SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 janeiro 2015

Enzo: O Homem Que Nunca Teve o Nome Certo

03 janeiro 2015 12 Comentários
O MOTOR DO BENFICA GRIPOU PARA VALÊNCIA. O HOMEM QUE PASSOU POR PORTUGAL, ANDOU COM O NOME - DO TAMANHO DE UM PALMO - NAS COSTAS DURANTE QUATRO TEMPORADAS E QUE OS MEDIA NUNCA SOUBERAM ESCREVER! DIZ MUITO DE PORTUGAL!


O que dizer deste adeus? Há tanto para dizer e ao mesmo tempo tão pouco. Pode parecer contraditório, mas não é! Apesar de ser!

Tanto para dizer
Esta saída em Janeiro é em contraciclo. Geralmente em Janeiro os clubes que têm ambição de conquistar em Maio ajustam o plantel para o tentar equilibrar e reforçar. Para facilitar as conquistas de Maio. É com expectativa que olho para o futuro. Para tentar perceber como vai a equipa conseguir superar-se depois de ficar sem o seu elemento mais valioso. Valioso no sentido de ser o mais influente, porque um futebolista sozinho não ganha jogos.


Tão pouco para dizer
É mais uma saída. Todas as épocas há entre uma e várias. No Verão e no Inverno. O rosário habitual num clube como o Benfica que continua sem capacidade financeira para ombrear com os clubes da sua dimensão histórica. E não se prevê, num futuro próximo, que os Benfiquistas não continuem a viver de sonhos e ilusões. Sempre a reforçar os plantéis dos seus adversários nas competições europeias. Sempre a perder qualidade para adversários de menor valia afectiva e menor expressão no Mundo do Futebol. Uma sina que não se consegue inverter. Portugal só tem capacidade económica, face ao facto de ser um país pobre e periférico, de ter um Grande Clube Europeu. E por isso, esta sina de ilusão, em ser par dos maiores clubes europeus, até parece aumentar quando se percebe que o FC Porto vai crescendo (felizmente pouco...) e há uma balcanização do futebol português (alimentado por uns media medíocres que fomentam ódio aos Benfiquistas como "responsáveis" pelo facto dos clubes locais não medrarem) principalmente no Minho que fazem o Benfica perder capacidade demográfica. Com custos a médio prazo, obrigando a um esforço desmesurado de menos pessoas a tentarem fazer mais!

Início atribulado
Enzo Perez chegou no início da temporada de 2011/12 vindo do histórico emblema argentino Clube Estudiantes de La Plata, cidade nos arredores da capital Buenos Aires. Fez a pré-temporada de um "modo normal" substituindo e sendo substituído. Esteve depois nas duas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, embora na última - FC Twente - sem ser utilizado. Jogou nas três jornadas iniciais do campeonato nacional (30, 7 e 12 minutos, respectivamente, como suplente utilizado) a última vez na 3.ª jornada frente ao CD Nacional, na Choupana, em 29 de Agosto de 2011. Lesionou-se, foi submetido, em 23 de Setembro de 2011, a uma «artroscopia do joelho direito, devido a lesão osteocondral» recuperou da operação, teve um processo disciplinar instaurado pelo Clube, em Dezembro de 2011, por não querer treinar e desejar regressar à Argentina. E regressou (mesmo...), em Janeiro de 2012, ao seu clube argentino. Depois (de 2012/13...) é aquilo que todos os Benfiquistas sabem. Talvez, alguns, já não se lembrassem é da novela de 2011!


Final feliz
Tornou-se o melhor futebolista a jogar em Portugal. Motor do meio-campo do "Glorioso" era dínamo e caixa-de-velocidades em simultâneo. Foi um dos pilares, talvez o principal, das duas últimas temporadas e do início da actual, em 2012/13 (sem conquistas), 2013/14 (Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga) e início de 2014/15 (Supertaça).

Enzo... Perez
Por que não... Enzo Ferrari?

ENZO PEREZ AO MINUTO
Competições
Troféus
Minutos
Jogos
Golos
TOTAL
4
9 920
139
12
Campeonato Nacional
1
5 344
70
9
Taça de Portugal
1
711
9
1
Taça da Liga
1
387
6
-
Supertaça
1
120
1
-
Liga dos Campeões
-
1 414
17
-
Liga Europa
-
844
14
-
Troféus
352
6
2
Torneios
90
2
-
Particulares
658
14
-

Que tenhas muita sorte no futuro Enzo Perez
Deixa um "vazio de qualidade e pressão-extra" para quem tem de ocupar o seu lugar e desempenho dentro da equipa. Ao sair, o Benfica tem seis pontos de vantagem no Campeonato Nacional, a vantagem de receber na "Catedral" o 2.º classificado e na Taça da Liga uma vitória e a expectativa de conseguir em Moreira de Cónegos o apuramento para as meias-finais da competição. Que tenhas muita sorte no futuro Enzo Perez! Mereces! Sempre te vi dignificar o Manto Sagrado! És um dos que, nas últimas três temporadas, mais "Honraram os Ases que nos Honraram o Passado"! Contigo o Benfica tornou-se ainda maior. Soubeste engrandecer o que já é tão grande! Repito a  minha sinceridade Benfiquista: Que tenhas muita sorte no futuro Enzo Perez! 

E que o Benfica ainda tenha mais!

Alberto Miguéns




NOTA: Esta historieta do nome é um pormenor que se torna PORMAIOR. Por que mostra como os media em Portugal são trapalhões e pouco fiáveis.




12 comentários
  1. Que conversa é esta sobre o Benfica e o Enzo?
    Uma abordagem muito infeliz e pouco conhecedora da realidade do Norte do país.
    Carpir Enzo Pérez?
    Essa não, Caro Benfiquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Se bem percebi.

      1. Escrever acerca da saída do plantel do Benfica (a 24 jornadas do final da Primeira Liga e a três jogos da final da Taça da Liga) do melhor futebolista a jogar em Portugal é carpir?!;

      2. Afinal quem é que não conhece a realidade do Norte do país. Eu ou o caro Anónimo?!;

      3. Afinal quem é que ignora o que se passa em Braga e Guimarães. Eu ou o caro Anónimo?!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Do Caro Benfiquista (Alberto Miguéns)

      Eliminar
  2. Caro Benfiquista Alberto Miguéns,

    Sei do seu Benfiquismo, mas lamento, mais uma vez que o meu Caro perca tempo com o Enzo. Não quer, não quer. Vai embora e pela porta dos fundos. Considerá-lo o melhor futebolista a jogar em Portugal é relativo e é a sua opinião, que respeito.
    Enzo é um grande jogador?
    Era, meu Caro Sr., era! E não vale a pena (chorá-lo ou carpi-lo :=) acrescentar o que quer que seja.
    Sabe porquê?
    Por uma razão que o Caro Benfiquista conhece tão bem como eu. O Enzo já queria sair no início da época e manter um tipo destes contrariado na equipa é contribuir para o mal-estar da mesma. A entrevista de LFV é muito esclarecedora relativamente a Enzo.

    Braga e Guimarães não são o Norte do país. O Norte não se revê nesses dois clubes nem no outro, mais abaixo à beira do Douro, na Palermo portuguesa. B & G são duas das suas localidades (clubes) que lutam e lutaram sempre com um grande bairrismo pela suas aspirações. Sabemos do ódio fomentado pela corja corrupta de Palermo que se estende por todo o Norte. B & G não são excepção. Isso é diferente. Não obstante, há Benfiquistas em Braga, Guimarães e restantes locais que sobrem para representar e defender o Benfica condignamente em toda a linha.

    Remeto o meu Caro Benfiquista para uma leitura breve de um post cuja opinião é diversa daquela que aqui é expressa por si em relação ao argentino e que pode ajudá-lo a compreender melhor o meu ponto de vista.

    http://pinceladasgloriosas-gv.blogspot.pt/2014/12/carpidura-de-fim-de-ano.html

    Saudações Gloriosas e um Feliz Ano Novo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo Benfiquista

      Algumas notas

      1. Os melhores futebolistas do Benfica sempre quiseram sair do Benfica. Até antes do 25 de Abril de 1974. Antes só não saíram - nem vou citar nomes - apenas porque os clubes portugueses estavam protegidos pela legislação do Estado Novo, a Lei da Opção que permitia manter os futebolistas que interessavam com ordenados baixos face às propostas do estrangeiro. Se não fosse isso tinham saído os melhores nos anos 60 e na primeira metade da década de 70. Do Benfica e dos outros clubes. Amor à camisola... só porque não havia alternativa. Depois de 1974 os melhores saíram todos. Alguns a mal. O tempo depois encarrega-se de fazer de queijo e a malta esquece-se;

      2. O meu princípio é o mesmo desde que sou sócio do Benfica, ou seja, desde 1979. E eu entrei para sócio para que o Benfica tivesse mais dinheiro (grão-a-grão), não foi para ter descontos. Se o Benfica conquistar o campeonato ou campeonatos, porque penso assim desde 1979, a saída foi boa. Se o Benfica não conquistar o campeonato a saída foi negativa. Em Maio de 2015 saberei se a saída de Enzo Perez foi boa ou má;

      3. Enzo Perez é um dos melhores futebolistas da Gloriosa História, tal como Mozer, Ricardo, Valdo, Rui Costa, Humberto Coelho, Alves, Chalana, David Luiz, Garay, Aimar, Saviola, Simão ou Nuno Gomes, por exemplo. O que é que todos têm em comum?;

      4. Não enfio a cabeça na areia. Pela última sondagem (2002) o FCP tem/tinha pouco mais de dois milhões de simpatizantes, a maior parte no Norte. Têm de viver em algum lado, não?! Claro que há Benfiquistas em todo o lado. Este blogue que é um bloguezinho na Gloriosasfera, e mesmo assim tem visitas de 116 países e em Portugal tem visitas de todos os 308 concelhos, até do Corvo com 430 habitantes! E de certeza que sabem defender o Clube com "garras e bico afiado de Águia";

      5. Mesmo sem (ainda) ter lido essa opinião respeito todas as opiniões. Um dos pilares do Benfica, um pilar com 111 anos é a Democracia e Tolerância.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Caro Benfiquista Alberto Miguéns,

    Algumas notas.

    1 - É certo e sabido que todos os profissionais procuram as melhores condições. Por isso são profissionais.
    Por isso lhes dou a importância que têm. Nada mais do que isso.

    2 - Sou sócio do Benfica efectivo quase há 40 anos, não para ver os jogos, pois estive sempre muito longe de Lisboa, nem para ter descontos no que quer que seja. Mesmo quando me desloquei e desloco ao Estádio da Luz compro bilhete normal. Não irei comentar saídas más ou saídas boas. Para mim foi uma saída e ponto final.

    3. Sou do tempo de Costa Pereira, Cavém, Ângelo, Cruz, Neto, Mário João, Santana, Germano, José Águas, Coluna, Eusébio, José Augusto, Simões, portanto no que toca a melhores futebolistas, estamos conversados, não sem que haja muitos e muitos mais recentes que possa incluir nesta lista e inclusive colocando alguns daquela que mencionou. Como lhe disse, Enzo foi um grande jogador. Agora, nada me interessa e vejo com desprezo as suas recentes declarações onde ignora pura e simplesmente o Benfica. Aqui, nesta matéria de melhores e piores estamos também conversados.

    4 . Ainda bem que não enfia a cabeça na areia. Eu também não!

    5. Concordo em absoluto. Um dos pilares do Benfica é a Democracia e a Tolerância. Mas até sobre este tema teríamos muito pano para mangas. Mas isso é já "outra estória".

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  4. O site da FIFA escreve mal qualquer nome que tenha sinais diacríticos, seja ela português, espanhol, francês, alemão, italiano, etc. Não é referência. (O site da UEFA sim, esse é uma boa referência)

    Qualquer "média" de língua espanhola escreve Enzo Pérez.

    Nos passaportes também gostam de tirar acentos e pôr os nomes todos em maiúsculas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enzo Perez

      Queria assim a grafia nas camisolas. Do Benfica e da selecção argentina

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Dois enormes benfiquistas como são o Grão Vasco e o Alberto Miguéns a discutir sobre o Enzo é certamente um equívoco. Caros amigos, isso são "peanuts" ou "peanurs", como diz o outro!
    Ambos têm razão: foi um grande jogador, à Benfica, mas como diz Grão Vasco, desprezou e ignorou o clube com as suas recentes declarações na apresentação em Mestalla. Certamente aparecerá outro, tão bom ou melhor.
    Cerrem fileiras, a época é longa e o esterco já regressou do Brasil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bob Dylan

      Mal do Benfica se no futuro não tiver melhor ou igual ao Enzo Perez1 Estávamos bem arranjados. Isso não invalida que Enzo Perez seja um dos melhores futebolistas do Mundo. Um dos melhores. E não é por sair do Benfica que deixa de o ser. Declarações. Se eu publicasse entrevistas de ex-futebolistas do Benfica desde os anos 60 - alguns actualmente imaculados - a falar (mal) do Benfica. É futebol. No mundo do desporto e dos clubes o tempo é o melhor queijinho...

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Saudações Benfiquistas meus caros,
    Também acho que o Enzo foi o melhor nas duas últimas épocas em Portugal, e deveras importante nesta época, no entanto, também não foi influente como nas anteriores, lembro bem do seu amuo no início da sua estadia no nosso Glorioso clube, mas, foi um jogador do Benfica, já não é, a sua importância foi grande, mas já não pertence ao Benfica, logo, já não interessa.
    Obrigado Enzo, adeus e até à vista.

    Sr. Mingués parabéns pelo seu trabalho
    Compreendo o seu post e também as opiniões dos Benfiquistas em cima.
    Importante é tratar do Benfica como merece, com letra grande.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marco Diogo

      Um amuo tão grande que foi o melhor em campo na Supertaça.

      Não teve a importância porque o plantel ficou mais fraco. Lembra-se da pé-época quando ele estava no Mundial?

      Por muito que o Benfica seja invadido por cultura de ingratidão de outros clubes a Cultura Benfiquista há-de prevalecer. E essa é de gratidão! Agradecer a quem interessa é "ser interesseiro" não é Ser Benfiquista!

      Não se pode confundir o "meio da rua com a rua do meio".

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Mais uma vez, saudações Benfiquistas, não é uma questão de ingratidão, não me esqueço como chorou quando perdemos a final em Amsterdão, nem a sua alegria a dançar quando marcou o último golo pelo Benfica, mais uma vez digo que percebo o seu post, no entanto, e julgo que concorda comigo, o importante é o presente e o futuro do nosso clube.
    Um abraço sr. Mingués.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: