SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 maio 2014

UEFA = Sevilha FC = FC Porto

27 maio 2014 9 Comentários
MUITO EM COMUM A FAVOR DELES TANTO COMO CONTRA OS OUTROS

No futebol para perceber as suas cambiantes e esquemas o melhor é perguntar a quem está por dentro dos assuntos. E como andando à procura de Lopetegui se vai parar à UEFA e desta ao Sevilha FC.


Querer saber mais de Lopetegui
Quando o FC Porto contratou o treinador para 2014/15 percebeu-se que uma das razões era fechar ou diminuir a ligação dos últimos anos do Benfica ao futebol espanhol: Nolito, Javi, Garay, Rodrigo, Sílvio e Siqueira, por exemplo, para só falar no sentido descendente e a colocação de futebolistas do outro lado da fronteira também é importante. Para confirmar as minhas "suspeitas" contactei um "velho conhecido das estatísticas da bola" a viver em Madrid mas adepto de um clube "neutro" Real Saragoça.

Ir parar à UEFA
Disse-me que podia ser isso - assunto que não dominava por não estar a par dessas transferências - mas sabia que Lopetegui era um "protegido" de Ángel Villar - presidente da Federação espanhola (RFEF) desde 1988 e vice-presidente da UEFA e da FIFA, principal responsável pela nomeação dos árbitros. Por serem ambos espanhóis!? Não, por serem ambos bascos! E os bascos dentro do futebol espanhol são um grupo de pressão ("lobby") muito grande, actualmente e ao longo da história, ou não fossem os clubes bascos os primeiros clubes a conquistar, dominando, os primeiros títulos em Espanha.

E da UEFA para o Sevilha FC
E disse-me ele. Mas de todos o "mais favorito" de Ángel Villar é o treinador do Sevilha FC, o Unai Emery! O quê!? Pois! Pensas que o Sevilha FC teve a caminhada que teve para chegar à final da Liga Europa e vencê-la porquê? Fala quem sabe e do que sabe!



Agora um pouco de geopolítica, utilizando neste texto a minha formação académica nos anos 80
Como sabemos a Espanha é um país mas não é uma nação. É um conjunto de nações. Que umas mais do que outras contêm por razões histórias, sociais, económicas e políticas mais vocação e militância nacionalista que outras. Nos extremos - com Castela a ver - está o País Basco + Catalunha e a Andaluzia + Extremadura. Nestas sociedades muito extremadas, justapostas e em permanente conflitualidade num conjunto de nacionalismos, aqueles que pertencendo a uma nação se afiguram como mais "dóceis" ao centralismo, menos nacionalistas acabam por ter maior tolerância por parte dos Poderes Centrais. Os bascos batem todos aos pontos. Os que não são adeptos da independência, simpatizantes da ETA são promovidos dentro do Poder como "bons exemplos". Por isso os bascos pouco militantes têm facilidades - por simpatia natural e para mostrar que "portando-se bem" podem conseguir ir longe - dentro do sistema político, económico e desportivo espanhol.

Os bascos no futebol espanhol
São um grupo à parte. A sociedade basca é muito nacionalista porque também é muito tradicionalista, quase num sistema de clãs. O clã do futebol passa de geração em geração perdurando. Por isso poucos conseguem chegar a muito. Vivem em função de um lema como se o País Basco fosse uma ilha. E bem vista a geopolítica não deixa de ser uma "Ilha". "O sucesso de um é o sucesso de todos, o sucesso de todos é o sucesso de um!"  

Os vizinhos sabem muito da bola que rola e não rola!
Duas gerações, um arcanjo e dois querubins!

A informação é da Wikipédia Espanha. O EDB não está em condições de validar a 100 por cento essa informação (ver Nota FINAL)
O chefão é de Bilbau, na Biscaia. Os chefinhos de Guipúzcoa. Os três são do País Basco
O treinador do FC Porto é natural de Asteasu (a norte de Tolosa e oeste de Villabona) e o treinador do Sevilha FC é natural de Fuenterrabía, a norte de Irún perto da fonteira com França.

O EDB não tem poderes de adivinhação. Por agora apenas esta leitura que tanto pode valer nada, mesmo zero, como muito, mesmo muitíssimo! O tempo ajudará a perceber!

Vamos estar atentos a Agosto de 2014! Para perceber... se nos comem as papas na cabeça!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: É preciso ter cuidado com informações via-internet. A UEFA foi fundada em 15 de Junho de 1954 e não em 1 de Janeiro de 1950 como está escrito no Wikipédia Portugal




Plano para Maio
(Previsão sempre à meia-noite):
De 27 para 28: Álvaro Gaspar (1913 - O Brasil);
De 28 para 29: Centenário da Gloriosa Natação;
De 29 para 30: O Calendário sem nexo ou talvez não...;
De 30 para 31: Atenção ao "Futeluso - versão 2015";
De 31 para 01: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 01 para 02: Gostava Tanto Que..;
De 02 para 03: Tanta e Tanta Glória (O golo onze mil);
De 03 para 04: Álvaro Gaspar (1913/14 - A Glória Final)


9 comentários
  1. Sou um enorme fã das tais "teorias de conspiração". Sou, também por natureza , um investigador ou apreciador de uma boa investigação.
    Excelente artigo Alberto, que vou desde já partilhar no G+ e no FB.

    Que continues este trabalho porque o rastilho está lançado.

    PS: Tenho umas cópias do Benfica ilustrado onde tu fizeste muitos artigos. quando tiver mais tempo irei investigar esses artigos e tentar publicá-los online.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Chama

      Obrigado. Esteja à vontade.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Guardei as revistas porque... Por muitas razões talvez, mal sabia que quase vinte anos depois, me iria meter nisto da Internet e elas iriam dar jeito...

      Mas parei de as comprar quando JVA subiu a presidente... Não sei se por causa de o Benfica se ter ido abaixo ou por a revista ter deixado de ser publicada...

      Eliminar
  2. Grande Miguéns

    No meio de tanta informação às vezes falham alguns pormenores... Falta aí a Galiza, camarada ;-)

    Grande Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Henrique

      Não coloquei a Galiza,nem Navarra, nem a Comunidade Valenciana, etc porque estão numa posição intermédia. E em quis colocar duas + duas comunidades extremadas.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Tem formação que quê mesmo?
    Bom artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Diogo Pais

      Se bem que não tenha muito interesse

      Geógrafo (Faculdade de Letras de Lisboa/ Universidade Clássica de Lisboa)

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. É impressionante toda esta "rede" .... com muitas pontas.

    ResponderEliminar
  5. São coincidências a mais. A tese do proteccionismo basco faz muito sentido, aliás todo sentido... Bem explicado e melhor escrito... E foi mais uma Taça europeia ao ar...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: