SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 janeiro 2015

Como Golear as "Selecções Centenárias" de Anteontem?

16 janeiro 2015 16 Comentários
FORMAR UMA MELHOR QUE AQUELA QUE A F.P.F. PATROCINOU ÀS TRÊS PANCADAS.

E até seria muito simples. Era jogar com esta:



Este onze é superior ao onze escolhido na gala. Para melhorá-lo só alterava três posições: João Pinto (Veloso), Figo (Cavém) e Ronaldo (José Águas). Mas estes, os que estão entre parêntesis, entravam ao intervalo!


A selecção politicamente correcta (até perderia com Gibraltar se este tivesse futebol profissional)
Em onze: cinco do Benfica, quatro do FC Porto, um do Sporting CP e um do Manchester United FC/ Real Madrid CF, em representação da diáspora futebolística de Portugal! 
Quatro defesas centrais (certamente que os laterais são para enfeitar) mais o Futre. E o Chalana? O Chalana jogava com os dois pés sempre em frente para a baliza contrária. Não fazia era "charteres de campanhas" para ressuscitar de um baú encafuado no sótão do futebol.


O Cúmulo do Politicamente Correcto ou Quem Tem Medo do Benfica?
Alguém teve o atrevimento de criar uma categoria designada por: Quinas de Honra na categoria clube

Solução? Inventar uma idiotice para entregar a distinção como clube a: Liga Portuguesa de Futebol Profissional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Seria mais correcto designá-la por: Quinas de Honra para o Benfica, mas como LPFP na categoria medo dos outros clubes

Regressando às selecções! Ou com esta:



Até com esta:


Todos elas são equipas que ganhavam
Ao contrário de uma selecção tipo montra!

Trapalhadas (fui ao portal, vi e fugi...)
Nomes sem percebermos o critério, fotografias que não correspondem aos futebolistas e até fotografias de "falsos gémeos".

Apenas um exemplo porque Em Defesa do Benfica "tem mais que fazer" e não é errata dos profissionais da FPF!



Quem é Jorge Calado?
Só conheço um - Jorge Oliveira Calado - mas foi "apenas" um generoso futebolista reservista no Benfica que nunca chegou a internacional. Será este?


Como tem de ser este (não há outro) apesar de ser um jogador voluntarioso, abnegado (jogava na Reserva e dava sempre tudo!) e um dos mais profissionais (pontual e respeitador) que passaram pelo Benfica (e pelo futebol  português) nunca poderia integrar um reduzido grupo de 19 médios (entre 1922 e 1968) nem de 190! Não é erro. Cento e noventa! Escolher Jorge Calado para um painel proposto a votação como dos melhores 19 médios do futebol português jogado entre 1922 e 1968 devia dar direito a despedimento! Com justa causa!

Em minha opinião (o que é redundante pois estamos num blogue) para a escolha ter crédito (credibilidade tem) ou seja, «ficar para a história» teria de ser promovida numa parceria com um canal de televisão (RTP, SIC ou TVI) com apresentação de todos os futebolistas internacionais por Portugal (18 de Dezembro de 1921 a 2014) e depois colocado em votação para escolha dos portugueses. Assim foi às «escondidinhas». Tipo "deusas"!

Alberto Miguéns


NOTA1: Até acredito que Ronaldo possa ser o "Melhor Futebolista Português de Todos os Tempos" daqui a uns anos, mas ainda não é. Falta-lhe fazer o que Eusébio foi, foi e foi (três vezes):
Ser o principal pilar que fez brilhar a selecção de Portugal guindando-a num inédito 3.º lugar do Mundial (é menos difícil na actualidade do que foi nos anos 60);
Ser o melhor marcador de um Mundial;
Ser simples, ser ele próprio, como simples é o futebol (ou pelo menos não necessitar de assessores de imagem para lhe dizerem o que deve fazer e dizer para cair em graça).

NOTA2: Se... Eusébio jogasse no Real Madrid CF nos anos 60/70, este clube tinha conquistado sete ou oito Taças dos Clubes Campeões Europeus (em vez de uma em 1965/66);
Se a Bola de Ouro fosse a trapalhada mediática que é na actualidade Eusébio teria umas oito!
Se Eusébio trocasse o Benfica por outro, como Ronaldo trocou o Sporting CP, eu nunca teria o apreço que tenho por Eusébio. 

Eusébio é nosso! Só nosso! Não é de outros!
16 comentários
  1. Tendo em conta a concorrência directa e os jogadores escolhidos para mim os casos de Bento e Chalana são para mim os mais gritantes. Os jovens internautas sabem lá quem foram estes dois. Muito menos sabem de V+itor Silva, Cavém, Félix, Rogério Pipi, José Augusto, Simões, João Alves, Jordão, e acima deles todos José Águas.Mas vá lá só la cabem 11.

    A arrogância e a ganância são combinações poderosas que serão trazidas à realidade com a erosão do tempo.

    Eusébio era genuíno, espalhava a amizade e era consensual. Era amado e respeitado mesmo por adversários.

    Ronaldo espalha a arrogância e divide opiniões. Ronaldo é um grande jogador mas nunca terá a paixão do povo.
    Dito isto tem duas grandes virtudes para além do excelente jogador que é: 1) é Português; 2) não joga no scp e no fcp.
    Ronaldo é jovem e terá ainda muito tempo para aprender a conhecer a natureza humana e como o presente arrogante prevalece sobre o passado honroso. A seu tempo lá chegará.

    Pelo que ouvi afinal a diferença foi de cerca de 1%. Se quem dirige a FPF tivesse:

    a) atentado nestes valores tão próximos,
    b) se tivesse um pouco de noção do ridículo em distinguir um sobre o outro e
    c) a inteligência de aproveitar ao máximo o prestígio dos dois jogadores,

    então teriam tido o bom senso de dar o prémio aos dois sem distinções. Coitado do Figo com uns mísreos 4%. Com a opção de dar o prémio aos dois teriam tido o máximo proveito e ganho a unanimidade do povo Português. Mas enfim é a vertigem do disparate. Perdeu-se uma boa oportunidade.

    sic transit gloria mundi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo "nunca terá a paixão do povo" ? Tens dor de coto?

      Eliminar
  2. Eu já disse em vários blogs que aquela treta de votação deveria ser anulada mediante petição pública,sem critério,às escondidas do público,sem respeito pelos jogadores e não estou a falar só do Benfica outros jogadores foram simplesmente banalizados,uma falta de vergonha na cara.
    Petição já!

    ResponderEliminar
  3. Não se pode comparar o que é incomparável. O futebol hoje , é mais rápido, os treinos são diferentes e as condições, é melhor nem falar. Só para lembrar que Eusébio foi sujeito a 5 operações ao joelho. Hoje, o equipamento é topo de gama, para não haver transpiração, as bolas são especiais, as botas ultraleves, etc. Ronaldo é um grande futebolista, mas falta-lhe aquilo que Eusébio tem: a humildade e classe, reconhecida por adeptos e adversários. Além das glórias pelo seu SLB e pela Selecção Nacional. Aquela imagem, a chorar agarrada á camisola em 1966, diz tudo.King há só um :EUSÉBIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CR7 falta humildade e classe? É uma piada?

      Eliminar
    2. Eusébio, na extraordinária carreira com as grandes equipas do benfica, participou num grande evento futebolístico, "mundial de 66", depois disso dedicou-se a viver da Glória propaganda do regime que o pagou e que o nomeou "património nacional". Nunca mais conseguiu um apuramento para qualquer evento, Portugal andou décadas a falar de um mundial e de um grande jogo. Que o homem era bom, era, mas bastou aparecer um banal jogador Argentino em Portugal em dois anos que jogou em Portugal ganhou bola de ouro assim como uma bota de ouro... era outro tempo, pois era, era o tempo em que se marcava muito e se sofria muito golo, mas hoje é muito mais difícil atingir o numero de golos daquele tempo. Posto tudo isto para dizer que o homem foi tão bom que, foi abandonado pelo benfica aquando do regresso da américa e andou a arrastar-se pelos clubesecos da 2 divisão. Mas temos que enaltecer o grande mundial (único) de 66...

      Eliminar
    3. Essa é boa! E se falasse do que sabe...

      1. Só eram apurados os primeiros classificados de cada grupo. Se os apuramentos nos anos 80 e seguintes fossem como até aos anos 70, Portugal com Figo's e Cristiano's só tinha conseguido estar em três fases finais, duas do Europeu (1984 e 1996) e outra do Mundial (2002). Além do Euro'2004 como é evidente. Os 5 Euros de 1960 a 1976 só tinham 4 (quatro) selecções na fase final). Os Mundiais tinham 16 selecções, agora 32. A selecção nacional na actualidade é pior. Só que não se nota. Intoxicação dos media e emprenhar pelos ouvidos;

      2. Era o tempo em quem marcava mais golos era Bota de Ouro. Cristiano Ronaldo nunca foi o melhor marcador na Europa. Os golos dele valem mais do que os golos em Portugal. Informe-se!;

      3. Eusébio nunca foi abandonado. Está no Benfica desde 1981. Como treinador das Escolas. Se quisesse ser treinador logo em 1975 tinha ficado no Benfica. Queria continuar a ser jogador. E no Benfica só ficava se fizesse o melhor contrato da carreira. Como é evidente nem podia fazer o melhor contrato aos 33 anos e quase tantas operações ao joelho nem sequer podia continuar como futebolista, mesmo de "borla" pois seria foco de instabilidade em qualquer plantel e preocupação para qualquer treinador: ter Eusébio e não ser titular. O Benfica esteve irrepreensível. Deu-lhe a hipótese de ser treinador das Escolas para ensinar os miúdos, não quis. Libertou-o como jogador. Foi à vidinha dele. Como se sabia já não jogava nada, como provou no SC Beira-Mar e União de Tomar. Desistiu da bola, veio ao Benfica pedir ajuda - se ainda o queriam como treinador das Escolas? - O Benfica disse SIM. E no Verão de 1981, com Fernando Martins, regressou ao Benfica. Mais importante, sem Eusébio (que já era mais problema que solução) o Benfica foi tricampeão: 1975, 1976 e 1977. E isso é que foi importante. Eusébio é o melhor futebolista português de sempre mas não está acima do Benfica. Está por baixo! Nem sequer chega à base do "pneu". e é o que está mais próximo dele. O Benfica é diferente do seu clube. Por isso ganha mais e ganha de cabeça levantada! Azar o seu;

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Concordo... Nada a fazer com esta federação de tremoços e carrascão.

    ResponderEliminar
  5. Dr Alberto muito obrigado por transmitir o sentimento de milhões de BENFIQUISTAS em relação ao MAL que uns "cretinos"em nome de (que interesses?)um capricho de Jorge mendes fizeram ao REI EUSEBIO manchando a sua MEMÓRIA.Õ REI É ETERNO,e o "garoto Jorge mendes mais o trêtas Ronaldo e afins,jamais conseguirão beliscar o "amor" que os portugueses e milhões de estrangeiros.têm por EUSEBIO..tal como disse um dia um romano:ATÉ TU, HUMBERTO COELHO?

    ResponderEliminar
  6. Na verdade, talvez seja uma estupidez escolher os melhores do século. Tendo em conta que não houve mais nenhum século de futebol. Este foi o único século até agora. Com muitas diferenças ao longo dos tempos (talvez a maior seja o mediatismo de agora que antes não existia)
    Um tiro no pé, da federação?

    ResponderEliminar
  7. Aquilo foi um chorrilho de asneiras. Já é tão subjectivo escolher jogadores de gerações distintas, quanto mais quando as listas são uma aberração. Acho uma piada por exemplo terem colocado Futre na lista de avançados (tudo bem) e Chalana, Simões e José Augusto nos médios (??).
    A escolha de Pauleta é uma anedota, tal como Baia.

    Segundo consta esta brincadeira fez-se com 25% votação popular, 25% comunicação social (??), 25% direcção da FPF, 25% comissão organizadora (??).

    Caro amigo Alberto, considera mesmo que o João Pinto portista foi digno de aparecer nestas listas de melhores? Quer dizer ele pode ter sido um jogador razoável e com uma carreira longa na seleção (das cunhas e padrinhos) e no seu clube criminoso, mas daquilo que me lembro dele sempre o achei limitado tecnicamente. Qualquer Rui Jorge, Dimas, Nélson, Miguel, Abel Xavier, Paulo Ferreira, Coentrão, Álvaro e Veloso punham-no a um canto.

    Esta foi a minha escola nessa treta:

    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino
    - Costa Pereira
    - Ângelo
    - Cruz
    - Germano
    - Neto
    - Coluna
    - José Augusto
    - Simões
    - Águas
    - Eusébio
    - Torres
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino
    - Bento
    - Humberto Coelho
    - Veloso
    - Eurico
    - Fábio Coentrão
    - Chalana
    - Figo
    - Rui Costa
    - João Vieira Pinto
    - Ronaldo
    - Paulo Futre
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino
    - Bento
    - Humberto Coelho
    - Fábio Coentrão
    - Miguel
    - Germano
    - Coluna
    - Figo
    - Rui Costa
    - João Vieira Pinto
    - Ronaldo
    - Eusébio

    Assumo a minha parcialidade benfiquista e alguma ignorância relativamente aos que nunca vi jogar mas que muito ouvi falar pelo meu pai.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Viva,

    Publico em baixo as minhas escolhas:

    Jogador do Centenário/Futebol Masculino - Eusébio

    Jogadora do Centenário/Futebol Feminino - Edite

    Jogador do Centenário/Futsal Masculino - Ricardinho

    Jogadora do Centenário/Futsal Feminino - Daniela Ferreira

    Jogador do Centenário/Futebol de Praia - Madjer


    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Costa Pereira
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Ângelo
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Germano
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Hilário
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Mário João
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Coluna
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Simões
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Rogério "Pipi"
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Águas
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Eusébio
    Melhor 11 Histórico (1922-1968)/Futebol Masculino - Peyroteo


    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Bento
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Humberto Coelho
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Veloso
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - A. Bastos Lopes
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Fábio Coentrão
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Chalana
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Figo
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Rui Costa
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - João Vieira Pinto
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Ronaldo
    Melhor 11 Contemporâneo (1969-2014)/Futebol Masculino - Paulo Futre


    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Ângelo
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Germano
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Coluna
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Simões
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Águas
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Eusébio
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Bento
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Humberto Coelho
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Veloso
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Figo
    Melhor 11 do Centenário (1922-2014)/Futebol Masculino - Ronaldo


    A maior parte equipa com jogadores portugueses que mais troféus e mais conquistas europeias teve, tem que estar obrigatoriamente no melhor 11 do Centenário. É claro que há outros tão bons como eles ou até melhores como Figo e Ronaldo, mas só há espaço para 11 portanto esta foi a minha escolha. Se não pude escolher melhor é porque não tenho conhecimentos sobre outros jogadores.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Dr Alberto pelos vistos até os "corruptos" estão indignados com os cretinos da f.p.futebol..aqui é um caso de INGRATIDÃO MUTUA...explico:1ºf.p.futebol foi INGRATA ao não atribuir prémios AO TREINDOR MAIS CORRUPTO DO SECULO,E PARA O CLUBE MAIS CORRUPTO DO SECULO...2ºos corruptos mostram-se INGRATOS para quem os "safou"da u.e.f.a. os mandar para a 2ªliga.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são peritos nisso (desviar a atenção: dar importância ao acessório para esconder o essencial).

      1. O treinador Pedroto tem dos piores registos de um treinador do FCP nas competições europeias (escondem isso) e na selecção nacional (também escondem). No campeonato nacional tem um Bicampeonato Nacional porque quando esteve ao serviço da FPF (selecção nacional) conseguiu ter muitos números de telefone - preocupou-se bem com isso - de gente importante na arbitragem;

      2. A FPF não quis colocar a votação para "melhor clube do centenário" em votação aberta porque temeu que os Benfiquistas dizimassem os outros...;

      3. Ingratos a triplicar. A FPF (Gilberto Madaíl) protegeu-os da II Liga (por garantir na UEFA que o processo Apito Final não estava resolvido) e em 1939/40 e 1941/42 a FPF patrocinou um alargamento da I Divisão para o "eternamente perseguido" FCP não jogar na II Divisão!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  10. Dr Alberto se puder ver no jornal online do record um vídeo de crianças sul coreanas numa escola na coreia cantando SLB GLORIOSO SLB gostaria do seu comentário e deveríamos fazer chegar aos cretinos da f.p. futebol(,humberto coelho incluído)...abraço BENFIQUISTA

    ResponderEliminar
  11. Quem viu a fila ininterrupta que acompanhou o cortejo funebre do Eusébio, um mar de gente, da Luz ao Rossio, a romaria ao Estádio para o velório, o mar de cachecois na estatua, a multidão no cemitério, sob um diluvio apocaliptico, sabe que foi esta imensidão anónima mas genuina que o nomeou REI!
    Quando os seus restos mortais repousarem entre o Génio e a Arte, no Panteão Nacional, ecoará pela Eternidade que Eusébio não foi o melhor, nem o maior, foi PRIMUS INTER PARES, um simples mortal, humilde, generoso, timido, que quando pisava um relvado, envergando a gloriosa camisola do Benfica, encarnava em si o melhor do nosso Povo, transfigurando-se num misto de Raça, Querer e Ambição!

    VIVA o BENFICA! LONGA VIDA, LÁ NO OLIMPO, AO REI!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: