SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 fevereiro 2015

Eclectismo Sem Mácula

27 fevereiro 2015 8 Comentários
EM TEMPO DE ANIVERSÁRIO HÁ UM FIM-DE-SEMANA ECLÉCTICO QUE MOSTRA BEM O QUE É O BENFICA.

Germano Vasconcellos ao centro, entre Artur José Pereira e Francisco Viegas
E por isso há que homenagear no 111.º aniversário o primeiro atleta ecléctico do "Glorioso": Germano de Vasconcellos. Embora Fortunato Levy (Futebol e Ciclismo) e Félix Bermudes (Futebol e Atletismo) tivessem, em 1906, participado em competições, mas episodicamente e com parcos resultados. ao contrário de Germano Vasconcellos (com dois lls).

Associado desde 1907 até morrer em 1979
Germano de Vasconcelos entrou para associado em 3 de Fevereiro de 1907 sendo-lhe dado o número 42. Ficou no Clube até falecer em 1979 quando atingiu o número 2. E só não foi o número 1 em resultado de uma "golpada" das que ocorrem devido à recuperação de números. Um associado (sei quem foi mas não vou citar o nome) esteve mais de 50 anos "fora" e depois recuperou o número de modo a ficar com o n.º 3 e a seguir, com o falecimento do n.º 1 e n.º 2,  ser o n.º 1.

Desportista sem mácula
Entrou para associado e destacou-se desde logo por ser dos mais profícuos a participar nas actividades eclécticas do clube que organizava, com frequência, competições de Atletismo (pedestrianismo) e Ciclismo (velocipedismo). Além de participar em competições nas duas modalidades organizadas na região de Lisboa por vários clubes e pelas entidades oficiais. Em 13 de Novembro de 1907 em reunião de Direcção do clube foi nomeado capitão do 2.º "team". Que era a "melhor" pois não se atreveram a criar a primeira, apenas a segunda e a terceira. Para esta foi nomeado capitão, José Augusto de Brito.  

O Flecha Vermelha, em 1908, no centro da estrada, em boa posição para derrotar o outro jeitoso!

Ciclismo, Atletismo e Futebol
Como a secção de Futebol não teve sucesso, apenas com a junção do Sport Benfica com o Sport Lisboa, em 13 de Setembro de 1908, Germano Vasconcelos consegue finalmente jogar futebol "a sério" e logo com a garrida camisola do Sport Lisboa. Só que... Cosme Damião era "tramado". Em 1908/09, na primeira temporada com o nome de SLB (acrescentou-se «e Benfica» ao Sport Lisboa) não permitiu que nenhum associado do Sport Benfica jogasse na 1.ª nem na 2.ª categoria. "Obrigou-os" todos (incluindo aquele que era considerado "o melhor deles" Germano Vasconcelos) a tarimbar na 3.ª categoria. Isto porque na junção ficou decidido que os dois clubes não perderiam a sua individualidade. Os associados que provinham do Sport Lisboa tinham autonomia para gerir a secção de futebol. As secções de Atletismo e Ciclismo ficavam por conta dos dirigentes do SLB que provinham do Sport Benfica.

Em 25 de Junho de 1910 Germano de Vasconcelos vence António Stromp estabelecendo, com 25:08 segundos, o recorde nacional nos 200 metros na prova dos Jogos Olímpicos Nacionais. Em 1912 seria António Stromp a participar nos Jogos Olímpicos "Internacionais"!

Recordista nacional em 100 e 200 metros
Germano Vasconcelos foi o primeiro recordista nacional nas duas provas de velocidade. Em 26 de Junho de 1910 estabelece 12:04 segundos nos 100 metros, seguindo-se 12:00 segundos em 27 de Junho de 1910 (António Stromp - SCP - em 2.º lugar), mas não foi homologado (porquê? Não sei!). Este recorde seria igualado (batido pois o "nosso" não contou) por António Stromp (SCP) em 25 de Junho de 1911.
Neste dia estabeleceu o melhor tempo de Portugal nos 200 metros (25:08 segundos) com António Stromp (SCP) em segundo. Em 5 de Maio de 1912, António Stromp fez 25:02 melhorando a marca de Germano Vasconcelos.
A nossa Glória era essencialmente futebolista. António Stromp no futebol jogava "bem que nem um coxo"!

Primeiro sócio de mérito do SLB
Regressando ao futebol do SLB em 1908/09. É evidente que Germano Vasconcelos tinha condições para integrar a 1.ª categoria. Se não o fez logo foi porque Cosme Damião entendia que jogar na primeira categoria do Clube não era apenas por razões técnicas. A estreia ocorreu em 14 de Novembro de 1909, catorze meses depois da junção, pois em 1908/09 Germano Vasconcelos começou a temporada na 3.ª categoria, mas terminou-a na 2.ª categoria. Na primeira categoria fez cinco temporadas, quatro consecutivas (1909/10 a 1912/13 e depois em 1916/17). Um total de 62 jogos e cinco golos - era médio ou como se dizia no tempo meio-defesa/half-back), com 5620 minutos. Ajudou o Benfica a conquistar quatro títulos de campeão regional: 1909/10, 1911/12, 1912/13 e 1916/17. Uma Glória Eterna. Além disso continuou a praticar atletismo e ciclismo defendendo o "Manto Sagrado" como poucos. Em 7 de Junho de 1910 foi eleito na assembleia geral Sócio de Mérito, o primeiro do Clube, num tempo em que ainda não estava regulamentada a «Águia de Ouro» (a primeira foi concedida em 4 de Fevereiro de 1923).

Em 16 de Abril de 1911, no Dérbi de Lisboa, jogado no Campo Quinta dos Castelos, do Lisboa FC, junto ao Campo Grande, Germano Vasconcelos carrega o guarda-redes verde. Em 1910/11 ainda não havia pequena-área (de protecção ao guarda-redes). Grande Germano Vasconcelos. Gostava tanto deles, coitadinhos dos gatinhos!

Uma Vida Benfiquista preenchida
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, podia ser (e foi) o seu lema no "Glorioso". Nunca deixou de pagar as quotas mantendo-se fiel ao Benfica. Talvez em esforço. Uma grande dedicação. Um devoto do Benfiquismo. Faleceu em 1979, já depois das comemorações dos 75 anos do Clube. Benfica que ele tanto honrou. Uma Glória Eterna.

Tenho pena...
Cruzei-me com ele uma vez, já estava doente, em finais de 1978 na Secretaria da Rua Jardim do Regedor. Sabia lá eu aos 18 anos quem era Germano de Vasconcelos. A não ser um velhinho simpático, já adoentado, algo desgostoso!

Está a ser uma temporada muito boa, mas...
Ainda nada está definido. Muitas dificuldades no Basquetebol (feminino), Râguebi e Ténis de Mesa. Dificuldades no Andebol, Pólo Aquático e Voleibol. Expectativa no Bilhar, Futsal (masculino e feminino) e Hóquei em Patins (masculino e feminino). Grande temporada no Basquetebol (masculino).

GLORIOSO ECLECTISMO
Modalidade
Eq.
Campeonato
Nacional
Taça de
Portugal


ANDEBOL
Mas
/A
No "Bota-fora" final o SLB (4.º) defronta o 5.º classificado (AA Águas Santas)
Quartos-de-final com boas hipóteses de seguir para as meias-finais
Mas
/B
2.º lugar a três pontos da liderança; faltam sete jogos
(2.º escalão)
Não participa






BASQUETEBOL
Mas
/A
1.º lugar com um ponto de vantagem; faltam seis jogos para o "Bota-fora"
Oitavos-de-final com boas hipóteses de seguir para os "Quartos"
Mas
/B
8.º lugar; em 14 jogos a faltarem seis para terminar a fase regular. Sem possibilidades de conquistar a Proliga
(2.º escalão)


Não participa
Fem
8.º lugar; em 16 jogos a faltarem seis para terminar a fase regular. Com hipóteses para jogar o "Bota-fora" final
Eliminação dos quartos-de-final frente ao 4.º classificado da Liga Feminina



BILHAR
Mas
/A
3.º lugar com um ponto de desvantagem; faltam sete jogos para a segunda fase (três melhores)
Ainda não teve início
Mas
/B
8.º lugar com onzes pontos de desvantagem; faltam sete jogos para a segunda fase (três melhores)
Ainda não teve início


FUTSAL
Mas
1.º lugar com sete pontos de vantagem; faltam cinco jogos para o "Bota-fora"
Apurado para os quartos-de-final (sorteio em 3 de Março)
Fem
Início da fase final com 14 jornadas (sete adversários)
Apurado para os quartos-de-final (sorteio em 3 de Março)





HÓQUEI EM
PATINS
Mas
/A
1.º lugar com três pontos de vantagem; faltam sete jogos para o final
Apurado para os oitavos-de-final frente a um clube do 2.º escalão que sofreu D 1-8 em Alcobaça com o SLB-B
Mas
/B
4.º lugar com nove pontos de desvantagem; faltam onze jogos para o final
(2.º escalão)
Não participa
Fem
Início da fase final com 14 jornadas (sete adversários)
Apurado para os quartos-de-final (sorteio em 18 de Março)
PÓLO AQUÁTICO
Fem
Ainda não se iniciou a 2.ª fase
Ainda não se iniciou


RÂGUEBI
Mas
3.º lugar com 23 pontos de desvantagem; faltam quatro jornadas para o "Bota-fora" final
(2.º escalão)
Eliminação nos oitavos-de-final
Fem
Não se iniciou a temporada
Não se iniciou a temporada
TÉNIS MESA
Mas
/A
8.º lugar com 31 pontos de desvantagem; faltam quatro jogos para evitar a despromoção ao 2.º escalão
Não se inscreveu

GD Toledos conquistou o troféu
Mas
/B
2.º lugar com sete pontos de desvantagem; faltam quatro jogos
Não participa

VOLEIBOL
Mas
2.º lugar; apurado para as meias-finais do "Bota-fora" final com CA Madalena ou SC Espinho
Quartos-de-final com o Vitória SC Guimarães (9.º lugar)
NOTA (Competições Europeias): ANDEBOL - Nos quartos-de-final da Taça Challenge com boas possibilidades de conquistar um troféu vedado aos melhores clubes (Alemanha e Espanha); BASQUETEBOL - Eliminado na Taça menos importante; HÓQUEI EM PATINS (masculino) - Nos quartos-de-final da Liga Europeia (frente ao FC Porto); HÓQUEI EM PATINS (feminino) - Nas meias-finais da Taça Europeia (Fase final a disputar em casa do adversário); VOLEIBOL - Apurado para os quartos-de-final frente a um clube grego na Taça Challenge; boas probabilidades de atingir a final. A dificuldade é um clube italiano (Itália é a maior potência europeia na modalidade).

Muito por onde escolher, entre sexta-feira e domingo
Começa hoje com o Voleibol em Guimarães. Futebol e Basquetebol na Cidade Desportiva do Benfica. Futsal no domingo. E tudo o resto entre sábado e domingo em qualquer localidade de Portugal.  

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ Fevereiro.2015
Dia SLB
N.º
FEV
Dia
Acontecimento

40 541

27
VOL
21.00
Jg 1872 ESmV; V 3-0 (25-21; 25-12; 25-19); Vitória SC Guimarães; Campeonato Nacional; 1.ª fase; 21.ª jornada;  Pav. Vitória SC (Guimarães); F
2.º classificado (bota-fora com o 3.º classificado)













40 542













28
ASS
10.00
Comemoração do 111.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica {Entrega Anéis de Platina (75 anos) e Emblemas de Dedicação (50 e 25 anos)}
RÂG
11:00
Jg 1960 ESmRag; O 00-00; Vitória FC Setúbal; Campeonato Nacional I Divisão (2.º escalão); 15.ª jornada; Campo Pista de Atletismo (Vale da Rosa); F
AND
16:00
Jg B ESmA; O 00-00; ADC Benavente; Campeonato Nacional II Divisão/ Zona Sul; 20.ª jornada; Pav. Quinta de Marrocos (Lisboa); C
AND
16:30
Jg 2976 ESmA; O 00-00; GC Santo Tirso; Taça de Portugal; Quartos-de-final; Pav. Desportivo Municipal (Santo Tirso); F
BAS
16.30
Jg ESfBQ; Lousada AC; Liga Feminina; 18.ª jornada; Pav. Municipal (Lousada); F
FUT
17.00
Jg 5074 ESmFt; O 0-0; GD Estoril Praia; Primeira Liga; 23.ª jornada; Estádio SLB (Lisboa); C
HP
17.00
Jg 4178 ESmHP; O 0-0; UD Oliveirense; Campeonato Nacional; 20.ª jornada; Pav. Dr. Salvador Machado  (Oliveira de Azeméis); F
BAS
17.00
Jg 3876 ESmBQ O 00-00; SC Lusitânia; Campeonato Nacional; 17.ª jornada; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
FTS
17:15
Jg ESfFs;  O 0-0; FC Vermoim; Campeonato Nacional/Fase Final; 1.ª jornada; Pav. Didáxis (V.N. Famalicão); F
BAS
18.30
Jg B ESmBQ O 00-00; CP Esgueira; Campeonato da Proliga; 18.ª jornada; Pav. da Casa do Povo (Esgueira); F
HP
20.30
Jg B ESmHP; O 0-0; AE Física D Torres Vedras; Campeonato Nacional da II Divisão - Zona Sul; 20.ª jornada; Pav. SLB 1  (Lisboa); C
ASS
20.30
Comemoração do 111.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica (Prémios Cosme Damião)
TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ Março.2015
Dia SLB
N.º
MAR
Dia
Acontecimento






40 543






1
FUT
16:00
Jg B ESmFt; O 0-0; CF União da Madeira; Segunda Liga; 31.ª jornada; Caixa Futebol Campus (Seixal); C
FTS
17:00
Jg 873 ESmFs; O 0-0; CF "Os Belenenses"; Campeonato Nacional; 22.ª jornada; Pav. SLB 2  (Lisboa); C
BAS
18:00
Jg 3877 ESmBQ O 00-00; FC Barreirense; Taça de Portugal; Oitavos-de-final; Ginásio do FC Barreirense (Barreiro); F
HP
18.00
Jg 99 ESfHP; O 0-0; Associação Académica de Coimbra; Campeonato Nacional/Fase Final; 1.ª jornada; Pav. Universitário (Coimbra); F
BAS
18:30
Jg ESfBQ; Académica FC Porto; Liga Feminina; 19.ª jornada; Pav. Académico FC (Porto); F

CCAARRRREEGGAA BBEENNFFIICCAA!

Alberto Miguéns

E os Cofinados?



1. Ignoram um triplo roubo em Turim para destacar o Betoteiro!

2. Uma grande penalidade que é mas não por ser intencional (o jogador "alemão" nem está a olhar para a bola)!



3. Primeira página para a edição da sexta-feira (se não forem cobardes, incoerentes e não se recusarem a ser jornalistas, publicando a verdade):



Que no Record não continuem a fazer do Jornalismo um lodaçal!

E não é que fazem! Ceguetas! Só "vêem" o que lhes interessa! Terceiromundistas, xenófobos e chauvinistas


PLANO PARA AS EDIÇÕES DESTA SEMANA
(provisório como é evidente)
27 de Fevereiro a 9 de Março de 2015 (Sempre à meia-noite)
Sábado (de 27 para 28): E o GD Estoril Praia?;
Domingo (de 28 para 01): E depois do 111.º aniversário?;
Segunda-feira (de 01 para 02): Mentiras Oficializadas by SLB;
Terça-feira (de 02 para 03): Pólo Aquático: Olímpico e nosso;
Quarta-feira (de 03 para 04): Benfica! És tão brilhante!;
Quinta-feira (de 04 para 05): Taça da Liga: melhor do que a pintam;
Sexta-Feira (de 05 para 06): Os 100 jogos do Hóquei em Patins;
Sábado (de 06 para 07): E o FC Arouca?;
Domingo (de 07 para 08): E depois de Arouca?;
Segunda-Feira (de 08 para 09): O Mais Belo e Inigualável 138
8 comentários
  1. Dr Alberto também nas modalidades (tal como o Dr aqui vai mostrando) O SPORT LISBOA E BENFICA É GLORIOSO...quanto ao record mas não só,tambem a bola desde que o serpa do CROQUETE é diretor, é só ESCUMALHA SUINA com crónicas de tão baixo nível que EMPORCALHAM O NOME DOS JORNALISTAS E A SUA MEMORIA que durante mais de 50 anos fizeram de a bola um jornal (que hoje não é)de referencia do POVO PORTUGUES e de prestigio por esse mundo fora...ainda hoje mais uma crónica de um SUÍNO que ATACA VERGONHOSAMENTE O BENFICA,com mentiras nojentas,perante o assobiar para o lado de um diretor (serpa) SEM COLUNA VERTEBRAL...abraço

    ResponderEliminar
  2. "Os associados que provinham do Sport Benfica tinham autonomia para gerir a secção de futebol. As secções de Atletismo e Ciclismo ficavam por conta dos dirigentes do SLB que provinham do Sport Benfica"

    Creio que queria dizer: "Os associados que provinham do Sport Lisboa tinham autonomia para gerir a secção de futebol. As secções de Atletismo e Ciclismo ficavam por conta dos dirigentes do SLB que provinham do Sport Benfica"


    Quanto às possibilidades das equipas de andebol e voleibol nas competições europeias discordamos bastante. Não vejo reais possibilidades à equipa de andebol para conquistar o troféu, na verdade, devido ao sorteio, nem creio que nos qualifiquemos para as meias-finais. A equipa de voleibol tem possibilidades de chegar às meias-finais, mas passar daí frente ao Ravenna será como um milagre.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Jorge

      Certo. Obrigado pela correcção. Eu revi esse sub-capítulo duas ou três vezes sempre para tentar melhorar a explicação da situação de Germano Vasconcelos no enquadramento da fusão e dei sempre como optimizado as duas últimas frases. E não estavam como o seu oportuno comentário mostra. Está corrigido.

      Andebol - O factor casa na 2.ª mão parece-me desequilibrar se não deixar-mos desequilibrar o resultado da 1.ª mão na Polónia;

      Voleibol - Talvez o Ravenna não seja muito forte.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Obrigado pela Susa palavras dedicadas a meu Pai.
    Qua do morreu era o sócio numero 1 do Benica
    Obrigado
    Jorge Germano de Menezes e Vasconcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Germano de Menezes e Vasconcelos

      Obrigado pelo contacto. É uma honra ter aqui as palavras de um filho de um Gigante do Benfiquismo.

      Gastava de saber mais acerca de Germano Vasconcelos. Se quiser envie o seu contacto que eu depois colocarei à sua disposição o meu endereço pessoal. E tudo farei para me encontrar consigo para falarmos de Germano Vasconcelos.

      Daqui a uns dias - penso que em 1 de Setembro - vou escrever acerca dele pois por impedimento do guarda-redes Paiva Simões foi ele o guarda-redes do Benfica na primeira deslocação ao estrangeiro, na Galiza, em Junho de 1912, frente ao Real Club Corunha.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. De Jorge filho do enorme Germano Vasconcelos em 23 de Agosto de 2016 às 15:31

    Caro Alberto Miguéns
    Obrigado pela sua resposta é comentários.
    Meu Pai , além de futebol , atletismo, e ciclismo ainda praticou, em competições, para ganhar, Hipismo, Tiro de pistola de guerra e carabina.
    Nos anos setenta , na sede do Benfica, conversando com amigos e dirigentes verificaram que o meu Pai efectivamente era o Sócio número 1. Mais tarde recebeu um emblema em ouro e a partir daí sempre que Benfica jogava em Braga ou Guimarães , o Presidente e Eusébio iam a casa do meu País para os acompanhar ao jogo.
    Até à sua morte sempre teve uma excelente saúde é óptima forma física e mental, pois , quando ia passar uns dias a nossa casa de Esposende sempre se deslocava de bicicleta. No final da sua carreira desportiva, foi árbitro e porque sempre foi competitivo, afirmou, em Esposende , que num ano levaria o clube local a subir de divisão, sem qualquer tipo de remuneração. Ao fim do ano o Esposende tinha subido de divisão.
    No ano os Jogos Olímpicos de Oslo, para os quais o meu Pai estava selecionado para representar Portugal no 100 e 200 metros, fracturou o menisco na perna esquerda o que o impediu de participar nos Jogos.
    No serviço militar foi colocado no Porto e o Boavista solicitou a sua participação como jogador. Fez alguns jogos mas com a camiseta do Benfica por debaixo da camiseta do Boavista.
    Quando foi transferido para Braga estava ser criado o Sporting de Braga. O meu Pai aceitou participar, mas o novo clube não poderia as cores azuis , cores da cidade, mas vermelha. É assim ficou com essas cores.
    Meu Pai sempre foi muito respeitado, em Braga, como exemplo da clubismo fiel, mas não fanático.
    Meu pai nunca criou o menor problema por eu não ser benfiquista. Apenas fazia questão de eu sempre respeitar os outros com concorrentes , nunca como adversários o inimigos.
    Segundo me contava a minha avó , muitas das reuniões que levaram à fusão dos clubes de Benfica, passavam em casa dos meus avós, em Benfica, pois todos os fundadores eram amigos desse bairro.
    Grato pela sua atenção
    Abraço
    Jorge Vasconcelos

    ResponderEliminar
  5. Extraordinárias revelações. Muito obrigado Alberto por estas informações.

    O Benfiquismo de Germano Vasconcelos Júnior fica patente nas linhas de seu filho.. Verticalidade, desportivsmo, amor à camisola e uma enorme paixão pelas cores do seu Clube.

    Foi uma grande figura do nosso Clube que as circunstâncias de vida levaram para longe de Lisboa mas felizmente que as Direcções do SLB souberam de alguma forma reconhecer.

    Um agradecimento e cumprimentos respeitosos ao Senhor Jorge Germano de Menezes e Vasconcelos.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: