SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 outubro 2014

Trapalhadas...adas...adas...adas

04 outubro 2014 5 Comentários
APESAR DE TER POUCA IMPORTÂNCIA FINALMENTE PUBLICADO UM TEXTO DE AGOSTO. E MAIS UMA DO ALMANAQUE...


Os portais com informação estatística desportiva (mesmo os oficiais) em Portugal são pouco fiáveis e sempre de desconfiar. Isto a propósito de um jogo e golo do "Glorioso" (pela equipa que compete na Segunda Liga). Se com o Benfica (que é o mais mediático dos clubes fazem "isto" então com os outros deve ser um festival...)

Apesar do portal da Liga oficializar um golo aos 13 minutos...
É mentira!


Apesar do portal zerozero.pt copiar um golo aos 13 minutos...
É mentira!





O golo foi aos 53 minutos, ou seja, ao intervalo as equipas estavam empatadas sem golos!




Fechado um assunto com bolor eis outro:

Andava (e ando) no pós-laboral a preparar um texto ilustrado acerca de Francisco Cabrita e da sua intensa relação com o Benfica quando vou comparar com a informação do Almanaque, já em terceira edição. Mais uma "bacorada oficial". Em 1967/68 o Benfica tinha dois treinadores em simultâneo: Fernando Riera para os jogos do campeonato nacional e Otto Glória para os encontros da Taça de Portugal. Por exemplo, em 30 de Setembro de 1967 o treinador foi Riera, em 8 e 15 de Outubro (Taça de Portugal) foi Otto Glória. Em 22 e 29 de Outubro, para o campeonato nacional, regressou Riera. Um vai-e-vem que desvirtua a Gloriosa História do Benfica!

Almanaque do SL Benfica; Rui Tovar e Rui Miguel Tovar: 1.ª edição (2004) páginas 294 e 296;
2.ª e 3.ª edições (2012 e 2014) páginas 337 e 339
Em relação ao Almanaque com o tempo vai-se verificando o que em 2004 fiz por amostragem em cerca de 20 páginas ao acaso: milhares de erros!


Nunca mais é domingo (18 horas ou 19.50 horas, ainda melhor)!


Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Caro Dr.,
    Os meus cumprimentos.
    Leio sempre, com muita atenção, todos os artigos que aqui escreve.
    O meu Caro é um conhecedor profundo de toda a História do nosso Glorioso Clube e através deste espaço tem presenteado todos os simpatizantes, adeptos e sócios com eloquentes publicações que têm ajudado - e de que modo! - a que muitos dos mais novos (e até alguns dos mais velhos!) compreendam cada vez mais e melhor o que é o Sport Lisboa e Benfica.
    Todos lhe ficamos e continuaremos a ficar muito gratos.

    Perante o que tenho vindo a constatar e atendendo a que eu tenho duas edições desses almanaques - um comprado e outro oferecido - gostaria de lhe fazer uma SUGESTÃO.
    Porque é que o Caríssimo não "arregaça um bocadito mais as mangas" e deita mãos a uma obra que coloque os ditos almanaques a um canto?
    Todos os Benfiquistas lhe agradeceriam essa iniciativa e decerto que colaborariam nas vendas desse produto!
    Pense nisto e arranque!
    Cmpts.
    GRÃO VASCO do blogue "Pinceladas Gloriosas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Grão Vasco

      Em breve darei notícias acerca do assunto. Novidades.

      Porque só farei uma obra que dignifique o Clube. Terei que ter o controle absoluto do princípio (criação da estrutura que mostre a grandeza do Glorioso) ao final (revisão completa antes da impressão). E olhe que isto que parece fácil e simples não é bem assim...Nunca apenas "mais uma" para cobrar uns euros!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. A LUPA do Miguens de potentes dioptrias, está sempre limpa e às ordens do seu dono.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,
    numa das páginas consultáveis no "Google livros" e relativamente à época de 1934-1935, este livro refere que o S. L. Benfica recebeu o Wacker Wien em 21/04/1935. O desafio terá sido ganho por nós por 4-1.

    O detalhe interessante é que refere que António Roquete, guarda-redes do Casa Pia Atlético Clube terá jogado pelo nosso clube. Os seus registos confirma isto?

    Obrigado
    Saudações Benfiquistas
    VJC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor João

      Confirma-se. Era vulgar na época. Vinha do século XIX onde os clubes não tinham existência formal, formando-se muitas vezes grupos episódicos que tinham o nome do capitão. Mesmo nos anos 50 ainda havia equipas reforçadas com futebolistas de outros clubes. Por exemplo, em 17 de Junho de 1951 Fernando Cabrita (SC Olhanense) reforçou a equipa do CF "Os Belenenses" frente aos brasileiros do CR Flamengo!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: