SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 janeiro 2015

Barraca Amarela

27 janeiro 2015 7 Comentários
EIS O FUTEBOL. JOGAR MUITO MAIS PARA PERDER MUITO MENOS.


O Benfica só jogou mal porque tinha de vencer e não venceu. Tirando isso jogou bem! Jogou bem? Não! De modo algum! Jogou mal porque tinha de vencer e nem empatar conseguiu. Perdeu. Jogou mal, muito mal. Mas a jogar como jogou em 20 jogos frente a este tipo de adversários, perde um e empata três. Vence os outros 16!

Se pudesse não alterava nada durante 89 minutos. Só mudava duas "coisas" e já nos "descontos": fazia o andróide falhar a grande penalidade e o Salvio pouco depois acertar na baliza.

O Benfica positivo
Vi o Benfica entrar para marcar cedo. Os amarelinhos nem saíam do ovo. Atitude, vontade, tudo-por-tudo e confiança. Mesmo com infelicidade - três bolas nos barrotes, é sempre assim quando há muito mobiliário à frente da baliza - a equipa saiu da derrota a perceber que no próximo jogo, nesse dia/noite, a realidade vai ser outra. Mantendo a atitude de crença, dando tudo e querendo muito, só pode dar vitória. Preocupado? Nada! Desiludido? Muito! Mas estava pior, se não confiasse no plantel. Tinha dúvidas na conquista do Bicampeonato se visse os futebolistas receosos e descrentes das suas capacidades. Recordemos: São Campeões Nacionais, lideram para conquistar o Bicampeonato com seis pontos de vantagem e já foram vencer, por 2-0, no terreno do 2.º classificado. 

Perder a confiança (I)
Não ter confiança neles, no Glorioso Plantel. Só por brincadeira! Se quem pensa que como no último jogo (ontem) o Benfica perdeu agora vai perder sempre, desenganem-se. Posso garantir-vos, sem ter bola de adivinho, que no futuro o Benfica vai continuar a ter mais vitórias que derrotas. Esta derrota vai ser a mãe de muitas vitórias. O Benfica vai ganhar, ganhar, ganhar, ganhar. E esta derrota também não vai ser a última. No futuro haverá mais. O desporto é assim. O Benfica é apenas um clube. Se fosse uma teia de interesses como o FCP, garantia-vos que o "Glorioso" só voltava a perder depois de ser Bicampeão. Mas o Benfica, felizmente, não é o FC Porto. Depende de conseguir ou não dentro de campo resolver as adversidades. O resto é conversa.

Perder a confiança (II)
Os principais adversários não vão ganhar todos os 16 jogos. E fazerem, os dois, mais 48 pontos até final da competição. Até há uma jornada em que sei que os dois não vão ganhar. No FCP frente ao SCP há um que vai perder três pontos e até podem os dois perder, cada um, dois pontos. Não podemos ir atrás dos media. Querem é conversa. Agora é descontrair e aproveitar o dia de folga. E amanhã ir para o Caixa Futebol Campus, reflectir, perceber, falar, treinar, conseguir ter concentração, aplicação e responder já no próximo sábado. Responder À Campeão. Responder À Benfica.  E mandar o Boavista FC para o lugar onde merece estar!



O acifneB negativo
Não se pode ser tão perdulário, porque vai-se instalando a dúvida, contribuindo para o azar. Uma chamada de atenção: o futebol não se pode jogar com os braços ou os equipamentos largos (é por isso os árbitros obrigam a meter a camisola nos calções, não é por questões estéticas) pois aumentam a área de defesa da bola. O resto é conversa. Há clubes em Portugal que se pudessem jogavam de burca ou capas de zorro. 
E a grande penalidade. Eu não faria assim. A grande penalidade (que existiu porque os braços estavam afastados do corpo aumentando a área de corte da bola) foi desperdiçada por Lima (pé frio) quando os melhores marcadores da equipa são Talisca e Jonas (pés quentes). Estes é que deviam ter marcado. Podem falhar? Podem! Mas estão com confiança que marcam. E marcam. Ou pelo menos, emocionalmente, têm mais probabilidades de serem felizes. 
Não percebi a decisão de Gonçalo Guedes entrar aos 90' + 4'. 
Finalmente! O jogo até devia ter mais de oito minutos de compensação. Além da cabeçada no Talisca que parou o jogo, só o guarda-redes da equipa da casa gastou mais de dez minutos em fitas e pontapés-de-baliza.

Adversário medroso que deixa o melhor jogador no banco (Hurtado)
Agora ainda há quem não perceba porque é que Paulo Fonseca será sempre treinador de clubes pequenos? Um treinador que nos jogos internacionais não sabe o que fazer? Ter um bom plantel e jogar, em "casa", no erro alheio. Vai dar uma curva! O Benfica tem de estar preparado para níveis de agressividade acima do normal. O FCP tem tradição de untar as contas bancárias dos adversários do Benfica quando precisa de recuperar pontos. Isto sabe-se desde há muito. Justificam sempre do mesmo modo. Pagar para vencer não é ilegal! É motivação e é verdade! Lá isso é!

Relvado (?) campo (?) bancadas (?) inqualificáveis
Este estádio, tal como o do FC Penafiel, não permite colocar equipamento para informaticamente mostrar as "linhas" no fora-de-jogo. Apesar de eu considerar estas linhas (de espanholice) uma trapalhada (e os ingleses também por isso não são permitidas) - não a sua geometria mas o momento em que o técnico decide que a bola é passada para a frente - ou são usadas em todos os estádios ou não deviam ser usadas em nenhum. Alternativa: estes dois estádios não serem homologados para jogos com transmissões de televisão. Além disso para um relvado novo, este é uma vergonha tão grande que até o guarda-redes que lá treina frequentemente deve andar sempre a cair pois passa os jogos a pedir assistência. São só nódoas negras!

Bruno Paixão
Não houve cartões amarelos para os amarelos? Espertalhão. Sempre do contra! 

Sport TV
Palhaçada em movimento. Estavam aflitinhos com a possibilidade do Benfica passar para nove pontos a liderança. E o "Seu Porto" dizer adeus ao título, logo na primeira jornada da segunda volta. Até cargas de ombro transformavam em faltas. Que gente mais cangalheira. Mas bem paga! De mim nunca levaram nada nem levarão, mesmo que centralizem direitos. Prefiro o computador. Eu gosto mais de centralizar a minha carteira! E não gastar dinheiro com inúteis e lobices barrocas.

TEMPORADA 2014/15
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
39 (57)
23
4
12
64
33
Primeira Liga
18 (16)
15
1
2
41
8
Liga dos Campeões
6
1
2
3
2
6
Taça de Portugal
3
2
-
1
8
5
Taça da Liga
3 (02)
3
-
-
7
0
Taça de Honra de Lisboa
2
1
-
1
1
1
Troféus
2
1
-
1
2
1
Torneios
2
-
-
2
2
8
Particulares
2
-
-
2
1
4
Supertaça
1
-
1
-
0
0

Vai ser uma luta "corpo-a-corpo" até aos jogos com o 3.º classificado.
Estão à porta as decisões com os jogos do Sporting CP frente ao Benfica (20.ª jornada) e ao FC Porto (23.ª jornada). Depois se verá a dimensão das distâncias pontuais entre os três primeiros e de que forma condicionarão as onze jornadas finais.

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(- 6 p)
Sporting CP
(- 7 p)



D
E
Z
E
M
B
R
O

QUA
03
-
-
-
-
-
-
-
SÁB
06
CN12
C
V 3-0
F
V 3-0
F
V 3-1
TER
09
LC6
C
E 0-0
C
E 1-1
F
D 1-3
DOM
14
CN13
F
V 2-0
C
D 0-2
C
E 1-1
QUI
18
TP 1/8
C
D 1-2 (PL)
Eliminado
F
V 3-2 (CNS)
DOM
21
CN14
C
V 1-0
C
V 4-0
F
E 1-1
QUA
24
NATAL
TER
30
TL1
C
V 1-0
F
V 1-0
F
V 2-0
QUA
31
PASSAGEM DE ANO
J
A
N
E
I
R
O
DOM
4
CN15
F
V 3-0
F
V 5-1
C
V 3-0
QUA
7
TP 1/4
Eliminado
Eliminado
C
V 4-0 (CNS)
SÁB
10
CN16
C
V 3-0
C
V 2-0
F
V 2-0
QUA
14
TL2
C
V 4-0
C
V 3-1
C
V 1-0
DOM
18
CN17
F
V 4-0
F
V 3-1
C
V 4-2
QUA
21
TL3
F
V 2-0
F
E 1-1
F
D 2-3
SEG
26
CN18
F
D 0-1 
F
D 0-1
C
V 1-0
QUA
28
TL4
--
--------------
C
Ass.  Académica C.
C
Vitória FC Set.
SÁB
31
CN19
C
Boavista FC
C
FC Paços Ferreira
F
FC Arouca
F
E
V
E
R
E
I
R
O
QUA
4
TL5
Isentos
DOM
8
CN20
F
Sporting CP
F
Moreirense FC
C
SL BENFICA
QUA
11
TL1/2
C
?    Grupo SCP
F
? (CS Marítimo)
F
?    Grupo SLB
DOM
15
CN21
C
Vitória FC (St.)
C
Vitória SC Gui
F
CF "Os Belen."
QUA
18
UEFA
Eliminado
F
FC Basileia
F
VfL Wolfsburgo
DOM
22
CN22
F
Moreirense FC
F
Boavista FC
C
Gil Vicente FC
QUI
26
LE
Eliminado
-
----------
C
VfL Wolfsburgo
M
A
R
Ç
O
DOM
1
CN23
C
GD Estoril Praia
C
Sporting CP
F
FC Porto
QUA
4
TP 1/2
Eliminado
Eliminado
F
CD Nacional (PL)
DOM
8
CN24
F
FC Arouca
F
SC Braga
C
FC Penafiel
QUI
11
UEFA
Eliminado
C
FC Basileia
?
?
DOM
15
CN25
C
SC Braga
C
FC Arouca
F
CS Marítimo
QUI
19
LE
Eliminado
-
----------
?
?
DOM
22
CN26
F
Rio Ave FC
F
CD Nacional
C
Vitória SC Guim.
QUA
25






DOM
29
Jogos das Selecções Nacionais

Venha o Boavista FC... 

Alberto Miguéns


Previsão para a semana de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro
De 27 para 28 de Janeiro: Record(es) e tretas ;
De 28 para 29 de Janeiro: Porque não te calas;
De 29 para 30 de Janeiro: Ovo do Réptil;
De 30 para 31 de Janeiro: Resposta à Campeão!;
De 31 de Janeiro a 1 de Fevereiro: A caminho de Alvalade

7 comentários
  1. Bom dia António.

    Eu penso a mesmíssima coisa: Não foi a última derrota (ou talvez tenha sido quem sabe) mas sim o recomeço da caminhada vitoriosa.

    Como já escrevi lá "em casa", penso que o falhanço foi geral jogadores e treinador - excepto Júlio César. Há uma ano aconteceu a mesma coisa frente ao gil-vicente, num jogo arbitrado pelo mesmo árbitro e antecedido por uma derrota do porto na madeira...

    Coisa do futebol que são muito estranhas. Com os níveis exibicionais em crescendo, não consigo entender como as coisas mudaram repentinamente no jogo de ontem.

    Até escrevi no FB. Mas agora é fácil falar. Bater nos jogadores seria uma injustiça. Mas enviar uns recados a JJ já não me parece assim tão descabido. Não notei, em termos de qualidade, um paços melhor que o moreirense. Notei que Cristante não jogou a trinco e Talisca jogou a 8. Teimosia de JJ em continuar a apostar em Talisca? Sim mas isso não significa que o brasileiro seja mau jogador. Para mim significa que o jogador não tem férias há mais de um ano. Também notei que Derley (um fixo) não jogou e era Lima que estava no seu lugar.

    Não estou a apontar o dedo aos dois jogadores brasileiros. A verdade é que o Benfica jogou com mais cérebro na 4ªf e ontem...

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores também aprendem mais com as derrotas do que com as vitórias. O Talisca quis fazer o golo da época. Talvez para a próxima, com zero-a-zero, já na 2.ª parte ao receber um passe cruzado do Pizzi se limite a fazer um golo "normal".

      Não troco a posição do Benfica por nenhuma outra.

      O FCP untou as contas bancárias dos pacenses. Não há um Benfiquista lá da terra que faça o mesmo na próxima jornada?

      No futebol o Euromilhões joga-se todos os dias.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Casimiro Calisto27 janeiro, 2015 10:54

    Caro Amigo Alberto Miguéis,

    Estou muito apreensivo em relação ao resto do campeonato. Não compreendo esta resignação de jogadores, treinadores, dirigentes. Quando era preciso muito empenho, muita lucidez para nos distanciarmos mais...entramos numa de deixar correr o marfim. E alentamos os nossos adversários. 6 e 7 pontos não são a mesma coisa de 9 e 10 pontos. Em relação ao penalty sofrido não vejo ninguém questionar. Ninguém realça (ver as imagens) que nem o árbitro nem o juiz de linha assinalam nada de imediato. O árbitro até olha depois para o lado contrário.
    Um abraço.
    Casimiro Calisto.

    NB: Em relação à sua animosidade para com o clube Boavista Futebol Clube, já falamos e lamento que tenha essa opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Benfica entrou bem. Vou consultar os meus apontamentos.

      Aos 2' Talisca atira ao lado;

      Jonas aos 8 minutos podia ter feito golo numa perdida escandalosa;

      Aos 13' Lima ia isolar-se mas é derrubado por Ricardo (penso que era este). o árbitro não assinala a falta mais do que evidente para não mostrar cartão amarelo;

      Aos 18' grande penalidade desperdiçada aos 19!

      O FCPF nem saía do seu meio-campo tudo a defender que nem desalmados. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


      NOTA1: Nada tenho contra o Boavista FC como clube. Enquanto lá estiver a tralha Loureiros & Cia só lhes desejo metade do mal que desejaram ao Benfica. Rebentar com eles no sábado;

      NOTA2: Mas seja em que época for, esteja quem estiver, se o Benfica puder dar 10-0 que não dê apenas 9-0! Se fosse com o clube da minha aldeia natal dizia o mesmo. Se o Benfica puder dar 10-0 ao Montalvanense SF que não dê apenas 9-0!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Falta Sálvio ao poste logo a seguir ao penálti não concretizado.

      Mas o paços fez, e muito bem, o seu trabalho defensivo...

      Em relação ao boavista, tudo foi sempre negócio mas sempre que podiam (na secretaria) tramavam o Benfica de forma ilegal. Nada de anormal vindo da família do major das batatas... Que história!

      Eliminar
  3. Análise clara e concisa. O J.J. com a arrogância do costume, levou um banho táctico. Isto de jogar com 3 avançados, numa equipa sem atitude e desinspirada, é dar o ouro ao bandido. O problema era o meio campo que não construía e invariavelmente a bola ia para o Maxi e Salvio. Com o Braga, falou de arbitragens e com isso motivou a equipa adversária. Perdemos uma grande oportunidade de ter mais margem numa futura derrota ou empate. Imaginemos que o Sporting ganha ao SLB, um dérbi, dá para tudo, e dos 6 ficamos com 3, e logo existirá intranquilidade. O Paços jogou com garra e atitude e foi feliz. O SLB não existiu. Contudo temos equipa para sermos campeões, mas com atitude e garra, mas á Benfica, e não como cordeirinhos.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge

      O FCP não vai ganhar os jogos todos. Eles estavam a 6 pontos, tinham de ganhar na Madeira e perderam. Safaram-se da primeira mocada. Mas se houver uma segunda - o número de jornadas vai diminuindo - aquilo rebenta tudo. E vão ter a Liga dos Campeões. Se o FC Basileia correr com eles, ficam só com a Taça da Liga para vencer. Os Benfiquistas que façam nas televisões o seu trabalho que os jogadores do Benfica farão o seu. O Luisão já disse TUDO. Quem não quiser perceber. Não é com Searas alheias que lá vamos!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: