SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 maio 2015

Eusébio Goleia Ronaldo's

15 maio 2015 22 Comentários
COMPARAR EUSÉBIO A RONALDO É COMO COMPARAR VERDADE A ILUSÃO.



Cristiano Ronaldo com o tempo tornou-se numa ilusão. Um jogador egocêntrico que joga para ele. Num desporto colectivo.

Embalado pelos media o futebolista joga para as estatísticas. Os títulos dele não são reais: campeonatos, taças e ligas.

São ilusões: título de melhor marcador, título da bola de oiro, título da bota de oiro, título de mais golos à tarde, título da maior eficiência entre tentativas e sucessos nos pontapés livres directos, título de mais golos entre as dez e a meia-noite, título da melhor percentagem, título do golo mais difícil. Tretas, alimentadas pelos media, em particular os de Portugal ou os ligados aos clubes onde momentaneamente joga (com o Real Madrid CF, por exemplo, A Marca).

Tudo isto não são títulos, são proezas. São prémios. Títulos no futebol só os colectivos. E nem todos. Alguns não passam de troféus oficiais conquistados num jogo, que não forma uma competição.

Cristiano Ronaldo não joga pelas épocas. Por 2014/15 ou 2015/16, por exemplo. Joga por 2014, 2015 e 2016. Por anos civis em que se dão prémios mascarados de títulos.

Eusébio é verdade. Eusébio é realidade. Eusébio era futebolista num jogo em que a equipa são onze. Por isso era uma mais valia no plantel. Acrescentava títulos à equipa onde jogava. Acrescentava riqueza ao clube que representava.

Ronaldo joga por ele. Pela riqueza própria. Pelo amor próprio. Suga as equipas onde se pavoneia e empobrece o clube onde está contratado.

Comparar Eusébio com Ronaldo é ofender a decência.

Alberto Miguéns
22 comentários
  1. Caro Alberto Miguéns,

    Permita-me que lhe faça um reparo:

    Cristiano Ronaldo é HOJE, pela força da circunstância de ser tratado como uma prima donna no Real (que aliás se tornou o clube onde a "prima donnice" é quase regra), o jogador da estatística, como correctamente aponta. No entanto, não foi assim no Manchester United, não foi assim com Alex Fergusson. Também não foi TANTO assim com Mourinho, também, há que se admitir. No United, Ronaldo acrescentava e MUITO à sua equipa e era decisivo colectivamente.

    Ainda assim, é óbvio que comparar Ronaldo a Eusébio não tem cabimento, de acordo.

    Abraço,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Isaías

      Não precisa de pedir permissão para opinar.

      O Benfica é Cultura de Liberdade e Responsabilidade.

      Sendo este um blogue acerca do Benfica e de Benfiquistas toda a liberdade para dizer o que pensa. Com responsabilidade que é o que demonstra a 100 por cento!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Obrigado e parabéns pela clareza de espírito. Ah, e pela independência intelectual.

    ResponderEliminar
  3. E devia ser mencionado as seis operações ao joelho do Deusébio, com a tecnologia que existia!!! Queria ver o Ronaldo como seria! Já estava retirado há alguns anos de certeza!!!!

    ResponderEliminar
  4. Não se pode comparar Eusébio e Ronaldo. Não vale apena.

    Contudo eu acho que se deve dar o mérito ao Ronaldo. Lamento mas discordo com a opinião do sr Miguéns.

    Quando um jogador já conquistou (corrija-me se estiver enganado, se faz favor):

    2 Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA,
    2 Liga dos Campeões da UEFA,
    1 Supertaça da UEFA,
    1 Liga Espanhola,
    2 Taças do Rei
    3 Premier League,
    1 Supertaça Espanhola
    1 FA Cup,
    2 Carling Cup,
    e por aí fora....



    não se pode dizer que ele é "Um jogador egocêntrico que joga para ele. " O que eu não gostaria de ter um jogador como o Ronaldo no Glorioso, esta é a minha opinião?

    O Senhor Alberto Miguéns pode opinar que o Ronaldo joga pelas estatísticas, no entanto gostaria de saber se posso presumir que o Senhor Miguéns também pensa que o Messi joga igualmente pelas estatísticas ? Se não qual a diferença ? um dá mais nas vistas que o outro ?
    Outra pergunta se o Ronaldo não tivesse conquistado esses prémios todos que descreveu, será que os clubes que ele representou teriam ganho o que ganharam ? Nunca saberemos, mas acredito que haveria menos probabilidade disso acontecer.

    As dezenas de golos que ele marca são também graças a um colectivo. Acho que a analise está mal feita na medida em que o Ronaldo não recebe a bola desde o guarda-redes e marca os golos sozinhos . Se os colegas não confiassem nele e não acreditassem nele, o Ronaldo nunca marcaria metade dos golos que marcou.


    Ronaldo e Eusébio são ambos grandes jogadores agora um é como dizem "larger than life" e nunca na vida o Ronaldo vai parar ao panteão nacional ! Isso sim.

    Mais importante que o Ronaldo é o Bicampeonato. Não sei se têm noção mas faltam sensivelmente 2 dias para o jogo do título.

    Cumprimentos,
    Bruno Paiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo por onde comecei

      Cristiano Ronaldo com o tempo tornou-se numa ilusão. Um jogador egocêntrico que joga para ele. Num desporto colectivo.

      Eliminar
    2. Em 2014/15 com tendência para eternizar-se.

      Messi é um futebolista. Ronaldo uma marca.

      Messi é dois anos mais novo que Ronaldo.

      Messi é futebol. Ronaldo é negócio.

      Eliminar
    3. Cristiano no Benfica? Nunca. Mas nunca. Pela nossa identidade. Pelos nossos valores. Gente dessa não merece honrar o Manto Sagrado.

      Já nos bastou ter um tipo como o João Pereira.

      Eliminar

    4. Entendo a opinião de cada um e como tal não me vou alongar muito, porque o que debati foram mais factos e isso creio não poder ser julgado. Vou portanto respeitar a opinião de cada e não andar em dispustas porque isto não leva a lado nenhum.
      Além do mais não serei eu a ditar e a definir o que é Ronaldo ou o que é Messi.

      A história é que irá julgar o Ronaldo e o Messi. Daqui a 20 ou 30 anos, ou mesmo mais tarde quando Ronaldo e Messi já cá não estiverem é que veremos o que se dirá deles. Lamento, mas não me parece que será linear, como o senhor Alberto Miguéns escreveu.


      POC uma coisa é o futebolista, outra é o jogador. Sei perfeitamente ser imparcial e reconhecer quando um jogador é bom e quando como pessoa é outra. Se o POC acha que ele é mau futebolista tudo bem, é impossivel todos gostarmos do mesmo. Sei que JJ e LFV não é do agrado de todos por exemplo. Eu gosto os outros, se não gostam está no direito deles..que posso eu fazer?
      Continuando sei reconhecer por exemplo que o Mourinho tem uma personalidade arrogante, mas lá que é bom como treinador é. Deixo uma pergunta ao POC. Será que gostaria ter um jogador no SL Benfica, que fugiu em milhões ao fisco ? (nem sei como isso acabou...) Certeamente que não quererá alguém com esses valores no Sport Lisboa e Benfica. Como vê todos têm defeito, até eu os tenho.

      Agora o que é unanime é que neste momento são os dois melhores jogadores do mundo e já agora aproveito para opinar que querer andar em discussões sobre qual é o melhor é uma infantilidade desnecessária. É basicamente o que os jornais querem, para venderem para promoverem a discórdia, etc....

      Saudações gloriosas

      Eliminar
    5. Caro Bruno,

      Admito que não gosto daquilo que Cristiano representa. Para mim, a antítese do que é o desporto colectivo. Aos 30 anos, colecciona atitudes absolutamente inaceitáveis que apenas são perdoadas pelos portugueses (patriotismo não devia ser chamado para estes assuntos) e por ser quem é, por ser grande jogador, por marcar golos e etc..

      Não o acho sequer o 2º melhor jogador do mundo. Cristiano é um finalizador. Só. Desde há bastante tempo. É o melhor nesse aspecto, mas o futebol é (tão) mais do que a finalização...

      Não se pode comparar D'Eusébio a Cristiano. Nem se pode comparar Messi a Cristiano. A "máquina" Jorge Mendes, com publicidade e jornalismo ao lado é que o eleva para mais do que aquilo que é: golos.

      Tenho telhados de vidro. Todos temos. Tenho os meus defeitos. Mas existem coisas com as quais não pactuo.

      Volto a falar em João Pereira. Veio das escolas, vai para a equipa principal, alguns gostavam só por isso. Eu percebi quem ele era (mau carácter, provocador, etc.) e rapidamente desejei a sua saída. Não gosto de ver o meu amado Clube sujo por gente má, seja dentro ou fora de campo.

      Para mim, Cristiano é estatística e destruidor de balneários. Longe.

      Eliminar
    6. E vamos juntos rumo ao #34 :)

      Eliminar
    7. Concordo com o Alberto Miguéns. E com o POC, no que diz respeito ao João Pereira, nunca gostei dele particularmente, jogar com "vontade" no principio até parecia bom, mas cedo essa "vontade" mostrou que não se adequava ao manto sagrado, talvez mais para o FCP... nunca para um clube honrado e nobre como o SLB.
      Cristiano Ronaldo é um grande jogador (analisando as suas potencialidades e virtudes aos níveis técnicos e táticos é sem dúvida um dos melhores do mundo e a espaços o melhor do mundo), mas tem seguido um rumo na sua carreira que não me apaixona, prefiro Messi, pode ter os seus defeitos enquanto pessoa, mas enquanto futebolista é quase perfeito. Para mim, ele é o único que se aproxima de Eusébio, Pelé, Charlton, Maradona e Aimar (sim, Aimar! e Rui Costa), jogadores de FUTEBOL, apenas isso, jogadores de FUTEBOL, pelo jogo! Pelo prazer do jogo! Pela sedução do jogo! Pela magia!
      Cristiano Ronaldo é fruto dos tempos que correm, desta pós-modernidade que se alimenta de imagens, de marcas, de records estatísticos e curiosidades hiper-mediáticas. Se há quem diga que o Beckham foi o primeiro jogador moderno (em termos de produto de marcas e marketing foi o pioneiro), Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador da pós-modernidade. Um novo tipo de futebolista. Um ícone até quando vai à casa de banho: quantas vezes defeca por dia? Será um record? Um jogador perfeito para os tempos que correm, em que as marcas e o marketing QUEREM SER O FUTEBOL! Mas enquanto existirem Aimares, Messis, Gaitans, Rui Costas, Iniestas, entre outros, o futebol será sempre do FUTEBOL, do POVO. É preciso que existam estes "melhores jogadores do mundo" para que o futebol continue a apaixonar-nos. Quando só existirem Cristianos Ronaldos, o futebol morre e torna-se outra coisa.

      — O Sonho de Damião —


      Eliminar
  5. isto não merece discussão
    não são numeros, são opiniões

    ResponderEliminar
  6. ...SR DR ALBERTO......É COM OS OLHOS MOLHADOS QUE LHE AGRADEÇO.....MUITO MUITO DO CORAÇÃO OBRIGADO.....COMO SABE (PODERÁ COMPROVAR EM ANTIGAS OPINIÕES QUE FEZ O FAVÔR DE ME PERMITIR AQUI NAS SUAS PÁGINAS)....REI EUSÉBIO NÃO SÓ O MELHOR JOGADOR DE SEMPRE NO FUTEBOL PORTUGUES MAS UM DOS MELHORES DE SEMPRE DO FUTEBOL MUNDIAL E AÍ SÓ DOIS OU TRES TEEM LUGAR....EUSEBIO PELÉ DI STEFANO....NUM 2º PATAMAR MARADONA E RECENTEMENTE MESSI.....DEPOIS VÊEM OS PLATINIS OS RONALDINHOS OS CÁCÀS OS RONALDOS E AFINS.....MAS REI EUSEBIO NÃO SÓ COMO JOGADOR MAS COMO HOMEM E PRINCIPALMENTE NUM TEMPO POLITICO QUE PORTUGAL VIVIA E QUE TAL COMO A RAÍNHA AMALIA O REI FOI A ESPERANÇA DE UM POVO SOFRIDO.....MAS A CANALHA DO PÓS 25 DE ABRIL JAMAIS ENTENDERÁ O QUE O REI REPRESENTOU PARA PORTUGAL.....SEJAM GAROTOS MENDES OU AFINS JAMAIS NA SUA IGNORANCIA PERCEBERÃO ALGUM DIA A DIMENSÃO DE REI EUSEBIO QUE CHEGOU A SER MAIOR QUE PORTUGAL....PERMITA-ME ALGUMA EMOÇÃO AMO MUITO O MEU PORTUGAL MAS VOLTANDO AO JOGADOR.....BASTARÁ QUE VEJAM E REVEJAM AS IMAGENS AS FILMAGENS MESMO QUE A PRETO E BRANCO DO TALENTO DO EUSEBIO DA SILVA FERREIRA....E ACREDITE SR DR ALBERTO NÃO O DIGO POR QUALQUER TIPO DE DESDEM....MAS.!!!!CRISTIANO RONALDO????NEM PARA LEVAR AS BOTAS DO REI ...QUANTO MAIS.......abraço

    ResponderEliminar
  7. O melhor foi quando perguntaram a Maradona a sua opinião sobre o Ronaldo.
    Resposta: "Marca golos e vende champô..."

    Comparar Ronaldo com Eusébio é o mesmo que comparar merda com brilhantina!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. "título da maior eficiência entre tentativas e sucessos nos pontapés livres directos", nao percebi bem esta lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para isso que há dicionários.

      AM

      Eliminar
    2. Não reconheço Ronaldo como especialista em livres no entanto é sempre Ronaldo a marcar. "na imprensa é sempre livre ao jeito de Ronaldo"

      Eliminar
  9. parece que nunca marcou um golo ao benfica. deus o conserve.

    ResponderEliminar
  10. Dor de coto! Só tens inveja! CR7 é melhor do que eusebio! É apenas a tua opinião...eu discordo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: