A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24/03/2015

E Se Herberto Helder Fosse Benfiquista?!

24/03/2015 + 7 Comentários
SURPREENDIDO DURANTE A TARDE COM A NOTÍCIA ESTOU A TENTAR "AVERIGUAR" SE O GRANDE POETA OCULTO É BENFIQUISTA. 


O seu poema contínuo é Puro Benfiquismo



O último poema conhecido - o final do seu poema contínuo - datado de 2013, o "célebre bilha de gás"!


O filho é que degenerou para o sportinguismo doentio (até anunciou publicamente, com pompa e circunstância, o desejo que o Benfica perdesse a final de Turim!)


Herberto Helder quando passou a viver em Lisboa depois de ter estudado em Coimbra frequenta diariamente o Café Gelo, no Rossio, que era também o principal local de reunião da tertúlia do Benfica na Baixa, quando encerravam as portas da Secretaria, na rua Jardim do Regedor, que distavam (e distam) cinquenta metros. 



Ao que me dizem, em 1955 ou 1956, Herberto Helder vagueava entre as mesas dos escritores (Luiz Pacheco, Mário Cesariny e Hélder Macedo) e a dos Benfiquistas, chegando mesmo a ser dos primeiros a frequentar a Saudosa Catedral inaugurada há um ano!



Que descanse em paz!

Alberto Miguéns


7 comentários
comentários
  1. ...Sr Dr Alberto...Oportuno e brilhante apontamento(ainda que pela perda)sobre um grande vulto da Poesia Portuguesa...CERTAMENTE Sr Dr que HERBERTO deixou testemunhos DO SEU BENFIQUISMO,(que aliás o Dr Alberto deixa entender na sua brilhante e sempre apurada pesquisa)...De resto Sr Dr caso HERBERTO não fosse BENFIQUISTA(o que pessoalmente não acredito) , conviver no MEIO DOS BENFIQUISTAS mostra bem A NOBREZA DE CARATER....claro que quando o Dr invoca nomes como LUÍS PACHECO/MÁRIO CESARINY/HÉLDER MACEDO....escrever ou falar de um qualquer daniel oliveira,é isso mesmo....é falar do sporting clube de Portugal....abraço

    ResponderEliminar
  2. ...SR Dr Alberto...permita-me agora um outro comentário..(como sabe sempre aqui afirmei O MEU BENFIQUISMO ,NUNCA PONDO EM CAUSA O AMOR PELO NOSSO QUERIDO SPORT LISBOA E BENFICA...tenho muito respeito pelos dirigentes (até porque são eleitos democraticamente pelos BENFIQUISTAS)embora sem nunca BELISCAR O CLUBE, aqui e ali tenho algumas criticas a algumas opções tomadas(nunca destrutivas mas apenas um estado de alma)Sr Dr isto para dizer (se me permitir)que fiquei um pouco desiludido quando soube recentemente que O PRESIDENTE Filipe Vieira foi lesto a felicitar fernando gomes pela nomeação para cargo na UEFA....gomes/mendes/proenças..deixam-me um pouco confuso...não tarda e estamos todos a mandar beijinhos e abraços ao...MARCO FERREIRA...abraço

    ResponderEliminar
  3. Acho extraordinário... Para si o Benfica é a encarnação de Deus. Nunca conheci blogger que tivesse maior necessidade de proclamar abundantemente a santidade de um clube desportivo... que só existe na sua cabeça. É sempre uma leitura estimulante, admito, mas ainda estou à espera do dia em que reconhece uma única falha ao clube do seu coração... Quanto ao Daniel Oliveira, ele limitou-se a brincar com os benfiquistas, colocando um emblema do Sevilha no dia da final da Liga Europa... colocando logo depois um mapa do Google Earth que dizia que o SPORTING nunca tinha estado tão próximo de uma final europeia, em alusão ao duelo madrileno que se deu na Luz. Sempre tão rigoroso nas suas asserções, talvez conviesse acrescentar isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Já viu que ser do Benfica é um permanente estado de felicidade!

      Saudações desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Asseguro-lhe que ser do SPORTING é outro estado de felicidade permanente. E asseguro-lhe que nem todos são anti-benfiquistas. Eu não sou. Só me interessa o meu Clube.

    Continuação de bom trabalho,

    Abraço,

    Leão Indefectível 10-A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão Indefectível 10-A

      Obrigado.

      Abraço,

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Era do União da Madeira e não tinha outro clube.

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail