SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 julho 2014

Os Primeiros Sinais do Sporting CP

09 julho 2014 13 Comentários
UMA SEMANA DE PRÉ-ÉPOCA NÃO DÁ PARA NADA E NO CASO DO SPORTING CP NÃO DÁ MESMO...

Por isso vou escrever acerca do Benfica e do Sporting CP. Como do Sporting CP não há nada a dizer vou escrever acerca do que há. A Sporting TV!

Que plantel para 2014/15?
Há muito ruído como é habitual em "defeso" que coincida com fases finais de Europeus e Mundiais. Aliás com Mundiais o ruído é a dobrar. Há ruído legítimo dos Benfiquistas, preocupados com o que se passa ou melhor, pode vir a passar, e dos "outros" que querem ruído porque o barulho desconcentra. Vou preocupar-me, para bem ou mal, quando começarem os jogos. Até lá vou assistir e ir percebendo as alterações no plantel entre 2013/14 e 2014/15.

As alterações nem sempre são para pior!
Como é evidente os Benfiquistas vão criando empatia com os futebolistas que vai cimentando na proporção do seu contributo para vitórias e triunfos em competições. Com uma época como a anterior (2013/14) os nossos parecem os melhores futebolistas do Mundo! E são! Mas... haverá outros que podem ser tão bons ou melhores. O Benfica anda a renovar-se há 110 anos. A maior parte das vezes para melhor. Outras para pior. Queremos que de 2013/14 para 2014/15 seja para melhor!

Vão ser jogados mais de meia dúzia de encontros até 10 de Agosto!
A partir de dia 12 é que vou estar atento aos jogos, pois desde há umas pré-temporadas para cá temos o privilégio de poder ver todos os jogos e golos do Benfica, via transmissões televisivas. É a partir dos jogos que poderá ser feita a análise individual e colectiva para "atacar" a primeira parte da temporada: primeiras 14 jornadas do campeonato nacional e seis jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões.

CALENDÁRIO JULHO/ AGOSTO 2014/15
Mês
Sem
Dia
Comp
Sit
Adversário

J
U
L
H
O
SÁB
12
Torneio Valais

F
FC Sion
DOM
13
N
Shakhtar Donetsk
SEX
18
Taça Honra Lisboa
N
GD Estoril Praia
DOM
20
Taça Honra Lisboa
F/
N
CF "Os Belenenses"/
Sporting CP
SÁB
26
Troféu "Eusébio Cup"
C
AFC Ajax
QUA
30
Particular
F
Extremadura UD

A
G
O
S
T
O
SÁB
2
Torneio "Taça Estádio Emirados"
F
Arsenal FC
DOM
3
N
Valência CF

?



DOM
10
Supertaça
N
Rio Ave FC
DOM
17
Liga Portuguesa.01
C
FC Paços Ferreira
DOM
24
Liga Portuguesa.02
F
Boavista FC
DOM
31
Liga Portuguesa.03
C
Sporting CP
NOTA: A vermelho os jogos confirmados oficialmente

Duas datas limite: 10 de Agosto e 31 de Agosto!
Quando for a Aveiro - se conseguir bilhete - ver a Supertaça frente ao Rio Ave FC já há uma ideia concreta do que vale nesse dia e poderá evoluir para valer no futuro o Benfica de 2014/15. Depois ainda se jogarão mais três jogos até final do mês de Agosto. O Benfica não sendo um colosso financeiro é um clube com capacidade económica acima da média.

Como penso - e é referido pela estrutura da SAD - que o Clube não está exaurido financeiramente, terá margem para entre dia 10 e 31 de Agosto (se for necessário) conseguir as transferências necessárias para formar o plantel até 31 de Dezembro de 2014. O Benfica é - deverá ser - clube para aproveitar, também, o "fecho" tardio do "Mercado de Verão"! Não é só "perder" valores. Deve também saber fazer as correcções que se impõem após os primeiros jogos. Até porque se houver "muita movimentação de mercado" isso quer dizer que para uns entrarem outros terão de sair. Há que aproveitar.

Qual é a "Maior Potência Desportiva de Portugal"?
Nunca consegui perceber como é que se avalia um clube como "Maior Potência Desportiva"! Referi-me a Clube. Não é um clube apropriar-se de resultados dos seus atletas enquanto componentes de selecções nacionais, delegações olímpicas ou transformar em títulos segundos lugares ou recordes nacionais, europeus e olímpicos. Nesse jogo não entro. Nem nunca o Sporting CP conseguirá fazer do Em Defesa do Benfica o animal que está por baixo pondo-lhe à frente essa listagem querendo que o Benfica/ Benfiquistas façam o mesmo... Era descer ao mesmo nível.


Como é que se avalia isso (parte I)?
No Benfica não há títulos de vice-campeão. Há segundos lugares e finais perdidas. Se assim fosse o futebol tinha 60 títulos: 33 de campeão e 27 de vice-campeão. Sei que pelas contas "À Sporting" o seu futebol tem 38 títulos: 18 de campeão e 20 de vice-campeão. Como o SLB só tem 33 aqui já nos estão a ganhar por cinco!

No Benfica só contam títulos colectivos - porque são do Clube -conquistados com o "Manto Sagrado", embora haja grande e reconhecida satisfação quando um atleta seleccionado pelo seu país pela capacidade que demonstra com o "Manto Sagrado" obtém resultados de relevo ao serviço desse país. Claro que é um orgulho! Mas pára aí! Não são títulos do Clube. São da entidade que representam.

O que é ser "A Maior Potência Desportiva"?

Versão A (actualidade)
É actualmente ter o maior número de praticantes em todas as modalidades praticadas no clube?
É actualmente ter o maior número de modalidades (maior eclectismo) mesmo contando com o chinquilho, o berlinde e a carica, como modalidades?
É actualmente conquistar o maior número de títulos com as equipas seniores?
É actualmente conquistar o maior número de títulos com todas as equipas, entre seniores e formação?

Versão S (sempre)
É historicamente ter o maior número de praticantes em todas as modalidades praticadas no clube?
É historicamente ter o maior número de modalidades (maior eclectismo) dando a toda e qualquer modalidade igual importância?
É historicamente conquistar o maior número de títulos com as equipas seniores?
É historicamente o maior número de títulos com todas as equipas, entre seniores e formação?
É historicamente respeitar o Desporto conservando a pratica das modalidades ininterruptamente em vez de interrompe-las quando há conveniência em poupar uns "trocos"?

Como é que se avalia isso (parte II)?
Uma "coisa" eu sei! O Benfica teve primeiro que o Sporting CP: Futebol, Atletismo, Ciclismo, Hóquei em Patins, Voleibol, Ténis de Mesa, Hóquei em Campo, Basquetebol, Pólo Aquático, Natação e Bilhar, por exemplo! O Benfica tem mais, muito mais, temporadas de Râguebi (apesar do Sporting CP ter começado primeiro). O Benfica pratica ininterruptamente, ao contrário do Sporting CP: Atletismo (1906), Hóquei em Patins (1916 ou 1917, se for em competição), Râguebi (1924) e Basquetebol (1927).
O Sporting CP só tem duas modalidades com mais temporadas de pratica desportiva que o Benfica: Andebol e Futsal, que também praticam de forma ininterrupta! No resto é batido e nalgumas "goleado"! Para "Potência Desportiva" não está mal!

Não sei se o Benfica é a Maior Potência Desportiva. Só quando as Federações decidirem publicar essas informações - histórico do número de praticantes e triunfos em competições - se saberá com rigor. Mas sei que em Portugal não há clube que tenha respeitado o Desporto - incentivando a sua pratica contínua e disponibilizando as suas modalidades para associados praticarem e verem - como o "Glorioso"! Por isso também é aquele que, como é óbvio, se "arrisca" a conquistar mais competições regionais, nacionais ou internacionais. O que não quer dizer que as conquiste... todas!

Como é que se avalia isso (parte III)?
Se considerarmos as modalidades em que pelo menos o SLB ou o SCP já conquistaram títulos de campeão nacional em seniores e que são 17, o Benfica já se sagrou campeão nacional em 16 e o Sporting CP em 14 sem títulos nacionais em Hóquei em Campo, Râguebi e Ténis de Campo. O Polo Aquático é a única em que o Sporting CP foi campeão e o Benfica não! Se juntarmos as equipas seniores femininas o Benfica conquistou campeonatos nacionais em dez e o Sporting CP em três. Faltam-lhes sete!
O Benfica, entre femininos e masculinos, conquistou títulos de campeão nacional em 26 campeonatos nacionais (16 em masculinos e dez em femininos). O Sporting CP fica-se pelos 17 "tipos" de campeonatos (14 em masculinos e três em femininos).

Se contabilizarmos todos, o Benfica detém 273, mais 24 que os 249 do Sporting CP.

CLUBES COM MAIS CAMPEONATOS NACIONAIS (até 2013/14)
NOTA: Competições de âmbito nacional disputadas por pontos ou denominadas Torneios Nacionais 
Modalidade
Eq
SLB
SCP
FCP
Melhor ou a seguir
N.º
Clube
ANDEBOL
M
7
17
19
12
ABC Braga
F
7
-
-
12
Madeira SAD
ATLETISMO
M
25
49
2
-
-
F
14
44
1
12
CF "Os Belenenses"
BADMINTON
M
14
2
-


F
3
-
-
8
Badminton CP
BASQUETEBOL
M
25
8
11
-
-
F
-
-
-
10
AA Coimbra
BILHAR carambola
M
9
15
18
-
-
FUTEBOL
M
33
18
27
-
-
F
-
-
-
12
SU 1.º Dezembro
FUTSAL
M
6
12
-
-
-
F
5
-
-
-
-
HÓQUEI EM
CAMPO
M
3
-
6
33
Ramaldense FC
F
-
-
-
4
Ramaldense FC
HÓQUEI EM
PATINS
M
22
7
21
8
CD Paço de Arcos
F
2
-
-
8
CD Nortecoop
JUDO
M
1
4
-
20
Judo CP
F
-
-
-
12
Judo CP
NATAÇÃO
M
6
3
10
12
SAD - Algés
F
1
6
13
3
SC Braga
POLO AQUÁTICO
M
-
4
1
15
SC Salgueiros
F
-
-
-


RÂGUEBI
M
9
-
-
19
CDUL
F
7
-
-
-
-
TÉNIS DE CAMPO
M
14
-
-
11
CT Porto
F
  8
-
-


TÉNIS DE MESA
M
24
32
-
-
-
F
11
12
-
-
-
VOLEIBOL
M
5
5
9
18
SC ESpinho
F
9
-
-
15
Leixões SC
XADREZ
-
3
11
-
14
Boavista FC

TOTAIS
M
206
187
97


F
67
62
14
+
273
249
111
NOTA: Os primeiros títulos no Hóquei em Campo e no Futsal designaram-se "Torneio Nacional"

Além dos campeonatos nacionais
E ainda temos as Taças de Portugal. São conquistas em 12 das 17 modalidades para o Benfica. O Sporting CP tem Taças de Portugal em dez modalidades (menos duas).
O SLB tem conquistas em 19 "tipos" de Taças de Portugal (12 masculinas e sete femininas). O SCP tem conquistas em 13 Taças de Portugal (dez masculinas e três femininas).

Quanto a totais: SLB com 145, mais 36 que as 109 do Sporting CP.

CLUBES COM MAIS TAÇAS DE PORTUGAL (até 2013/14)
NOTA: Competições de âmbito nacional disputadas por eliminatórias com um jogo final para apurar o vencedor
Modalidade
Eq
SLB
SCP
FCP
Melhor ou entre eles
N.º
Clube
ANDEBOL
M
4
15
7
10
ABC Braga
F
6
-
-
16
Madeira SAD
ATLETISMO
M
3
4
-
-
-
F
2
5
-
-
-
BASQUETEBOL
M
19
5
13
6
FC Barreirense
F
-
-
-
7
C. Internacional F.
BILHAR carambola
M
3
5
15
-
-
FUTEBOL
M
28
19
20
-
-
F
-
-
-
7
SU 1.º Dezembro
FUTSAL
M
5
4
-
-
-
F
1
-
-
-
-
HÓQUEI EM
CAMPO
M
2
-
1
10
Ramaldense FC
F
-
-
-
3
Ramaldense FC
AD Lousada
HÓQUEI EM
PATINS
M
13
4
14
-
-
F
1
-
-
7
CD Nortecoope
NATAÇÃO
M
-
-
5
3
Clube Natação
Amadora/ CNA
F
POLO AQUÁTICO
M
-
*
-
14
SC Salgueiros
F
-
-
-
7
C. Fluvial Portuense
RÂGUEBI
M
9
-
-
9
AE Agronomia
F
7
-
-
2
E. Agrária Coimbra
TÉNIS DE MESA
M
15
26
-
7
CD São Roque
F
8
14
-
19
CTM Mirandela
VOLEIBOL
M
14
3
6
11
SC Espinho
F
2
2
-
8
Leixões SC
Castêlo Maia GC
XADREZ
-
3
3
-
8
Boavista FC

TOTAIS
M
118
  88
76


F
 27
  21
-
+
145
109
76
NOTAS: As competições nem sempre tiveram o nome de Taça de Portugal. Por exemplo no futebol chamou-se "Campeonato de Portugal" e no basquetebol denominou-se "Taça de Honra"
* O Sporting CP está apurado para as meias-finais a serem disputadas em 12 de Julho de 2014. a final está marcada para o dia seguinte (13 de Julho)

Nos principais títulos colectivos de seniores
O Benfica domina os títulos nacionais de equipas seniores, masculinas e femininas, com ampla vantagem para o Sporting CP. E quanto à formação um dia havemos de falar disso. No futebol não há dúvidas.

Clubes
Total
Juniores
Juvenis
Iniciados
Infantis
SL BENFICA
50
23
16
8
3
Sporting CP
41
16
11
11
3

O Sporting CP é um grande clube desportivo, historicamente e no presente? É! Mas não como o "pintam"!
Ouço dizer que o Sporting CP é o segundo em vários itens do Desporto - olímpicos, europeus e totais - sempre a seguir ao FC Barcelona!
Gostava era de saber qual é o terceiro clube em cada um desses itens! E quanto (com números está bem!) falta ao Sporting CP para chegar-se ao FC Barcelona. E quantos faltam para o terceiro (ou terceiros) os apanharem...

O Benfica é tão grande, tão grande, que há adeptos de outros clubes que como não lhe alcançam os limites, não conseguem medi-lo...

Alberto Miguéns

NOTA: Nada como terminar (talvez tivesse até começado melhor) com Luís Vaz de Camões


Perdigão perdeu a pena (ou Um Leão nunca poderá ser Águia e vice-versa)

Perdigão perdeu a pena
Não há mal que lhe não venha.

Perdigão que o pensamento
Subiu a um alto lugar,
Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.
Não tem no ar nem no vento
Asas com que se sustenha:
Não há mal que lhe não venha.

Quis voar a uma alta torre,
Mas achou-se desasado;
E, vendo-se depenado,
De puro penado morre.
Se a queixumes se socorre,
Lança no fogo mais lenha:
Não há mal que lhe não venha.


Plano para Julho
(Previsão sempre à meia-noite)
De 09 para 10: Notícias da Nossa Selecção (parte VI);
De 10 para 11: Três Dias do Futsal (Última década);
De 11 para 12: Três Dias do Futsal (2013/14);
De 12 para 13: Três Dias do Futsal (Todos os campeões);
De 13 para 14: Notícias da Nossa Selecção (parte VII);
De 14 para 15: Tanta e Tanta Glória Benfica (Golo 27 mil);
De 15 para 16: Centenário da Gloriosa Natação (parte II);
De 16 para 17: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 17 para 18: Fundação da Primeira Filial (Portalegre),
De 18 para 19: Três Dias do Voleibol (Última década);
De 19 para 20: Três Dias do Voleibol (2013/14);
De 20 para 21: Três Dias do Voleibol (Todos os campeões);
De 21 para 22: Gostava Tanto Que...
De 22 para 23: Três Dias do Hóquei em Patins (Última década);
De 23 para 24: Três Dias do Hóquei em Patins (2013/14);
De 24 para 25: Três Dias do Hóquei em Patins (Todos os campeões)

13 comentários
  1. Acrescento só que nas 5 modalidade de pavilhão (M + F), neste momento o Benfica tem 11 equipas nos 2 principais escalões enquanto o Sporting tem apenas 3. 8 equipa de diferença!

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Acrescento o número de adeptos mas poderá tirar a potência a alguns lagartos,a potência é tanta que ainda não lhes ligaram canal no cabo.

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente trabalho caro consócio.
    O Senhor é o Rui Tovar do Benfica.
    Para quando um livro.

    Muito Obrigado.

    Em relação ao SCP.... sempre dá para nos rir-mos um bocadinho.
    Com todo o respeito pela grande instiituição que são.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo sr Alberto Miguéns,

    Já que o assunto Sporting CP veio à baila, para quando o artigo sobre o jornal do Sporting e a mentira sobre os números de edições ?
    Lembro-me que o senhor tinha escolhido a simbólica data de 1 de Abril, mas (in)felizmente devido a outros compromissos, esse artigo ficou adiado. Agora que estamos em pré-epoca seria fantástico se pudesse incluir no "programa".

    Com os melhores cumprimentos,
    Bruno Paiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno Paiva

      Passou o dia e com tanta promessa que faço algumas vão sendo adiadas. Já tenho o cabeçalho do jornal Sporting onde um número corresponde a uma série deles e mesmo assim têm muito menos edições que O Benfica.

      Não me parece que faça sentido sem uma data que justifique. Vou aproveitar - oxalá me lembre e não se meta outro assunto pelo meio - em 28 de Novembro de 2014, nos 72 anos da saída do n.º 1 do Semanário do SLB. Para homenagear o Jornal e mostrar a diferença entre os dois clubes.

      O tempo vai passar depressa. Vai ver!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Agradeço desde já

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  5. Caro Alberto,

    Tem a certeza que o Sporting foi campeão nacional de polo aquático? Penso que os seus títulos são de escalões secundários...

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Jorge

      Como não tenho informação pessoal - nunca fiz recolha de informação se bem que o SLB tenha começado a jogar em 1916 pólo aquático - tenho de validar a informação da Federação. Fui confirmar no portal da FPN e agora são quatro (1922, 1926, 1927 e 1929) e uma do FC Porto (1928). Tenho dúvidas, mas como não tenho argumentos para poder fazer contraditório tenho de "comer e calar"! E esperar que a FPN esteja certa!

      Cordiais Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Caro Alberto
    Parabéns grande trabalho. Haja alguém que comece de facto a denunciar os títulos FALSOS do nosso rival como acima descreve.

    Continuo a achar que os nossos dirigentes divulgam mal os títulos alcançados pelo glorioso.

    Com a época ainda a decorrer na modalidade ATLETISMO duvido que hajam muitos benfiquistas que saibam os títulos colectivos que o nosso glorioso já alcançou. Então cá vai

    NACIONAIS MASCULINOS e FEMININOS
    BENFICA - 12 + 4 = 16
    Sporting - 0 + 5 = 5

    REGIONAIS MASCULINOS E FEMININOS
    BENFICA - 4 + 6 = 10
    Sporting - 3 + 1 = 4

    Os números são elucidativos

    Se isto fosse do lado verde era uma publicidade que nunca mais acabava (ATENÇÃO SÃO TÍTULOS COLECTIVOS)

    Saudações Benfiquistas
    Jorge Santos

    ResponderEliminar
  7. Caro Alberto Miguêns, o SCP ganhou o seu 1º título de CN de seniores masculinos no Karate em Maio deste ano, não tendo a certeza e por informações de fontes ligadas ao SCP, este foi também CN de seniores masculinos no Hóquei em Linha, nas várias variantes da Ginástica, tiro olímpico, tiro com arco, Ciclismo, automobílismo entre outros, tal como o SLB também tem títulos de CN em alguns destes desportos.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Caro Alberto, a minha opinião é a seguinte;

    Em número/quantidade, o SCP tem mais, em qualidade ganha o SLB.

    Não se pode comparar por exemplo, CN de futebol profissional com CN de outros desportos também profissionais (5 desportos de pavilhão), bem como não se comparam CN ganhos por secções profissionais com CN ganhos por secções semi - profissionais ou comparar CN ganhos por estas últimas com CN ganhos por desportos amadores, resumindo e concluíndo, não se pode meter tudo no mesmo saco porque tudo tem a sua importância, maior ou menor.

    Bastaría apenas ao SLB ter só o palmarés do futebol profissional e só apenas este desporto para ser considerado um clube mais importante que o SCP e dou apenas 2 exemplos na Alemanha, quer Bayer 04, quer o fc tauberbischofsheim, têm cerca de 11 e 25 Taças dos clubes campeões europeus em vários desportos e variantes dos mesmos como a Esgrima, Atletismo, fora os inúmeros CN ganhos por estes clubes que superam o FC Bayern Munchen EV, mas será que os alemães serão loucos a ponto de dizerem que é um destes a maior potência desportiva alemâ, maior clube desportivo alemão ou o melhor clube desportivo alemão?

    A resposta é óbvia e lógica, claro que não, o FC Bayern é que é e bem o maior clube alemão, o mais importante daquele país e a maior potência desportiva ou que se lhe quiser chamar.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  9. So penso que quem elaborou os dados das modalidades deveria fazer a pesquisa de novo, com se pode comparar modalidades como o basquetebol em que o SCP nem sequer tem equipa profissional, isto a titulo de exemplo, hoquei de campo?? Ja agora berlinde e carica não??
    Tratem-se e não deem tanta importancia a um clube que segundo voces é uma anedota.
    SL

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: