SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 abril 2015

Gloriosa Semana Santa

03 abril 2015 2 Comentários
EM ABRIL DECISÕES MIL. ESTÁ A CHEGAR O TEMPO DAS DECISÕES. O BENFICA ESTÁ "POR DENTRO" EM MUITAS! QUANTAS?


Com 14 equipas seniores (13 na principal escalão) em dez modalidades - deixo de lado os desportos "mais individuais" - o "Glorioso" está na decisão de 13 títulos de campeão nacional, para além de outros troféus (Supertaças e Taças da Liga e etecetra) e títulos (Taças de Portugal).

Apenas o Ténis de Mesa destoa
Infelizmente vivendo de "migalhas" face às equipas das Ilhas (Madeira e Açores) tal como o Sporting CP e outros clubes "autárquicos" lutamos desesperadamente para não sermos despromovidos ao segundo escalão. Resta-nos torcer pelos Motards e BTT´s! Pode ser que não vamos de Vela nem de barcos numa modalidade - Ténis de Mesa - que compete pela 88.ª época consecutiva (sem interrupções) desde 29 de Janeiro de 1928.

Antes de entrar "em campo" uma nota
Daqui a pouco mais de 15 dias, em 20 de Abril, o Benfica está há um ano sem ser campeão! Percebem a ironia?! É ridículo dizer-se que o Benfica esteve onze anos sem conquistar o título entre 1993/94 e 2004/05. É verdade, mas é uma falácia. Porque os campeonatos são disputados por épocas. Como é evidente, um clube campeão nacional, só no ano seguinte poderá fazer as contas ao tempo em que esteve "sem ser campeão". O Benfica perdeu dez campeonatos consecutivos. Os Benfiquistas sendo adeptos de um Clube "Glorioso" não deviam repetir falácias que ouvem, vêem e lêem nos media portugueses que, infelizmente, muitos primam por terem pouca qualidade, são pouco cuidados e cuidadosos! Até já tenho o texto programado para esse dia 20, denominando-se:

Desgraça! Há Um Ano Que Não Somos Campeões! Apesar dos Benfiquistas Terem Tudo para Serem Bicampeões! (talvez esteja demasiado grande para título! Mas 34 são muitos títulos!)

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ 01-06.Abril.2015

Dia SLB
N.º
ABR
Dia
Acontecimento
40 574
1
HP
21:30
Jg 105 ESfHP; V 6-1; HC Turquel; Campeonato Nacional/Fase Final; 4.ª jornada; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
40 575
2










40 576









3
BAS
15:00
Jg ESfBQ; D 59-103; CRC Quinta dos Lombos; Liga Feminina; Bota-fora; Quartos-de-final, 1.º jogo; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
TM
15:00
Jogo 1146 ESmTM; V 3-2 (3-1; 3-0; 2-3; 3-0; 1-3); CD São Roque; Campeonato Nacional I Divisão; 20.ª jornada; Salão SLB (Lisboa); C
FTS
17:00
Jg 878 ESmFs; V 6-1 (ao intervalo 4-1); Boavista FC; Campeonato Nacional; 24.ª jornada; Pav. SLB 0 (Lisboa); C
FTS
17:30
Jg ESfFs;  V 4-1; AR Restauradores Avintenses; Campeonato Nacional; 5.ª jornada; Pav. Municipal Prof. Miranda de Carvalho (Vilar do Andorinho/ V. N. Gaia); F
AND
18:00

Jg 2982 ESmA; D 25-28 (ao intervalo 11-14); FC Porto; Campeonato Nacional; Bota-fora; Meia-final; 1.º jogo; Dragão Caixa (Porto); F
BAS
21:30

Jg 3883 ESmBQ; V 82-77 (ao intervalo 40-41); BC Barcelos; Campeonato Nacional; 20.ª jornada; Pav. ES Barcelinhos (Barcelos); F






40 577






4
TM
15:00
Jogo 1147 ESmTM; O 0-0 (0-0; 0-0; 0-0; 0-0); ADC Ponta do Pargo; Campeonato Nacional I Divisão; 21.ª jornada; Salão SLB (Lisboa); C
FUT
17:00

Jg 5078 ESmFt; O 0-0; CD Nacional Madeira; Primeira Liga; 27.ª jornada; Estádio SLB (Lisboa); C
AND
18:00

Jg 2983 ESmA; O 00-00; FC Porto; Campeonato Nacional; Bota-fora; Meia-final; 2.º jogo; Dragão Caixa (Porto); F
HP
18:00
Jg 106 ESfHP; O 0-0; CH Carvalhos; Campeonato Nacional/Fase Final; 6.ª jornada; Pav. Carvalhos (V. N. Gaia); F
FUT
20:30
Jg ESBmFt; O 0-0; SC Olhanense; Segunda Liga; 37.ª jornada; Est. José Arcanjo (Olhão); F
40 578
5

DOMINGO DE PÁSCOA
40 579
6
BIL
21:00
Jg 1967 ESmBIL; O 0-0; CBA; Campeonato Nacional I Divisão - Zona Sul; 10.ª jornada; Sala CBA (Amadora); F

01. Basquetebol (equipa feminina)
A primeira a fazer jogar o "Manto Sagrado" tem Missão Complexa. Afastadas da Taça de Portugal. Em 7.º lugar na primeira fase defronta no Bota-fora final o 2.º classificado. Durante a temporada ainda acreditei no 4.º lugar. O Sonho Lindo esfumou-se com a rapidez com que o elaborei. Em 11 e 12 de Abril define-se, em Carcavelos, qual o emblema que estará nas meias-finais do bota-fora. Resta honrar o Benfica que é o que este plantel tem feito, nos jogos que vi! Nada a apontar! Lutam com dignidade!

NOTA (às 17:30 horas): Temos mais brio e genica, mas o adversário depois tem mais em tudo: experiência, idade, altura, peso, qualidade e capacidade. Mais Basquetebol. Mas eu continuo a gostar mais das nossas Gloriosas. Nem número nas costas usam. Em vez das costas apresentam a frente da camisola. O emblema como credencial de vontade e respeito! 



02. Ténis de Mesa
Luta desesperada para não sermos despromovidos. Vai ser muito difícil. O Benfica ocupa o 8.º lugar, mas se não pontuar nas três jornadas que restam "arrisca-se" a ser ultrapassado pelo CP Oliveirinha que joga na última jornada no recinto do último classificado. Nessa jornada o Benfica recebe o Sporting CP.



NOTA (às 17:45 horas): "Arrancados a ferro" os pontos que permitem a manutenção. Naquelas vantagens do terceiro parcial do quarto encontro, Dinis Cunha jogou uma época. Venceu. Vencemos!

Apesar deste quadro ser do portal da FPTM (copiado às 22:30 horas de ontem) está incorrecto!!!!!! O GDCAAA Guilhabreu tem 17 jogos (falta uma jornada) mas está classificado em 7.º lugar (penso que com 21 pontos). O "Glorioso" em 8.º lugar tem 15 jogos (faltam três!) e tenho ideia que 20 pontos. 


03. Futsal (equipa masculina)
Com o primeiro lugar assegurado para o bota-fora final restam três jornadas da primeira fase: duas caseiras (Boavista FC e Rio Ave FC) e uma forasteira, em Porto Salvo. Só dá vitória! O resto é brincadeira! Na Taça de Portugal (TP) o Benfica está apurado para a "Final a Quatro", a disputar em Sines (2 e 3 de Maio).



NOTA (às 19:00 horas): Num jogo bem disputado Patias (4 golos) foi imperial com Ré (2 golos) a sobressair como finalizador. Equipa confiante para recuperar o título!



04. Futsal (equipa feminina)
Desilusão nesta fase final, depois de eliminada da Taça de Portugal de forma caricata pede-se concentração e definição das jogadas. Há plantel para conquistar o título nacional. E margem para recuperar, pois esta será a 5.ª de 14 jornadas.

NOTA (às 21:00 horas): Excelente resultado no recinto do clube classificado em 4.º lugar na zona norte da fase de apuramento: Novasemente, Santa Luzia FC, FC Vermoim e ARR Avintenses.







05. Andebol
Ui, ui! A ida ao recinto do clube mais corrupto de Portugal e arredores numa modalidade como o Andebol é problemática. Nada de comentários. Esperar para ver no Porto Canal!

NOTA (às 19:45 horas): Amanhã falamos!


Excelente gráfico retirado do jornal "O JOGO"


06. Basquetebol (equipa masculina)
Noite cerrada com o "Glorioso" no Minho para em Barcelos continuar na senda dos triunfos e conquistas. Nas três jornadas que restam a deslocação decisiva para assegurar o primeiro lugar na primeira fase (a pontuar). Depois dos troféus (António Prata, Supertaça e Taça da Liga/Hugo dos Santos) deu-se início as títulos com a conquista da Taça de Portugal. Façam favor de somar o QUINTO! Um inédito Quinto!



NOTA (às 23:30 horas): Muito difícil. A menos de um minuto do final o "Glorioso" vencia por um ponto: 78-77! Jogo pouco inspirado, mesmo tendo em conta a valia do adversário. "Cheiro" a final da Taça de Portugal.



07. Hóquei em Patins (equipa feminina)
As três jornadas que se seguem são decisivas para o Tricampeonato Nacional. As Campeãs Europeias deslocam-se ao recinto do 3.º classificado, recebem a AD Sanjoanense (12 de Abril) e a 25 de Abril, a equipa da Associação Académica de Coimbra (1.ª classificada ex-aequo com o "Glorioso") no recinto da qual se registou, na 1.ª jornada, um empate a um golo! Pelo "caminho" ainda jogarão na Mealhada para os quartos-de-final da Taça de Portugal, em 18 de Abril.


08. Bilhar
Na segunda-feira um jogo fundamental para garantir o apuramento (três melhores da zona sul) para a "Final a Seis" do campeonato nacional, juntamente com os três melhores da zona norte (FC Porto, Leça FC e Leixões SC).




09. Hóquei em Patins (equipa masculina)
Com a selecção nacional semi-A entretida na Suíça aguardamos o jogo de 18 de Abril frente ao FC Porto na Cidade Desportiva. Este e o próximo (deslocação a Valongo) são fundamentais para garantir mais um título de campeão nacional. Mas antes (11 de Abril) será jogada a Taça de Portugal, com o Benfica em Paços de Ferreira frente a um clube do segundo escalão, CDC Juventude Pacense (7.º classificado, em 15, na zona norte da II Divisão). O vencedor defrontará o vencedor do jogo entre o HC Turquel e OC Barcelos.


13. Pólo Aquático
Espera-se pela 4.ª jornada - início da segunda volta - com a expectativa desta extraordinária equipa que tem uma postura irrepreensível, dentro e fora das piscinas, conseguir o 2.º lugar para o esperado "mano-a-mano" na final frente à valorosa equipa invencível do Clube Fluvial Portuense.


10. Râguebi (equipa masculina)
Com escassas probabilidades de ascender ao primeiro escalão aguardamos pelos quartos-de-final (não são bem...) em 11 de Abril (frente ao Caldas RC) para depois de ultrapassados, o Glorioso Râguebi defrontar o CR Évora nas meias-finais.


11. Râguebi (equipa feminina)
Abandonadas pela FP Râguebi as equipas femininas estão a tentar sobreviver em competição. Depois do Benfica conseguir vencer a Primeira Etapa do Campeonato Nacional de Râguebi de Sete, aguarda-se pelas outras quatro etapas!



12. Voleibol
Em pausa competitiva para as duas decisões finais em 2014/15: final da Taça Challenge {8 e 12 de Abril, em Novi Sad e pavilhão n.º 2)} e  jogos finais do campeonato nacional frente ao AJ Fonte do Bastardo, que tem a vantagem de poder decidir nos Açores, por ter vencido a fase a pontuar. Datas prováveis, à melhor de cinco jogos: Açores (19 de Abril), pavilhão 2 (26 de Abril), Açores (3 de Maio), pavilhão 2 (10 de Maio) e Açores (17 de Maio).

14. Futebol
Fica para amanhã. Futebol é Futebol. Um, aliás, O Mundo à parte!

Carrega Benfica!

Alberto Miguéns
2 comentários
  1. Caro Alberto,

    Infelizmente, ainda se vê muita gente que não sabe contar. É óbvio que entre 1994 e 2005 o SL Benfica esteve 20 anos sem ser campeão, assim como o Sporting CP esteve 17 campeonatos (e não 18 como às vezes se diz) sem ser campeão entre 1982 e 2000.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Jorge,

      Certo. Como não conseguiu visualizar o comentário para corrigir o erro eu faço-o. "esteve 10 anos". Sporting CP esteve 17 (1982 - 2000) como muito bem assinala e o FC Porto esteve 18 (1959 - 1978).

      Eu acrescentava: não sabem contar e querem aumentar a desgraça (sempre é um número acima!!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: