SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 abril 2015

Benfiquistas Esgotam Maior Estádio do Mundo?

14 abril 2015 4 Comentários
SÓ ACREDITO QUANDO CHEGAREM AS 18:00 HORAS DE SÁBADO. O ESTÁDIO DO RESTELO ESGOTADO!!!!!!


O estádio do Restelo é conhecido entre nós pelo Maior Estádio do Mundo! Porquê? Por que é o único estádio do mundo que nunca esgotou! Se é o único que nunca encheu por completo é porque é o Maior de Todos!


Nem no dia da inauguração em 23 de Setembro de 1956, embora fosse construído originalmente para 40 mil pessoas por dirigentes de um clube com menos de 10 mil associados (mesmo em 1956)! 


A vanguarda da fantástica delegação do SLB (talvez uma centena de atletas a representar as 32 modalidades existentes no Clube) na inauguração do estádio do Restelo com o estandarte entregue a um dos maiores Benfiquistas de Todos os Tempos, injustamente esquecido, o inigualável Matos Fernandes (ladeado pelo futebolista Jacinto Marques e pelo hoquista Fernando Cruzeiro)

Será que ao fim de (quase...) 59 anos (1956-2015) vai deixar de ser o Maior Estádio do Mundo?

Alberto Miguéns


NOTA: Conto reprogramar este texto para a meia-noite juntando-lhe um quadro - se o conseguir fazer entre a "janta" e a meia-noite - com TODOS os jogos do Benfica no estádio do Restelo incluindo um, em 1957, que foi considerado o «melhor resultado de sempre do futebol português» mesmo superior à conquista da Taça Latina em 1950. E contar outra história à volta da rivalidade dos Estádios em Lisboa nos anos 50. O estádio da Luz foi inaugurado em 1 de Dezembro de 1954 com capacidade para 35 mil pessoas. O estádio do Restelo dois anos depois para 40 mil à larga e 45 mil apertados como diziam os dirigentes do CF "Os Belenenses". Mas este era um clube com quatro vezes menos associados e vinte vezes com menos simpatizantes! Bogalho sabia o que fazia, já os Belenenses....
4 comentários
  1. Caro Alberto Miguéns, peço desde já desculpas por apresentar aqui uma dúvida que nada tem a ver com o propósito deste post e que, muito provavelmente, estará esclarecida neste excelente blog. É o seguinte: em conversa com amigos Benfiquistas e portistas brincava-se com o pormenor, patente na historiografia oficial do SC Salgueiros, de os fundadores daquele clube se terem inspirado nas cores do nosso Benfica para os cores do seu clube. E que, reza a lenda, terão ganho essa inspiração num jogo do Benfica na cidade do Porto, contra o fcp, em finais de 1911. Contudo, os registos do primeiro clássico entre as duas equipas datam de Abril de 1912, o famoso 2-8 no Campo da Rainha. Portanto, ou houve outro jogo do Benfica contra o fcp de que os registos se perderam no tempo ou há um equívoco do SC Salgueiros. Tem algum dado que possa esclarecer este meu equívoco?

    Peço novamente desculpas pela intromissão e desde logo lhe agradeço a atenção. Um abraço e viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro igor

      Não tem de pedir desculpa pois eu é que devo escrever acerca dos assuntos que indico. Os leitores têm liberdade para escrever acerca do que entenderem desde que não ofendam terceiros. O que não é a situação que apresenta.

      Não há equívoca. Já escrevi acerca disso no Tópico (SC Salgueiros) ou procurar por datas (1 de Janeiro de 2012).

      Resumindo:
      1. O Salgueiros foi fundado com os equipamentos integralmente brancos;

      2. Muitos deles foram ver a estreia do SLB na cidade frente ao FCP, no seu campo da rua da Rainha;

      3. Ficaram tão impressionados que nos dias seguintes decidiram pegar nas suas imaculadas camisolas brancas e tingi-las de vermelho Benfica!

      Viva o Benfica!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. http://www.osbelenenses.com/home/2015/02/1-de-fevereiro-de-1959-estadio-do-restelo-esgota-pela-primeira-vez-no-jogo-do-canto-directo-que-nao-valeu/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho ideia de, mesmo nesse jogo (que foi anulado), ter visto partes da bancada sem ocupação, mas só voltando a ver fotografias o que não é difícil pois foi muito fotografado. Mas pode ter sido a excepção, o único em que esgotou. Fiquei com curiosidade de ver os jornais do dia seguinte...

      Mas... aproveitei para ler o artigo todo acerca desse campeonato nacional de 1958/59. O Belenenses que o fez devia é questionar-se (questionando quem dirigia o clube na época) acerca do seguinte:

      Classificação após 22.ª jornada

      1.º..SLB.... 36 pontos (64-15) DFG + 49
      2.º..FCP.... 33 pontos (66-19) DFG + 47
      3.º..CFB.... 33 pontos (54-18) DFG + 36

      Na 23.ª jornada o CFB deslocou-se ao estádio das Antas para discutir o 2.º lugar do FCP e a liderança do SLB. Na 1.ª volta vencera o FCP por 1-0.

      Resultado: FC - SETE - CF "Os Belenenses" ZERO

      Houve jogadores que nunca quiseram falar deste jogo. Nem os dirigentes. As coroas de flores valem mais que 7-0!

      Classificação após 23.ª jornada

      1.º..SLB.... 37 pontos (66-17) DFG + 49
      2.º..FCP.... 35 pontos (73-19) DFG + 54
      3.º..CFB.... 33 pontos (54-25) DFG + 29

      Eu se fosse do CFB gostava de saber o que se passou!

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: