SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 agosto 2014

Artur: Mártir ou Rei

13 agosto 2014 3 Comentários
GUARDA-REDES: DE BESTIAL A BESTA E DE BESTA A BESTIAL EM MEIO SEGUNDO



O guarda-redes a par do goleador têm num onze de futebol um lugar à parte. São os solitários da equipa. Um porque os protege outro porque os valoriza. Ambos ajudam, nas duas balizas do campo, os restantes dez. O guarda-redes ajuda os outros dez, incluindo o goleador. O goleador ajuda os outros dez, incluindo o guarda-redes. Por isso tanto podem ser carrascos como heróis.


E neste momento são estes os casos na Gloriosa Equipa!
Em nove jogos, o Benfica regista cinco golos marcados (média inferior a um golo por jogo, quase "meio golo": 0.6) e quinze sofridos (média superior a "um golo e meio por jogo", quase dois golos: 1.7). 
Ora na história do Benfica os registos são outros: 5 038 jogos -  3 153 vitórias (63 por cento) - 902 empates (18 por cento) - 983 derrotas (19 por cento), 12 660 golos marcados (média superior a dois golos por jogo: 2.5) e 5 648 golos sofridos (média ligeiramente superior a um golo por jogo: 1.1). 
Para qualquer Benfiquista, por isso presume-se que seja um simpatizante interessado no Clube, ou seja um adepto que em termos de Clube pensa primeiro no Benfica e depois nele, mesmo ser ter as comparações com o histórico que eu tenho e agora publico, percebe facilmente que marcamos poucos golos (de menos: 2.5 para 0.6) e sofremos muitos golos (de mais: 1.1 para 1.7).

   PREVISÃO POR COMPETIÇÃO DO NÚMERO
   DE JOGOS DO FUTEBOL DA EQUIPA DE HONRA
   DO SL BENFICA EM 2014/15
Competições
J
V
E
D
GM
GS

TOTAIS
9
2
(22 %)
1
(11 %)
6
(67 %)
5
(0.6)
15
( 1.7)
64
Campeonato Nacional
34
??
?
?
??
??
Liga dos Campeões
10
?
?
?
??
?
Taça de Portugal
7
?
?
?
??
?
Taça da Liga
5
?
?
?
??
?
Supertaça Portuguesa
1
0
1
0
0
0
Taça de Honra Lisboa
2
1
0
1
1
1
Torneios
2
0
0
2
2
8
Troféus
2
1
0
1
1
2
Particulares
2
0
0
2
1
4
NOTAS:   A Vermelho/números: previsões
                   A Vermelho/Competições: Conquistas

Falemos hoje de Artur. Deixemos Lima para amanhã
Quando Artur chegou ao Clube revelou ser um bom guarda-redes. Depois foi severamente afectado pelas fífias que por serem excepção qualquer bom guarda-redes oferece. E teve o "azar" dessas fífias não significarem apenas derrotas ou perda de pontos e eliminatórias, mas principalmente títulos e troféus. E continua a não conseguir recuperar desse trauma.

Azar, pôr-se a jeito e recuperar
O lugar solitário no jogo (geralmente não há ninguém a corrigir-lhe os erros) e solidário na equipa (os dez jogadores de campo contam decisivamente com ele) colocam os guarda-redes no "fio da navalha". Que é onde está neste início de temporada o Artur. Ao que consta "problemas extra-futebol" contribuíram para isso. Se assim foi ele também pôs-se a jeito. Arranjou "lenha para se queimar"! Mas não deixa também de ter sido vítima exagerada do "Benficando" (todos falam do Benfica, até Anti-Benfiquistas dando a entender que até se preocupam com o Clube. O tanas!)
Terá Artur capacidade para recuperar? Para dar a "volta por cima"!? Uma incógnita. Mas seria bom para ele - e por isso bom para o "Glorioso" - se tal fosse possível.

PERCURSO DE ARTUR NO BENFICA
NOTA DE FÉRIAS: Vou tentar fazer um quadro com as médias, por época, de Artur no Benfica. Ou seja, desde 2011/12!

O que um adepto vê de fora
Vê Artur numa ansiedade tremenda. Faz impressão. Não deve haver - a não ser quem esteja na situação dele - futebolistas tão concentrados durante todo o jogo. Os guarda-redes vivem o jogo calmamente quando a bola está longe da baliza. Artur não! Ele avança até bem longe da sua/ nossa baliza para perceber melhor o que se passa na outra baliza. Quando o "jogo vira" e a bola é conduzida em sua direcção, Artur vive cada segundo como se um instante representasse um minuto, uma eternidade. Sente que está permanentemente a ser examinado por tudo e todos. É muito difícil conseguir jogar bem nestas circunstâncias. Até o que faz de bem - muitas vezes trivial - é elogiado exageradamente. Como se ele não fosse um bom guarda-redes e as intervenções banais não fossem normais num guarda-redes com a sua experiência e categoria. Sente-se que, crítica e espectadores, "asfixiam" Artur durante os jogos.

Ninguém consegue trabalhar bem se não conseguir «respirar» enquanto trabalha. Oxalá ele consiga nos próximos jogos voltar ao que era em 2011/12. E voltar à normalidade.

Alberto Miguéns

Plano para Agosto
(Previsão sempre à meia-noite)
De 13 para 14: Lima, Limazinho ou Limazão;
De 14 para 15: Cancella de Abreu, Obrigado!;
De 15 para 16: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 16 para 17: O Glorioso na Primeira Jornada;
De 17 para 18: Era uma vez um jogo com o FC Paços Ferreira;
De 18 para 19: Mil e Cem de Cem em Cem (parte II)
De 19 para 20: Centenário da Gloriosa Natação (parte III)


3 comentários
  1. Felizmente não comprometeu a conquista da Supertaça (foi um pequeno milagre!), mas na 1ª jornada espero ver o Karnezis entre os postes, pois há que começar o campeonato na máxima força.

    Uma palavra para o regresso do enorme, gigante Luisão. Capitão e jogador "à Benfica"!

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. entrando nesta espiral de intranquilidade na minha opinião o que ele necessita é que venha outro guarda redes que concentre sobre si toda a responsabilidade de não errar de ser o titular porque neste momento o peso de ser ele o responsável por isso é demasiado para ele.
    alias entrando já no seu post seguinte esse é um dos problemas que se passa no ataque já o ano passado isso se passou enquanto o cardozo esteve de fora e se pensava que ia sair e quem tinha a responsabilidade de marcar acusou de mais e quando começaram os jogos a doer pouco produziu assim que o cardozo voltou e centrou sobre ele todo o peso da responsabilidade os golos nos outros voltaram a aparecer e este ano esta a passar-se o mesmo só que infelizmente já não há cardozo para centrar a pressão sobre si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Carlos

      Quanto à primeira parte (Artur) está dito não vou repetir.

      Quanto à segunda parte (Avançados) vai ver/ ler que é exactamente a minha opinião! A papel químico!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: