SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 novembro 2013

Carrega Benfica

05 novembro 2013 4 Comentários
OPINIÃO

Um dos jogos mais importantes do Benfica neste século XXI vai jogar-se aqui, logo à noite. Importante pois a final da Liga dos Campeões é no Estádio do SLB. Vencer no Pireu, porto de Atenas, capital da Grécia será dar um passo importante para manter viva a "Chama Intensa", pelo menos prolongá-la para a fase a eliminar

Para o "Glorioso" continuar a depender apenas do... "Glorioso" é imperativo não perder na deslocação à Grécia. Mesmo um empate complica as contas, pois em caso de igualdade pontual, como nos resultados entre os dois clubes também há igualdade de pontos, será necessário recorrer à diferença entre golos marcados e sofridos. Uma vitória do Benfica coloca o Clube com três pontos de vantagem - na pratica quatro pela vantagem entre os dois emblemas - que devem ser suficientes para colocar o Benfica na fase a eliminar da Liga dos Campeões 2013/14.


O estádio tem o mesmo nome mas não é o mesmo
O Benfica vai jogar pela 6.ª vez frente ao Olympiakos CFP na Grécia, com uma em Salonica, outro em Atenas e pela 4.ª vez no estádio do Olympiakos CFP, mas no actual estádio será a 2.ª vez. O estádio tem o mesmo nome do anterior, mas não é o anterior, apesar de estar "mais próximo" do anterior que a actual Catedral da Saudosa Luz. Uma questão de... rotação no mesmo sítio.


No antigo estádio 2 J - 1 V - 1 E e 2/1 em golos. Simões e Nené marcaram com o "Manto Sagrado". No actual apenas um jogo com um golo de David Luiz que não evitou uma derrota por 1-5

Georgios Karaiskakis? O quê? Quem?
O nome do estádio é uma homenagem um dos maiores heróis da Grécia Moderna. Comandante militar que viveu entre 1780 ou 1782 e faleceu em 1827, aos 47 ou 45 anos, lutando pela independência da Grécia face à Turquia. Morreu após ser ferido numa batalha, mas não morreu com a Pátria. Morreu salvando a Pátria, sendo um dos exemplos, em tenacidade e coragem, que permitiram à Grécia a independência em 1821.

Nené com dois golos é o melhor marcador na Grécia
Em 12 golos marcados na Grécia, foram onze os marcadores, pois apenas Nené conseguiu bisar, e frente ao Olympiakos CFP. Frente ao maior clube grego há mais quatro marcadores: Humberto Coelho, Nelinho, Simões e David Luiz.

MELHORES MARCADORES DE MANTO SAGRADO NA GRÉCIA
N.º
GOLOS

(12)

Goleadores
(11)
Clubes
Olympiakos CFC (6)
Aris FC (3)
P.A.O.K. FC (2)
A.E.K. FC (1)
2
Nené
Olympiakos CFP (2)




1
Humberto Coelho
Nelinho
Simões
Messias
Pedroto
Reinaldo
Nuno Gomes
Ronaldo
Paulo Jorge
David Luiz
Olympiakos CFP (1)
Olympiakos CFP (1)
Olympiakos CFP (1)
Aris FC (1)
Aris FC (1)
Aris FC (1)
PAOK FC (1)
PAOK FC (1)
AEK FC (1)
Olympiakos CFP (1)

E ao 11.º jogo na Grécia o Benfica joga para a Liga dos Campeões
Uma vitória do "Glorioso" permite voltar a equilibrar os jogos na Grécia depois de três derrotas consecutivas nos três últimos encontros.

JOGOS DO BENFICA  NA GRÉCIA
Época
Cp
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D


73/74


Tor

Kaftantz.

Salonica
N
Olympiakos CFP
3-1


F
Aris FC
2-0


Par
Karaiskaki
Pireu
F
Olympiakos CFP

1-1

TC
1/16
Karaiskaki
Pireu
F
Olympiakos CFP
1-0


79/80
TU
1/32
Harilaou
Salonica
F
Aris FC


1-3
83/84
TC
1/8
Olímpico
Atenas
F
Olympiakos CFP


0-1
99/00
TU
1/32
Toumba
Salonica
F
P.A.O.K. FC
2-1


06/07
Par
Olímpico
Atenas
F
A.E.K. FC


1-3
08/09
TU
FG
Karaiskaki
Pireu
F
Olympiakos CFP


1-5
09/10
LE
FG
Olímpico
Atenas
F
A.E.K. FC


0-1
13/14
LC
FG
Karaiskaki
Pireu
F
Olympiakos CFP
?


         TOTAIS ………

10 J - 4 V - 1 E - 5 D (12/16)
NOTA: Há dois acrónimos: A.E.K.  FC - Atlético União (Enosis) de Constantinopla FC; e P.A.O.K. FC - Pantessalónicos Atlético Clube (Ómilos) dos Constantinopolitanos


O início de um mini-ciclo de grande intensidade
Estão em jogo três competições, com uma a ter um jogo de tudo-ou-nada (Taça de Portugal), outra a ter um jogo de quase-tudo-ou-nada (Liga dos Campeões) e finalmente outra a ter uma jornada de confirmação (Campeonato Nacional).
Primeiro, na Liga dos Campeões, este jogo em Atenas, na 4.ª jornada, ficando a faltar duas. Depois, sábado com o Sporting CP, para decidir qual dos clubes seguirá para os 16 melhores (oitavos-de-final) da Taça de Portugal. Segue-se uma paragem para as selecções e o regresso com um SL Benfica frente ao SC Braga, na 10.ª jornada (ficará cumprida uma terça parte das 30 jornadas) no campeonato nacional, com o FCP, de novo, a três pontos não podendo haver "segundo" desperdício. Carrega Benfica!

PRÓXIMOS JOGOS DO "GLORIOSO" E  ADVERSÁRIOS
Dia
Hora
SLB
FCP
SCP
Mês
Sem
5
TER
19.45
(F) Olympiakos CFP


6
QUA
17.00

(F) FK Zenit SP

7
QUI
20.05

(C) VSC - Bétis

9
SÁB
19.45
(C) Sporting CP

(F) SL Benfica
10
DOM
19.30

(F) Vitória SC
Guimarães

Compromissos da selecção Nacional
(15 a 19 de Novembro de 2013)
23
SÁB
18.15
(C) SC Braga


23
SÁB
20.15

(C) CD Nacional

24
DOM
19.15


(F) Vitória SC
Guimarães

Logo ao final da tarde, no Pireu, o jogo é decisivo para a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Alberto Miguéns 

NOTA: Já me estragaram o dia até ao final do jogo (21.30 horas). Disseram-me que o árbitro - eu nem ligo a árbitros uefeiros (e devia) - é este!

Chelsea FC vs SL Benfica. Lembro-me bem. E não foi só "isto"...

Olímpico Marselha vs SL Benfica. Veja ao minuto 1:10. Não ele não marcou


4 comentários
  1. Li agora essa do árbitro. Estragou o meu dia também.
    É que o árbitro do marselha vs Benfica foi o árbitro do Chelsea vs Benfica...

    ResponderEliminar
  2. O OlympiaKos mudou o nome, tendo passado a designar-se OlympiaCos, sendo essa a forma como surge inscrito na bancada central do Karaiskakis. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Procuro essa informação há algum tempo. Talvez saiba. Porque razão Olympiakos passou a Olympiacos e Panathinaikos continua Panathinaikos? Agradecia explicação. Por que eu grego continua tudo na mesma como a lesma. Em 2013 ou em 1983. Estive a confirmar o emblema nos jogos com o Benfica!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Tudo o que é preciso saber sobre o jogo de hoje (e sobre os proximos jogos do benfica) está aqui. Bela compilação! E já agora que os Deuses do futebol estejam com o Benfica esta noite :D Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: