SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2015

Bem-Vindo Eusébio

26 fevereiro 2015 4 Comentários
FUI VISITAR NO PANTEÃO O SÍTIO ONDE REPOUSARÁ PARA A ETERNIDADE O ETERNO EUSÉBIO.



Quem havia de dizer. Eusébio ficará no Panteão na sala do torreão onde eu, em criança, trocava cromos de futebolistas. 


Enviado pelo leitor do blogue, José Gonçalves

O túmulo do lado de dentro, os cromos do lado de fora.


Sala/torreão II
Cada uma das quatro salas em forma de torres laterais acondiciona quatro túmulos. Há neste momento onze. Eusébio terá o 12.º túmulo. Há duas salas completas. A sala III tem quatro Presidentes da República e a Sala I tem três escritores e uma fadista. A sala II tem três túmulos: um escritor, uma poetisa e um político. Falta Eusébio.



Entre Aquilino Ribeiro e Sophia Andersen
Se o túmulo de Eusébio ficar na sala II, como tudo indica, ocupará o nicho ao lado de Aquilino Ribeiro. Em frente está o túmulo de Sophia Andersen.  







Em tempos fui vizinho do Panteão
Entre os 6 e os 10 anos frequentei a escola Primária Masculina n.º 4 de Santa Clara a cerca de 50 metros do Panteão. A minha aula de aula era no 1.º piso mas na fachada frontal, em frente ao Jardim. Muitos «cromos da bola» eu troquei junto ao torreão onde está a sala que receberá o túmulo de Eusébio. Isto porque a polícia não queria malta junto do outro torreão por ser uma secção feminina da Casa Pia! Não garanto que alguma vez tenha trocado um Eusébio por outro cromo. Mas, pela teoria das probabilidades, é possível.

NOTA: Já falei da importância dos cromos para conhecer o Benfica! Para quem quiser "As Equipas das Cadernetas de Cromos"


Não foi longe do Panteão que vi (e cumprimentei), pela primeira vez Eusébio
Também não foi longe da Escola (1) e do Panteão (3) que vi Eusébio pela primeira vez (2) , numa história que já contei num dos textos deste blogue. Eusébio 73!


Santos da casa não fazem milagres
Por incrível que pareça vivi durante vinte anos, entre os seis e os 26 anos, na Graça, a cerca de 200 metros do Panteão. E convivi quatro anos (entre os 6 e os 10 anos) a cerca de 50 metros por frequentar a Escola Primária (Primeiro Ciclo). Era raro o ano que não pensava visitar o Panteão. Pois mas adiava sempre, a pensar: Como moro perto um dia com mais tempo visito "nas calmas" toda a Igreja de Santa Engrácia". Pois o tempo passou. Foram os 20 anos. Foi-se o ser vizinho. E eis que, quase 50 anos depois de frequentar a Primeira Classe na Escola Primária estreei-me na visita ao Panteão. A Igreja ficou para outro dia. Se houver! Eusébio fez-me regressar a Santa Engrácia!



Bem-Vindo Eusébio

Alberto Miguéns

PLANO PARA AS EDIÇÕES DESTA SEMANA
(provisório como é evidente)
27 de Fevereiro a 8 de Março de 2015 (Sempre à meia-noite)
Sexta-Feira (de 26 para 27): O Mais Belo e Inigualável 138;
Sábado (de 27 para 28): E o GD Estoril Praia?;
Domingo (de 28 para 01): E depois do 111.º aniversário?;
Segunda-feira (de 01 para 02): Mentiras Oficializadas by SLB;
Terça-feira (de 02 para 03): Pólo Aquático: Olímpico e nosso;
Quarta-feira (de 03 para 04): Benfica! És tão brilhante!;
Quinta-feira (de 04 para 05): Taça da Liga: melhor do que a pintam;
Sexta-Feira (de 05 para 06): Os 100 jogos do Hóquei em Patins;
Sábado (de 06 para 07): E o FC Arouca?;
Domingo (de 07 para 08): E depois de Arouca?

4 comentários
  1. Atravessando a tristeza profunda que senti desde que liguei a televisão na manhã de 5 de Janeiro de 2014, o único conforto que senti foi a informação que circulou logo nesse dia, de que viria a ser proposto a transladação dos restos mortais de Eusébio para o Panteão.

    Em primeiro lugar porque achei ser uma ideia e um gesto que simboliza o enorme carinho respeito e agradecimento que Eusébio gera na esmagadora maioria do bom Povo Português.

    Depois, porque também eu tenho memórias de infância desse local. Tinha uma familiar chegada que morava ali bem perto, na Rua do Paraíso. Assim, o Panteão, o Campo de Santa Clara e a sua feira, o Hospital da Marinha, as igrejas da zona e Santa Apolónia eram locais familiares e queridos. Ainda hoje o são e assim será até ao último dos meus dias.

    Saber que Eusébio irá para esse local é pois uma satisfação e mais um motivo para me levar a visitar esses locais com a regularidade possível.

    Saudade imensa de Eusébio e deixo também aqui uma Saudade imensa também para Mário Coluna quando também se cumpriu um ano da sua morte.

    Dois gigantes do 4º anel, dois Homens bons, duas Saudades imensas para os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Consócio,

    Obrigado por este artigo.

    Como sei que arquiva estas coisas, dou-lhe conta da publicação hoje em DRE das honras ao nosso REI, através do documento abaixo:

    RESOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA N.º 21/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 40/2015, SÉRIE I DE 2015-02-26

    Pode consultar o DRE e encontrará lá o documento.

    Saudações Gloriosas,

    José Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado

      Adicionei ao texto.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Dr Alberto muito obrigado uma vez mais(para quem tal como eu cá no Douro longe do espaço físico do nosso GLORIOSO,mas sempre no coração)tem o privilegio de ter UM BENFIQUISTA COMO O Sr Dr que nos enche a alma diariamente,só pode estar GRATO....é sempre com emoção que abordo o tema REI EUSEBIO,felizmente o POVO,sim o POVO,aquele POVO que REI EUSEBIO AMAVA E POR ELE ERA AMADO,vai agora RETIBUIR AO REI tudo o que ele deu não só pelo SIMBOLO DO GLORIOSO,mas também e principalmente PELO SIMBOLO DE PORTUGAL,perpetuando-lhe para a eternidade a sua MEMORIA......e, não é garoto algum chame-se mendes ou outra coisa qualquer que vai manchar O NOSSO REI...desculpe-me a emoção teria muito para dizer sobre alguns cretinos...mas sei que lá no alto EUSEBIO perdoa-lhes a IGNORANCIA E ESTUPIDEZ.....abraço

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: