com mais um a interior-esquerdo, um a avançado-centro e 18 como suplente utilizado. Nestes 165 jogos o Benfica obteve 112 vitórias, 24 empates e 29 derrotas.


Dos doze campeões latinos continuamos a contar no Terceiro Anel com Rogério (93 anos a completar em 8 de Dezembro de 2015) e Bastos (86 anos a completar em 17 de Outubro de 2015). Um dos goleadores (a par de Julinho e Arsénio) e o guarda-redes.


Alberto Miguéns
8 comentários
  1. Caro Alberto.
    Tal como eu tinha aqui sugerido num comentário no post sobre os trabalhos de Rui Vitória, o jogo da Eusébio cup vai ser com o Monterrey, lá no estádio deles.
    Não é que me sinta bem por ter acertado porque na verdade eu preferia que o jogo fosse cá mas olhando pró calendário realmente é dificil encontrar uma data exequível. A não ser que fosse logo no ínicio da pré época, visto não haver taça de honra. Só que assim talvêz não fosse fácil arranjar um adversário condizente com a grandeza do nosso King. Por isso lamenta-se mas entende-se.
    Não?
    Abrç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma chicoespertice saloia.

      A menos que o jogo tivesse sido desde logo organizado como troféu.

      Eusébio merecia mais. Até podia ser nesse jogo, mas não assim. Dá a ideia que foi para aproveitar um nicho que outros criaram.

      Pura encenação.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Amigo Rukka e Alberto,

      Nada justifica essa decisão, Eusébio merecia mais e melhor.

      A presença nesse evento uma semana antes da supertaça é um disparate. As condicoes climatéricas nada tem a ver com as que vamos encontrar no Algarve, já para não falar do desgaste de uma viagem de 10 horas e da diferença horário.

      Convido-vos a let o meu desabafo sobre o tema em: http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2015/06/repudio-total.html?m=1

      Saudacoes Benfiquistas
      Fred
      Tudo por ti Benfica

      Eliminar
  2. rui borboleta santos hoje insinuou que o Benfica controla os arbitros e que o marco ferreira foi despromovido porque o Benfica perdeu 2 jogos por si apitados. Entre outras bacuradas.
    Alguém tem que por este cretino no sítio. É inacreditável! Estou passado com este fdp. Falou do jogo de braga como se os erros tivessem sido repartidos, omitindo penaltyes e foras de jogo que prejudicaram claramente o nosso clube. Já pra não falar na violência dos jogadores do braga. Não falou de mais nenhum jogo. Isto merece um processo. fdx...

    Desculpe o desabafo, mas a esta hora estou aqui só a olhar pra este individuo e só me apetece partir a tv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vi o programa pois queria ter a certeza que ele iria voltar ao assunto marco ferreira...ora nem mais continua a manipulação da opinião pública para obter os seus fins,admira-me os argumentos e as análises dignas do sci carnaxide,um programa que visa denegrir o Benfica a toda a hora,que manipula perguntas quando já tem as respostas um autêntico canalha sem escrúpulos que omite factos e manipula situações de jogo.
      Não consigo perceber a atitude autista da nossa direção perante este jornalista que diz o que quer e lhe apetece numa tentativa de usar a sua e apenas sua verdade que de nada passa por desportiva mas sim de ódio e inveja ao Benfica!

      Eliminar
    2. O Benfica já não ganha um jogo arbitrado por esse biltre covarde há várias épocas.

      Poderia aqui deixar os links dos jogos que ele arbitrou (quer do Benfica quer do porto) pois assim seria mais fácil acreditar que a sua despromoção tinha sido uma mera factualidade - porque ele é na realidade um péssimo árbitro - e não porque alguém quis que ele desaparecesse. Mas não vos sujeito a tal massacre de más memórias.

      O rui brilhantina (discípulo televisivo do proença), já está a trabalhar na nova época ao serviço do seu rasteiro clube - sporting. É a única forma que ele tem de ajudar o seu clube: Ser rasteiro e mentiroso de modo a tentar manipular a mente das pessoas que ainda o levam a sério.

      Eliminar
  3. Excelente resumo Glorioso Alberto. Vou, como sempre, partilhar.
    Gosto de levar a história do Benfica aos Benfiquistas, pois não há nada melhor do que conhecer o Benfica conhecendo a sua história.

    Saudações Gloriosas!

    ResponderEliminar
  4. ..SR DR ALBERTO....permita-me abordar um tema APROVEITANDO parte deste seu BRILHANTE TRABALHO (mais um) ......SR DR ...muito se tem falado e escrito DA TAÇA LATINA ser ou não um trofeu oficial...Claro que para a comunicação social( BADALHOCA),LAMBE BOTAS DO CORRUPTO DE CONTUMIL se fosse possível até APAGAVAM DA HISTÓRIA TÃO GLORIOSO TROFEU....MAS DR MIGUÉNS O QUE ME INCOMODA É VÊR QUE AO LONGO DESTES ANOS OS DIRIGENTES DO NOSSO BENFICA "TAMBEM" VÃO ASSOBIANDO PARA O LADO...ATÉ NO MUSEU COSME DAMIÃO A TAÇA LATINA ESTÁ JUNTO A TAÇAS OU TROFEUS DE TORNEIOS PARTICULARES(peço desculpa se estou enganado)A TAÇA LATINA ESTÁ NOS MUSEUS DE REAL DO BARCELONA E DO MILAN COM O DESTAQUE QUE MERECE O 1º TROFÉU OFICIAL QUE SE DISPUTOU NA EUROPA(EMBORA SÓ POR PAISES LATINOS)...se os cretinos da fifa não aceitam esta competição como OFICIAL,então como podem aceitar a TAÇA TOYOTA disputada apenas por dois continentes???desde quando o mundo só tem dois continentes para se apurar um campeão do mundo?....NA MINHA MODESTA OPINIÃO,OS DIRIGENTES DO BENFICA DEVERIAM FORMAR UMA COMISSÃO E JUNTAMENTE COM DIRIGENTES DO REAL MILAN E BARCELONA BATEREM O PÉ NA FIFA E EXIGIREM QUE A TAÇA LATINA FOSSE OFICIAL.....SR DR desculpe-me este meu desabafo provavelmente estarei a ser LIRICO OU A SONHAR ALTO mas é o que me vai na alma....SR DR ALBERTO gostaria pois de ler a sua opinião sobre este tema que aqui deixo e que me DEIXA ANGUSTIADO....abraço

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: