SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 abril 2015

Estiveram Bem os Dirigentes da Académica!

13 abril 2015 16 Comentários
FORAM BRIOSOS E HONRARAM OS QUE OS HONRARAM NO PASSADO.



E eu a recordar-me que por três momentos cheguei a considerar-me adepto da Briosa. 

1. Entre 1963 e 1967 quando vivi na Figueira da Foz e a maioria dos meus vizinhos (e amigos) eram da Associação Naval 1.º de Maio (nesse tempo a jogar no Distrital de Coimbra), do Sporting CP (a "Naval" nos anos 60 equipava igualzinho ao SCP dos anos 60, agora no século XXI é o SCP que equipa à Naval!) e da AAC (quando não jogava com o Sporting CP);

2. Em 22 de Junho de 1969 quando defrontaram o SLB na final da Taça de Portugal. Durante esse jogo com 120 minutos fui 99 por cento SLB (pelo coração) e um por cento AAC (pelo cérebro). Felizmente o coração manda no cérebro! E manda muito bem;

3. Entre 1981 e 1986 quando fui estudante universitário e tive que levar com aquele provincianismo português que quem é estudante universitário (provavelmente também na Nova Zelândia) é da Académica de Coimbra.

Felizmente tive juízo!

Aliás ainda sou quatro vezes (às vezes mais) por época da Académica. Sábado, entre as 18 e as 20 horas, lá voltarei eu aos anos 60!

Retirado do portal www.ligaportugal.pt às 18:35 horas de 13 de Abril de 2015

Muito se "jogou", hoje, entre a cidade do Porto e a de Coimbra!


Depois de tanta pressão não cederam!

Alberto Miguéns

NOTA: Os media em Portugal perante tudo isto preferem chicana, mamalhudas e ronaldomania! Viva Portugal!



16 comentários
  1. Acho que o Simões corrupto já não manda na académica...

    Os sócios querem colocá-lo na rua e ele está com medo de ir dentro...

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei, gosto e gostarei da Académica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De qual Académica?

      Desta? http://www.academica.pt/

      Ou desta? www.academica-oaf.pt/

      Saudações Desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. realmente com tanto "não assunto" nem uma noticiazinha a denunciar o assunto de capa de jornal... é só pela calada... ou pelo "calor da noite"... mas nem todos são cegos ;)

    ResponderEliminar
  4. Julgo que todos tínhamos um fraquinho pela AAC, pelo bom futebol e pela simpatia suscitada pelos estudantes. Essa Académica morreu algures. A atual foi canibalizada pelo lóbi portista. Quanto aos figueirenses - meu caso - no essencial, é verdade o que diz o Alberto, mas sempre houve grande rivalidade entre figueirenses e conimbricenses, que em matéria de futebol se restringia aos escalões jovens - Naval e Ginásio - e nos seniores ao União de Coimbra-Naval. Atenção que as cores e equipamento principal da Naval continua a manter-se verde-branco.

    Surpreende-me este desalinhamento dado o histórico recente; caso circunstancial ou estrutural? Igualmente me surpreende como é possível o atual Presidente manter-se em funções apesar da condenação judicial de que foi objeto, salvo erro.

    Enfim; a verdade é que ou isto muda ou o futebol não tem futuro em Portugal.

    A propósito, viram o golo do Chelsea ao CP esta jornada?, francamente, não acredito em erros destes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. Sou figueirense recente. Já fui sócio da académica. E membro da claque oficial da OAF "Os Fans". Não me revejo na académica atual. Há 20 anos atrás andávamos sempre a subir e a descer. Mas éramos um clube honesto. Desde que os corruptos tomaram conta da académica nunca mais descemos de divisão. Mas o estádio tem cada vez menos adeptos.
      CARREGA BENFICA!

      Eliminar
  5. O meu medo é que eles não tenham cedido no horário para cederem a vitória de bandeja.

    ResponderEliminar
  6. Como benfiquista de Coimbra (e sócio de Benfica e Académica) arrepia-me a ignorância...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Não se queixe. Se é associado da AAC-OAF tem de questionar, nos locais apropriados, a pouca informação que os dirigentes do clube prestam aos seus associados. Em clubes democráticos não se é dirigente, está-se dirigente!

      Saudações Desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Alberto Miguéns

    Apenas um reparo ao seu artigo, como antigo atleta de remo da As.Naval 1º de Maio onde na idade junior fiz parte duma tripulação de 8 em que fomos campeões da zona sul e vice-campeões nacionais, actualmente sou o sócio SLB 146392, venho dizer-lhe que a Naval nunca equipou igualzinho ao sporting, é precisamente ao contrário, o sportinguinho é que tem as camisolas iguais às da Naval, porque a Naval foi fundada em 1893 no dia 1º de Maio, data real e não inventada. Acho que também posso afirmar que as origens do Benfica e da Naval são "gémeas" porque o tipo de pessoas que fundaram a Naval na Figueira é o mesmo das pessoas que fundaram o Benfica em Lisboa. É pena a Naval ter sido entregue a patos bravos e cair na situação em que caiu, enfim, modernidades.

    Saudações Benfiquistas

    Luis Belot Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Belot Fernandes

      A Naval no início não equipava à Sporting. Nem o SCP até 1928 equipou (camisolas às riscas verdes-e-brancas) à SCP.Equipava de camisola bipartida na vertical verde/branco. A Naval equipava de camisola toda verde. Só em final dos anos 40 passou a equipar à SCP. Talvez tenha por aqui alguns documentos (jornais da época a escrever sobre isso) e aproveite para fazer um histórico SLB/Naval.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      NOTA1: O primeiro jogo de futebol que vi foi um Naval - União de Lamas para subida à II Divisão Nacional;

      NOTA2: A primeira vez que descobri que o SLB equipava de vermelho foi junto à estação ferroviária da Figueira da Foz numa prova de ciclismo, a Volta dos Campeões, organizada depois de ser disputada a Volta a Portugal.

      NOTA3: Já escrevi sobre isto neste blogue, em vários textos, até coloquei uma fotografia no Tópico: Cadernetas de Cromos

      Eliminar
    2. Apenas uma nota: a Naval no seu início equipava de azul e branco e em 1911 quando conseguiram vencer a taça Lisboa, naquele tempo esta taça era disputada em provas de shell de 4 c/timoneiro, sendo o primeiro clube fora de Lisboa a ganhar este troféu, foram insultados por estarem equipados com as cores da monarquia (a república tinha sido implantada menos de um ano antes), quando chegaram à Figueira houve uma assembleia geral de emergência e resolveram mudar as cores para evitar os insultos aos atletas e passaram a equipar de verde e branco. Há fotografias da década de 30 do séc.XX onde se vê os atletas da Naval com as camisolas ás riscas, nessa altura de verde e branco embora as fotos sejam a preto e branco. Actualmente é difícil encontrar documentos oficiais da Naval visto terem desaparecido todos no incêndio que fez desaparecer todo o património histórico em 1997.

      Luis Belot Fernandes

      Eliminar
    3. Caro Luis Belot Fernandes

      A Naval pode não ter fotografias e documentos. eu não tenho documentos mas tenho (ou sei onde encontrá-las) notícias de jornal ilustradas com fotografias e descrições das cores dos clubes de remadores dos anos 10, 20 e 30. Um dia quando houver um pretexto para escrever acerca do Benfica e da Naval colocarei aqui no blogue essa documentação da Imprensa. Até lá é desnecessário argumentar mais. Eu diria uma coisa, o caro Belot Fernandes outra mas não passaria de troca de palavras acerca de assuntos importantes que por isso exigem rigor com documentos que justifiquem as afirmações.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  8. Caro Alberto Minguéns,

    com todo o respeito acho que já chegou a hora de desmistificar esta suposta ligação entre Académica e FC Porto. Por respeito a uma cidade e a uma instituição ímpares no nosso país, onde muitos dos nossos (tal como eu), nasceram e cresceram: Mário Wilson e Toni são exemplos vivos desta dicotomia.

    Se existiu, num passado recente, boas relações entre estes dois clubes - o que, de facto, é verdade e lamento - tal se deveu às vantagens que, no plano desportivo, a Briosa poderia obter, através, essencialmente, de empréstimos de jogadores. Um clube como a Académica, numa tentativa de aumentar o seu nível competitivo e reduzir despesas vê-se, muitas vezes e desde que me recordo, "obrigada" a recorrer a esta estratégia - e fé-lo, preferencialmente, junto de FC Porto e Sporting, muita vezes porque, e isso sei-o bem, pela recusa do Benfica em emprestar jogadores à Académica (ou porque as relações eram melhores com outros, ou porque, e sejamos sinceros, nos últimos 20 anos as reservas do Benfica eram menores em qualidade e quantidade do que as do FC Porto).

    Ainda assim, não me recordo da Briosa "abrir pernas" a quem quer que seja, em Coimbra ou no Porto, ou em outro lado qualquer. Não o fez quando perdia por muitos, por poucos; tal como não o fez em 2005 quando, no derradeiro minuto da derradeira jornada do campeonato, Joeano empatou o jogo no Estádio do Dragão, o que nos permitiu começar a festejar o título (11 anos depois) antes de finalizada a partida no Bessa. Tal como não "abriu as pernas" quando em 2012 derrotou o FC Porto em Coimbra, por 3-0, eliminando-o da Taça de Portugal. Não peçam à Académica que ganhe 9 em cada dez ao FC Porto, pois o natural é suceder o contrário.

    Para concluir, quero só rebater duas opiniões suas no post acima publicado e, por fim, deixar-lhe uma pergunta:

    1. os sócios da Académica estão há muito esclarecidos. É por isso, por conhecerem a história da cidade e do clube, que já não fazem essa distinção entre as duas Académicas. Consideraram-na correctamente uma só, resultado da vontade de muitos contra os desmandos de poucos.

    2. O segundo ponto pretende esclarecê-lo a si e a outros benfiquistas: José Eduardo Simões foi condenado por corrupção. Na qualidade de dirigente da câmara municipal fechou os olhos a alterações efectuadas num projecto imobiliário por troca com donativos de um empresário para a Académica. Não comprou árbitros; não lhes ofereceu viagens ou mulheres. Aproveitou-se das suas funções e fez o que muitos fazia (ou fazem?), colocando todo o dinheiro ilícito ao serviço da "sua" Académica - e isto ficou provado em tribunal. Não me interprete mal, eu não o defendo, acho que deveria ter pedido a demissão, mas também sei que o fez acabou com a sua carreira pública. E sei que o fez não para enriquecer, não roubando, mas recebendo de um privado dinheiro que investiu no clube, apenas para o tornar melhor. E é essa diferença que mete um ladrão na cadeia, e deixa alguém condenado por corrupção com pena suspensa.

    A pergunta que lhe deixo é a seguinte: vencemos a Taça de 1969! Mas você acha mesmo que a Académica a perdeu?

    p.s.: se você foi por algum segundo (também) da Briosa dou-lhe os parabéns. Mas certamente que não o foi por causa do provincianismo que o obrigava a ser. Isso simplesmente não existe. Não estrague as suas boas escolhas com preconceitos que, estupidamente, afastam os dois únicos clubes portugueses que durante todos os tempos foram verdadeiramente democráticos e livres.

    Abraço,

    JS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JS

      Eu respondo sem problemas, mas com a minha opinião. Valem apenas isso, serem exclusivamente minhas:

      1. A AAC-OAF deveria continuar a ser Clube Académico de Futebol (mesmo com emblema semelhante e as mesmas cores) como foi durante as épocas a seguir ao 25 de Abril de 1974. Eticamente é mais correcto. Os dirigentes da AAC não "são tidos nem achados" nas decisões da AAC. A AAC-OF usa a história da AAC e a AAC deixa porque sente que não tem vocação para dirigir clubes problemáticos a nível financeiro, temendo que todo o valoroso e valioso passado da AAC fosse remetido para um canto da história;

      2. Tenho a mesma ideia que deixou expressa, mas não domino o assunto, nem nunca me interessei por ele, por isso nunca escrevi sobre isso. E se não souber mais do que sei neste momento nunca o vou fazer. e não acredito que saiba mais, pois é assunto que nada "me diz"! Mas também digo que não lhe comprava um carro usado;

      3. Em 1969 perderam-na. Ganharam essa taça em 1974!

      Saudações,

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: