SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 fevereiro 2015

A Parábola de Ser Português

04 fevereiro 2015 4 Comentários
PORTUGUÊS: UMA FORMA DE VIVER A GASTAR TEMPO, DINHEIRO E PACIÊNCIA.


Com a incompetência, desleixo, negligência, despreocupação de outros e desconfiança (legítima) de uns tantos.

Isto a propósito de um comentário de um leitor à "posta" de 28 de Janeiro de 2015 (Recordes e Tretas)

Senão há coincidência de minutos como sabe quantos minutos esteve o guarda redes do benfica (Benfica !) sem sofrer golos?  Não é melhor dizer que esteve entre 711 e 713?
(comentário identificado)

PRIMEIRO UMA NOTA: Benfica escreve-se sempre com maiúscula. No caso do Benfica por um motivo a triplicar. É um Clube, é um Clube com C grande e é um Clube Glorioso. O único!

Eu quis poupar os leitores à tortura das digitalizações
Por isso, nesse texto em 28 de Janeiro, não publiquei todas as cinco (a dobrar) notícias dos jornais a propósito dos 755 (712 ou 713) minutos de Silvino. Já chega quando ao fazer a recolha da informação para a História do "Glorioso" (ou do Futebol) há desfasamentos destes que implicam "desapacientar-me" pois obrigam a pesca à linha nos momentos a seguir. Mais tempo e, no caso deste blogue, menos dinheiro para o autor e mais para as entidades "digitalizadoras". Há sempre quem fique a ganhar, em Portugal, com as desgraças de uns!

Seguir para resumo
Quem não quiser ou não tiver paciência pode ir directamente para depois das digitalizações dos cinco jornais. Onde se escreve RESUMO.


A Bola
Em 1988/89 eu já fazia recolha directa nos jogos do Benfica na "Saudosa Catedral". Fazia-o sistematicamente desde 1987/88. Há uma temporada. Com o velhinho cronómetro que teima em continuar a funcionar (alimentando-lhe a pilha de tempos a tempos). Lembro-me que os registos de "A Bola" eram os que coincidiam "mais" com os meus apontamentos.



Record
Rigor? Tinha dias!


O Jogo
Trapalhões!


O Benfica
Nos anos 80 rigor e muita informação. Relativamente ao Clube, o melhor na Imprensa até meados dos anos 90. Até finar-se (Benficamente falando) Jorge de Brito!


Gazeta dos Desportos
Muito boa informação estatística. Neste aspecto do melhor. Talvez superior ao jornal "A Bola".


RESUMO

Não há unanimidade mas há maioria
Ao contrário do que se pensa em qualquer recolha de informação através da Imprensa dificilmente há unanimidade quando se consultam vários jornais. Mas facilmente há maioria. Tal como neste "caso" chegaram cinco publicações para definir a escolha. Não se tratando de assuntos tão específicos como minutos (golos e substituições) em cerca de 70/80 por cento dos jogos chegam três publicações e em 85/95 por cento chega acrescentar mais uma, ou seja, quatro, para definir os futebolistas titulares, suplentes utilizados, marcadores de golos e tipo (como foram marcados os) golos. Não é nada do "Outro Mundo". Nem oito nem oitenta!

Jornadas
A Bola
Record
O Jogo
O Benfica
Gazeta dos
Desportos
J
Clube
Marcador
6.ª
Marítimo CS
P. Ricardo
88' (02)
88' (02)
87' (03)
88' (02)
88' (02)
Da 7.ª à 13.ª jornada
7 x 90' = 630'
14.ª
GD Chaves
Luís Saura
82' (81)
81' (80)
80' (79)
82' (81)
82' (81)
TOTAIS
713'
712'
712'
713'
713'

Neste "caso" foi necessário consultar cinco jornais (duas edições para cada um)
Tirando o jornal «O Jogo» que destoa, percebe-se que o golo de Paulo Ricardo foi pelo minuto 87 e sendo mais complicado a definição do golo de Luís Saura o minuto 82 está em maioria. O Benfica com o guarda-redes Silvino esteve 713 minutos sem sofrer golos. Se foi ou não nunca saberemos. A recolha de informação do passado é assim. Antes ter um pássaro na mão que dois a voar. Felizmente agora podemos recolher informação instantânea. Desde 2008/2009 que não há um jogo do Benfica que não seja transmitido, em directo ou diferido.
Esta maneira despreocupada de registar a informação nos media traz muitas desvantagens, principalmente em tempo gasto e dinheiro dispendido (para justificar a escolha). O facto de estarmos em Portugal habituou-nos. Ser português também é isto!

Custo (em dinheiro): Dois euros e meio (25 cêntimos cada uma das dez digitalizações)

Alberto Miguéns

PLANO PARA AS EDIÇÕES DESTA SEMANA
(provisório como é evidente)
5 a 11 de Fevereiro de 2015 (Sempre à meia-noite)
Quinta-Feira (de 4 para 5): Mentiras Oficializadas by SLB;
Sexta-Feira (de 5 para 6): O Mais Belo e Inigualável 138;
Sábado (de 6 para 7): Mais um Sábado a Benficar... e Muito;
Domingo (de 7 para 8): Lagarto Pintado Quem Te Pintou!;
Segunda-feira (de 8 para 9): O harmónio de Alvalade;
Terça-feira (de 9 para 10): Pólo Aquático: Olímpico e Categórico;
Quarta-feira (de 10 para 11): Meia-final da Taça da Liga
4 comentários
  1. muito bom trabalho, grande Alberto Miguéns e honestamente já está na hora de comprar um digitalizador, um arquivo como o teu merece um registo digital urgente, porque se formos a ver desde 1978 para cá é só informações falsas em jornais e não há nada melhor do que esse teu arquivo para mostrar a verdade a este povo jovem e sem memória!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecimento pelo elogio.

      O melhor que há e sermos reconhecidos pelos nossos pares. Mais do que pelas elites. Espero nunca o desiludir.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Sempre a trabalhar em prol do Benfica.
    E a 25 cêntimos cada digitalização já quase compensava comprar uma impressora 3 em 1. Ainda hoje vi um a menos de 50,00€...
    Obrigado pelo tempo que dispende nesta sua paixão.

    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Gonçalves

      Obrigado pelas palavras de elogio.

      Os euros citados foi uma brincadeira. Para justificar que uma Imprensa mais rigorosa poupava-nos (não só ao Alberto Miguéns mas a todos os portugueses) muitos euros! Até em aspectos mais importantes que os do futebol.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: